Autor Tópico: As 7 Principais causas de acidentes em duas rodas  (Lida 4320 vezes)

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
As 7 Principais causas de acidentes em duas rodas
« em: 25 de Janeiro de 2016, 08:34 »
Em Espanha fez-se um estudo, para se apurar as 7 principais causas de acidentes em duas rodas por cá não deverá ser muito diferente:

http://www.autobild.es/reportajes/las-7-causas-mas-frecuentes-los-accidentes-moto-274429
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Marco46

  • Visitante
Re: As 7 Principais causas de acidentes em duas rodas
« Responder #1 em: 25 de Janeiro de 2016, 09:11 »
Por cá e por esta ordem maioria dos acidentes acontecem por falta de civismo, na sua grande maioria devido a condutores de enlatados.

O mau estado das estradas, a falta de sinalização é outro grande factor de acidentes.

Os maus pilotos de motociclos e a sua atitude muitas vezes irracional e perigosa é também uma grande causa para o aumento da sinistralidade entre duas rodas.

E não inferior às restantes causas assinaladas, podemos concluir que uma grande maioria não sabe pilotar uma moto correctamente,  e é por isso que desde sempre ouvi dizer que todos podem ter uma moto, mas uma moto não é para toda a gente.

E mais. Sou totalmente contra uma pessoa comprar uma moto\scooters, e sem ter conhecimento prévio ou não ter tido umas aulas práticas, meter-se assim à estrada e fé em Deus. É de uma total irresponsabilidade e não compreendo como alguém consegue fazer isso. :(

Em suma, penso que será assim em todo o lado, infelizmente!!!


Saudações

 _convivio_
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2016, 12:14 por Marco46 »

Alexandre

  • Visitante
Re: As 7 Principais causas de acidentes em duas rodas
« Responder #2 em: 25 de Janeiro de 2016, 15:37 »
Em Espanha, acredito que sejam esses os 7 principais motivos de acidentes, mas em Portugal serão outros e nem todos terão a mesma ideia.

Eu como o Marco46 disse e muito bem atribuo ao "O mau estado das estradas" o maior perigo, talvez quem esteja só em Lisboa e circule em estradas como IC19, CREL etc será diferente, assim possivelmente os enlatados serão um perigo constante e falta de sinalética. 

Por mim nas estradas que faço (trabalho / casa / trabalho) , após ventos e chuvas , as areias nas curvas são o meu maior perigo, também não esquecendo as carrascas dos eucaliptos.

Cumprimentos da zona centro

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: As 7 Principais causas de acidentes em duas rodas
« Responder #3 em: 26 de Janeiro de 2016, 10:45 »
Eu continuo a achar que por cá as causas dos acidentes não são assim tão diferentes, em relação a este estudo em Espanha, é certo que o referido nos posts anteriores , são grandes verdades, mas por vezes custa-nos a ver a nossas próprias "falhas".

De qualquer forma, o estudo serve para estarmos atentos a todos estes factores e conseguirmos de certa forma minimizar possíveis riscos na estrada.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

tparracho

  • Visitante
Re: As 7 Principais causas de acidentes em duas rodas
« Responder #4 em: 26 de Janeiro de 2016, 11:11 »
Eu continuo a achar que por cá as causas dos acidentes não são assim tão diferentes, em relação a este estudo em Espanha, é certo que o referido nos posts anteriores , são grandes verdades, mas por vezes custa-nos a ver a nossas próprias "falhas".

De qualquer forma, o estudo serve para estarmos atentos a todos estes factores e conseguirmos de certa forma minimizar possíveis riscos na estrada.

Concordo contigo.

Uma das principais causas é a inadequação da velocidade à via e respetivas condições da mesma (e não me refiro apenas a pavimentação, sinalização, etc. refiro-me também ao trânsito de outros veículos)

JViegas

  • Visitante
Re: As 7 Principais causas de acidentes em duas rodas
« Responder #5 em: 26 de Janeiro de 2016, 11:26 »
Do estudo apresentado destaco:

Hay gente que se cree superior al resto de conductores y eso no es así.

Um bom ponto de reflexão sobre a NOSSA postura no trânsito enquanto condutores e proprietários de veículos de duas rodas.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: As 7 Principais causas de acidentes em duas rodas
« Responder #6 em: 26 de Janeiro de 2016, 12:51 »
Não colocando nem retirando ênfase a outras causas, até porque para um acidente infelizmente tudo pode acontecer...na minha opinião as maiores causas para um acidente são:

- Excesso de velocidade;
- Excesso de confiança;
- Desatenção (...e aqui podendo ser do próprio ou de terceiros).

Juntas ou de forma isolada, as causas só estão à espreita de uma oportunidade para nos mandar ao chão e...todo o cuidado que possamos ter é ainda assim insuficiente.  _thumbdown_

Amilcar Pires

  • Visitante
Re: As 7 Principais causas de acidentes em duas rodas
« Responder #7 em: 26 de Janeiro de 2016, 12:59 »
Olá a todos.

Concordo com o que foi aqui descrito e principalmente com a falta de civismo de que o Marco 46 refere. Um pouco de bom senso não fica mal a ninguém.

Desde que passei a andar de mota é que me dei conta da minha maneira de conduzir o carro... :o

Torna-se necessário criar esta empatia para sentirmos as dificuldades dos outros.

Um abraço.