Autor Tópico: [Geral] - Vidros mais altos nas Maxis  (Lida 11058 vezes)

José Chaíça

  • Visitante
[Geral] - Vidros mais altos nas Maxis
« em: 29 de Agosto de 2010, 12:00 »
Boas

Gostaria de saber as vossas opiniões e experiências com as colocações de vidros mais altos nas Maxis. Estou interessado em saber se compensa a protecção extra, se existe alteração de consumos e de velocidades a que se rola. Dou-vos o meu exemplo... tenho o vidro de origem na Maj400ABS, mas pondero adquirir o GIVI que há para ela, que é um pouco mais alto. Mas pelas razões apontadas atrás, tenho dúvidas. Podem ajudar-me a tomar uma decisão?
Obrigado.
« Última modificação: 09 de Julho de 2014, 15:59 por M.Careca »

bentoe

  • Visitante
Re: Vidros mais altos nas Maxis
« Responder #1 em: 29 de Agosto de 2010, 18:53 »
Boas

Na scooter que me desloco diariamente ( x8 200) adoptei um vidro maior praticamente desde a aquisição em Dezembro de 2004.
As vantagens para quem utiliza a scooter durante todo o ano do meu ponto de vista compensam largamente os inconvenientes.
As vantagens são a maior protecção ao nível das mãos e do tronco/cabeça.
A quebra de velocidade e aumento de consumo são reduzidos no meu caso na majesty 400 ainda devem ter menor impacto.
A técnica que eu utilizo quando tenho paciência é a troca do vidro no verão para o de origem, quando começa o inverno troco novamente.
A experiencia de meu irmão com a majesty 400 abs é de que compensa nem faz a troca no verão, ele adquiriu o da Yamaha e esta muito satisfeito.
Cumprimentos

pemical76

  • Visitante
Re: Vidros mais altos nas Maxis
« Responder #2 em: 29 de Agosto de 2010, 20:18 »
Boas,

qto aos vidros mais altos...depende. Se esteticamente podem não ficar mto bem, em termos de protecção aerodinâmica compensam.

Já tive 2 Burgman 200 e o vidro de origem, curto, faz com que se sinta bastante o vento no capacete, mas nunca  optei por colocar nunhum maior, até porque não fazia grandes deslocações em AE.

Tive uma Burgman 400 de 99 e esse vidro de origem era de dimensões consideráveis e servia bastante bem...portanto tb não foi preciso mudar.

No fundo, tem tudo que ver com a utilização: cidade? Mantinha sempre o de origem, por questões estéticas. AE? Ponderava sempre um maior... scooter_

José Chaíça

  • Visitante
Re: Vidros mais altos nas Maxis
« Responder #3 em: 29 de Agosto de 2010, 20:59 »
A experiencia de meu irmão com a majesty 400 abs é de que compensa nem faz a troca no verão, ele adquiriu o da Yamaha e esta muito satisfeito.

De que ano é o modelo da maxi do teu irmão?

As minhas deslocações serão durante todo o ano, principalmente em estradas nacionais e urbano, com pouca rolagem em AE. As minhas duvidas apareceram pois já me apercebi que a minha posição de condução, conjugada com a minha altura, faz com que "apanhe" o desvio do ar vindo do vidro (original) mesmo no meio da cara. Se me baixar um pouco, já não sofro os efeitos, mas torna-se desconfortável em períodos longos de condução. No Inverno, e com chuva, estão a ver... :-?

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Vidros mais altos nas Maxis
« Responder #4 em: 29 de Agosto de 2010, 22:23 »
Viva José,

À algum tempo para ajudar um membro fiz uma pesquisa sobre os "laminar lips" e até pus uma foto da aplicação numa majesty.

Vê aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=889.msg8184#msg8184

Sendo um acessório que prima, julgo eu, pela funcionalidade e não tanto pela estética, para uma utilização sazonal poderá ser o ideal.

Em relação ao efeito do vento também deverás gostar de ler

http://shop.heroblobs.co.uk/pages/laminar-lip.

Editado: não sei se temporariamente, mas este página está off  _polb_

Cumps
« Última modificação: 30 de Agosto de 2010, 10:10 por RRufino »

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Vidros mais altos nas Maxis
« Responder #5 em: 30 de Agosto de 2010, 12:15 »
Aí está um assunto que me anda a "moer".. _pensador_ .. desde que tenho a Majesty. Tenho visto Majesty´s 400 com o vidro grande montado, e até já perguntei aos donos qual os prós e os contras aqui estão as opiniões:
 
Vantagens:
 
 - Protecção contra o vento e chuva na cara.
 - As mãos ficam bem protegidas contra o frio e a chuva.
- Com chuva fraca quase despensa impermeáveis.
 
Desvantagens:
 
 - Os ventos são muito mais sentidos na condução, ás vezes provocam grandes desvios.
 - Consumos aumentam um pouco.
 - O preço do ecrã.
 - Desmontagem e montagem (não é dificil mas os parafusos de plástico estragam-se e custam +- 5€ cada)
 
Ainda não comprei porque além da ponte 25/4 todos os dias, passo em zonas de ventos cruzados com rajadas que me põem nervoso.. _corado_ ..
não me sinto com coragem para experimentar ecrãs maiores.. _Rolley_ ..com este já sei que me aguento.. e como a minha altura é só de 1,70 cá vou andando com a cabeça baixa... :-[ ...ás vezes claro.
 
Estas foram opiniões de quem os tem, no entanto para quem não utilize em zonas ventosas e precise de protecção para o frio acho que vale a pena.
 
 
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline moore3

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 139
  • Localidade: Évora
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: T max 500
Re: Vidros mais altos nas Maxis
« Responder #6 em: 30 de Agosto de 2010, 15:33 »
Para a minha Xciting, não encontrei ainda outra alternativa sem ser o GIVI.
Se alguém souber de mais algum, por favor diga.
Obrigado

FSO

  • Visitante
Re: Vidros mais altos nas Maxis
« Responder #7 em: 30 de Agosto de 2010, 20:33 »
Para a minha Xciting, não encontrei ainda outra alternativa sem ser o GIVI.
Se alguém souber de mais algum, por favor diga.
Obrigado

Eu também tenho feito pesquisa para a Xciting500 e apenas encontrei um da Puig que é esteticamente muito desportivo mas não acrescenta nem 1cm adicional de protecção.
Os da Givi acho que visualmente não ficam bem na  scooter_.

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Vidros mais altos nas Maxis
« Responder #8 em: 30 de Agosto de 2010, 22:24 »
Pessoalmente gosto da altura do meu de origem... se calhar porque também sou baixo mas não vejo necessidade de ter mais alto, isto porque parece-me pouco interessante ficar a ver por dentro do vidro... com toda a movimentação de vento, efeitos de espelhagem, sujidade, etc... tirar o vento da cara é para mim andar de carro... perde parte da piada da mota.

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Vidros mais altos nas Maxis
« Responder #9 em: 30 de Agosto de 2010, 22:37 »
Para além das desvantagens já assinaladas, não esqueçam que com o ecrã maior passam a ver através dele e não por cima. Nesta condição, quando chove a coisa complica-se e muito, pois através do ecrã sujo e molhado não se vê nadex, testem Rapaziada, testem.
 
AbraçoKota
Membro CPM nº5

HeldeRosa

  • Visitante
Re: Vidros mais altos nas Maxis
« Responder #10 em: 30 de Agosto de 2010, 22:44 »
De que ano é o modelo da maxi do teu irmão?

É de 2008. O vidro é da yamaha e causa pouco ou nenhum impacto no consumo. No conforto nota-se muito principalmente nas mãos. Curiosamente, no meu caso, o que melhorou mesmo o conforto foram os deflectores de vento nas pernas.

Quanto à altura do dito, posso dizer que com a minha altura (1,70) continuo a ver a estrada por cima do vidro e não através dele....

Não conheço o vidro da Givi, mas o da Yamaha custou à volta de 125€.... é uma questão de comparar.

FSO

  • Visitante
Re: Vidros mais altos nas Maxis
« Responder #11 em: 05 de Setembro de 2010, 15:03 »
Para além das desvantagens já assinaladas, não esqueçam que com o ecrã maior passam a ver através dele e não por cima. Nesta condição, quando chove a coisa complica-se e muito, pois através do ecrã sujo e molhado não se vê nadex, testem Rapaziada, testem.
 
AbraçoKota

Não tendo muita experiência, este parece-me um aspecto importante. Eu pessoalmente, procuro para a minha Xciting um vidro que permita levantar um pouco a aerodinamica da deslocação do ar.
Se calhar vou optar por uma Laminar Lip, ainda vou continuar a pesquisa.


Cumps,

José Chaíça

  • Visitante
Re: Vidros mais altos nas Maxis
« Responder #12 em: 05 de Setembro de 2010, 21:06 »
Obrigado a todos pelas opiniões expressas.
Para já, decidi iniciar o Inverno com o vidro que tenho. Se se mostrar desconfortável, ou com pouca protecção, faço o investimento noutro maior (Givi), senão, poupo uns €€€€. _rir_
Mais uma vez obrigado a todos... no entanto, são livres de continuar a dar aqui as vossas opiniões.