Autor Tópico: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport  (Lida 30140 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« em: 03 de Fevereiro de 2016, 19:51 »
Test-Ride
» Piaggio MP3 LT 500ie Sport «




Yep…um modelo de 3 rodas!

Mas espera…!
Não feches já a página, não tomes à partida a máquina como um desinteressante “triciclo”, não o cruxifiques já sem antes tentar perceber aquilo de que é capaz e o que representa num mercado global e portanto bem mais vasto que este rectângulo à beira mar plantado.



E assim, vamos lá começar aquilo que…eu nem sei bem por onde começar!

A verdade é que ter a oportunidade de testar um modelo de 3 rodas pela primeira vez (pelo menos tanto quanto me lembro) deixou-me naquele estado que usualmente se chama de “estar em pulgas”.

Este modelo do maior fabricante europeu de motociclos (Piaggio) aguardava a minha presença para teste e fazia-o, tão só e apenas, logo na sua versão mais potente….a MP3 LT 500ie Sport!




Ora começar um test-ride num conceito totalmente diferente daquele a que estou habituado e fazê-lo logo a bordo de uma máquina que anunciava prestações dentro do melhor que existe na classe dos modelos de 3 rodas, era algo que impunha no mínimo alguma cautela.

Mas mais ainda…

A Piaggio MP3 500 é, com ou sem espanto de muitos dos que lêem estas palavras, o modelo mais vendido em França! E não…não me enganei a olhar para nenhuma estatística.

Este modelo de 3 rodas e com uma cilindrada que se anuncia pelo próprio número que a designa, vende massivamente em França e eu estava com uma tremenda vontade de perceber porquê? Isto é…se é que existe algo que o possa explicar!

Primeiramente estamos a falar de um modelo que se apresenta com um preço capaz de fazer subir o sobrolho com bastante facilidade…e fazê-lo em sinal de reprovação.

E não há forma de o esconder…são quase €10.000.

Porém, se há coisa que fui aprendendo com os test-rides que já fiz, é nunca tirar conclusões precipitadas e muito menos avaliar à partida um modelo por aquilo que custa, pela sua marca, pelos gadgets ou por aquilo que saiu em jeito de gráficos ou testes a contra-relógio, numa qualquer publicação paga.




E se por algum lado terei de começar, não poderia deixar de avançar desde já com um dos pontos mais fortes e que por certo tem levado a que tantos condutores franceses a elejam como moto do dia-a-dia e a coloquem nas tabelas de vendas como a Number One!

“E qual é esse ponto tão forte, numa moto tão cara”…perguntarão alguns?

A resposta é simples e rápida….este modelo pode ser conduzido com carta de carro, ou seja, tal qual como qualquer 125cc, e isto porque a homologação que a MP3 LT 500 possui é fruto de alterações que conduziram a essa certificação, nomeadamente os piscas sobressaídos da carenagem, uma distância entre as rodas dianteiras de pelo menos 465mm e um pedal de travão que actua em simultâneo nos dois eixos, além de ter na mesma as convencionais manetes de travagem.

E isto meus caros amigos, é um verdadeiro trunfo para um modelo com esta motorização, pois acreditem ou não, havendo saldo bancário não faltam naturais compradores para uma máquina como esta, que alicia pela sua cilindrada e potência…sem necessidade de obter carta de moto.

Mas a essa parte da cilindrada e potência já lá chegaremos, porque agora pretendo debruçar-me um pouco no seu design….um design que salta logo à vista…

E aqui terei de fazer já uma revelação algo chocante e que me fez ler meia web à procura de justificações para a rebater, mas sem sucesso…

A verdade é que a MP3 LT 500 consegue ser mais estreita que….pffff….ainda agora que escrevo me custa acreditar depois de já ter andado nas duas, as ter admirado demoradamente e as ter fotografado, mas…bem…a verdade verdadinha é que a MP3 LT 500 consegue ser mais estreita que uma scooter convencional como a Piaggio X10!! É mesmo verdade!

Ninguém o diria olhando para aquela frente massiva presente neste conceito de 3 rodas, mas este é um daqueles casos em que de facto se pode chamar de ilusão de óptica, pois esta consegue ser 2,5cm mais estreita (775mm contra 800mm)!

E este modelo é notoriamente diferente da esmagadora maioria daquilo que se conhece do “Mundo das motos”. Sim…as 2 rodas à frente ajudam imenso a essa percepção, mas ainda que haja já alguns modelos em venda no mercado e no mesmo conceito de 3 rodas, a MP3 500 aqui na sua versão Sport, não deixa de marcar a sua posição e ostentar um porte avantajado e perfeitamente coincidente com o motor que a equipa.




Goste-se ou não, a verdade é que o Centro Stile Piaggio conseguiu o feito de nos enganar a mente e transformar uma carroçaria à partida “desajeitada” no meio citadino, em algo que na verdade se encontra bastante capaz e com soluções técnicas que lhe dão uma vantagem soberba neste meio e que mais à frente farei questão de indicar.

Com uma frente distinta e quase que a fazer lembrar soluções conhecidas no meio automóvel, não poderia aqui deixar de destacar a sua enorme grelha em favo-de-mel numa posição inferior, com um contorno em metal cromado e o símbolo da Piaggio no topo; os dois faróis que rasgam a carroçaria e quase que se encontram a meio (é pena que não acendam em simultâneo, sendo um para médio e outro para máximos), bem auxiliados por um LED que fica entre os mesmos e com um formato que parece assemelhar-se a um white-smile; deflectores de vento que além de fazerem o seu papel em termos de protecção aerodinâmica, criam também uma sensação de alargar da carroçaria como que transmitindo algum “músculo” aos painéis frontais; e para finalizar encontra-se no topo um enorme ecrã frontal, ligeiramente fumado, e que tanto em altura como em largura, dificilmente alguém lhe poderá apontar críticas na sua valorosa função.




Quanto à secção de perfil, é impossível não demorar um pouco mais o olhar nas bonitas jantes de alumínio presentes neste modelo, com uma tonalidade preto brilhante e onde apenas o aro mostra a sua reluzente liga de alumínio; ainda de perfil, só muito dificilmente não se nota o grande recuo da roda traseira, dando uma clara ideia de uma distância entre eixos muito grande e que ajuda a explicar também a dimensão da zona de espaço útil para condutor e passageiro, com um banco de grandes dimensões e dois volumosos encostos individuais bem demarcados no assento; já quanto ao escape, de facto custa-me um pouco a crer que se tenha esgotado o espírito criativo dos designers da marca, pois o package presente neste modelo merecia bem melhor, mais não fosse por esta se tratar de uma versão Sport!




Relativamente à secção traseira da MP3 LT 500 devo confidenciar que a acho a melhor parte de todo o design…está absolutamente fantástica quando vista frontalmente ou numa posição a ¾ e onde encontro uma clara proximidade (e ainda bem!) ao que se conhece da Piaggio X10. Não é de maneira nenhuma uma colagem directa, mas nota-se que tiveram o bom gosto de reproduzir nesta uma interpretação da linguagem estilística presente na indicada maxiscooter.

Vamos a alguns detalhes a bordo da MP3…

O acesso à posição de condução neste modelo da marca italiana é encontrado com facilidade, não tanto pela altura a que está o assento (790mm), mas sim pelo recorte existente no banco e que permite um esticar da perna num ângulo muito favorável, ao ponto de me permitir perfeitamente o controlo da máquina e com os pés assentes no chão.

Quanto à posição das pernas, não sei se por por falta de hábito ou estranheza minha de ver ali o pedal de travão, senti que nos primeiros minutos de condução ter-se-á manifestado em mim um pouco aquela “esquisitice” de ver ali um pedal cravado na peseira do lado direito…

Felizmente durou pouco esta minha sensação e rapidamente me esqueci daquela posição das pernas e da posição do dito pedal.




O banco achei-o com dimensões muito boas, com um encosto lombar que as minhas costas encontraram com facilidade e conforto, além de ali perceber uma densidade de espuma que ajudou e muito a que o test-ride se desenrolasse com facilidade e perfeitamente concentrado na condução.

Elevando o seu banco notoriamente comprido e cuja operação de abrir se faz através do rodar da chave no canhão de ignição, é possível encontrar uma óptima capacidade de carga e porventura ao nível daquilo que conseguem as melhores maxiscooters nesta área da arrumação, pois tanto em profundidade como em largura, a MP3 é literalmente à prova de crítica, apresentando uma litragem considerável e uma disposição do espaço que facilita e muito a sua utilização!



Já que falo em capacidade de carga, poderá criticar-se o facto de não ter um porta-luvas, mas a Piaggio ainda assim concedeu um espaço por cima do painel de bordo, capaz de albergar a carteira ou um telemóvel, além de ter aí uma sempre útil ficha USB.

Quanto ao quadrante (painel de instrumentos), a MP3 LT 500 volta novamente a seguir a linguagem estilística usada pela Piaggio X10, o que acaba por ser uma boa escolha.

Surpreendentemente completo, com o velocímetro à esquerda, o conta-rotações à direita, uma barra superior e inferior com diversas indicações e um grande ecrã multi-funções ao centro, será difícil criticar algo na disposição ou em falta no painel de instrumentos e onde se destaca a presença, entre outros, do consumo instantâneo, indicação da autonomia face aos litros existentes no depósito, duplo parcial, temperatura do motor, temperatura ambiente com avisador de gelo, velocidade média, velocidade máxima, tempo já decorrido da viagem, voltagem da bateria, etc…




Além disso, ainda dispõe da Plataforma Multimédia Piaggio e que, traduzindo para o uso real, se trata de um sistema que permite a ligação de um smartphone ao sistema electrónico de bordo, transformando nesse momento o smartphone numa ferramenta multifuncional, quase como que um computador de Bordo com ainda mais informações exibidas, como o são a potência e binário do motor, aceleração longitudinal, consumos de combustível, velocidade média, entre outros. Um verdadeiro must tecnológico.

Vamos à parte dinâmica…

Antes de começar a rolar uma coisa salta logo à vista…não tem descanso lateral! Mas também não precisa, diga-se. A scooter desligada encontra-se com a suspensão trancada e não rola para um ou para outro lado…simplesmente está imóvel, bastando um pequeno rodar do punho direito (com ela ligada, claro), para desbloquear a firmeza da suspensão.

E aqui terei de imediato mencionar o meu estado de alma no preciso momento em que arranquei com a MP3…explicando-o com uma pequena frase de estupefacção: “Então mas isto afinal guia-se como uma scooter normal!?!?!”
Foi precisamente isto que me sai do pensamento e nem 25m rodados…




A MP3, mesmo tendo 2 rodas à frente, inclina-se com a mesma facilidade que uma qualquer scooter e praticamente com a mesma sensação de peso, em grande medida graças ao trabalho magistral operado na elaborada suspensão dianteira e cujo nome certamente muito poucos até hoje alguma vez ouviram falar: Quadrilátero articulado!

Parece algo estranho e de facto até o é se tomarmos a ousadia, como eu próprio o fiz, de a colocar em posições difíceis e literalmente de voltar a cabeça a qualquer transeunte que se deparasse com a cena.

As imagens que coloco serão bem mais explícitas do que explicado, mas a verdade é que aquele intrincado sistema de suspensão permite manter a MP3 numa posição direita, enquanto as rodas se encontram em posições totalmente distintas.

É ainda possível sair da MP3 nesta pouca digna posição, bastando para tal bloquear-lhe a suspensão (Roll Lock) através de um simples premir de um botão do lado direito do guiador. O sistema emite de imediato um beep e…parece que o modelo ali fica em pose à espera de foto e como que a dizer: “Na tua de certeza que não fazias isto…”.

Com este útil sistema, até mesmo num qualquer STOP ou semáforo, deixa de ser necessário colocar o pé no chão…

E para se ter ideia da capacidade deste sistema, informo que fui ao ponto de numa das tentativas levar a complexa suspensão dianteira a uma torção praticamente total do eixo, ao subir a laje mais alta que encontrei numa divisória de passeio à beira da estrada.




E aqui tem de facto de se dar mais uma vez os parabéns à Piaggio, pois ainda que poucos vejam utilidade no que foi feito, a verdade é que esta foi apenas uma abordagem do sistema e que vai muito mais longe na sua actuação, nomeadamente em plena condução!
E para descrever a condução com este intrincado sistema, informo desde já que este terá sido, muito provavelmente, o motociclo em que me senti mais seguro e confiante a curvar, até hoje!




Com duas rodas na frente com jantes de 13’ e uma roda atrás com jante de 14’, bem calçadas por pneus Michelin CityGrip, o sistema de suspensão da MP3 nota-se que está completamente “em casa” quando se circula em estrada aberta e se encontram troços mais retorcidos.

Deitar este modelo em curva apoiada faz-se sem a mínima dificuldade, com o sistema de quadrilátero articulado a recolher do lado para onde o modelo é inclinado e ao mesmo tempo distendendo o lado contrário para manter a roda do lado de fora da curva sempre em contacto com o asfalto.

Traduzindo isto por palavras não é fácil, mas com esta configuração elaborada uma coisa é certa…a deslocação de massas neste modelo tem limites que, mesmo abusando da sorte, sei que estava longe de os alcançar. Não sou condutor experimentado em altas velocidades ou motos de pista, mas o grip sentido por este sistema de suspensão é elevadíssimo e capaz de garantir ao condutor aquela sensação especial que é capaz de ir mais longe e fazê-lo em segurança!



Não digo que fiquei fã ou completamente rendido ao ponto de ir já a correr a um concessionário comprar uma, mas percebi e entendo perfeitamente o porquê de haver motociclistas que defendem este sistema de 3 rodas, ainda que tenha de aqui abrir um outro parágrafo para abordar o seu comportamento em cidade…

E faço-o porque neste contexto em que coloquei a MP3, a sensação não foi bem a mesma! Verdade seja dita que a zona centro de uma cidade como Évora não é um exemplo em suavidade do piso, estando a calçada de granito disseminada um pouco por toda a parte, só deixando de se a ver quando saímos mais da zona central da cidade em direcção aos bairros limítrofes.

Porém e à semelhança do que tenho feito com outros modelos que testo, faço sempre questão de colocar as unidades que me passam pelas mãos naquele tipo de piso e também na zona mais histórica com as suas escorregadias lajes de pedra mais cura e muito pouco uniforme. E faço-o, mais não seja, para avaliar a existência de ruídos parasitas, a integridade e rigidez da estrutura, o conforto e a mobilidade demonstrada.




Ora se da parte da estrutura poucas considerações poderei fazer, com o duplo berço em tubos de aço de alta resistência a suster perfeitamente aquela massa de pouco +260Kg, já o mesmo não poderei dizer da suspensão que há pouco tantos elogios me mereceu.
Não direi que é muito incómodo, mas quando a exigência do piso se apresenta bastante irregular, sente-se no guiador e um pouco no assento o esforço que é feito para digerir aquele tipo de traçado. Claro que a zona histórica obriga sempre àquela exigência extra em matéria de absorção, pelo que neste caso e por contraponto à sensação tida em estrada, nota-se que o trabalhar da suspensão se ressente ali um pouco para evitar o balancear da carroçaria, ainda que não o possa considerar excessivo.

Quanto à mecânica desta MP3…Sport….

A Piaggio não quis colocar as coisas por meias medidas e montou-lhe o conhecido bloco monocilindríco M.A.S.T.E.R. (Multi-Valve Advanced Super Torque Engine Range), com cerca de 40cv e um binário de 46,5Nm às 5.250Rpm, que é já bem conhecido de outros modelos, nomeadamente da Gilera Fuoco.




No entanto a marca não o deixou parado no tempo e mexeu na cartografia da injecção e numa nova distribuição, para tornar este motor mais agradável e económico.

Traduzindo estes números para o mundo real, terei de ramificar o teor da descrição desde já a outro órgão que era para ser do tipo mecânico…mas não é!

Na verdade a MP3 LT 500 será dos pouquíssimos modelos actualmente no mercado com acelerador electrónico ride by wire (muito bem Piaggio!), capaz de transmitir e em conjunto com o desempenho do motor, uma reactividade imediata às solicitações do punho direito.




É muito fácil andar rápido neste modelo e é de tal forma estável em estrada, que quando nos damos conta, a velocidade já vai muito para lá do que seria suposto. As acelerações são vivas q.b. e tanto em vias mais rápidas de cidade como também em estrada, a desenvoltura do bloco mostra que de facto está lá a potência declarada na ficha técnica.

O som do motor é do estilo metálico e suficientemente agradável ao ouvido quando se lhe pede uma resposta mais pronta, e não fosse as incómodas vibrações por ele emitidas ao relantim (é um monoclindrico, é bom ter presente), quase poderia dizer que esta motorização tinha encontrado o casamento perfeito com este conceito das 3 rodas.

O sistema de variador automático CVT, com embraiagem centrífuga a seco, mostrou bastante elasticidade na forma como transformava em movimento a genica e a garra demonstrada pelo motor.

No entanto, não sei se por ser moto de teste e talvez já muito abusada anteriormente (marcava no odómetro +5.000Kms), terei de mencionar que a muito baixa velocidade - sensivelmente entre os 10-20km/h - parecia que a correia tinha dificuldade em agarrar, produzindo uma vibração de pouco mais de 1,5seg. quando se rodava o punho e rapidamente se aumentava a velocidade.
Fruto de abusos ou não, senti esta curta vibração ao longo de todo o teste e naquela pequena faixa de velocidade.




Relativamente à travagem a mesma conversa sobre o ser unidade de teste…

Os travões, com disco nas 3 rodas e passíveis de serem chamados a intervir através das manetes ou do pedal de travão, mostraram-me que era uma área em que por certo tinham já sido mesmo muito abusados.

As travagens não tinham o estancar imediato que eu desejava, prolongando um pouco mais aquilo que deveria ser uma imobilização no mínimo de metros possível.
Acredito plenamente que uma outra unidade diferente e sem os “naturais” excessos cometidos numa moto de teste, travaria de forma bem diferente e com um forte poder de travagem repartido pelas 3 rodas.




Ainda sobre este tema, é importante referir que o modelo vem equipado com ABS e o sistema A.S.R., que faz uso de sensores para detectar a eventualidade da roda traseira ter uma velocidade excessiva, actuando imediatamente o seu módulo de controlo inteligente no avanço e, se necessário, também na injecção, para estancar nesse momento (e são milissegundos!!) uma derrapagem e a consequente perda de controlo.

A Piaggio não brinca em matéria de segurança e este modelo considero-o, tal como já o referi mais acima, como provavelmente o motociclo mais seguro que já conduzi até à data.

Quanto à protecção aerodinâmica, quase que basta olhar para o seu generoso ecrã frontal…

É verdade que não dá para regular, mas nem aí lhe consigo apontar uma crítica sustentada, pois permite circular a velocidades de cruzeiro bastante rápidas e com uma sensação de conforto e protecção aerodinâmica de elevado nível. Eu tenho 1,81m e sentado numa posição de costas direitas e bem apoiadas no encosto, vou ali protegido como muito poucas o conseguem, não só ao nível do tronco e cabeça, mas também nos braços e ombros.


Terminando desde já a descrição deste teste, que realizei no passado dia 23/Jan. e que tenho vindo a escrever aos poucos, considero importante referir que este esteve muito perto de se tornar num test-ride open mind

Inicei o teste a meio da manhã, levei-a para casa durante a hora de almoço e só já tarde dentro a fui devolver ao concessionário, com um misto de respeito pelo trabalho de engenharia conseguido na máquina e ao mesmo tempo satisfeito por ela me ter dado a conhecer em primeira mão que num Mundo global de motociclos, esta não o é menos que as outras por ter mais uma roda.

Chamam-lhes triciclos, muitas vezes com um sentido diferente do seu conceito e definição, mas digo-o agora com convicção e com profundo conhecimento de causa….tomara a muitas terem a mesma segurança e em determinadas alturas darem o mesmo gozo que esta me deu ao longo das largas dezenas de Kms em que com ela convivi!

Não sou muito de facebook…mas toma lá um mais do que merecido LIKE!  _pol_




Agradecimentos:
- Agradecimento à empresa Conceição Machado, Lda., importadora das várias marcas do universo Piaggio para Portugal e que dirijo em especial à administradora, Drª Sara Chen;
- Agradecimento à equipa do concessionário Motodiana em Évora, que tem demonstrado e deixado bem vincado um dinamismo e proactividade muito grande nos últimos anos, tendo trazido a unidade para teste.

---------------------------------------------------------------------------

- Escrevo e faço a minha análise com um mais do que natural amadorismo na área, tendo a isenção e o rigor como critérios indissociáveis e omnipresentes;
- As unidades são-me facultadas sem alterações de qualquer ordem e conforme as especificações de fábrica (com algumas excepções, são normalmente unidades já rodadas);
- Nada recebi de qualquer género até à data por aquilo que faço, pelo tempo que disponho e pelas horas frente a um computador para partilhar com os demais aquilo que vou vivendo nos testes e que posteriormente publico (se acaso algum dia tal suceder, informarei sem problemas!);
- Os testes que por aqui vou colocando são de acesso público, podem ter o seu link partilhado livremente e não coloco nem nunca coloquei qualquer marca d'água nas fotos que tiro;
- Exceptuando algum caso pontual, o contacto inicial normalmente parte de mim para ter a possibilidade de testar algum modelo, não tendo aceite até ao momento unidades de companheiros do fórum e unicamente por uma questão de princípio e responsabilidade pelo bem de outrém;
- Reconheço algumas limitações em determinados termos técnicos ou mecânicos, socorrendo-me por vezes da pesquisa por forma a dar a conhecer ao leitor aquilo que abordo, fazendo-o com termos mais simples e compreensíveis.
« Última modificação: 24 de Maio de 2016, 00:27 por Sapiens21 »

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #1 em: 03 de Fevereiro de 2016, 20:49 »
Mantém-se o nível da minha constante aprendizagem com estes tópicos.
Obrigado e Parabéns Sapiens

Paulo Renato

CarlaLopes

  • Visitante
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #2 em: 03 de Fevereiro de 2016, 21:14 »
Parabéns por mais um excelente teste. _pol_
Gosto do modelo,  mas gosto mais da Yourban. É uma Beverly com três rodas.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #3 em: 03 de Fevereiro de 2016, 21:19 »
Boa descrição. Já tive o prazer de experimentar este novo modelo e até a vibração a baixa velocidade está lá. Atenção que a que experimentei era nova e não de testes. Quanto aos euros, pagava mais facilmente por esta do que a 946.  _pol_
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #4 em: 03 de Fevereiro de 2016, 21:23 »
Um relato ao nível que já fomos habituados :) em breve máquina que se preze tem que ter no cadastro uma reviews grita pelo Sapiens. Confesso que tenho uma barreira psicológica com as 3 rodas, por isso nunca será opção para mim. Mas isso é defeito meu, vejo por aí muitos utilizadores plenamente satisfeitos
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #5 em: 03 de Fevereiro de 2016, 21:57 »
Obrigado Sapiens por mais um bom test-drive.
Confesso que o modelo não me cativa por aí alêm, talvez o fator euro, mas reconheço algumas vantagens no conceito de 3 rodas nos setores segurança e facilidade.
Quanto ao sistema creio que a Piaggio ainda está na frente  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Manhas

  • Visitante
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #6 em: 03 de Fevereiro de 2016, 22:35 »
Mais um belo teste mas neste fizeste umas revelações muito siginificativas!

Realço dois comentários teus:

E para descrever a condução com este intrincado sistema, informo desde já que este terá sido, muito provavelmente, o motociclo em que me senti mais seguro e confiante a curvar, até hoje!

e ainda

A Piaggio não brinca em matéria de segurança e este modelo considero-o, tal como já o referi mais acima, como provavelmente o motociclo mais seguro que já conduzi até à data.

Apesar de nunca ter conduzido uma três rodas, já tinha a ideia que estas motos são fantásticas a curvar e que permitem algumas desvarias que uma converncional não perdoa como seja travar forte em piso molhado a meio de uma curva.

Para ser a mais segura só lhe faltam airbags no guiador e junto aos joelhos. Será que a Piaggio quer alcançar a reputação de "Volvo das motos"?

madds

  • Visitante
TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #7 em: 03 de Fevereiro de 2016, 23:09 »
Tenho de te agradecer caro Sapiens.

Finalmente um teste isento a este Modelo. Por norma ou são feitos por fãs do modelo ou por puristas das duas rodas.

Em relação a vibração que sentes é característica deste modelo. Segundo li em fóruns americanos é devido ao espaço livre na peça que faz girar a correia (não faço ideia do nome :p ) muita gente mete uma anilha after market nesse espaço para reduzir as vibrações (chamam fuzzy washer a este mod). Por outro lado já li de alguns modelos de cilindradas semelhantes que fazem sentir uma forte vibração no arranque nomeadamente a burgman 400?

Em relação à suspensão.
Isto é a minha opinião pessoal e pode ser uma asneira enorme, mas é o que eu penso:
Numa mota "normal" sentimos a vibração amortecida em 2 pontos, a suspensão traseira e a frontal.
Neste modelo os pontos de contacto com o piso são 3, o que faz com que ao passar por um obstáculo cada uma das suspensões exerça uma força diferente e simultânea no quadro da Mota. Exemplo: ao percorrer 2 metros na mota de duas rodas em estrada de paralelo os pneus passam por cima de 30 paralelos. Ao passar no mesmo sítio e com a mesma distância as 3 rodas interagem com 40 paralelos.

Isto causa lhe esta diferença no que se sente da máquina.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2016, 23:27 por HugoFerreira »

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #8 em: 03 de Fevereiro de 2016, 23:35 »
Serão 45 paralelos, em princípio, ou estou enganado?

Tenho de te agradecer caro Sapiens.

Finalmente um teste isento a este Modelo. Por norma ou são feitos por fãs do modelo ou por puristas das duas rodas.

Em relação a vibração que sentes é característica deste modelo. Segundo li em fóruns americanos é devido ao espaço livre na peça que faz girar a correia (não faço ideia do nome :p ) muita gente mete uma anilha after market nesse espaço para reduzir as vibrações (chamam fuzzy washer a este mod). Por outro lado já li de alguns modelos de cilindradas semelhantes que fazem sentir uma forte vibração no arranque nomeadamente a burgman 400?

Em relação à suspensão.
Isto é a minha opinião pessoal e pode ser uma asneira enorme, mas é o que eu penso:
Numa mota "normal" sentimos a vibração amortecida em 2 pontos, a suspensão traseira e a frontal.
Neste modelo os pontos de contacto com o piso são 3, o que faz com que ao passar por um obstáculo cada uma das suspensões exerça uma força diferente e simultânea no quadro da Mota. Exemplo: ao percorrer 2 metros na mota de duas rodas em estrada de paralelo os pneus passam por cima de 30 paralelos. Ao passar no mesmo sítio e com a mesma distância as 3 rodas interagem com 40 paralelos.

Isto causa lhe esta diferença no que se sente da máquina.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Miguel Rosinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 439
  • Localidade: Almeirim
  • What Else?
  • Marca: Honda
  • Modelo: GoldWing GL1800
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #9 em: 04 de Fevereiro de 2016, 00:04 »
Mais um excelente trabalho Isaac. Parabéns! _pol_

É de conhecimento que tive uma MP3, mas a versão 250.
Foi a minha 2.ª scooter e foi a que me levou a inscrever no CPM e no final chegar onde cheguei.

Reitero que em relação a segurança, deve haver muito poucas que o transmitam da mesma forma.
Em relação ao sistema de suspensão, é muito mais útil do que muitos pensam. Subir um passeio com a MP3 é uma brincadeira.
Para além disso e derivado ao sistema de bloqueio eletrônico, conheço quem apesar de muletas, nunca deixou de andar de scooter. _lol_
Em cidades como Lisboa em que temos muitas zonas com linhas dos elétricos, nunca me senti tão seguro a fazer essas ruas como com a MP3.

Depois tem como todas alguns contras:
- é uma scooter bastante pesada (a suspensão em muito contribui para isso) e acaba por ser penalizada nas prestações por isso mesmo.
- não podermos estender as pernas (o espaço ocupado pela suspensão, reduz o comprimento das peseiras), faz com que ao fim de algum tempo de condução consecutiva, se torne incômoda.

Excluindo os pontos acima e os €€€ é uma excelente máquina e uma boa opção para quem não está disposto a tirar a carta e ter mais que uma 125CC.

Abraços
MR

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #10 em: 04 de Fevereiro de 2016, 00:16 »
Muito obrigado pelas vossas palavras.  _convivio_ _pol_

Achei o conceito das 3 rodas muito interessante, tendo-me ficado gravado na memória a capacidade em descrever as curvas rapidamente e sentindo que as rodas dianteiras ofereciam de bandeja uma confiança tão grande, como se já a conhecesse e andasse nela há anos.

Tem alguns aspectos melhoráveis e que descrevi, além de um preço que assusta num país como Portugal...mas ainda assim e para quem tenha vontade de embarcar nesta forma de mobilidade 3-wheels, pode começar por olhar para a Piaggio Yourban 300 LT, p. ex.  ;)

madds

  • Visitante
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #11 em: 04 de Fevereiro de 2016, 08:14 »

Serão 45 paralelos, em princípio, ou estou enganado?

Sim, obrigado pela correção.  :)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

JViegas

  • Visitante
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #12 em: 04 de Fevereiro de 2016, 10:33 »
Seria interessante um teste ao outro modelo:  Piaggio Yourban 300 LT
Seria interessante ler as tuas impressões sobre esse modelo, igualmente.  _pol_

Quanto a este teste drive e lembro-me quando "pesquisava" na net por uma maxi, esta surgia-me nas pesquisas que fazia.

É uma 500cc pesadota sim senhor, mas tem outros atributos que destacas no teu trabalho que merecem relevo: a qualidade e a tecnologia envolvida neste modelo.

Não é à toa o preço dela.

Sou pelas condições de segurança num veículo de duas roas, aliás como a maioria dos que por aqui andam. E uma máquina dessas que revela uma segurança a alguém que nunca andou de 3 rodas é sinal do trabalho que existe por parte da MP3.

Existe um pai na escola da minha filha que também vai buscar a filha à escola e já o vi chegar na sua 400, com aquele sinal sonoro da suspensão trancada.

Desconhecia a questão do pedal.
No final do test drive, e a conduzir com um pé mais atrás que o outro, notou-se algum incomodo?



raphha

  • Visitante
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #13 em: 04 de Fevereiro de 2016, 11:02 »
Excelente Isaac!  _palmas_ _palmas_ _palmas_ Muito bom este test-ride. Esta seria uma opção para mim para te mais potencia e não ter que tirar a carta...  _pol_

madds

  • Visitante
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #14 em: 04 de Fevereiro de 2016, 11:09 »

Desconhecia a questão do pedal.
No final do test drive, e a conduzir com um pé mais atrás que o outro, notou-se algum incomodo?




Posso dar o meu feedback que conduzo diariamente.

Incomoda enquanto não nos esquecermos. Ao colocar pé nota-se. O que me faz mais falta neste modelo é poder conduzir com as pernas esticadas como nas minhas anteriores motas.

Alguns utilizadores aplicaram soluções como esta:


Não é o modelo com pedal mas fazem isso em ambos os modelos.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #15 em: 04 de Fevereiro de 2016, 11:34 »
Olá João Viegas,

Relativamente ao que perguntas, por acaso não incomoda e até posso andar com o pé esquerdo posicionado um pouco mais atrás e portanto na mesma linha do pé direito.

Logo no início e primeiros minutos, de facto estranhei um pouco (altura em que tinha tirado a foto), mas depois esqueci-me completamente.  _pol_

Conduz-se de forma muito fácil e em estrada impera o conforto...

Sobre a Yourban LT 300...por acaso também gostava de a experimentar... :)

Obrigado a todos pelas vossas palavras neste tópico de test-ride.  _convivio_
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2016, 11:52 por Sapiens21 »

jpgjpg

  • Visitante
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #16 em: 04 de Fevereiro de 2016, 11:48 »
Grande Relato!
Adorei ler!
Parabéns

Gonçalo Garvão

  • Visitante
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #17 em: 04 de Fevereiro de 2016, 11:55 »
Boas companheiros,
Tenho a MP3 300 com abs e posso dizer que a única diferença entre a 300 e a 500 é o motor de resto a mota é rigorosamente igual guiei as duas e faz diferença a 500 é mais nervosa anda bem mais que a 300, achei a 500 mais bruta no arranque em comparação com a 300 que é mais suave.
Em termos de segurança está mota é brutal é demasiado fácil curvar e a sensação de segurança em curva é bem agradável quase não existe vibração.
O sistema de anti derrapagem ASR já me safou de uma queda parva, estava a chuver e tinha a mota um pouco de lado parado num sinal de trânsito e assim que arranquei a roda de trás começa a derrapar e fugir quando por magia para,  apesar de ainda estar com a mão no acelerador e foi assim menos uma queda.
O ABS já o senti por 2ou 3 vezes em acção e nada a apontar foi perfeito a actuar.
Ando sempre em Lisboa com esta mota no meio do trânsito e garanto que onde a minha não passa são muito poucas ou nenhuma Mota que passam.
Estou realmente satisfeito com o modelo em todos os aspectos segurança, facilidade a curvar a velocidade que atinge é suficiente, revisões de 10.000 em 10.000 com idas gratuitas para repor níveis e levar a mota a máquina de 5.000 em 5000.

Um muito obrigado ao nosso amigo sapiens pela seu excelente teste drive que deu sem dúvida para ficar a conhecer a mota ao pormenor

Gonçalo Garvão

  • Visitante
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #18 em: 04 de Fevereiro de 2016, 12:05 »
Sapiens quando vieres a Lisboa sempre pode esperimentar a minha
 scooter_ _scp_ _scp_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #19 em: 05 de Fevereiro de 2016, 01:55 »
Parabéns Isaac pela descrição que fazes do teste, ficamos a saber com mais pormenores sobre este modelo, acho que a correia também é mudada de 10 em 10 mil kms como o óleo.
Um abraço,


Ps: http://www.scooter-infos.com/essai-1948-piaggio-mp3-500-lt-abs-asr.html
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #20 em: 05 de Fevereiro de 2016, 11:04 »
Está muito bem o texto, como se tornou hábito. Nunca experimentei as 3 rodas, a não ser no carro quando era jovem e fazia as rotundas com uma das rodas de trás no ar.

A Harley-Davidson também tem 2 modelos com 3 rodas, a FreeWheeler e a Tri Glide: http://www.harley-davidson.com/en_US/Motorcycles/trike.html.

Em relação às 3 e 4 rodas, por vezes fazem lembrar certas evoluções, cf. http://road.cc/content/tech-news/177135-breaking-suspected-hidden-engine-bike-2016-cyclocross-world-champs.

As bicicletas transformam-se em motos, as motos em automóveis e os automóveis em autocarros (SUV, 7 lugares, etc).

As 3 rodas são um pouco como as BMW GTL1600, Honda GoldWing, etc.... demasiado grandes, caras, pesadas e automobilísticas.

É exclusivamente a minha humilde opinião. Sou adepto da Piaggio, mas neste caso, é para apreciadores.

Nunes

  • Visitante
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #21 em: 05 de Fevereiro de 2016, 11:41 »
Parabéns pela descrição.

Às vezes encontro uma mp3 na segunda-circular (Lx) e parece-me tão ágil como as outras de duas rodas.

Só acho "estranho" uma pessoa sem formação em duas rodas possa conduzir esta 500cc. Há leis muito estranhas.

madds

  • Visitante
TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #22 em: 05 de Fevereiro de 2016, 12:41 »
Parabéns pela descrição.

Às vezes encontro uma mp3 na segunda-circular (Lx) e parece-me tão ágil como as outras de duas rodas.

Só acho "estranho" uma pessoa sem formação em duas rodas possa conduzir esta 500cc. Há leis muito estranhas.

A lei interpreta a Piaggio MP3 como um triciclo, o que faria com que tivesse uma dinâmica de condução mais parecida com um carro(não usa a inclinação do corpo ou counter steering para controlar a direção). A sua suspensão frontal faz com que seja igual de conduzir a um motociclo normal.

As outras mencionas acima (Harley, can am, etc) não são de deitar/inclinar como uma mota normal.

Em relação à condução, visto ser uma maxi scooter é igual a conduzir uma 125. Apenas tem mais cavalos e um pouco mais de velocidade de ponta (160kms/h de manómetro na 400cc)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2016, 12:49 por HugoFerreira »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #23 em: 05 de Fevereiro de 2016, 15:24 »
A 500 pouco mais dá de ponteiro...muito pouco mais.  :)
Mas por outro lado, para quê uma velocidade muito grande para um modelo que não tem esse como um dos targets.

Velocidades de cruzeiro nos 120-140Km/h fazem-se neste modelo muito facilmente, com boa estabilidade e uma protecção aerodinâmica bem acima do esperado.

Limpinho

  • Visitante
Re: TEST-RIDE » Piaggio MP3 LT 500ie Sport
« Responder #24 em: 05 de Fevereiro de 2016, 21:51 »
Viva companheiro Sapiens21,

Excelente leitura.  Como sempre.

Como normal fazemos testes às mesmas motas portanto não podia deixar de colocar a minha opinião também.

Fica a minha opinião aqui.

cumps