Autor Tópico: Consumos elevadíssimos.  (Lida 11381 vezes)

Offline Psmoa

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2016
  • Mensagens: 6
  • Localidade: Santo António dos Cavaleiros
  • Marca: Sym
  • Modelo: Gts 125 Evo
Consumos elevadíssimos.
« em: 13 de Janeiro de 2016, 19:36 »
Boas pessoal.
Já  conduzo motorizadas a alguns anos mas está é a minha primeira vez com uma maxiscooter .  E começo a ter algumas dúvidas se fiz uma boa compra.  Comprei a em segunda mão  é de 9/2011 tem 8000klm anda bastante bem e é bastante confortável e segura.  Mas os meus problemas prendem -se  com os consumos. Já atestei  duas vezes o depósito.  E as médias que estou a ter é de 4.6/4.7 em percursos da A5 para loures e ao contrário.  Bem como para ir a 100klm/hora vai no redline. Poderão ajudar com algumas sugestões do problema. Obg.

Paulo Andrade

Offline nunomt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 126
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #1 em: 13 de Janeiro de 2016, 20:33 »
Boa noite.

Eu também ando a controlar os consumos da minha GTS EVO, pois também esperava consumos na casa dos 3,5 l/100km mas na realidade é que ando pelos 4,3. Acho que isto deve-se a dois factores. O primeiro o meu peso, que com cerca de 130kg é como se andasse sempre com pendura  _Rolley_ e a seunda é precisamente o que mensionaste... É quue provavelmente quem faz muita autoestrada/via rápida e queira andar na casa dos 100km/h vai andar sempre no redline. Eu em recta a 80km/h ando nas 8000rpm, mas para chegar aos 95-100km/h já estou dentro do redline, o que me preocupa não só pelo consumo, mas também pelo esforço e desgaste do motor.

Alguns membros aqui no fórum têm referido e eu estou agora a contactar que com razão, que o motor 125cc acaba por ser um asubmotorização numa maxi, sobretudo para quem anda muito e em autoestrada.

Vou estar atento a este tópico pois creio que temos dúvidas em comum.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #2 em: 13 de Janeiro de 2016, 21:05 »
A média normal deveria de ser por volta dos 3.5. Mas se andares sempre no Red line. É bem provável que chegue a valores maiores.
Fizeste a manutenção dela?  Está tudo afinado?

Offline Psmoa

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2016
  • Mensagens: 6
  • Localidade: Santo António dos Cavaleiros
  • Marca: Sym
  • Modelo: Gts 125 Evo
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #3 em: 13 de Janeiro de 2016, 22:10 »
Quanto sei a moto tinha acabado de vir do mecânico, e tinha feito a revisão aos 6000klm mudanças de óleos e filtros de ar e óleo.
a única coisa que tem de diferente é o vaiador a Jcosta.
Mas para fazermos uma viagem de Cascais para Loures Na A5 temos mesmo de andar no ordem das 9000 RPM. De outra forma não chegamos ao destino, pelo menos não nas horas que deveríamos.  Claro que a minha vontade não é andar com ela no redline, pelo que fico com algum receio das consequências que isso trás para o motor tal e qual como diz o "nunomt".
Mas 4.6 é mesmo uma média muito elevada isso era o que a minha Fiat Doblo 1.9 JTD gastava.
Gostava de ter mais opiniões / experiência identificas á minha bem como se existe algum problema ou isto tudo é normal.

Paulo Andrade

Nunes

  • Visitante
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #4 em: 13 de Janeiro de 2016, 22:14 »
Esse consumo é cerca de um litro a mais do que gastava na minha, com andamento normal (90/100 km/h), embora a minha fosse de injeção.

Mas se andas sempre no red-line então o consumo deve ser esse até a mecânica aguentar...

As 125 não são indicadas para auto-estrada. Embora esse modelo em particular dê mais de 100 km/h. Deve ter a correia gasta o que é estranho numa scooter com 8 mil kms.

iurachor

  • Visitante
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #5 em: 13 de Janeiro de 2016, 22:18 »
Boas companheiros,
no que toca a consumos a minha "Symfina" desde sempre ou seja desde a aquisição com 0 km o consumo foi em nada a haver com o que a maioria dos Symianos relatam.Penso que apenas 1 vez ou outra que tive 3 e qualquer coisa , porque a norma é 4,2 ou 4,5 mas mesmo sempre, mesmo com revisões religiosamente a tempo e sem descurar algum pedido extra da "menina" ( que verdade seja dita pouco ou nada foi, até porque estou contentissimo com a máquina ), relativamente ao peso poderá ou não ter alguma relação ( com os meus simpáticos 100kg ), mas penso que não serão determinantes. Em suma , apesar de estar muito contente com "ela"  a verdade é que consegue "beber" mais do que eu , ( claro está para aquilo que anda - 120 kmh ).
Fica aqui apenas o meu compreedimento quanto a este tópico.
Boas curvas. _convivio_ _convivio_ scooter_

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #6 em: 13 de Janeiro de 2016, 22:37 »
Na minha antiga GTS e eu nunca fui nem perto um campeão dos consumos, mas a minha rondava no máximo 3,6/3,7 , será que estão a fazer as contas correctamente?
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #7 em: 13 de Janeiro de 2016, 22:45 »
A média geral da minha GTS evo é de 3,45 lt/100 km. Não tenho uma condução muito agressiva, normalmente ando pelas 8000/8500 rpm.
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Marco46

  • Visitante
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #8 em: 13 de Janeiro de 2016, 22:51 »


O que ela esta a precisar é de ir a um mecanico ver qual a razao. Pelo que indicas tens ai desgaste de material.  _pensador_

Offline tma254763

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 203
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S 750
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #9 em: 13 de Janeiro de 2016, 23:19 »
Boas pessoal.
Já  conduzo motorizadas a alguns anos mas está é a minha primeira vez com uma maxiscooter .  E começo a ter algumas dúvidas se fiz uma boa compra.  Comprei a em segunda mão  é de 9/2011 tem 8000klm anda bastante bem e é bastante confortável e segura.  Mas os meus problemas prendem -se  com os consumos. Já atestei  duas vezes o depósito.  E as médias que estou a ter é de 4.6/4.7 em percursos da A5 para loures e ao contrário.  Bem como para ir a 100klm/hora vai no redline. Poderão ajudar com algumas sugestões do problema. Obg.
Boas

O que eu te aconselho e tentares averiguar a causa desse consumo que não e normal se bem que de inverno o consumo tende em aumentar, bem perto aqui de nós esta a JPM na Povoa vai falar com o Veríssimo (mecânico) e é parceiro do CPM  3.9/4.1 esta a fazer a minha e é uma 750cc qualquer coisa manda PM que a gente encontra-se aqui no Conventinho

Boas curvas
Kymco DOWNTOWN 300i ABS
Honda Silver Wing 400 cc

Honda Integra S 750

jpgjpg

  • Visitante
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #10 em: 14 de Janeiro de 2016, 10:07 »
Boas!
Tive uma GTS 125 evo i, ou seja, o modelo de injecção e fazia muita cidade. Tinha consumos sempre perto dos 4l/100.

4,6l/ 100 parece elevado, se bem que andar sempre na red line vai:
 .aumentar consumos
 .reduzir longevidade do motor

Eu subi de cilindrada para a 300. Rodo entre os 100 - 120 e tenho consumos na ordem dos 3,8 - 4,0.
E nem ando perto da redline...

Mecanico com ela...

marzvolta

  • Visitante
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #11 em: 14 de Janeiro de 2016, 10:12 »
Tenho uma GTS EVO, de carburador, e os consumos destes meses desde que a comprei estão na assinatura.
(UPS, já não estão, está aqui o registo: )

Rondam os 3.5-3.6l/100
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2016, 10:13 por marzvolta »

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #12 em: 14 de Janeiro de 2016, 17:44 »
Consumos de 4,5 na gts evo são elevadíssimos.
Passei 2 anos a fazer o percurso loures / porto salvo (IC17 e A5) e as médias sempre foram 3,5. De vez em quando vou de fim de semana com a pendura e com a maxi carregada e os consumos mantêm-se nos 3,5

Parece-me que anda a faltar aí uma afinação algures. Talvez no carburador ou válvulas

Rodrigues

  • Visitante
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #13 em: 14 de Janeiro de 2016, 19:18 »
Com apenas 8000 kms já entra no red line a 100, das duas uma, ou mexeram no conta Kms ou a Scooter teve uso intensivo com muitos arranques bruscos para desgastar a correia dessa maneira.

O consumo elevado poderá ser disso, as rotações andam muito acima do normal para determinada velocidade.

A minha anterior Sym gts apesar de ser a injeção e andar normalmente entre 2,6 e 2.8 quando a correia começava a dar sinal de desgaste o consumo aumentava mas só por volta dos 18000 kms.

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #14 em: 14 de Janeiro de 2016, 20:02 »
Meu caro, nada como levar a uma oficina. Faz uma revisão geral à máquina.
Tal como nos carros, uma scooter usada é uma caixa fechada. Não sabemos o que lá está dentro e por isso convém fazer uma revisão completa.
Se ela entra no redline aos 100km hora poderá estar com uma correia ou rolamentos com medidas erradas. Como ainda não chegou aos 12000km (altura em que se muda a correia) talvez seja rolamentos.
Quem sabe se o antigo dono não trocou os rolamentos originais a pensar que ia ganhar qualquer coisa e acabou a fazer asneira.
Se esteve parada muito tempo também pode precisar de algumas afirmações, elas foram feitas para andar e não para estar paradas.

Ela estará com algum problema sem dúvida, mas não desesperes, a mecânica destas meninas é simples e uma ida à oficina e ela fica como nova

Vince On Wheels

  • Visitante
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #15 em: 14 de Janeiro de 2016, 21:06 »
Com apenas 8000 kms já entra no red line a 100, das duas uma, ou mexeram no conta Kms ou a Scooter teve uso intensivo com muitos arranques bruscos para desgastar a correia dessa maneira.

O consumo elevado poderá ser disso, as rotações andam muito acima do normal para determinada velocidade.

A minha anterior Sym gts apesar de ser a injeção e andar normalmente entre 2,6 e 2.8 quando a correia começava a dar sinal de desgaste o consumo aumentava mas só por volta dos 18000 kms.
Como já foi dito esses consumos são um pouco elevados, mesmo fazendo muita AE.
A minha é uma evo a carburador e a media geral destes quase 11 mil km é de 3.7.
Vou todos os dias para lx via 25 abril e faço o percurso pela nacional de coina e a2.
Quanto ás rotação a minha esta igual. Ao red line vai a 100km/h...e ja está assim desde os 8 mil. Desde nova já perdeu 10km/h de velocidade de ponta (corta aos 105)

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk


Offline Psmoa

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2016
  • Mensagens: 6
  • Localidade: Santo António dos Cavaleiros
  • Marca: Sym
  • Modelo: Gts 125 Evo
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #16 em: 14 de Janeiro de 2016, 21:25 »
Boa noite a todos.
Antes de mais o meu muito obrigado por todos os pontos de vistas e sugestões.
Mas como muitos disseram e bem, o melhor é mesmo leva-la a um mecânico.
Como referiu o "Marcio_S" moto em segunda mão é uma caixa fechada nunca se sabe ao certo o que compramos o tipo de tratamento que levou, de aparência está nova quase saída de loja, agora de afinações e motor isso é outra conversa.
Assim que tiver um feedback do mecânico , conto as novidades.

Já agora, alguém sabem de algum mecânico de confiança para a zona de loures.  _martelada_

Paulo Andrade

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #17 em: 15 de Janeiro de 2016, 10:40 »
Pelos relatos, parece que mexeram no kit transmissão, variador, roletes, eventualmente embraiagem e correia, etc... E agora está ajustada para mais força nos arranques em detrimento da velocidade de ponta. Por isso anda sempre no red line. E os consumos mais elevados.

Se autoestrada e velocidade de ponta é o mais importante deve ser ajustada exactamente para o contrário. Ou seja penalizar um pouco os arranques e que o motor não ande sempre no red line para andas mais depressa e reduzir o desgaste mecânico. Não esquecer que estes motores das 125cc estão melhor preparados para andar sempre lá em cima do que os motores de CC mais elevados.

Contínuo a dizer que andar de duas rodas no que respeita aos consumos não é barato e só em algumas situações compensa, em geral não!
No resto que é mais importante não tem comparação... Duas rodas sai sempre a ganhar!

Boas curvas

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2016, 10:42 por cross »

bitolas

  • Visitante
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #18 em: 15 de Janeiro de 2016, 11:52 »
Quase de certeza que isso é já desgaste, principalmente dos roletos... A minha também veio para mim com esses quilometros, e também só dava 100 a cortar. Roletos novos, e vai às 8000 para ir a 100, logo vai gastar menos e esforçar muito menos.
Tive de levar a minha ao médico, e trocar já a cambota, que estava com grande folga (40000km), pois andava com Variador Malossi, que dá mto arranque, ponta, e gasta um pouco mais (3.5 litros/100). Agora tudo reapertado, sem o Malossi, está a fazer média de 3 litros...

Portanto, talvez mudando correia e principalmente os roletos, vai deixar de andar no Redline, e vais gastar menos gota...

Offline Psmoa

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2016
  • Mensagens: 6
  • Localidade: Santo António dos Cavaleiros
  • Marca: Sym
  • Modelo: Gts 125 Evo
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #19 em: 27 de Janeiro de 2016, 20:13 »
Boa tarde pessoal. 
Após muita ponderação e análise, decidi por as mãos na massa.  Como autodidacta que sou e como sempre fui eu que fiz as manutenções dos meus carros,  achei que nao seria um motor 125cc que iria me assustar.  Conclusão coloquei uma vela NGK IRIDIUM,  mudei o óleo,  filtro de ar e ajustei o carburador pois estava quase estrangulado sem ar suficiente para fazer uma boa mistura. E neste momento parece outra,  consumos de 3.7 a 3.9. Que ao que parece normal por ter um variador JCOSTA logo consone um pouco mais.  Mas não se  compara...  Tudo muito mais SMOOTH.  Obrigado a todos pelas sugestões. Vou colocar depois um post do manual da mecânica da SYM 125.  Tem tudo parafuso por parafuso.  scooter_

Paulo Andrade

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #20 em: 28 de Janeiro de 2016, 13:39 »
Ora aí está algo que procurei muito e ainda não tinha encontrado. Será uma excelente partilha companheiro.

Ainda bem que a máquina já consome menos. Sem dúvida que quando são bem tratadas retribuem :)

Offline nunomt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 126
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #21 em: 28 de Janeiro de 2016, 13:59 »
Boas.

Eu que também estava preocupado com a minha nete momento já estou mais descansado. A minha também foi comprada em segunda mão e a particular também inicialmente me deu consumos pelos 4,3.

Ela tinha estado bastante tempo parada, embora tenham mudado o óleo no dia antes de ma terem entregue.

Nos últimos 3 depósitos a média tem vindo sempre a descer e noto-a mais solta no andar. Continuo a não conseguir atingir os 110km/h, mas às 9000rpm mesmo no redline vai a 100km/h e os consumos baixaram para 3,8.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #22 em: 28 de Janeiro de 2016, 14:12 »
Boa tarde pessoal. 
Após muita ponderação e análise, decidi por as mãos na massa.  Como autodidacta que sou e como sempre fui eu que fiz as manutenções dos meus carros,  achei que nao seria um motor 125cc que iria me assustar.  Conclusão coloquei uma vela NGK IRIDIUM,  mudei o óleo,  filtro de ar e ajustei o carburador pois estava quase estrangulado sem ar suficiente para fazer uma boa mistura. E neste momento parece outra,  consumos de 3.7 a 3.9. Que ao que parece normal por ter um variador JCOSTA logo consone um pouco mais.  Mas não se  compara...  Tudo muito mais SMOOTH.  Obrigado a todos pelas sugestões. Vou colocar depois um post do manual da mecânica da SYM 125.  Tem tudo parafuso por parafuso.  scooter_

É assim mesmo  _pol_

Também era eu que fazia a manutenção da minha Sym gts, desta forma sabia o que levava.

O filtro de ar é um elemento deveras muito esquecido por quem circula muito em cidade e no meio do trânsito parado que deitam mais fumarada, eu apesar de ser mais estradista mudava sempre a cada 10.000 kms e não passava dos 2,8.

Os 13 € ( já não me lembro quanto era ) que poderá custar vai repor na carteira em combustível.

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #23 em: 28 de Janeiro de 2016, 15:17 »
É assim mesmo  _pol_

Também era eu que fazia a manutenção da minha Sym gts, desta forma sabia o que levava.

O filtro de ar é um elemento deveras muito esquecido por quem circula muito em cidade e no meio do trânsito parado que deitam mais fumarada, eu apesar de ser mais estradista mudava sempre a cada 10.000 kms e não passava dos 2,8.

Os 13 € ( já não me lembro quanto era ) que poderá custar vai repor na carteira em combustível.
Esses 2,8 é na versão de injeção eletrónica certo? É que se for na de carburador é um feito e pêras :)

Rodrigues

  • Visitante
Re: Consumos elevadíssimos.
« Responder #24 em: 28 de Janeiro de 2016, 15:20 »
Esses 2,8 é na versão de injeção eletrónica certo? É que se for na de carburador é um feito e pêras :)

Sim, era na versão injeção, as de carburador gastam mais.