Autor Tópico: Como lidam com a chuva?  (Lida 12050 vezes)

Offline nunomt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 126
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125
Como lidam com a chuva?
« em: 06 de Janeiro de 2016, 23:43 »
Eu sei que muito se tem falado sobre a chuva noutros tópicos, mas acho que em nenhum deles perguntado desta maneira....

Como lidam com a chuva os companheiros scootards? Nomeadamente ao nível de protecção e cuidados na estrada.

A minha estratégia vai ser a seguinte (digo vai porque isto de duas rodas é novo para mim... e estou a preparar-me):
Casaco Caparica peles supostamente impermeável - já testei no outro dia sob chuva pouco intensa e tocada a vento e aguentou.
Poncho da Decathlon para vestir por cima do casaco, para deflectir alguma da àgua da chuva evitando que o casaco ensope muito - ainda não testado
Calças impermeáveis da Decathlon para vestir por cima das calças normais - testado e aguentou bem. Tem umas aberturas de lado que me preocupam, pois prevejo ser o primeiro local de entrada da àgua quando estiver a chover a sério. Espero que o poncho cubra esta parte.... a ver vamos. São fáceis de vestir e também protegem razoavelmente do vento e frio.
Botas: uso umas botas "normais" tipo tennis bota em pele, com sola vulcanizada e aparentemente completamente à prova de àgua. Para dias de vendaval planeo usar umas botas de cano alto que comprei a alguns anos para a pesca que não deixa entrar nada e são confortáveis.

As minhas preocupações:
-Sobretudo preocupa-me a zona entre o pescoço e o capacete. O capacete encosta ao blusão, mas como  vento e com os movimentos da cabeça é inevitável que entre alguma àgua por aqui penso eu... Usam alguma coisa para esta zona? Rezam? :)
- Luvas - tenho umas Wear&Ride (não sei que modelo) que me custaram 35€ na Motex no Feijó. Supostamente impermeáveis. São bastante quentes a seco, nunca senti as mãos frias... Até estas apanharem chuva. Não senti a àgua a passar, mas notei que absorveram alguma àgua. Quando regressei à mota e as calcei senti-as húmidas, não molhadas, mas sobretudo senti as mãos frias durante um bom bocado... Será melhor ter um par suplente e usar umas para a ida e outras para a vinda para casa?
- Capacete: O pinlock no bordo inferior por vezes não fica ermeticamente fechado, e deixa entrar vapor que se vai condensado  s eestiver a chover ou muita humidade... Pelo que li todo o pinlock deveria ficar hermeticamente fechado e em contacto com a viseira. Pelo que li dá para regular mas ainda nao vi como.

Em relação às entradas de ar do capacete... assim que começa a chover fecham-nas?

Algum troque ou dica que queiram partilhar?

Abraço e boas curvas.


Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #1 em: 07 de Janeiro de 2016, 09:34 »


Em relação às entradas de ar do capacete... assim que começa a chover fecham-nas?



Boa questão..... nunca tinha pensado a fundo nela.

Eu por acaso faço o contrário, com chuva deixo as entradas de ar, na minha forma de pensar para que o ar (quente) que está dentro do capacete se misture o mais possível com o ar que está fora (frio) para que fique o mais homogêneo possível e reduza o embaciamento....

Estou a pensar mal?


Sent from my iPhone using Tapatalk
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #2 em: 07 de Janeiro de 2016, 09:42 »
Boas,

Da minha experiência tudo depende do capacete...

Caberg - Podes deixar como quiseres... em tiradas de mais de 300km debaixo de chuva intensa nunca me deixou ficar mal.

HJC é uma maravilha no Verão... agora com chuva acho que a água até passa por onde não tem entradas :P aquilo parece uma esponja ao fim de meia dúzia de km... é agua por todos os lados a escorrer dentro do capacete  _lol_

Abraço

tparracho

  • Visitante
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #3 em: 07 de Janeiro de 2016, 10:05 »
O Poncho é daqueles largos que vai a esvoaçar? Se for, então aconselho-te a comprares um casaco impermeável (daqueles sem forro térmico) um tamanho acima do teu, para que o consigas vestir por cima do casaco de mota. Na Decathlon tens muita escolha.

Relativamente a calças, eu tb utilizo umas da Decathlon, mas utilizo as da secção de vela, pois são extramemente resistentes e as únicas até agora que são verdadeiramente impermeáveis nas costuras na zona das virilhas. Já as utilizo à dois anos, visto-as muitas vezes com os ténis calçados e a membrana impermeável continua intacta.

Quanto às luvas, sim aconselho-te a teres outro par, para quando as que utilizas regularmente estiverem demasiado molhadas. É o que eu faço.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #4 em: 07 de Janeiro de 2016, 10:32 »
Raramente ando á chuva de mota por opção, não é que não goste ( detesto ) mas será que mesmo assim posso dar aqui uma sugestão ?

Em relação ás luvas porque não usar umas luvas de latex um número acima daquelas de lavar a loiça por cima das luvas de pele ?

Já experimentei para o frio e mantém as mãos quentes mesmo só com as luvas de inverno da Bike.

Será uma ideia disparatada ?

« Última modificação: 07 de Janeiro de 2016, 10:34 por Rodrigues »

Wilaxxx

  • Visitante
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #5 em: 07 de Janeiro de 2016, 10:46 »
Eu para o pescoço uso uma 'luva' da berg, passa no meu DB que tenho lá fotos.

As luvas estava seriamente a pensar em comprar isto:
http://www.motovest.com/loja/Sobre-Luvas-Impermeaveis-Bering.html
@Rodrigues essas luvas da loiça faz o mesmo efeito que estas, até devem ser mais aderentes, a minha duvida é se são largas o suficiente para meter por dentro as luvas de inverno.

Em relação a calças tenho umas que comprei a uns anos impermeáveis(para vestir por cima das normais) mas a membrana começou a rasgar na zona da virilha e com muita chuva fico com as calças todas molhadas, ou seja lá vou eu ter de passar na decatlon na zona de vela, já agora compro logo tambem um casaco impermeavél para vestir por cima do da mota.

Agora não nos podemos esquecer da forma como conduzi-mos a chuva, reduzir a velocidade, tentar evitar marcações na estrada e travagens e acelaraçoes bruscas.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #6 em: 07 de Janeiro de 2016, 10:55 »
As luvas de latex moldam-se á luva permitindo melhor o manuseamento dos botões.

Claro que terá de ser com uma luvas de pele ou malha mais finas

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #7 em: 07 de Janeiro de 2016, 11:05 »
O capacete deve ser estanque e com pin lock, senão ficas embaciado, há muita oferta, dentro de preços baixos o Caberg Duke é impecável e com pinlock fica pelos 180€.
Entre o capacete e o blusão fica uma área aberta, para calor tens opções na decathlon de meia dúzia de euros ou menos, ou juntando tudo recomendo a balaclava porque impede a entrada de água porque vem de dentro do capacete. Não conheço modelos destes impermeáveis, mas alguns de tecido tipo licra deixam passar pouca água e secam depressa, recomendo dois, um para ir e outro para voltar. Podes comprar também no ebay mas não sei se compensa, ou no Lidl quando há.
Luvas, as boas não deixam entrar água, mas podem ensopar, recomendo sempre dois pares, um para ir e outro para voltar, podem demorar mais a secar. Estou a ensaiar um produto impermeabilizante (o meu
é do Lidl, mas penso que existe também na Norauto) numas luvas baratas do ebay, tem corrido bem, mas falta ver em piores condições.
Tronco, usa o que quiseres, mas convém que seja justo porque na viagem faz efeito vela e não vais querer uma vela a levar a scooter para onde não queres :). O casaco motard deve ser impermeável.
Calças impermeáveis da Decathlon é um must ( ou de outra marca qualquer :) )
Botas devem ser protectoras dos tornozelos (não te esqueças que em chuva a probabilidade de cair é maior) e, fundamentalmente, terem boa aderência ao piso ( são as outras duas rodas da scooter)
E acima de tudo, para conduzir à chuva, usar o mais importante instrumento de protecção que tens - o bom senso. :)

...E acho que já escrevi demais, sorry  _anjo_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

guiZmo

  • Visitante
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #8 em: 07 de Janeiro de 2016, 12:29 »
Gasto disto...


Tenho isto:

http://www.decathlon.pt/calcas-imper-raincoastal-homem-id_8330268.html
http://www.decathlon.pt/casaco-raincut-fecho-homem-az-id_8207363.html (comprei o L para vestir sobre o casaco da mota (visto o XL de casaco de mota da caparica peles)

E recentemente comprei isto para usar debaixo da roupa toda:
http://www.decathlon.pt/calcas-corrida-ekiden-warm-h-id_8280370.html

Calçado tenho estas botas que comprei para paintball no inverno, mas ainda não calhou usar pq as botas tipo timberland não me cabem na barriga, e dá trabalho xD
http://www.decathlon.pt/calcado-arpenaz-100-mid-id_8221897.html

JViegas

  • Visitante
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #9 em: 07 de Janeiro de 2016, 13:54 »
Olá companheiro.
Da minha pequena experiência e porque ando todos os dias, ouve equipamento que fui adquirindo gradualmente e outro que foi substituído (poderás acompanhar lendo o meu DB).
Resumidamente e para as questões que apontas:

1 – Se o blusão mete água e caso a garantia do mesmo tenha acabado, podes colocar spray impermeabilizante. Comprei uma embalagem no sábado passado no Decatlhon e posso dizer que resulta. Tenho estado em testes esta semana e já apanhei valentes chuvadas e o mesmo não meteu água.
ATENÇÃO: Recomendo a colocação deste produto ao ar livre.

2 – Evita material largo pois faz de vela, enfola e perdes calor corporal. Será que a opção do poncho será viável? Testa.

3 – Luvas: tenho 4 pares (novamente podes ler nas ultimas paginas do meu DB) mas estou em vias de adquirir umas de Goro Tex, pois sofro muito com o frio. No entanto este fim-de-semana irei adquirir mais um spray impermeabilizante no Decatlhon para colocar nas minhas luvas “principais” e em outras botas que tenho;

4 – Para o pescoço uso uma gola e um lenço. O lenço chega molhado a casa, mas como é muito fino, seca num instante, quando a chuva não foi muito forte. Em caso de chuvada tenho sempre uma gola/lenço suplente. Nunca circulo sem nada no pescoço, pois sou propício em ter dores de garganta facilmente;

5 – Calçado: comprei o mês passado umas botas na Decatlhon e que são destinadas à neve. São impermeáveis e principalmente não escorregam em piso molhado. Não tenho por hábito conduzir com ténis ou sapatos.

odivelas

  • Visitante
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #10 em: 07 de Janeiro de 2016, 15:02 »
Boas,
Ora isto da chuva e roupa é ao gosto do freguês... lolol
Eu como gosto de andar quentinho o que uso diariamente é:
- Casaco de mota by Caparica Peles
- Calças térmicas thinsulate do LIDL
http://i00.i.aliimg.com/wsphoto/v1/1926471146_1/De-Promo%C3%A7%C3%A3o-Crivit-cal%C3%A7as-sml-xl-4-cores-imperme%C3%A1vel-esqui-e-snowboard-snowboard-cal%C3%A7a-Cal%C3%A7a-de.jpg
- Luvas Kevlar do LIDL
https://lh5.googleusercontent.com/-HiGwZ8P0rc4/Usjx35zovHI/AAAAAAAAMMo/CB8hXWJbeIc/w729-h547-no/Luvas_inverno_lidl.jpg
- Balaclava ou gola (SEMPRE)

E como ando TODOS os dias, ou seja com chuva ainda meto isto por cima:
- Calças Impermeáveis Bering
http://www.motovest.com/loja/Calcas-impermeaveis-bering.html
- Casaco Impermeável Storm II
http://www.motovest.com/loja/Casaco-Impermeavel-stormii.html

E para os pes costumava usar o "preservativo" eheheheh mas hoje adquiri isto:
http://www.decathlon.pt/botas-arpenaz-50-warm-wtp-h-id_8344304.html

Ahhhhhhh e alem disto as vezes por baixo do casaco normal ainda uso um casaco fino mas polar.
Como o Companheiro JViegas mencionou, eu também uso o spray impermeabilizante em TUDO!

Pronto, é isto lolol chego ao trabalho e quase que pareço um chouriço mas tou SECO e super quente!

Cumps,
Odivelas
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2016, 15:03 por odivelas »

Wilaxxx

  • Visitante
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #11 em: 07 de Janeiro de 2016, 15:32 »

Pronto, é isto lolol chego ao trabalho e quase que pareço um chouriço mas tou SECO e super quente!

hahahah o que eu me ri com esta frase :P  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #12 em: 07 de Janeiro de 2016, 15:46 »
No meu caso, que também ando todos os dias, uso o seguinte:
- Blusão Bering impermeável, já lhe dei com o spray impermeabilizante só para reforço e resulta. Como diz o companheiro JViegas, é melhor usar o spray ao ar livre, aquilo cheira mal que se farta.
- 2 pares de luvas impermeáveis, também já levaram com o spray e não se molham nem ensopam;
- Calças impermeáveis de caminhada da Decathlon, por € 10,00 são as melhores que encontrei;
- Botas de cano alto impermeáveis, não são de mota mas fazem o seu trabalho. Nunca encontrei "preservativo" com tamanho suficiente, é o que dá calçar o 46...!
- No pescoço uso sempre um Buff, se estiver frio uso uma gola em polar da Decahlon por cima do Buff.

em relação às entradas de ar do capacete, costumo fechar a central do meu AGV K5 mas deixo as laterais do topo e a da queixeira abertas, gosto de renovar o ar dentro do capacete.

tparracho

  • Visitante
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #13 em: 07 de Janeiro de 2016, 16:44 »
Também uso as entradas de ar do meu capacete abertas, só se estiver um frio de rachar é que fecho as de cima.

O meu também tem pinlock e o mesmo está devidamente isolado de forma a funcionar corretamente. Se queres perceber como o ajustar, podes ver estas instruções (vê a figura D) http://www.pinlock.nl/motor/original-5/

Vou tentar explicar mais ou menos: A viseira tem dois parafusos um de cada lado. Por norma, do lado de dentro tens uma peça plástica no formato semelhante a um [, sendo que a posição mais larga é a que tem o [ da esquerda e o da direita ] nestas posições. A viseira pinlock é encaixada entre estes dois []. Se rodares essas peças com uma chave de parafusos de forma a ficarem ][, ficas com o ajuste mais apertado, pressionando mais a viseira pinlock contra a viseira do capacete, fazendo com que este fique hermeticamente isolado.

É uma questão de ires experimentando qual a posição dessas peças que faz com que as borrachinhas em volta da viseira pinlock fiquem esborrachadas contra a viseira do capacete.

Espero ter conseguido explicar de forma perceptível  _pensador_

Offline nunomt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 126
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #14 em: 10 de Janeiro de 2016, 23:39 »
O Poncho é daqueles largos que vai a esvoaçar? Se for, então aconselho-te a comprares um casaco impermeável (daqueles sem forro térmico) um tamanho acima do teu, para que o consigas vestir por cima do casaco de mota. Na Decathlon tens muita escolha.

Relativamente a calças, eu tb utilizo umas da Decathlon, mas utilizo as da secção de vela, pois são extramemente resistentes e as únicas até agora que são verdadeiramente impermeáveis nas costuras na zona das virilhas. Já as utilizo à dois anos, visto-as muitas vezes com os ténis calçados e a membrana impermeável continua intacta.

Quanto às luvas, sim aconselho-te a teres outro par, para quando as que utilizas regularmente estiverem demasiado molhadas. É o que eu faço.

O Poncho de facto é largo (também eu) mas não faz muito de "vela". Já o testei e aguentou-se bem. Estava até com medo, pois a parte da frente junta com a de trás com umas molas e tinha medo que abrisse e ficasse tipo super homem com aquilo só preso no pescoço a esvoaçar. Mas não, correu bem. Como é comprido sentei-me nele e prendi uma parte assim.

Uma grande tolice minha foi colocar o capucho na cabeça e colocar o capacete em cima. Grande estupidez. Assim a única saída da transpiração era mesmo a zona da cara e nem com pinlock evitou um grande embaciamento da viseira.  :-[ A não repetir.... Próxima etapa neste setup: cortar o capuz fora.

Também percebi na sexta feira que preciso de um par de luvas suplentes. Até agora as minhas permanecem impermeáveis, mas ensopam um bocado e quando volto para a mota estão húmidas e frias...

xdryfus

  • Visitante
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #15 em: 21 de Agosto de 2018, 18:25 »
Meus caros, vou puxar esse tópico das profundezas para evitar abrir um novo!

Eu estou entrando no mundo das scooters agora, mas já ando super preocupado com a chuva, por carolice minha, preciso mesmo de perguntar isso:

Como lidam com a roupa molhada? Digo, os impermeáveis e afins, vocês sacodem eles para tirar o excesso de água e voltam a guardar no banco? Coloco isso na questão casa>trabalho, em que a mota fica parada até voltarem a pegar nela, sei que o banco em si não tem furos, então se entrar água ali só com auxílio de um pano que se vai secar, o impermeável fica em um saco plástico? Levam consigo e deixam a secar no trabalho?

Sei que tudo é uma questão de prática, mas admito que isso está a me fazer alguma confusão    :-\!

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #16 em: 21 de Agosto de 2018, 22:10 »
Se está molhado não deixo debaixo do banco.
Pessoalmente acho que não ha nada pior do que ao fim de um dia de trabalho ter de vestir o equipamento que ficou molhado de manha.
Levo-o comigo e penduro o casaco numa cadeira ou num cabide, de preferencia perto de um ar condicionado/desumidificador.
Mesmo que não seque completamente é melhor que nada.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Mouratti

  • Visitante
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #17 em: 21 de Agosto de 2018, 23:16 »
Sim não há nada pior que aquele cheiro "mal seco" molhado sempre apanhar ar.

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk


JViegas

  • Visitante
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #18 em: 22 de Agosto de 2018, 10:01 »
Meus caros, vou puxar esse tópico das profundezas para evitar abrir um novo!

Eu estou entrando no mundo das scooters agora, mas já ando super preocupado com a chuva, por carolice minha, preciso mesmo de perguntar isso:

Como lidam com a roupa molhada? Digo, os impermeáveis e afins, vocês sacodem eles para tirar o excesso de água e voltam a guardar no banco? Coloco isso na questão casa>trabalho, em que a mota fica parada até voltarem a pegar nela, sei que o banco em si não tem furos, então se entrar água ali só com auxílio de um pano que se vai secar, o impermeável fica em um saco plástico? Levam consigo e deixam a secar no trabalho?

Sei que tudo é uma questão de prática, mas admito que isso está a me fazer alguma confusão    :-\!

Olá e bem vindo.
Já fizeste a tua apresentação no tópico das apresentações? Faz isso para te conhecermos melhor.  _pol_

Quanto à tua questão.
Roupa molhada é roupa estendida.

Por sorte tenho um local no trabalho onde posso estender a roupa num cabide que não era usado por ninguém, e assim "requisitei-o".
Nos dias de chuva em que chegas a pingar, tenho que levar para a casa de banho o cabide onde escorre e depois limpo o chão.

O calçado (uso sempre botas para conduzir) coloco num saco de plástico, quando mudo de roupa, e à noite quando chego a casa coloco na varanda a secar.

O capacete e as luvas coloco ao ar ou debaixo do ar condicionado. (mais uma vez refiro que tenho a sorte de poder fazer isso no trabalho).

Caso não seja possível utilizar o espaço que tenho ou o ar condicionado, tenho sempre um pano do pó e uma toalha escura que comprei no decatlhon (tamanho pequeno) que é utilizado nas piscinas e que absorve muita água e limpo o que consigo.

Independentemente dos truques que tenho, quando chego a casa fica tudo estendido em cabides a secar.

Por vezes torna-se "chato" quando passa uma semana de chuva e chegas a 4ª ou 5ª feira com tudo húmido e não consegues secar.

A alternativa (cara) é ter diversa roupa (casaco/calças) para ires alternando. Nas calças já consegui isso, nas luvas igualmente (tenho um sobre luvas impermeável), mas no casaco tenho apenas um "all around" e um do decatlhon que visto por cima.
Quando já não consigo secar o do decatlhon, ando com o outro.

Todos os anos coloco spray impermeabilizante vendido por exemplo no decatlhon em ambos os casacos.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #19 em: 22 de Agosto de 2018, 15:51 »
Não convém guardar roupa molhada, se não puderes estender, pelo menos seca com um pano ou papel (na pior das hipóteses tens papel higiénico :))
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1996
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #20 em: 06 de Janeiro de 2022, 20:58 »
Como lidam com a chuva?

Espero que passe... _lol_

Offline PedroFortunaGomes

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Dez 2021
  • Mensagens: 9
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Marca: yamaha
  • Modelo: nmax
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #21 em: 07 de Janeiro de 2022, 13:04 »
quanto a impermeabilização das luvas há muitos anos atras estive numa formação com pessoal da Mosad, uma coisa que na altura me chamou a atenção visto estarmos debaixo de chuvas fortes foi que um deles usava umas luvas como as minhas mas a diferença é que ele tinha sempre as mãos secas enquanto eu sempre as mãos molhadas e geladas que até doía as articulações.

Conclusão questionei e qual não foi o meu espanto quando ele me diz que nada de extraordinário uso silicone transparente para humidades.

sim calçar as luvas colocar uma quantidade de silicone transparente e esfregar bem as mãos de forma uniforme até aparentemente as luvas estarem a brilhar mas sem se notar existência de silicone. retirar com cuidado e deixar secar 6 a 8 horas a sombra e preferencialmente sem humidade.

e pronto agua nunca mais entra e funciona como corta vento mantendo as mãos bem quentes.   

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #22 em: 07 de Janeiro de 2022, 14:38 »
Conclusão questionei e qual não foi o meu espanto quando ele me diz que nada de extraordinário uso silicone transparente para humidades.

sim calçar as luvas colocar uma quantidade de silicone transparente e esfregar bem as mãos de forma uniforme até aparentemente as luvas estarem a brilhar mas sem se notar existência de silicone. retirar com cuidado e deixar secar 6 a 8 horas a sombra e preferencialmente sem humidade.
   

 _pol_ boa dica.
No fundo é como acontece (ou acontecia) com quem usa sebo para "untar" botas.
Ficavam impermeáveis, mais maleáveis e também mais confortáveis quanto à temperatura.
 _convivio_
Rui

Offline MTNunes

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2021
  • Mensagens: 50
  • Localidade: Quinta do Conde
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #23 em: 07 de Janeiro de 2022, 18:38 »
Boa dica essa do silicone... Mas já agora... Que silicone?

Eu ando todos os dias, faça chuva, faça sol e depois de algumas experiências, julgo estar orientado.

Uso uma gola (sempre) ou em dias de muita chuva, uma balaclava da dinese em Gore-tex.
Casaco é um Alpinestars com tecnologia Drystar.
Luvas são de inverno, em Gore-tex, da Dinese.
Para cobrir as calças do dia-a-dia, comprei uma cena tipo macacão muito muito fixe, da Tucano Urbano e que além de bastante quente, não passa água nenhuma também :)
Para os pés costumo usar botas normais, colocando apenas cobre botas em dias de chuva forte.

Desde que comecei a usar este setup, ainda não tive razões para queixa

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk


Offline SARider

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 196
  • Localidade: Sintra
  • "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: N-Max 125
Re: Como lidam com a chuva?
« Responder #24 em: 08 de Janeiro de 2022, 09:35 »
No caso das maxiscooters,  por norma já dispomos de alguma proteção contra os elementos.

 No meu caso e apenas para os meses mais chuvosos:
- Cobre pernas Tucano;
- Cobre punhos Tucano;
- Casaco Impermeável XXL para vestir por cima do blusão.
Todo o conjunto , embora não seja muito barato, ainda fica mais barato do que um blusão "verdadeiramente impermeável".
 Estéticamente não será a melhor opção, mas na minha opinião é o mais eficaz.

 Assim que passa a inverno, volta ao setup  normal, apenas com o impermeável enrolado sob o banco só para "emergências".
 
Faço cerca  de 40kms na deslocação casa-trabalho, e nem chuva nem frio teem atrapalhado...  :)
 Não fosse o aspecto de segurança, luvas e botas nem seriam necessárias.
 
 Também não deixo nada molhado debaixo do banco, e por casa, um desumidificador do mais baratuxo com saída de ar para cima, é do mais eficaz para secar capacete e casaco impermeável,  isto para aquelas chuvadas mesmo á séria.

Aqui a menina com uniforme de inverno...



 _convivio_


Yamaha N-Max 125
V-Strom650XT