Autor Tópico: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?  (Lida 31863 vezes)

CagerOnForza

  • Visitante
Boa noite pessoal,

Uso diariamente a minha Forza 125 com escape completo Malossi sem silenciador.
Durante o dia tudo ok, mas à noite reconheço que o escape é bastante barulhento sem o silenciador.

Existe alguma legislação que leve alguma autoridade a multar pelo barulho excessivo?

Levo sempre o silenciador por baixo do banco, não vá precisar mas a verdade é que circular no meio do trânsito em modo silencioso é bastante perigoso. O tuga não gosta de usar espelhos.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #1 em: 26 de Janeiro de 2016, 07:47 »
A Tua moto foi aprovada com um silenciador (escape) que emitia um determinado numero de decibéis. Esse numero está mencionado no teu livrete e se tiveres um controlo pela policia que ultrapasse esses decibéis terás uma coima e não é pequena.

Podes ter ainda os documentos apreendidos, até apresentares a moto conforme ela foi homologada em Portugal.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

CagerOnForza

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #2 em: 26 de Janeiro de 2016, 08:26 »

A Tua moto foi aprovada com um silenciador (escape) que emitia um determinado numero de decibéis. Esse numero está mencionado no teu livrete e se tiveres um controlo pela policia que ultrapasse esses decibéis terás uma coima e não é pequena.

Podes ter ainda os documentos apreendidos, até apresentares a moto conforme ela foi homologada em Portugal.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_


Bom, sendo assim, lá vou ter de meter o silenciador ao sítio :)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

guiZmo

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #3 em: 26 de Janeiro de 2016, 09:42 »
Também ando com um escape que nao foi homologado de origem, por somente uma razao... Ser OUVIDO!! Já que visto raramente sou, ao menos ouvido sou bastante..
E notei diferenca da noite para o dia de escape de origem vs escape de rendimento no trânsito

TMaxer

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #4 em: 26 de Janeiro de 2016, 09:53 »
A homologação do escape foi feita com o db killer.


Ao andares sem ele, provavelmente nível de ruído ultrapassa o nível máximo permitido.


Não tenho conhecimento que em Portugal se faça qualquer controle de ruído ou que sejam passadas multas por isso  é até tenho sérias dúvidas que a polícia tenta equipamentos de medição sonoro.  _pol_

guiZmo

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #5 em: 26 de Janeiro de 2016, 10:17 »
Infelizmente nao precisam... Se acham que algo está errado...mandam a inspecção, depois cabe a ti provar o contrário.

interceptor

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #6 em: 26 de Janeiro de 2016, 12:48 »
Já há "inspecção" para motociclos?

Enviado do meu E2105 através de Tapatalk


CagerOnForza

  • Visitante
Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #7 em: 26 de Janeiro de 2016, 13:03 »
Eu tenho o mesmo problema, ser ouvido.

É por isso que ando sem DB e noto bem isso, muitos mais carros são aquele "jeito" suficiente para passar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2016, 13:04 por CagerOnForza »

CagerOnForza

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #8 em: 26 de Janeiro de 2016, 13:05 »

Já há "inspecção" para motociclos?

Enviado do meu E2105 através de Tapatalk

125 não ;)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

CagerOnForza

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #9 em: 26 de Janeiro de 2016, 13:06 »

Também ando com um escape que nao foi homologado de origem, por somente uma razao... Ser OUVIDO!! Já que visto raramente sou, ao menos ouvido sou bastante..
E notei diferenca da noite para o dia de escape de origem vs escape de rendimento no trânsito


Andas com ou sem DB?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #10 em: 26 de Janeiro de 2016, 13:09 »
A homologação do escape foi feita com o db killer.


Ao andares sem ele, provavelmente nível de ruído ultrapassa o nível máximo permitido.


Não tenho conhecimento que em Portugal se faça qualquer controle de ruído ou que sejam passadas multas por isso  é até tenho sérias dúvidas que a polícia tenta equipamentos de medição sonoro.  _pol_

Existe equipamento especifico e tanto a PSP e GNR têm.  É um tripé com um espécie de microfone e colocam as motos ou carros a uma certa distância e mandam acelerar até umas certas rotações.

Nas Operações STOP eles têm equipamento para isso.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

TMaxer

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #11 em: 26 de Janeiro de 2016, 13:57 »
Chama-se sonometro.


Nunca vi usar pela policia, já vi várias vezes ser usado por funcionários camarários carias vezes que deveriam estar apenas a fazer estatistica.


A falta de um aparelho que indique efectivamente um valor não há polícia que te possa multar, muito menos mandar para um ipo pois não há legislação que o mande.


Mas poderia sempre autuar-te porque existe uma lei generalista sobre ruído.



Se tiveres um smartphone pode medir os dB que a forza está a fazer, fazendo download de uma app do tipo "dB meter"

Na medição deixa o tm a 1/2 metros e acelera até as 5/6 mil

Se tiver abaixo de 100/102 não há grande problema . Leituras de 110/120 e mesmo melhor meter o dB killer até porque estarás a fazer danos aos teus ouvidos  _pol_

guiZmo

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #12 em: 26 de Janeiro de 2016, 14:38 »

Andas com ou sem DB?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Ando com o DB, mas já o tirei para ver que barulho fazia, mas só em cima do descanso.

guiZmo

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #13 em: 26 de Janeiro de 2016, 14:40 »
Existe equipamento especifico e tanto a PSP e GNR têm.  É um tripé com um espécie de microfone e colocam as motos ou carros a uma certa distância e mandam acelerar até umas certas rotações.

Nas Operações STOP eles têm equipamento para isso.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_

Se me mandarem acelerar até certa rotação... eu vou-me embora xD

Wilaxxx

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #14 em: 26 de Janeiro de 2016, 14:48 »
Se me mandarem acelerar até certa rotação... eu vou-me embora xD
hahahah true! tiras o descanço sentral é já não vai poder acelarar parado :P _lol_ _lol_ _lol_

guiZmo

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #15 em: 26 de Janeiro de 2016, 15:44 »
Nao da para acelerar com o descanso central... com a terpidaçao a mota pode saltar

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #16 em: 26 de Janeiro de 2016, 15:49 »
Já há "inspecção" para motociclos?

Enviado do meu E2105 através de Tapatalk

Ainda não . Nas 125cc não sei o que podem fazer, acima disso eles arranjam um tempinho para ti com a inspecção B.

Eu já lá fui quando tinha a 1.000cc
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

TMaxer

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #17 em: 26 de Janeiro de 2016, 15:50 »
Nas corridas já se faz isso há anos... Nas competições de Karting já a nível nacional a 1 coisa que fazer e ver onde é q a embraiagem está a pegar e o ruído que fazes... Não passas não corres!


E a maioria dos autodromos tem um tecto de DBs... Se o teu carro ou moto estiver a fazer mais não podes correr

Cá em Portugal não medem ruído nos autodromos... Podes ir a track day com escape directo que ninguém te diz nada  _pol_

TMaxer

  • Visitante
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #18 em: 26 de Janeiro de 2016, 15:51 »
Ainda não . Nas 125cc não sei o que podem fazer, acima disso eles arranjam um tempinho para ti com a inspecção B.

Eu já lá fui quando tinha a 1.000cc

Qual foi o motivo??? Acidente???  _pol_

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #19 em: 26 de Janeiro de 2016, 23:14 »
Qual foi o motivo??? Acidente???  _pol_

Nop. Operação Stop .

Ela na altura estava como eu gostava de andar , sem espelhos , sem piscas ...etc...   Epá era uma desportiva e eram as modas ...tudo limpinho limpinho!   Não me julguem! Era jovem inconsciente.  _anjo_    Pensava que me safava com uma multa (pesada) e um ralhete, mas parece que foi uma multa, ralhete , comprar o material que lhe tinha "caido" ....e....ir mostrar os novos acessórios a um centro de inspecção no prazo máximo de 1 mês ( claro que a inspecção também teve que ser paga) .   

O estrago foi grande e não gostei! lol
Não gostei de tal maneira que esta está toda de origem, que nem os piscas lhe mudo! LOL A unica coisa que gosto de ter nela mas já ando com a consciência pesada é o escape. Faz um grande cagaçal, muita pipoca nas reduções ( SWEET!) ....MAS..... de certeza que não cumpre os décibeis que estão no livrete e mesmo que cumprisse ....não vem de origem e como tal assim que vierem as inspecções para motas vai chumbar.
 
 Quando chegar a altura vou ter que ou arranjar um de origem em segunda mão ou pedir emprestado a alguem .  A 2ª hipotese sai mais barata obviamente.

Mas já me pus aqui a pensar que quando houver inspecções , supostamente ,ou melhor ,calculando que a mota vai certinha, passa e tudo ....espectaculo .... , depois ao circular novamente com um escape de rendimento vou chamar ainda mais a atenção nas proximas operações Stop que tiver o azar de apanhar.  Porque se dantes ninguem fiscalizava e não havia muita atenção para isso, vai passar a haver mais "excesso" de zelo das autoridades para castigar quem não anda nos conformes.

Já ando nisto à uns anos e sei que antigamente não ligavam muito a piscas e espelhos ...só perguntavam pelo selo e seguro . ( era o calcanhar de Aquiles de muita gente)

Passados uns anos veio a perseguição às matriculas pequenas. ( que também tive numa Fazer anterior a esta e só fui chamado à atenção uma vez e multado outra )

Não me admira que a próxima que se lembrem seja o escape ....é que não resta mais nada para multar .
Creio que não fazem nada porque não andam com o aparelho no carro para ver se os db´s das motas cumprem o que está no livrete, mas assim que nas inspecções forem declarados como proibidos por não serem de origem, assim a caça é mais facil e não precisam de aparelhos para nada, tal como aconteceu com os carros Tunning que tiveram uma caça desenfreada.

Ah e sim perguntei num Centro de inspecções se e quando as inspecções para motas viesse a acontecer , qual seria o procedimento para os escapes de rendimento caso levassem db killer e por algum acaso até cumprissem os décibeis !?   RESPOSTA:  Não vamos medir os décibeis! Não é de origem - Não é válido!

Simples como isso.
E eu digo ....é uma pena.
Pode haver quem não goste, mas para as situações que eu apanho TODOS os dias a circular em cidade ...aquilo é como se fosse a minha boca a gritar para não me passarem a ferro . Sustos como o Pianoman apanhou no outro dia são o Pai nosso de cada dia, amén! Todos os dias peço a S. Rafael que me deixe chegar inteiro a casa e regressar são e salvo.

Parece estupido, exagerado e irreal não é!?    LOL    NÃO !   Nunca senti tanto ,como actualmente, que andar de mota em cidade é como andar numa guerra, surreal!    Hoje em dia quando me vêem com a conversa que gostavam de utilizar mota como eu o faço para ir para o trabalho e quais são os meus conselhos !?  Custa-me ajudar ou dar resposta às perguntas. Só pergunto se : GOSTAS MESMO DE ANDAR DE MOTA!?  É que se só simpatizas com a ideia não o faças!   
Sim é perigoso! Sim devo ser maluco ! Sim gosto disto mais que a vida! Só pode não é!? , para andar metido nessa "guerra" .
 Para aqueles que andam por ai enlatados na estrada que parece que andam alheios da realidade e meio "à deriva" já os chamo de Zombies! São cada vez mais ....estão-se a propagar!  _lol_   

Cuidado por aí e olhos e reflexos tipo Spiderman porque eles andem aí!   
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #20 em: 26 de Janeiro de 2016, 23:21 »
Gostei de ler o teu testamento santos466 e nem vou citar para isto não ficar grande de mais  _lol_ _lol_

Mas só para dizer que eu ainda sou do tempo que nem seguro era obrigatorio  _lol_ _lol_ a minha primeira 50 andava sem seguro, isto porque não era obrigatorio, foi só em 1978  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #21 em: 26 de Janeiro de 2016, 23:34 »
 ;D   é para as vezes que "falo " pouco!   _lol_   Pelo menos espero não dizer grandes barbaridades nem coisas que ofendam ninguém!   ;)

Abracinho kota!
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #22 em: 26 de Janeiro de 2016, 23:41 »
Tirando os escapes de rendimento, como é que eles vão saber que é de origem?
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #23 em: 27 de Janeiro de 2016, 00:01 »
Tirando os escapes de rendimento, como é que eles vão saber que é de origem?

Hum ....escape livre dizes tu!?  _pensador_     Bem pensado!  _lol_   Aí não têm por onde pegar!

Senão, escape legal e de origem é aquela coisa que só sopra e pouco barulho faz , é feio de caraças e pesa mais de 6 ou 7 kgs por vezes chegando perto dos 10kgs . Podem pensar em meter lá balanças!  _lol_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Escape sem silenciador: existe legislação sobre os decibéis?
« Responder #24 em: 27 de Janeiro de 2016, 00:22 »
Não me expliquei bem.
Como é que vão saber se é de origem?
Há motos que saem com escapes de rendimento.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.