JoseR, Excelente foto!!!
Opinioes sobre a Africa Twin???
Assim de forma rápida e após apenas 20 minutos de contacto fiquei favoravelmente impressionado com a nova AT.
A responsabilidade em a Honda conseguir criar uma maquina à altura da antiga AT 750 era enorme, e como já não estamos em 1990, o nível de oferta neste segmento é tao vasto e elevado, que estava com muita curiosidade sobre qual a formula que a Honda iria escolher para integrar a moto tanto no seu portfolio e num mercado tão concorrido.
Parada, não lhe falta presença. A decoração e as cores escolhidas relembram a original e se nos dermos ao trabalho de a olhar em detalhe existem muitos pormenores interessantes e que revelam uma boa qualidade de construção. Em termos de estética, a nova AT é mesmo uma moto muito apelativa... a prova disso foi que sempre que esteve parada no parque da Moto Diana não lhe "faltaram clientes", sendo muito frequentes as saídas para test drive.
Sentado nela, a posição é a típica de uma moto de aventura: posição direita e braços abertos pois apesar da moto ser muito estreita, o guiador é mais para o largito. Com 1,80 não tive qualquer dificuldade em controla-la a baixa velocidade pois a posição de condução (banco na posição mais baixa) permitia facilmente os 2 pes no chão. (para mim, escolheria o banco na posição superior)
Ainda parado houve 2 pormenores que apreciei bastante: a visão do ecrã dianteiro muito direito e ligeiramente mais afastado do que nas "aventuras" que já conduzi e o formato original mas muito apelativo (e completo e legível!) do quadrante da instrumentação.
Colocando a AT a trabalhar, fiquei logo agradavelmente surpreendido com a docilidade com que se movimenta. A embraiagem e caixa são muito fáceis de manusear e a moto responde de uma forma franca e direta ao acelerador.
O motor também acho que é novo e foi desenvolvido para esta maquina... tem uma sonoridade muito agradável e entusiasmante e é bastante suave, tanto ao nível de ausência de vibrações em toda a gama de regimes, como na forma suave como entrega a potencia.
Este motor empurra a AT de uma forma muito convincente, sendo bom em praticamente toda a amplitude de regimes. Não tem aquele tipo de potencia que assuste mas é mais do que suficiente para em pouca distancia ganhar velocidades já muito razoáveis (houve quem tivesse visto aparecer uns números para la dos 200 no conta-kilometros...).
Ainda e apenas no alcatrão, a AT é muito fácil de curvar e consegue ângulos bastante elevados sem grandes problemas ou apenas com grande intimidade (ou coragem) com o condutor. Os travões são potentes e equilibrados ao andamento que ela consegue imprimir, apenas achei que a suspensão da frente estava demasiado macia e quando lhe metia carga nas travagens, o seu deslocamento era demasiado elevado para a minha preferência pessoal. Sendo esta uma moto dual sports, penso que para terra será suposto ter mais curso e uma taragem de mola mais macia do que uma moto apenas que ande em alcatrão.
Ainda falando na suspensão, devo registar que apesar da frente "afundar" significativamente nunca senti a traseira a perder carga e que achei a capacidade de suspensão fabulosa pois por mais de uma situação passei por zonas com buracos a velocidades elevadas, tendo a suspensão isolado a moto perfeitamente.
Correndo o risco de me repetir mais uma vez, esta é uma maquina muito fácil de conduzir (e também de conduzir rapido)
, ela acede praticamente a quase todos os nossos caprichos, mesmo quando não lhe pedimos da melhor forma ou quando não somos dotados de capacidades de condução sobre-humanas
Por fim, tendo ficado com uma opinião muito positiva da AT e tendo gostado muito de a conduzir, falta-me descrever talvez aquela que é parte mais difícil que é a menos tangível: Não sou grande fã deste tipo de motos pois não tenho grande interesse em guiar off-road e prefiro ter uma maquina afinada e eficaz em alcatrão a ter que viver com um compromisso, mas não me importaria de ter uma AT como 2ª ou 3ª maquina pelo simples facto de que esta maquina é uma daquelas que tem o raro dom de dar um prazer e uma satisfação incrível de se conduzir.
Para mim, esta é uma digna sucessora da icónica Africa Twin
(a versão testada foi a de caixa manual sem electronica: Abs, tc, etc)