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luz da bateria da kymco DT 125
namek247:
boas pessoal,
venho com uma duvida que me vem a "atormentar" cada vez que pego na mota e tenho de acender os médios (que agora acontece com muita regularidade):
passado algum tempo de ter os médios ligados, a luz vermelha da bateria acende e mantém-se acesa.
reparo que de vez em quando volta a apagar mas pouco tempos depois volta a acender.
reparei também que, se eu desligar os médios e colocar nos minimos, passado segundos a luz apaga e se eu mantiver só os minimos ligados ela não acende mas mal acendo novamente os médios, passado algum tempo volta a acender.
a mota não tem problemas no arranque nem vai abaixo mas, ainda na garantia, (ela tem perto de 30mil km e cerca de 3 anos) se eu liga-se a chave (sem a por a trabalhar) e liga-se as luzes, a luz da bateria acendia logo e quando ligava a mota, pouco tempo depois a luz da bateria apagava.
disseram-me lá na speedmaster que deveria ser porque eu ligava a mota com as luzes ligadas e não o deveria fazer.
depois de já ter tentado pesquisar em algumas páginas, encontrei pessoal a falar de problemas parecidos e falavam na possibilidade de ser do regulador.
eu não queria estar a dar um balurdio (não sei quanto custará a bateria nova, alguem me pode dizer já agora?) por uma bateria e depois descobrir que era de uma peçinha.
desculpem o testamento mas cá vai a pergunta:
há mal em andar com a mota com este problema?
poderá de repente (em andamento) a mota parar?
agradeço desde já toda a vossa ajuda.
afg:
Boa noite companheiro ,
Pela descrição da anomalia parece que o problema estará no regulador de voltagem ou eventualmente num mau contacto nos bornes da bateria , mas voto na primeira hipótese .
Pode efetuar um pequeno teste: com um multímetro meça a tensão da bateria com a moto desligada e deve medir entre os 12 a 12,5 V , em seguida coloque a moto a trabalhar, acelerando um pouco deverá medir no multímetro uma tensão aproximada de 14,4 V , que confirma o funcionamento correto do regulador de tensão . Caso não meça essa tensão , o regulador deverá estar danificado e deve ser substituído .
Espero ter ajudado um pouco, boas curvas
scooter_
namek247:
muito obrigado pela resposta.
já agora, sabem dizer-me os valores para o tal regulador de voltagem e também de uma bateria nova (só para eu ter uma ideia)?
e é facil "chegar" á bateria para medir esses valores?
é que não sou muito entendido na mecânica.
obrigado mais uma vez
Nuno Robin:
namek247
Podes ter aí um de dois problemas, tal como me aconteceu a mim. Bobine ou regulador de corrente. No meu caso foi a bobine (62.00 euros). Com a substituição desta tudo ficou resolvido. Após me começar a acontecer exactamente como a ti. Passado uns tempos a moto começou a desligar-se em andamento por segundos, retomando depois sozinha. E a dar erros no painel 02, 06 e 11.
Tem em atenção que poderás não ter que mudar a bateria! A avaria de uma destas peças, faz com que a bateria registe um descarregamento mais rápido que o normal. Ao substituir uma das peças em questão pede para carregarem a bateria.
Não é de todo fácil chegar a bateria. Mas também não é dificil precisas desmontar o báu por baixo do banco da DT, a bateria encontra-se atrás exactamente por trás do farol traseiro.
Bateria nova poderá ir de 37 euros a 46 euros.
Regulador de corrente a volta de 47 euros.
Companheiro consulta este tópico, tens aqui a lista de erros das DT.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26503.0.html
BOBINE:
REGULADOR DE CORRENTE:
namek247:
muito obrigado pelas (muito) completas respostas.
erros ela nunca me deu.
o meu maior medo é mesmo ela se desligar em andamento.
quando se te desligava em andamento, torna-se perigoso?
corro algum risco em ir andando assim com ela?
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