Autor Tópico: luz da bateria da kymco DT 125  (Lida 2409 vezes)

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Offline namek247

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luz da bateria da kymco DT 125
« em: 21 de Janeiro de 2016, 20:40 »
boas pessoal,
venho com uma duvida que me vem a "atormentar" cada vez que pego na mota e tenho de acender os médios (que agora acontece com muita regularidade):

passado algum tempo de ter os médios ligados, a luz vermelha da bateria acende e mantém-se acesa.
reparo que de vez em quando volta a apagar mas pouco tempos depois volta a acender.

reparei também que, se eu desligar os médios e colocar nos minimos, passado segundos a luz apaga e se eu mantiver só os minimos ligados ela não acende mas mal acendo novamente os médios, passado algum tempo volta a acender.

a mota não tem problemas no arranque nem vai abaixo mas, ainda na garantia, (ela tem perto de 30mil km e cerca de 3 anos) se eu liga-se a chave (sem a por a trabalhar) e liga-se as luzes, a luz da bateria acendia logo e quando ligava a mota, pouco tempo depois a luz da bateria apagava.
disseram-me lá na speedmaster que deveria ser porque eu ligava a mota com as luzes ligadas e não o deveria fazer.
depois de já ter tentado pesquisar em algumas páginas, encontrei pessoal a falar de problemas parecidos e falavam na possibilidade de ser do regulador.

eu não queria estar a dar um balurdio (não sei quanto custará a bateria nova, alguem me pode dizer já agora?) por uma bateria e depois descobrir que era de uma peçinha.


desculpem o testamento mas cá vai a pergunta:
há mal em andar com a mota com este problema?
poderá de repente (em andamento) a mota parar?

agradeço desde já toda a vossa ajuda.

Offline afg

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Re: luz da bateria da kymco DT 125
« Responder #1 em: 21 de Janeiro de 2016, 21:06 »
Boa noite companheiro ,

Pela descrição da anomalia parece que o problema estará no regulador de voltagem ou eventualmente num mau contacto nos bornes da bateria , mas voto na primeira hipótese .

Pode efetuar um pequeno teste: com um multímetro meça a tensão da bateria com a moto desligada e deve medir entre os 12 a 12,5 V , em seguida coloque a moto a trabalhar, acelerando um pouco deverá medir no multímetro uma tensão aproximada de 14,4 V ,  que confirma o funcionamento correto do regulador de tensão  . Caso não meça essa tensão , o regulador deverá estar danificado e deve ser substituído .

Espero ter ajudado um pouco, boas curvas
 scooter_
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Offline namek247

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Re: luz da bateria da kymco DT 125
« Responder #2 em: 25 de Janeiro de 2016, 10:23 »
muito obrigado pela resposta.
já agora, sabem dizer-me os valores para o tal regulador de voltagem e também de uma bateria nova (só para eu ter uma ideia)?

e é facil "chegar" á bateria para medir esses valores?
é que não sou muito entendido na mecânica.

obrigado mais uma vez

Nuno Robin

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Re: luz da bateria da kymco DT 125
« Responder #3 em: 28 de Janeiro de 2016, 10:17 »
namek247

Podes ter aí um de dois problemas, tal como me aconteceu a mim. Bobine ou regulador de corrente. No meu caso foi a bobine (62.00 euros). Com a substituição desta tudo ficou resolvido. Após me começar a acontecer exactamente como a ti. Passado uns tempos a moto começou a desligar-se em andamento por segundos, retomando depois sozinha. E a dar erros no painel 02, 06 e 11.

Tem em atenção que poderás não ter que  mudar a bateria! A avaria de uma destas peças, faz com que a bateria registe um descarregamento mais rápido que o normal. Ao substituir uma das peças em questão pede para carregarem a bateria.

Não é de todo fácil chegar a bateria. Mas também não é dificil precisas desmontar o báu por baixo do banco da DT, a bateria encontra-se atrás exactamente por trás do farol traseiro.

Bateria nova poderá ir de 37 euros a 46 euros.
Regulador de corrente a volta de 47 euros.

Companheiro consulta este tópico, tens aqui a lista de erros das DT.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26503.0.html

BOBINE:


REGULADOR DE CORRENTE:

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 10:31 por Nuno Robin »

Offline namek247

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Re: luz da bateria da kymco DT 125
« Responder #4 em: 28 de Janeiro de 2016, 18:11 »
muito obrigado pelas (muito) completas respostas.

erros ela nunca me deu.
o meu maior medo é mesmo ela se desligar em andamento.

quando se te desligava em andamento, torna-se perigoso?
corro algum risco em ir andando assim com ela?

Nuno Robin

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Re: luz da bateria da kymco DT 125
« Responder #5 em: 28 de Janeiro de 2016, 21:41 »
Se ainda não deu erros (numéricos no ecrã e piscadelas de luz do motor no conta rotações) mais cedo ou mais tarde vai dar. Não há qualquer perigo no facto de ela se desligar é um segundo depois ela retorna a marcha normalmente. Não convém andares com ela assim durante muito tempo, não é bom para o motor e outros componentes que não estão a receber a energia suficiente. A função do regulador de corrente elétrica é exactamente estabilizar a corrente alternada que vem da bateria. E distribuir corrente contínua aos componentes. O que te pode vir a acontecer é ficares efectivamente sem bateria, e depois seres obrigado a colocar uma nova. Deverias pensar seriamente em ir ao mecânico e ver se é mesmo o regulador. Eles ligam a dt ao aparelho de diagnóstico e detetam a avaria pela carga elétrica. A reparação não leva mais que 1 hora. Logo o valor seria de cerca 47 € da peça + mão de obra. Depois... poderás ter que colocar bateria, logo +/— 45 €! Segundo li em fóruns espanhois este problema está a acontecer com alguma frequência nas kymco downtown, xciting... a melhor forma que eles encontraram para resolver foi, em vez de porém um regulador 14 amperes estão a colocar reguladores originais kymco mas de 25 amperes. Que segundo dizem aumenta a intensidade de luz, faróis e instrumentos, possibilita arranque mais rápido a frio, e o regulador não aquece tanto, não correndo o risco de queimar. O que aconteceu com o teu, com o meu, com o do Odivelas...
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2016, 11:38 por Nuno Robin »

Nuno Robin

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Re: luz da bateria da kymco DT 125
« Responder #6 em: 29 de Janeiro de 2016, 11:37 »
Segundo o aparelho de diagnóstico KYMCO a avaria da minha DT é o regulador queimado (já era - foi a vida). Ligaram-me hoje da oficina para me darem o preço do regulador de corrente... 76 € + IVA o que dá um valor de 93.48 €  _pensador_.
O mau funcionamento desta peça ou não funcionamento, faz com que a bateria descarregue bem mais depressa, o que implica que para a DT funcionar correctamente irá buscar energia a bobine, provocando o esforço desta. Ou seja por consequência a bobine corre o risco de ir a vida também + 68 €. Incluído o desgaste rápido da bateria que caso fique nas lonas + 45 €.

Optei por colocar já de imediato o regulador de forma a evitar que as despesas cresçam.

Mas... Não o comprei na oficina, fiz pesquisas na web e encontrei o melhor preço 61.85 €. Na MerkaMoto em Sevilha. Com a vantagem que o regulador em portugal seria de 14 amperes e o espanhol é de 25 amperes, porque em espanha deixaram de ter os de 14 que queimavam mais depressa. Terça ou segunda está cá!

Deixo aqui o link para quem precisar:

https://www.merkamoto.es/reguladores/3758-regulador-kymco-superdink-125-300-ie-x-citing-300-500-people-125-250-300.html?search_query=kymco&results=106 
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2016, 11:38 por Nuno Robin »

Offline Nando428

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Re: luz da bateria da kymco DT 125
« Responder #7 em: 21 de Julho de 2018, 00:08 »
também tenho o mesmo problema com a minha kymco, esperava algum tempo pra expor esse problema mas já agora obrigado por informares e tentarei resolve lo com vossa ajuda!!
tenho bateria nova e de momento não da me quebra alguma .....somente essa luz vermelha que fica sempre ligada!!!Abraço
« Última modificação: 21 de Julho de 2018, 00:30 por Nando428 »

Offline Nando428

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Offline Nando428

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Re: luz da bateria da kymco DT 125
« Responder #9 em: 06 de Agosto de 2018, 20:59 »
Problema resolvido....mau contacto do banco que fazia acionar a luz vermelha do ecran !!!Abraço