Autor Tópico: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo  (Lida 31414 vezes)

nsbarros

  • Visitante
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #25 em: 22 de Janeiro de 2016, 00:17 »
Companheiros,


Iniciei este tópico com base numa notícia do Jornal de Negócios, pelo que referi apenas os pontos que considerei principais. A entrevista é um pouco mais extensa. Eu tenho uma cópia em pdf das duas páginas do jornal mas não descobri como anexá-la ao tópico.


Já agora acrescento que na entrevista é referido que nos Açores as inspeções às motas acima dos 250cc já estão em vigor há alguns anos. Algum companheiro dos Açores confirma? Se sim, poste aqui preços, critérios de inspeção, periodicidade, etc. ...

Offline klick307

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2013
  • Mensagens: 204
  • Localidade: Rana/Abrantes/Chaves
  • A Doninha já rola...
  • Marca: Peugeot
  • Modelo: Satelis 125 RS
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #26 em: 22 de Janeiro de 2016, 13:50 »
Por mero acaso, ontem em conversa com um responsável técnico duma rede de centros de inspeção, fui informado que os centros têm até Abril para se prepararem para o inicio das inspeções aos motociclos acima de 249cc. Não há, até ao momento, uma data concreta para o inicio das mesmas, mas a previsão será o 2º semestre de 2016 ou inicio de 2017. Claro que os motociclos 125cc andam na baila e não há certezas que não sejam também inspecionados logo que esta lei seja aprovada.
Aguardemos...

Outra curiosidade é o preço das inspeções: 15€ + IVA = 18,45€

Abraço e boas curvas....

Membro CPM 4833

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #27 em: 22 de Janeiro de 2016, 14:33 »
Por mero acaso, ontem em conversa com um responsável técnico duma rede de centros de inspeção, fui informado que os centros têm até Abril para se prepararem para o inicio das inspeções aos motociclos acima de 249cc. Não há, até ao momento, uma data concreta para o inicio das mesmas, mas a previsão será o 2º semestre de 2016 ou inicio de 2017. Claro que os motociclos 125cc andam na baila e não há certezas que não sejam também inspecionados logo que esta lei seja aprovada.
Aguardemos...

Outra curiosidade é o preço das inspeções: 15€ + IVA = 18,45€

Abraço e boas curvas....


Por acaso não questionaste em que é que irá consistir a inspecção?
Esse preço  _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_

Embora não ache descabido estas inpecções, sou levado a concordar, que será mais um lobby a funcionar.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline klick307

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2013
  • Mensagens: 204
  • Localidade: Rana/Abrantes/Chaves
  • A Doninha já rola...
  • Marca: Peugeot
  • Modelo: Satelis 125 RS
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #28 em: 22 de Janeiro de 2016, 14:43 »

Por acaso não questionaste em que é que irá consistir a inspecção?
Esse preço  _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_

Embora não ache descabido estas inpecções, sou levado a concordar, que será mais um lobby a funcionar.

Pelo que falamos, se´rão em tudo idênticas às dos carros: Iluminação, Gases, Suspensão, alteração das características(p.e. escapes, suportes de matriculas, espelhos retrovisores, piscas, etc)
Por acaso falei com ele sobre a iluminação led, ao que a resposta foi: se não for de origem.......

Vamos ver.

Abraço

Membro CPM 4833

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #29 em: 22 de Janeiro de 2016, 15:25 »
Sinceramente acho que as inspeções se deviam debruçar sobre as condições de segurança do veículo e não sobre a questão de ser de origem ou não. Se eu instalar uma iluminação mais eficiente e que não é exagerada (não encandeia os outros utentes da via), qual é o problema?
Também acho o valor elevado. No entanto, compreendo que é necessário pagar aos inspetores, água, luz das instalações, etc. Se vivêssemos numa democracia do norte da Europa, estes centros de inspeção eram do estado e os valores envolvidos certamente mais baratos... Mas os portugueses preferem o neo-liberalismo em vez da democracia social ;)  _lol_


Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #30 em: 22 de Janeiro de 2016, 15:30 »
Queres tu dizer, se não fossemos latinos....
O valor reflecte o custo de vida neste País, está ao nível de uma urgência hospitalar..... Só para o médico olhar para nós.

"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

madds

  • Visitante
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #31 em: 22 de Janeiro de 2016, 16:32 »
Pelo que falamos, se´rão em tudo idênticas às dos carros: Iluminação, Gases, Suspensão, alteração das características(p.e. escapes, suportes de matriculas, espelhos retrovisores, piscas, etc)
Por acaso falei com ele sobre a iluminação led, ao que a resposta foi: se não for de origem.......

Vamos ver.

Abraço

Também estive a indagar no centro de inspeções em frente ao meu trabalho e as máquinas que lá estão neste momento para as motas são para controlar gases e iluminação.
Mas o funcionário com quem falei diz que tão cedo não deve começar visto que ainda não há previsão para as formações específicas que eles vão receber para poder controlar todos
os pontos a serem revistos na altura do IPO.
O senhor com quem falei disse me que antes do final do verão ainda não iria estar implementado.
Vamos a ver! Se por um lado me custa pagar, por outro acho bem que haja um control! Se existem muitos de nós que cuidamos e mantemos as nossas máquinas o melhor que podemos,
outros há que não querem saber e andam em situação de perigo para eles e restantes utentes da via.

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #32 em: 22 de Janeiro de 2016, 17:16 »
Boas,
Um pequeno exercício! Pensem no seguinte....

Se não fosse obrigatório quanto dos motociclistas iriam ao centro de inspecções para verificar que a sua montada está em condições?
E agora pensem se fosse grátis e suportado pelo estado através dos nossos impostos?

E agora pensem também em que confiariam mais no centro de inspecções ou no vosso mecânico que faz as manutenções?

E se a obrigatoriedade ou certificação fosse feita nas oficinas certificadas para o efeito? Se calhar até incluído no custo das revisões?

Existem varias maneiras de sacar a pasta mas os lobby's não deixam e os políticos comem à mesma mesa e do mesmo tacho...
Aí de nós fazer algo diferentes dos mais supra sumos europeus, por cá somos todos burros claro! Comemos e calamos!

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #33 em: 22 de Janeiro de 2016, 17:18 »
 _convivio_ Olá boas

Estou de acordo  _pol_ _pol_ e nós a pagar

abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

TMaxer

  • Visitante
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #34 em: 22 de Janeiro de 2016, 18:58 »
Em principio sera algo semelhante em Espanha onde ja ha inspecoes (itv) para motos...


Na minha opiniao a CE deixou esta decisao para 2020 e a ser obrigatoria seria de acordo com os parametros Europeus  _pol_



A Espanha é muito complicado meter lampadas Leds ou fazer alterações para xenon... digo isto baseado no que leio nos foruns onde eles se queixam dos custos da homologacao no livrete  _pol_ _pol_


http://www.moto1pro.com/reportajes-motos/pasar-la-itv-inspeccion-de-motos-y-ciclomotores

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #35 em: 22 de Janeiro de 2016, 19:14 »
Boas,
Segundo as estatisticas os acidentes de mota provocados por má condição do motociclo sao uma infima parte das causas de acidentes........
Visto isto, é uma clara forma de extorquir dinheiro.

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #36 em: 22 de Janeiro de 2016, 19:20 »
O que será das milhares de motos com inúmeras alterações (que são bem mais típicas numa moto do que num carro) e que alimentam uma considerável indústria/mercado de acessórios?
Escapes, lâmpadas led, lasers led, pneus, suspensões, viseiras, crash-bars, espelhos, resguardos, guiadores, carenagens, manómetros e mil e uma outras coisas que muito gostamos alterar!
Ou andas stock ou...
E as inúmeras motos profundamente alteradas, frequentemente a custo elevado, sem possibilidade de aprovação? Com que valor de mercado nos usados ficam?
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #37 em: 22 de Janeiro de 2016, 19:24 »
Boas companheiros,

O centro de inspecções perto de mim já tem as instalações prontas desde o ano passado
para a inspecção de motas, foi aí que me apercebi que ia ser para breve essa lei a entrar
em vigor mais cedo do que previsto por muita gente.
Estou de acordo com esta inspecção derivado a quantidade de motas que nem deviam
andar a circular.

Boas curvas    scooter_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #38 em: 22 de Janeiro de 2016, 19:30 »
Por mero acaso, ontem em conversa com um responsável técnico duma rede de centros de inspeção, fui informado que os centros têm até Abril para se prepararem para o inicio das inspeções aos motociclos acima de 249cc. Não há, até ao momento, uma data concreta para o inicio das mesmas, mas a previsão será o 2º semestre de 2016 ou inicio de 2017. Claro que os motociclos 125cc andam na baila e não há certezas que não sejam também inspecionados logo que esta lei seja aprovada.
Aguardemos...

Outra curiosidade é o preço das inspeções: 15€ + IVA = 18,45€

Abraço e boas curvas....

Então...mas afinal vai ser para motociclos com +249cc e não para todas acima de 50cc?? O presidente da ANCIA que se decida..  ;D

Curiosamente essa situação já se comentava em meados do ano passado neste mesmo fórum:  http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,11839.msg90030860.html#msg90030860 (post do Jorge de Almeida, pag. 3).

Acredito que se venha a implementar a medida...acredito mesmo, tenha a mesma origem em necessidade de criar receita  :-X ou com objectivos mais puritanos e baseados na segurança dos utilizadores.  _pol_

Veremos quando se poderá obter resposta a:


- Que periodicidade passa a ser obrigatória na visita aos Centros de Inspecção??

- A partir de que idade começam a ir??? Nos mesmos intervalos dos automóveis...4, 6, 8...e depois todos os anos??

- Qual o tipo de inspeção que é feito e sobre o que é que incide??

- Os Centros de Inspeção estarão preparados e os funcionários terão formação para tal??

- A inspecção aos motociclos será feito em espaço próprio dentro dos Centros já existentes, ou haverá novas instalações destinadas ao efeito??

- Os acessórios, se homologados e conforme as especificações (sem adulteração), serão permitidos e garantem a aprovação??

- Etc...  :)
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2016, 19:36 por Sapiens21 »

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #39 em: 22 de Janeiro de 2016, 19:35 »
Boas,
Segundo as estatisticas os acidentes de mota provocados por má condição do motociclo sao uma infima parte das causas de acidentes........
Visto isto, é uma clara forma de extorquir dinheiro.

Certíssimo.
Não costumo ver motas perigosas, mas sim condutores perigosos.
E motas em mau estado ainda menos, pelo menos na minha região.
Existe uma diferença fundamental de um carro para uma mota. É o condutor da mota que geralmente paga com o corpinho as suas asneiras e as dos outros. E daí maior esmero na manutenção. Não tanto assim nos carros.
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #40 em: 22 de Janeiro de 2016, 23:17 »


Então...mas afinal vai ser para motociclos com +249cc e não para todas acima de 50cc?? O presidente da ANCIA que se decida..  ;D

Se depender da indústria até as bicicletas vão à inspeção :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline MRider

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 178
  • Localidade: Ilha da Madeira
  • Marca: Erider
  • Modelo: Thunder 9kw
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #41 em: 30 de Janeiro de 2016, 07:45 »
Eu acho muito bem que exista IPO para as motas.
Existe muitas por aí alteradas, desde a piscas minúsculos ou até mesmo ausentes até escapes que dói no ouvido quando passam por nós dentro de túneis.


E na minha opinião tudo o que tem motor para andar na estrada teria de ir ao IPO e pagar seguro.

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #42 em: 30 de Janeiro de 2016, 21:41 »
Eu acho muito bem que exista IPO para as motas.
Existe muitas por aí alteradas, desde a piscas minúsculos ou até mesmo ausentes até escapes que dói no ouvido quando passam por nós dentro de túneis.


E na minha opinião tudo o que tem motor para andar na estrada teria de ir ao IPO e pagar seguro.

Tal como os carros alterados essas vão passar ou porque os donos oferecem um biscoito ao menino certo no centro de inspeção ou porque no dia colocam o material de origem e depois voltam a colocar tudo alterado.

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #43 em: 01 de Fevereiro de 2016, 02:28 »
Tal como os carros alterados essas vão passar ou porque os donos oferecem um biscoito ao menino certo no centro de inspeção ou porque no dia colocam o material de origem e depois voltam a colocar tudo alterado.
Certíssimo
Bem se vê por todo o lado carros que não sei como passam na inspecção. Aliás, até sei. E andam por aí sem problemas.
O sistema vigente é pouco realista, não funciona correctamente.
As inspecções deviam ser mais apoiadas por um controlo apertado na via pública pelos agentes de segurança rodoviária...
Aliás, por mim, bastava isso. Equipas móveis bem preparadas para fiscalizações frequentes e aleatórias na via pública.
Temos as oficinas que sabem manter os veículos dentro das normas e afinal é essa a sua função e obrigação.
Temos de ser responsáveis e arcar com as responsabilidade se descurarmos o assunto.

O estado de direito exige que saibamos os nossos deveres e direitos, não admite como desculpa desconhecimento da lei. Portanto quem não cumpre é penalizado, certo?
Para terminar e tornando-me um pouco repetitivo (as desculpas pela minha irritação) reafirmo que este sistema nada mais é que um taxo.
Prometo que não comento mais... ;)
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

jonel

  • Visitante
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #44 em: 02 de Fevereiro de 2016, 13:50 »
Se estão tão preocupados com a segurança melhorem certos pavimentos, por exemplo Algarve, Lisboa pela Nacional existe bocados que é uma vergonha e bem perigosos para as 2 rodas.....Agora sim é mais uma maneirazinha de sacar milhões e mais uma porta aberta para a corrupção..

goncalo

  • Visitante
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #45 em: 02 de Fevereiro de 2016, 13:58 »
Frisando desde ja que nao tenho nada contra o pessoal das 50, porque tive uma lc, mas essas sim deviam ter inspeção pois a maior parte delas pouco de 50 tem. Abraços a todos

martinez

  • Visitante
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #46 em: 03 de Março de 2016, 17:17 »
Confesso que, depois de muito ler, não percebi se o tema são as IPO´s aos motociclos ou à questão da corrupção.
Corrupção existe em muitos organismos (quantos de nós também não somos um pouco "corruptos" todos os dias, em pequeninas coisas?). Não é só nos organismos do Estado. E atenção que o Estado somos todos nós. Muitos querem referir-se ao Governo e não ao Estado...

Eu não sou a favor nem contra. Sou apologista que as coisas devem estar bem feitas. Agora, sabemos que há malta que só lá vai com "regras e obrigações". Quantos de vós conhecem malta que, se o uso do capacete não fosse obrigatório, andariam na estrada sem ele? O mesmo se aplica ao cinto de segurança. Quanto andariam com os pneus a roçar nos arames? Quantos andariam sem piscas? Sem espelhos? Sem peseiras.... etc.

Se as IPO´s aos motociclos vierem melhorar o parque, porque não? A ideia que tudo se faz para sacar dinheiro à malta, faz-me um bocado confusão. A malta tem que perceber que, se queremos viver num país a sério, cenas como as IPO´s às motas têm que exisitir. Senão, vamos para qualquer país de 3º mundo, onde vale tudo.

Fica a minha ideia.
Martinez

João Borges

  • Visitante
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #47 em: 03 de Março de 2016, 23:31 »
Nao me parece mais do que uma forma de nos sacar mais euros!
Não sei em que estradas teem circulado alguns membros... Mas sempre que me cruzei com outros motociclistas ou scooteristas, as montadas estao sempre impecaveis... Que gajo é que vai para a estrada em 2 rodas com pneus carecas e sem travoes?
Claro que podem argumentar a ausencia de piscas, espelhos e escapes barulhentos... Mas estes problemas nao se resolvem com inspeccao... No dia de inspeccao metem a mota toda amaricada e no dia a seguir ja ta outra vez pronta para andar mais um ano sem piscas, sem espelhos e com escape barulhento.
Isto só se resolve com fiscalização... É os agentes da autoridade verem motas sem espelhos e piscas ou com escape barulhento... Encosta! Se as virem paradas, deixarem um "bilhetinho".
Nao so era mais barato para o povinho, como era mais eficaz para a seguranca do mesmo povinho.

Offline jfreitas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 500
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #48 em: 24 de Março de 2016, 17:15 »
a segurança acima de tudo, não me parece má ideia.






 _pt_ scooter_

Ccarvalho

  • Visitante
Todas as motas acima de 50cc devem ir à inspeção, a breve prazo
« Responder #49 em: 24 de Março de 2016, 18:25 »
Ontem levei o meu carro à inspeção, aproveitei e coloquei-lhes a questão sobre as inspeções aos motociclos. Disseram que ainda não sabem de nada, não tiveram formação sobre o tema nem o centro de inspeções se encontra preparado (Controlauto de Queluz). Sabem apenas que já há centros com as condições para fazerem inspeções a motociclos mas desconhecem quando é que se torna obrigatório. Nem sequer sabem a quê nem como se farão as inspeções.

E ainda ouvi a frase da praxe: "Já se fala disso há tantos anos..."  _martelada_ _martelada_
« Última modificação: 25 de Março de 2016, 09:59 por Ccarvalho »