Autor Tópico: Capacete modular Scorpion Exo-920  (Lida 16151 vezes)

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Capacete modular Scorpion Exo-920
« em: 28 de Janeiro de 2016, 02:23 »
Boas,

Também estou na altura de investir num novo capacete, pois o meu sempre impecável Nolan 100 já está muito velhinho (só na idade e não na aparência) e toda a gente me aconselha a comprar um novo (as razões conheço-as bem e concordo, pois com a segurança não se pode facilitar). Tenho tb um jet quase novo que utilizo em pequenos percursos nos dias mais quentes de verão.
Já sei que existem os capacetes top de gama, citando como referências, nomeadamente, o Schubert C3 (o basic chegava-me bem) e o Shoe Neotec. Não será necessário conselhos sobre estes, pois só não os compro por questão de €€€. Também gosto do Nolan N104 Evo e o HJC RPHA Max EVO, mas são todos de um preço próximo ou superior aos 400 € (por acaso encontrei o Schubert C3 basic por 360 € já com desconto e sem pinlock)...)

Talvez seja útil recordar que eu tenho uma Scooter Kymco DT 300i ABS, e não costumo passar muito dos 130 Km/h na AE (máx. 140 km/h), e tenho uma boa protecção do vento com o vidro original da Kymco DT a que vou acrescentar um spoiler/deflector da Puig, pois o vento vem do para-brisas todo directo á altura da viseira dos olhos, e o Nolan 100, que até era razoavelmente silencioso na minha anterior moto que tinha pouca protecção ao vento, passou a ficar bastante ruidoso na scooter, que tem uma boa protecção ao vento, excepto em altura (basta-me agachar um pouco que o barulho do vento no capacete desaparece quase por completo, por isso é que decidi adquirir o deflector, que já está encomendado mas ainda não chegou).
Sobre o habitual conselho para optar por um Integral talvez não valha a pena repetir, pois conheço bem as razões, mas com 50 anos de experiência em moto sei bem o que quero, e só optaria por um integral se fizesse muita AE ou estrada e viagens a altas velocidades. Para a minha utilização mais habitual (passeios em scooter em que raramente passo dos 120 km/h e em cidade, o modular é-me indispensável e o mais adequado). Se tivesse ainda uma moto mais potente (não uma scooter de baixa potência), então teria 2 capacetes, 1 modular e 1 integral e usaria conforme as ocasiões. Aliás quando utilizo a mota do meu filho (Honda CB600F com cerca de 100 cv, para matar saudades) utilizo sempre o Shoe integral dele emprestado.
Bom, para não me alongar mais sobre este tema em que as opiniões e conselhos abundam, vinha referir que pretendo adquirir um capacete modular na ordem dos 160 a 180 € (vá lá com esforço talvez até ao máx. de 200 €).
Tenho lido bastantes tópicos e opiniões e apesar de ser dos mais utilizados devido ao baixo preço e aos apregoados resultados dos teste SHARK, para mim julgo que os LS2 ficam fora de opção, aliás já experimentei e não me ficam confortáveis na minha cabeça (mais para o melão do que redonda).
Para não enumerar demasiados outros que ponderei, posso referir que o Caberg Duke, apesar de muito gabado e boa relação qualidade/preço também está fora de opção, apesar de me ficar confortável na cabeça.
Encontrei vários outros que até agradavam mas tinham sempre qualquer contra e quase todos acima dos 1.650 gr de peso. Eu sei que não posso ter o peso pluma dos de carbono nesta gama de preços, mas já vi alguns modulares na casa dos 1.550 gr, o que já me parece aceitável.
Estava já convencido que tinha encontrado uma boa relação qualidade/preço num HJC IS II Evo (cerca de 170 € numa promoção, sem pinlock), mas apesar de muito gabado já me apontaram alguns defeitos, e o peso passa dos 1.700 gr... Até há pouco era uma das opções que tinha mais fortes a ponderar...
Bom, finalmente encontrei hoje um outro que me agradou mais e que me foi muito gabado (mas só uma opinião é curto), experimentei e gostei e pesa 1550 gr. Mas é um modelo novo, acabado de sair e não encontrei opiniões nem reviews na internet, e é o seguinte:
    - capacte modular SCORPION EXO-920 solid white (parece que em Pt só ainda comercializam cor preta, brilhante e mate, e branca). O preço com o desconto que consegui em Pt é cerca de 200 €. (num site italiano vi uma promoção a 179 €). 
Se alguém tiver opinião sobre este capacete muito agradecia.
Parece que o antecessor deste capacete seria o SCORPION EXO-900, que tinha como característica ter uma espécie de bombinha interior que dava para encher ou esvaziar de modo a aconchegar melhor o interior do capacete ao formato da cabeça (??!!), mas foi descontinuado (possivelmente essa inovação não terá convencido???). Mais não sei.
Agradeço desde já os vossos contributos.
Cumprimentos e Boas curvas.
 scooter_
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

pjmartinho

  • Visitante
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #1 em: 28 de Janeiro de 2016, 04:08 »
Não sei como está o teu inglês, mas não custa tentar


Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #2 em: 28 de Janeiro de 2016, 09:33 »
Se te davas bem com os formatos da Nolan, este deve-te assentar bem.

Só ouço coisas boas da Scorpion. Capacetes fantásticos e brutais .
Tive um que mandei vir da NET e só o vendi porque não esperava que nesta marca as calotas tivessem a forma ' mais americanada! Lol   Na minha cabeça de strumf não dá. Eu sou o inverso . Em tenho cabeça de melão . ahahaha

Nesses formatos , na minha opinião , ;ncluo às marcas Scorpion, Nexx e Nolan . 
Posso experimentar todos os tamanhos mas não assenta bem.

Acho que ficas muito bem servido!
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #3 em: 28 de Janeiro de 2016, 10:47 »
Companheiro ICE

Também tive necessidade investir num novo capacete, após experimentar coloquei na mesa duas opções pelo mesmo valor 175 euros.
Caberg DUKE c/pinlock e ASTONE RT1000 c/pinlock.

O caberg duke é um capacete interessante para o valor, mas na minha opinião arredondado demais.
Optei pelo Astone rt1000 e pelo que já o usei é um capacete fantástico. Super confortável, em questão de insonorização dou um excelente, com o pinlock e entradas todas fechadas não embacia. além de ter um design discreto é lindíssimo.

o sistema de iluminação em LED na parte traseira do capacete conhecido como RVI (Rider Visual Identification ou Sistema de Identificação Visual do Piloto), trata-se de uma luz na parte de trás do capacete que aumenta e facilita a visibilidade do piloto aos outros usuários da estrada, proporcionando segurança para uma condução ideal, especialmente quando se viaja com visibilidade reduzida como à noite, em tempos chuvosos ou sob nevoeiro. É possível regular o modo desejado de luz, que pode ser intermitente ou contínua, por meio de um botão. O sistema de abertura é inteligente. Ele opera com um simples toque do polegar. Este sistema é bem escondido sob o queixo. Finalmente um sistema de abertura que simplesmente não desfigura o desenho do capacete Caso contrário, o capacete é projectado com a mesma atenção com a qualidade que todos os capacetes Astone. Protector solar, qualidades de espuma, além disso, removível, preparado para produtos Pinlock anti-embaçante de viseira.

Recursos de proteção:

- O casco em ABS injetado de alto impacto possui uma alta capacidade de absorção de choques-Tecnologia Astone RVI (Rider Visual Identification)
- (opcional) Luzes tipo LED na traseira, com opção de configuração, intermitente ou fixo
- Interior removível e lavável-o interior possui um protector de queixo removível
- Interior: os materiais utilizados são de alta tecnologia e optimizar o conforto, higiene e qualidade ao longo do tempo. Ele foi submetido a um tratamento anti-bacteriana.
- O sistema de ventilação tem um sistema dinâmico, com entradas de ar frontal
- O sistema de fechamento possui uma fivela de ajuste micrométrico
- Possui dispositivo de PINLOCK na viseira permitindo a instalação opcional de visor anti embaciante
- Viseira excelente qualidade. Incolor anti-riscos e de fácil desmontagem
- Oculos solar, retrátil interna

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #4 em: 28 de Janeiro de 2016, 13:02 »
Não sei como está o teu inglês, mas não custa tentar



Olá companheiro pjmartinho ,

Muito obrigado pela informação do link, que por acaso já tinha encontrado, tendo sido a única informação que encontrei na Internet, para além do site do fabricante. Eu também nem conhecia a marca de capacetes Scorpion, mas pelo que tenho vindo a saber parece ser boa. Foi precisamente por ver este video/demonstração e por ter experimentado um ao vivo numa loja que fiquei interessado, embora o preço esteja já a passar o meu limite máximo pretendido (e ainda falta o pinlock...).
Mas já vi muitos videos/review de capacetes publicados pela RevZilla.com no YouTube e o apresentador fala com o mesmo entusiasmo de todos, pelo que não sei bem qual o valor da opinião dele. Mas dá para ver o capacete em pormenor e a impressão que fiquei é boa... mas gostava de confirmar com algum companheiro que tenha um conhecimento directo deste capacete antes de decidir.
Por outro lado, e se resolver pela aquisição, não sei será mais prudente comprar numa loja física em Lisboa, ou poupar 20,00 € mandando vir num site italiano pela Internet? É que se houver algum problema a poupança de 20 € (que dá sempre jeito) poderá vir a sair mais cara...
De qualquer modo muito obrigado.
Cumprimentos
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 13:38 por Ice »
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #5 em: 28 de Janeiro de 2016, 13:15 »
Companheiro ICE

Também tive necessidade investir num novo capacete, após experimentar coloquei na mesa duas opções pelo mesmo valor 175 euros.
Caberg DUKE c/pinlock e ASTONE RT1000 c/pinlock.

O caberg duke é um capacete interessante para o valor, mas na minha opinião arredondado demais.
Optei pelo Astone rt1000 e pelo que já o usei é um capacete fantástico. Super confortável, em questão de insonorização dou um excelente, com o pinlock e entradas todas fechadas não embacia. além de ter um design discreto é lindíssimo.

o sistema de iluminação em LED na parte traseira do capacete conhecido como RVI (Rider Visual Identification ou Sistema de Identificação Visual do Piloto), trata-se de uma luz na parte de trás do capacete que aumenta e facilita a visibilidade do piloto aos outros usuários da estrada, proporcionando segurança para uma condução ideal, especialmente quando se viaja com visibilidade reduzida como à noite, em tempos chuvosos ou sob nevoeiro. É possível regular o modo desejado de luz, que pode ser intermitente ou contínua, por meio de um botão. O sistema de abertura é inteligente. Ele opera com um simples toque do polegar. Este sistema é bem escondido sob o queixo. Finalmente um sistema de abertura que simplesmente não desfigura o desenho do capacete Caso contrário, o capacete é projectado com a mesma atenção com a qualidade que todos os capacetes Astone. Protector solar, qualidades de espuma, além disso, removível, preparado para produtos Pinlock anti-embaçante de viseira.

Recursos de proteção:

- O casco em ABS injetado de alto impacto possui uma alta capacidade de absorção de choques-Tecnologia Astone RVI (Rider Visual Identification)
- (opcional) Luzes tipo LED na traseira, com opção de configuração, intermitente ou fixo
- Interior removível e lavável-o interior possui um protector de queixo removível
- Interior: os materiais utilizados são de alta tecnologia e optimizar o conforto, higiene e qualidade ao longo do tempo. Ele foi submetido a um tratamento anti-bacteriana.
- O sistema de ventilação tem um sistema dinâmico, com entradas de ar frontal
- O sistema de fechamento possui uma fivela de ajuste micrométrico
- Possui dispositivo de PINLOCK na viseira permitindo a instalação opcional de visor anti embaciante
- Viseira excelente qualidade. Incolor anti-riscos e de fácil desmontagem
- Oculos solar, retrátil interna

Companheiro Nuno Robin,

Muito agradeço também a tua opinião e a sugestão relativa ao ASTONE RT1000. Mas o preço que referiste inclui o pinlock?. Nos vídeos que fui ver no Youtube, pareceu-me referirem que não trás pinlock de origem (?). Se trouxer o preço parece interessante. Poderá saber-se onde o poderei ver ao vivo?
Mas numa apreciação apenas pelo que vi nos videos referidos, gostei mais do Scorpion e pelos preços poderei ser levado a admitir que a qualidade do Scorpion poderá estar um nível mais acima? Será? O preço ás vezes engana...
Mas esteticamente gostei mais do Scorpion e a opção dos Leds na trazeira do capacete não me seduz muito e não seria para mim factor de opção.
A marca Astone é também para mim uma ilustre desconhecida.
De qualquer modo muito obrigado pelo contributo pessoal, mas gostaria de ver ao vivo para melhor avaliar.
Cumprimentos
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #6 em: 28 de Janeiro de 2016, 13:33 »
Se te davas bem com os formatos da Nolan, este deve-te assentar bem.

Só ouço coisas boas da Scorpion. Capacetes fantásticos e brutais .
Tive um que mandei vir da NET e só o vendi porque não esperava que nesta marca as calotas tivessem a forma ' mais americanada! Lol   Na minha cabeça de strumf não dá. Eu sou o inverso . Em tenho cabeça de melão . ahahaha

Nesses formatos , na minha opinião , ;ncluo às marcas Scorpion, Nexx e Nolan . 
Posso experimentar todos os tamanhos mas não assenta bem.



Acho que ficas muito bem servido!


Olá companheiro Santos 466,

Muito obrigado pela ajuda e opinião sobre os Scorpion que eu não conhecia. Efectivamente os Nolan ficam-me muito confortáveis. Já experimentei os N 103 e N 104 e confirmo. Mas não percebi bem se tem cabeça mais tipo melão (como eu) ou não? (cito "Em tenho cabeça de melão . ahahaha"). E deu-se bem com a compra pela Net?
Mais uma vez obrigado. Cumprimentos
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #7 em: 28 de Janeiro de 2016, 14:05 »
Companheiro Nuno Robin,

Muito agradeço também a tua opinião e a sugestão relativa ao ASTONE RT1000. Mas o preço que referiste inclui o pinlock?. Nos vídeos que fui ver no Youtube, pareceu-me referirem que não trás pinlock de origem (?). Se trouxer o preço parece interessante. Poderá saber-se onde o poderei ver ao vivo?
Mas numa apreciação apenas pelo que vi nos videos referidos, gostei mais do Scorpion e pelos preços poderei ser levado a admitir que a qualidade do Scorpion poderá estar um nível mais acima? Será? O preço ás vezes engana...
Mas esteticamente gostei mais do Scorpion e a opção dos Leds na trazeira do capacete não me seduz muito e não seria para mim factor de opção.
A marca Astone é também para mim uma ilustre desconhecida.
De qualquer modo muito obrigado pelo contributo pessoal, mas gostaria de ver ao vivo para melhor avaliar.
Cumprimentos

O capacete não trás o pinlock, trás sim a viseira preparada para pinlock. O valor de 175 euros, foi com o pinlock, sendo que me fizeram um desconto de 10%. O capacete ficou por 155 e o pinlock por 20.

O meu não tem as luzes atrás, isso é uma outra versão do mesmo capacete o ASTONE RT1000 LEDS, que custa mais 20 euros.

ATENÇÃO: o capacete astone rt... não serve para quem tem bochechas  _lol_

O Scorpion não conheço, nunca vi nenhum ao vivo. pelo que li na net agora cerca do EXO-920, e suas características, são em todo idênticas ao astone. O prelo do scorpion na fc-moto é de 179 euros sem o pinlock.

Onde podes ver: http://jpmmotos.pt/

Morada:
Rua Luís de Camões, nº36
2620-105 Póvoa de Santo Adrião
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 16:04 por Nuno Robin »

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #8 em: 28 de Janeiro de 2016, 15:54 »
Ice com as compras na NET nunca tive problema. Mandei vir da FC.Moto.

Dei-me mal só com o formato da calota. A minha cabeça é oval , esquisita sei lá! Na testa ficava-me apertado demais. Nos Nexx idem aspas, e nestes até experimentei um número acima e sobrava-me dos lados e apertava na testa. Até o Airoh que tenho agora é um misto. É meio redondo, meio oval ...já tive dar um jeitonho na calota para me assentar melhor e ainda não está perfeito.  Para mim e para a minha cabeça é Caberg e é o que devia ter voltado a comprar, mas queria mudar de ares. Ando sempre a aprender neste mundo e em equipa que ganha não se devia mexer .

Compra mesmo em loja física. Eu devia ter feito isso. Pela diferença de 20€ ...não penses muitas vezes .
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #9 em: 28 de Janeiro de 2016, 17:46 »
Ice com as compras na NET nunca tive problema. Mandei vir da FC.Moto.

Dei-me mal só com o formato da calota. A minha cabeça é oval , esquisita sei lá! Na testa ficava-me apertado demais. Nos Nexx idem aspas, e nestes até experimentei um número acima e sobrava-me dos lados e apertava na testa. Até o Airoh que tenho agora é um misto. É meio redondo, meio oval ...já tive dar um jeitonho na calota para me assentar melhor e ainda não está perfeito.  Para mim e para a minha cabeça é Caberg e é o que devia ter voltado a comprar, mas queria mudar de ares. Ando sempre a aprender neste mundo e em equipa que ganha não se devia mexer .

Compra mesmo em loja física. Eu devia ter feito isso. Pela diferença de 20€ ...não penses muitas vezes .

OK. Obrigada.
Pois a minha cabeça também é mais para o oval e dei-me bem com os Nolan. O Caberg Duke também me cai muito bem, mas deu-me para não simpatizar com ele, e todos dizem ser muito barulhento para além de ser muito volumoso. Isto nem sempre é racional... Há que ter alguma empatia.
De qualquer modo muito obrigado.
Ainda vou experimentar o Astone que o Nuno Robin falou... o preço parece bastante bom, se a qualidade for aceitável, e se ele o diz deve ser. Não há nada como ir ver ao vivo. Mas nunca ouvi falar dessa marca.
Aproveito tb para agradecer ao Nuno Robin mais as dicas que me deu.
Abraços.
Quando decidir direi alguma coisa.
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

pjmartinho

  • Visitante
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #10 em: 28 de Janeiro de 2016, 17:49 »
Por outro lado, e se resolver pela aquisição, não sei será mais prudente comprar numa loja física em Lisboa, ou poupar 20,00 € mandando vir num site italiano pela Internet? É que se houver algum problema a poupança de 20 € (que dá sempre jeito) poderá vir a sair mais cara...

O melhor é ir a uma loja fisica que venda este capacete e experimentar para ver se assenta bem na cabeça e se fica confortável. Se sim, penso que não se corre riscos em comprar o modelo exacto numa loja "conceituada" na internet. Pessoalmente evito comprar coisas em Itália pois o serviço de correios deles é muito mau e, se a encomenda vier registada, os custos dos portes disparam e lá se vai a poupança.

AJCaiado

  • Visitante
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #11 em: 28 de Janeiro de 2016, 17:51 »
Boas companheiro,

Check this out: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,27222.0.html

Abraço e boas curvas!

António Caiado

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #12 em: 28 de Janeiro de 2016, 20:31 »
Boas companheiro,

Check this out: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,27222.0.html

Abraço e boas curvas!

António Caiado

Obrigado companheiro A. Caiado,

Pois o LS2 FF 324 metro parece uma nova proposta muito interessante e será mais uma hipótese a explorar... Contudo, já experimentei 2 modelos de gama inferior e a minha cabeça não acerta bem com as medidas do LS2. Mas pode ser que este seja diferente.
Abraço.
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline pedro.machado

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Dez 2015
  • Mensagens: 35
  • Localidade: São Domingos de Rana
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX 125 2015
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #13 em: 28 de Janeiro de 2016, 20:33 »
Eu tenho um ex-910 e estou satisfeito. Não tenho termo de comparação porque é o primeiro capacete que tenho, mas gosto do conforto e acho a insonorizarão bastante boa, tendo em conta o que ouço de outros modulares como ls2.

É sim, tem um sistema de ajuste da zona das bochechas com recurso a uma técnica similar ao que se encontrava nuns ténis air..pump ou algo assim.
Utilizei uma ou 2 vezes, mas uma vez ajustado para a minha cara não mexi mais.

Ah, e o que diz no vídeo da versão anterior ter pouco espaço para auscultadores...é verdade.
Portanto, a meu ver, é um bom capacete face ao preço.

Abraço.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 20:34 por pedro.machado »

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #14 em: 29 de Janeiro de 2016, 00:25 »

Olá a todos!

Pois a escolha está difícil porque não existem na mesma loja os vários capacetes que tenho equacionado, para permitir melhor comparação...
O Scorpion EXO-920 continua a prefigurar a opção que julgo poder ser a melhor para mim, mas também é a mais cara das que tenho em aberto. O comentário do Pedro.Machado ajudou, pois as questões que colocou parece terem sido resolvidas no novo modelo EXO-920 em relação ao EXO-910 (vidé video do YouTube já atrás mencionado), e parece que a marca Scorpion poderá ser de qualidade significativamente superior á Astone (?!) e mesmo á LS2.
Mas julgo que o LS2 FF 324 Metro merece uma observação mais cuidada antes de ser excluído, pois será o que fica mais barato considerando que inclui já o pinlock de origem e poderá ficar entre 175 e 180 €, e é um modelo super-recente, acabado de ser colocado em comercialização (tal como o Scorpion EXO-920).
Quanto ao Astone RT 1000, estéticamente foi uma agradável surpresa, realmente é bonito e tem um "look" moderno, e   confortável. Um aspecto contra que me pareceu, e o Nuno Robin referiu, é que os apêndices que envolvem as bochechas são muito compridos e envolventes e chegam demasiado á frente e julgo que podem tornar-se um pouco incomodativos (?). Mas quanto a mim (e sublinho que não sou nenhum perito nesta matéria) a qualidade do material utilizado, embora agradável e de excelente aparência, parece-me inferior á do Scorpion (que neste aspecto me pareceu muito bom), nomeadamente as peças que fazem o "click" da parte superior do capacete com a queixeira, no Scorpion pareceram-me claramente mais resistentes do que no Astone e a solidez desta articulação é fundamental em matéria de segurança (tenham as devidas reservas nestas observações pois involuntariamente posso estar a dizer algo incorrecto, mas foi a impressão com que fiquei).
Um outro aspecto, mas de gosto mais pessoal, é que o tecido do forro do Astone que se vê com a viseira aberta parece-me demasiado claro, e deve sujar-se com facilidade...
Existe um modelo de gama superior ao RT 1000, que é o RT 1200, que custa apenas mais 14 € e no catálogo me pareceu superior e poder valer a diferença, até porque consegue pesar menos 100 gr (1.480gr +- 50 gr, peso que me parece muito bom para um capacete deste preço 169 € - 10% de desconto = 152 €!!!). Mas não tinham nenhum para mostrar ... (ficaram de avisar quando disponível).
Quando tiver mais novidades direi, e mais uma vez agradeço todos os contributos.
Só uma nota final: oiço falar muito no site on-line "FC-Moto.de", que realmente costuma ter preços/promoções muito atractivas, mas sempre que vou escolher não existe disponível a cor ou o tamanho, geralmente ambos simultaneamente (quem usar XS ou XXL e gostar das cores menos vendidas talvez encontre alguma coisa, mas para tamanhos M e L e cores mais sóbrias, promoções neste site serão geralmente uma miragem...)
Um abraço e boas curvas.
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #15 em: 29 de Janeiro de 2016, 14:47 »
Yep. No FC.moto tens que ser tipo pescador e saber esperar que apareça o peixe que te interessa.

Daí os preços baixos.  Normalmente os preços imbatíveis são de modelos descontinuados, tamanhos com menos saída ou mesmo cores menos vendidas .
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #16 em: 06 de Fevereiro de 2016, 19:46 »
Caros companheiros,

Em 1º lugar venho agradecer todos os contributos e opiniões que tiveram a amabilidade de me prestar e que muito ajudaram.
Em 2º lugar venho informar que a decisão já foi tomada e encomendei de um site espanhol que não cobra portes para Portugal em compras acima de 60 € (Martimotos) o capacete Scorpion EXO-920 de cor branca (só há em preto brilhante e preto mate, vermelho, amarelo e branco como cores lisas e há 2 cores compostas, por sinal bastante sóbrias, mas custam bastante mais).
O preço (IVA incluído) foi de 178,95 € + o pinlock específico 28,95 €, isto são preços com cerca de 21% de desconto sobre preço normal on-line (ter em conta que é um modelo muito recente, de 2015).
Quando tiver opinião resultante de experiência própria, virei reportar.
Mais uma vez obrigado, cumprimentos e boas curvas.
 scooter_
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2016, 19:51 por Ice »
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

AJCaiado

  • Visitante
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #17 em: 06 de Fevereiro de 2016, 20:02 »
Companheiro Ice,

Cá ficamos à espera das tuas impressões sobre o teu capacete. Desejo-te muitos kms bem confortáveis e seguros!

Um abraço e boas curvas!  scooter_

António Caiado

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #18 em: 10 de Fevereiro de 2016, 23:04 »
Pois o capacete já chegou!
É igual a este que está na review, mas em branco



Mandei vir também o pinlock que é diferente do que eu conhecia, tem um "debrum" em gel a toda a volta e cria uma camada de ar estanque ente este e a viseira. Dizem ser um novo sistema aplicado pela 1º vez pela SCORPION (?!)
Para já só o desempacotei, explorei, montei o pinlock, experimentei e está pronto para usar. Como já era noite e chuva, fica para amanhã.
A 1ª impressão é óptima. Os materiais parecem de óptima qualidade.
O serviço da MARTIMOTO (espanhola) foi impecável. Pagamento por MBNet 6ªF. ás 14:00 h. e foi-me entregue em casa hoje de manhã (4ª F.)
Para já é tudo.
Boa noite e boas curvas.
 scooter_
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2016, 23:16 por Ice »
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #19 em: 12 de Fevereiro de 2016, 22:03 »

Última actualização:

Olá, boa noite,

Pois já dei umas voltas com o novo capacete hoje e com chuva, a maior parte na cidade, e uma parte numa AE próxima onde acelerei mais... e com chuva.

Sem perder muito tempo em descrições, tenho só uma palavra a dizer. IMPECÁVEL em tudo que se exige a um capacete modular. Expectativas muito superadas!

Estanquicidade excelente!!! Nem uma gota de água ou corrente de ar. Nada mesmo.
Arejamento parece-me bom com as aberturas abertas, mas com estas temperaturas tanto estava bem com elas abertas como fechadas, mas sentia-se a diferença do arejamento. Quando chovia mais fechei-as e ficava bem.
Barulho/vibração interior = zero. Apenas se houve um pouco o vento exterior a escoar nas partes superiores laterais do capacete acima dos 110-120 km/h, mas julgo que perfeitamente normal (para bom).
Material e acabamentos do melhor.
Comodidade máxima. Apenas me ficava um pouco justo nas bochechas, mas julgo que é normal em novo, depois acama. Em toda a cabeça está impecável, justo mas sem incomodar. Com o uso deve ficar óptimo.
A qualidade dos forros é notável. A viseira muito boa ...
Tudo se desmonta e monta com a maior das simplicidades e facilidades.
Peso: 1.580 gr
Pinlock comprado extra, mas com sistema inovador, óptimo, vale bem a pena, não há nunca embaciamentos, embora hoje não fizesse frio. Não sei é dizer como se comportaria sem o pinlock, pois não o experimentei assim. Para não ficar com riscos ou dedádas montei o pinlock antes da 1ª utilização.
E o visor tipo óculos escuros, o máximo. Impecável. Sobre este não posso tecer muitos comentários, pois é o 1º capacete que tenho com este acessório (indispensável), mas  parece-me muitíssimo bom.

Como vêem após a 1ª utilização estou muito satisfeito. Depois, com a continuação o tempo o dirá, mas se encontrar algum defeito virei relatar.

Convêm referir que eu não sou muito experiente em capacetes, e o meu último Nolan 100 E (também modular) já o considerava bom, mas já estava a ficar desactualizado (para além da velhisse do material, pois teria cerca de 14 anos de uso...). Mas estava aparentemente impecável e era muito cómodo e pouco barulhento (mas este supera-o de longe em tudo, mas também são 15 anos de evolução...). Antes do Nolan tive um modular BMW sistema 3 (julgo eu, foi dos primeiros da BMW e adquiri-o em 1994). Antes desse tive um Shoe integral RF 200 ou 2000 já não me lembro bem. Antes desses tive vários outros de que já nem me lembro bem, mas foi há tantos anos...

Face ao exposto e ao muito que pesquisei e experimentei (a maioria das vezes só experimentar na loja, sem utilização), atrevo-me a dizer que deve ser dos melhores capacetes para o escalão de preço em que se insere, e não percebo porque não se venderá mais? Atenção que não tenho nenhum interesse comercial ou outro na marca, estou só a tentar dar uma opinião pessoal e possivelmente não suficientemente fundamentada, na perspectiva de um utilizador com alguns (muitos) anos de utilização de motos no dia a dia.

Só encontrei/conheci dois companheiros com Scorpion, um tem um EXO-910 Air (também modular, antecessor deste EXO-920) e outro o EXO-1000 Air  já com 4 anos, e ambos teceram-me os maiores elogios.

Deixo abaixo uns links para as fotos do meu em cor branca (não sei se conseguirão ver), mas qualquer busca da Internet permitirá apreciarem melhor a quem interessar

Capacete Scorpion EXO-920 branco

http://www.martimotos.com/helmet-flip-up/flip-up-solid-color/scorpion-exo-920-solid-white?sort=pd.name&order=DESC

Só um comentário final. O meu Nolan cabia lindamente na Top-Case Givi V46, em qualquer posição, com outro ao lado. Ora este só cabe de lado, embora permita colocar outro ao lado, mas se o colocar a direito a tampa não fecha. O colocar de lado não causa problema, mas será mais fácil riscar-se a viseira se não tiver cuidado com coisas que vão ao lado e possam raspar.
Debaixo do banco da Kymco DT cabe normalmente (na parte trazeira), embora fique á justa, enquanto o Nolan ficava a "nadar". É só uma curiosidade que poderá ser útil saber.

E para já é tudo.
Abraço a todos e boas curvas com pouca chuva.
::MAXI
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #20 em: 12 de Fevereiro de 2016, 22:20 »
Boas companheiro,

Ainda andei a ver um GT3000 que achei muito bom e um 900 que apesar de ser mais barato não fica nada a dever ao GT  mas acabei para ir para um HJC RPHA MAX.
Acho se tivesse optado pela Scorpion não tinha feito mal negócio. E esta tua experiência vem comprovar isso mesmo. Talvez seja o próximo cá para casa. :)
 Obrigado pela partilha!


Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #21 em: 12 de Fevereiro de 2016, 22:34 »
Boas companheiro,

Ainda andei a ver um GT3000 que achei muito bom e um 900 que apesar de ser mais barato não fica nada a dever ao GT  mas acabei para ir para um HJC RPHA MAX.
Acho se tivesse optado pela Scorpion não tinha feito mal negócio. E esta tua experiência vem comprovar isso mesmo. Talvez seja o próximo cá para casa. :)
 Obrigado pela partilha!

Olá Cross,

Pois também vi bastante sobre o SCORPION EXO-3000 (modular, modelo novo de 2015), e fiquei convencido. Num escalão de preço acima do meu, e por acaso a referência que tinha nessa gama era o HJC RAPHA MAX, hesitaria também se não escolheria o SCORPION?
As reviews que li colocam-no acima do HJC RAPHA MAX (??) e ao nível próximo do SHOE Neotec e muito mais barato.
E o peso também é bastante reduzido para um modular.
Abraço e boas curvas.
 scooter_


Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2016, 00:22 por Ice »
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline pedro.machado

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Dez 2015
  • Mensagens: 35
  • Localidade: São Domingos de Rana
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX 125 2015
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #22 em: 13 de Fevereiro de 2016, 13:24 »
Viva. No meu 910 acontece-me uma coisa chata...depois testa no teu a ver se funciona melhor: vou em chuva, tudo fechado. Tenho pinlock e nunca embacia. Ao fim de 20 minutos de andar na chuva, se quiser baixar a viseira de sol...é impossível, está toda embaciada. Se começar a andar logo com ele tudo corre bem, mas baixar ao fim de um bocado é impossível (só em chuva, claro).

Abraço,


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #23 em: 13 de Fevereiro de 2016, 15:20 »
Viva. No meu 910 acontece-me uma coisa chata...depois testa no teu a ver se funciona melhor: vou em chuva, tudo fechado. Tenho pinlock e nunca embacia. Ao fim de 20 minutos de andar na chuva, se quiser baixar a viseira de sol...é impossível, está toda embaciada. Se começar a andar logo com ele tudo corre bem, mas baixar ao fim de um bocado é impossível (só em chuva, claro).

Abraço,

Olá Pedro,

Pois irei verificar. Mas para já não sou de grande ajuda pois nunca tinha tido capacete com viseira para o sol, o que para mim me parece uma funcionalidade óptima.
Eu ainda só usei uma vez, e com chuva, e por vezes baixava a viseira do sol, que tem uma tonalidade muito agradável, mesmo sem sol, e nunca esteve embaciada. Mas estava uma temperatura quente apesar da chuva.
Mas raciocinando um pouco, e espero não sair asneira, o pinlock só deve actuar na viseira onde está inserido e na área que cobre. Na articulação da viseira, que no meu tem uma cobertura transparente (no 910 julgo que é da cor do capacete), eu vi que havia gotas de embacionamento, pois aí não chega o pinlock...
Mas essa questão deve ser comum a todos os capacetes com viseira para o sol, pelo que deve haver muitos companheiros mesmo com capacetes de outras marcas que poderão dar uma opinião mais abalizada.
Abraço e boas curvas.
 scooter_
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2016, 15:24 por omcj »
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline pedro.machado

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Dez 2015
  • Mensagens: 35
  • Localidade: São Domingos de Rana
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX 125 2015
Re: Capacete modular Scorpion Exo-920
« Responder #24 em: 13 de Fevereiro de 2016, 20:33 »
Olá Pedro,

Pois irei verificar. Mas para já não sou de grande ajuda pois nunca tinha tido capacete com viseira para o sol, o que para mim me parece uma funcionalidade óptima.
Eu ainda só usei uma vez, e com chuva, e por vezes baixava a viseira do sol, que tem uma tonalidade muito agradável, mesmo sem sol, e nunca esteve embaciada. Mas estava uma temperatura quente apesar da chuva.
Mas raciocinando um pouco, e espero não sair asneira, o pinlock só deve actuar na viseira onde está inserido e na área que cobre. Na articulação da viseira, que no meu tem uma cobertura transparente (no 910 julgo que é da cor do capacete), eu vi que havia gotas de embacionamento, pois aí não chega o pinlock...
Mas essa questão deve ser comum a todos os capacetes com viseira para o sol, pelo que deve haver muitos companheiros mesmo com capacetes de outras marcas que poderão dar uma opinião mais abalizada.
Abraço e boas curvas.
 scooter_
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Sim, claro, o pinlock aqui não influencia nada. mas a verdade é que em dias de chuva ou a viseira de sol vem logo para baixo no inicio da viagem, ou então depois torna-se impossível utilizar devido a ficar toda embaciada.

Abraço,