Autor Tópico: Acústica (o ruído e os seus efeitos)  (Lida 2062 vezes)

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Acústica (o ruído e os seus efeitos)
« em: 28 de Janeiro de 2016, 14:58 »
Já tinha encontrado esta informação dispersa mas raramente a vi explicada de forma tão simples.
Partilho este excelente artigo que encontrei no site nacional da empresa "S&P"
(declaração de intenções: não tenho qualquer tipo de relação e não conheço ninguém qeu esteja ligado a esta empresa).

Recomendo em especial a leitura do ponto "2. "Efeitos perniciosos do ruído" e o visionamennto da "Fig. 5. Níveis sonoros de vários sons"
http://www.solerpalau.pt/formacion_01_23.html
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

JViegas

  • Visitante
Re: Acústica (o ruído e os seus efeitos)
« Responder #1 em: 28 de Janeiro de 2016, 15:32 »
Excelente texto.
Destaco:
"Uma pessoa para se recuperar necessita meia hora de tranquilidade acústica, se tiver sido submetida a 100 dB durante dez minutos e requererá 36 horas de repouso auditivo, se a exposição tiver sido de uma hora e meia."

Uma vez fiz uma viagem de maxi (mais de 100kms) sem proteção e quando cheguei sentia um zumbido e dor de cabeça que me serviu de lição. Agora, viagens maiores, uso sempre tampões para os ouvidos comprados na farmácia.

Obrigado pela partilha.

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Acústica (o ruído e os seus efeitos)
« Responder #2 em: 28 de Janeiro de 2016, 16:21 »
Foi este o sentido de ter colocado aqui o texto, companheiro JViegas.
O som acima de determinado valor acaba por causar danos e até afectar a concentração de quem conduz.
É capaz de ser giro numa parada de motas (passo!) ou para exibições à frente de "teen agers" à porta do secundário, tirando isso é uma agressão aos tímpanos dos outros.
Tenho estado a trabalhar num dispositivo de leitura seleccionável com vários ruídos de escape. Montado na mota, o volume responde ao girar do acelerador e tem uma saída audio para uns auscultadores colocáveis no interior do capacete. O "piloto" só tem que seleccionar o tipo de "som" que quer ouvir. "Moto GP"?, óptimo, basta seleccionar, e a cada "gazada" que der ouvirá o seu "som" preferido. Pode aumentar o volume à vontade e ter o seu prazer sem incomodar ninguém. Tal como um fumador numa sala de fumo, ou na sua varanda (não estou a discriminar, eu sou fumador e acho bem).
Quando conseguir meter o zingarelho no mercado, ficarei rico na proporcionalidade directa do aumento da taxa de surdez nacional.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 17:11 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes