Autor Tópico: "Steering" e "Counter Steering"... Esterçar e contra-esterçar  (Lida 5862 vezes)

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
"Steering" e "Counter Steering"... Esterçar e contra-esterçar
« em: 01 de Fevereiro de 2016, 11:57 »
Uma explicação prévia. Já temos um tópico que versa sobre curvas, "Nas Curvas em Segurança". Nas diversas intervenções, como não podia deixar de ser, alguém trouxe à baila o tema do "Counter Steering, mas este acabou por ficar dissolvido nos outros itens das curvas.
A intenção de abrir este tópico separado [editado: que obviamente coloco sob a jurisdição dos administradores do fórm] é a de permitir uma discussão mais aprofundada sobre esta técnica "estranha" que usamos todos os dias com maior ou menor consciência. A proposta é ter aqui um repositório de ligações para textos e vídeos sobre este assunto, incluindo, claro está, à experiência de cada um. Para que se perceba a teoria e se melhore a segurança na sua utilização.

Abrindo as "hostilidades":
O "Counter Steering" parece mais um daqueles termos ingleses que parece ter sido inventado pela malta da Gestão, bem conhecida por utilizar definições em inglês para tudo o que já tem existência no nosso vocabulário há séculos (estou a lembrar-me de uma boa rábula dos Gato Fedorento)... mas adiante.

"Counter Steering" tem equivalante em português: Contra-esterçar, o contrário de esterçar (steering)

No Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:
"es·ter·çar
(italiano sterzare)
verbo transitivo
[Brasil]  Girar para um lado ou para outro (ex.: esterçar o volante)."

Em português, refiro-me ao bom português do Brasil: Esterçar (girar) é bem mais aplicado do que o nosso "virar".
Ao fim e ao cabo, é mais aconselhável "girar" o volante sobre o seu eixo do que "virar" o volante (e se a mota vem atrás?)

Sem mais delongas, deixo aqui dois links, um de um professor sobre o efeito giroscópio e a sua relação com esterçar/contra-esterçar, e outro de um piloto de motas que explica a importância do contra-esterço nas curvas. Estão ambos em português do Brasil:

http://www.amaralinstrutor.com.br/pilotagem-segura/contra-esterco-efeito-giroscopico-dominio-nas-curvas/
http://viagemdemoto.com/dicas/1476-dicas-de-pilotagem-curvas
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2016, 12:09 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: "Steering" e "Counter Steering"... Esterçar e contra-esterçar
« Responder #1 em: 01 de Fevereiro de 2016, 12:32 »
Um belo tópico.  _pol_

Já vejo vídeos do género há algum tempo e na condução que faço já se tornou mesmo um acto de natureza automática...coisa que no início de facto me fazia muita confusão e era tudo muito filtrado e pouco natural. O tempo e o passar dos Kms, tornaram esta técnica como parte da condução.

Existe também um vídeo do Cager que, para quem tiver paciência de o ver na totalidade, dá umas luzes on board do seu efeito na condução. E visto é garantidamente melhor do que explicado, percebendo-se com facilidade este efeito giroscópio da roda.

Alerto apenas para algo, nomeadamente para aqueles que pretendem experimentar a ir mais longe com esta técnica: Os limitadores na curvatura dos pneus não estão lá por mero acaso e os excessos pagam-se caro.

Mas que esta técnica ajuda baste, isso não haja dúvida!! _pol_

AQUI FICA:  https://m.youtube.com/watch?v=aksT9Nk5W_Q
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2016, 12:34 por Sapiens21 »

Diogosobral

  • Visitante
Re: "Steering" e "Counter Steering"... Esterçar e contra-esterçar
« Responder #2 em: 01 de Fevereiro de 2016, 12:40 »
Boas pessoal  _pt_
Eu ia pôr aqui também o video esclarecedor do Cager mas o companheiro Sapiens21 chegou primeiro que eu  _pol_

É um bom tema e vou ficar atento às respostas seguintes. Quero ver a opinião da malta.
Boas curvas  scooter_

JViegas

  • Visitante
Re: "Steering" e "Counter Steering"... Esterçar e contra-esterçar
« Responder #3 em: 01 de Fevereiro de 2016, 12:48 »
Para mim, no inicio foi um pouco confuso a aplicação desta técnica que hoje em dia considero fundamental ser bem utilizada para o controlo da maxi.

Virar no inicio causava-me alguma confusão: porque é que se quero ir para um lado tenho que empurrar o guiador para o lado oposto?
No entanto e com a prática foi-se tornando prática diária na minha condução.

Bom tópico.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: "Steering" e "Counter Steering"... Esterçar e contra-esterçar
« Responder #4 em: 01 de Fevereiro de 2016, 12:57 »
Coloquei o vídeo do Cager e a explicação até não está nada má, porque é acompanhada da demonstração.

Mas quando ele refere "volante" ou "isto"...refere-se mesmo ao guiador!  ;D

Mas pronto...está lá tudo e a explicação como digo, ele fá-la muito bem acompanhada de demonstração, percebendo-se a questão do efeito giroscópio da roda e o consequente deslocar da massa para o lado contrário de onde se aponta a roda. É a física em acção!  ;)

Cautela com essas experiências companheiros. É giro e dá resultado, mas cuidado com os exageros..  ;)

Nomex

  • Visitante
Re: "Steering" e "Counter Steering"... Esterçar e contra-esterçar
« Responder #5 em: 01 de Fevereiro de 2016, 13:11 »
Achava muito mais facil de fazer na 125. Na Integra já é mais complicado tendo de usar o peso do corpo também para o fazer em segurança.

Mas lá está, vai do habituar.

TMaxer

  • Visitante
Re: "Steering" e "Counter Steering"... Esterçar e contra-esterçar
« Responder #6 em: 01 de Fevereiro de 2016, 13:26 »
O contra estercar em português de Portugal = contra brecar


E brecar em português do Brasil = travar


 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: "Steering" e "Counter Steering"... Esterçar e contra-esterçar
« Responder #7 em: 01 de Fevereiro de 2016, 16:07 »
O contra estercar em português de Portugal = contra brecar


E brecar em português do Brasil = travar


 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Tem razão TMaxer.

No Dicionário Priberam da Língua Portuguesa em linha ("on line")
Pesquisa por "Brecar"

bre·car |è|
(breque + -ar)
verbo transitivo
1. Dirigir, virar um objecto para um ponto.
2. [Aeronáutica]  Inclinar os comandos de um avião.
3. [Automóvel]  Orientar as rodas directrizes de uma viatura para virar.
verbo transitivo e intransitivo
4. [Brasil]  Diminuir a velocidade ou parar o movimento. = FREAR, TRAVAR
verbo intransitivo
5. Girar, virar.


Pesquisa por "Esterçar"

Será que queria dizer estercar?

es·ter·car - Conjugar
verbo transitivo
1. Deitar esterco em (terras), estrumar.
verbo intransitivo
2. Expelir excremento (o animal); defecar.
Palavras relacionadas: estercada, estercado, estercadura, toural.

es·ter·çar
(italiano sterzare)
verbo transitivo
[Brasil]  Girar para um lado ou para outro (ex.: esterçar o volante).


Conclusão:
Se esterçares não esterques
Se quiseres brecar não metas os "brakes"

O português é mesmo traiçoeiro, aqui e do outro lado do Atlântico.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

TMaxer

  • Visitante
Re: "Steering" e "Counter Steering"... Esterçar e contra-esterçar
« Responder #8 em: 01 de Fevereiro de 2016, 16:20 »
quem não tiver um teclado com cedilha como e o meu caso hoje, esta condenado a escrever "esterco"  _martelada_ _martelada_ _confuso_  _lol_

Offline Calipolense

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 557
  • Localidade: Vila Viçosa
  • CPM - 4254
  • Marca: HONDA
  • Modelo: SW-T600 ABS
Re: "Steering" e "Counter Steering"... Esterçar e contra-esterçar
« Responder #9 em: 01 de Fevereiro de 2016, 17:22 »
Em português é contra brecagem?
Carlos Carvalho
Com a Sym desde 2011 até Março de 2016
Sym 600 desde 2 de Maio de 2014 até 1 de Abril de 2016
Honda SW-T600 a partir de 1 de Abril de 2016...

Marco46

  • Visitante
Re: "Steering" e "Counter Steering"... Esterçar e contra-esterçar
« Responder #10 em: 01 de Fevereiro de 2016, 19:44 »


Se querem aprender a serio a curvar e nao só, é OBRIGATORIO VER ESTE DOCUMENTARIO


https://www.youtube.com/watch?v=DWgb0MtgNlo&list=PLPNQ_NVdkJX-cG-_hwV0Rfm3dZ5-jrasg


saudações

 _convivio_

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: "Steering" e "Counter Steering"... Esterçar e contra-esterçar
« Responder #11 em: 01 de Fevereiro de 2016, 21:31 »

Se querem aprender a serio a curvar e nao só, é OBRIGATORIO VER ESTE DOCUMENTARIO


https://www.youtube.com/watch?v=DWgb0MtgNlo&list=PLPNQ_NVdkJX-cG-_hwV0Rfm3dZ5-jrasg


saudações

 _convivio_


Muito bem Marco46!
É imperdível "A Bíblia das Curvas", e está aqui com legendas em português do Brasil:
https://www.youtube.com/watch?v=w3s7Lk-z3pM

Onde ouvi pela primeira vez falar em "Chicken Strip".
Sendo que "chicken" (galinha) é um termo utilizado na gíria para qualificar alguém de medroso, e "strip" quer dizer faixa ou tira, não é difícil imaginar que "Chicken Strip" é aquela faixa mais lateral do piso dos pneus que fica tanto mais imaculada quanto o piloto tem medo de se deitar nas curvas.
isto é, se um tipo se gabar que é um grande piloto e depois os pneus da sua "motona" estiverem gastos apenas no centro do piso não fará grande figura entre os seus pares.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes