Autor Tópico: PCX - Ferrugem no guiador  (Lida 12329 vezes)

NunoMiguel

  • Visitante
PCX - Ferrugem no guiador
« em: 06 de Janeiro de 2016, 10:49 »
Olá pessoal. Precisava da vossa ajuda, principalmente da malta das PCX, mas também era importante acerca de outras HONDA e mesmo de outras marcas.
Passa-se o seguinte: Comprei a minha PCX em Setembro, é uma mota que dorme na rua, mas tento ter o cuidado de a tapar sempre que possível, para a proteger do sol e da chuva. Ainda assim sempre me disseram que as motas são preparadas para andar e apanhar agua, o que tem acontecido. Acontece que há cerca de 1 mês começaram a aparecer alguns (bastantes) pontos ferrugentos no lado direito do guiador da mota. Pensei que pudesse ter deixado a mota presa a um poste e que tivesse pingado ferrugem, mas fiquei desconfiado. Limpei aquela treta bem limpa, e esfregando afincadamente com um pano seco saiu tudo. Acontece que com estas novas chuvadas apareceu tudo de novo e creio que em maior quantidade... Não é, não pode ser normal nem bom sinal.
Então pedia a vossa ajuda para que me dissessem se acham minimamente normal está situação, se já aconteceu a alguém e se sim, como resolveram o problema. Isto antes de eu ir ao Lopes e Lopes exigir um guiador novo.

Abraços

RCEu

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2016, 11:35 »
De facto não é normal. Nem sequer devia acontecer. Isso é uma HONDA.


Não será melhor ires ao concessionário antes de isso avançar e piorar?

Wilaxxx

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2016, 11:48 »
a minha pcx tambem parece que quer começar a aparecer alguns pontos de ferugem no guiador, eu tive uma mota que tinha o guidor cheio de esses ponto o que fiz foi comprar o algodão magico no continente.

Rodrigues

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2016, 12:08 »
Seja Honda ou não os cromados já não são como antigamente, à exceção dos modelos de topo as marcas hoje em dia aplicam camadas de cromo cada vez mais finas.

Mesmo assim trocava o guiador ao abrigo da garantia mas tenho quase a certeza que vai acontecer o mesmo.

Entretanto e a conselho de um amigo meu que tem uma Keeway Silverblade 125 em Cascais e dorme sempre na rua sem capa,..

Limpem com vinagre os pontos de ferrugem e esfreguem com esfregão de malha de aço fino daquele que parece algodão, limpem com água e sabão neutro e sequem com um pano macio, depois apliquem spray protetor de cromados.

Muito importante também é ter atenção ás capas, se não forem de material respirável é melhor deixar a mota á chuva.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2016, 12:48 »
A pcx não foi desenhada para viver em garagem, tem que resistir à ferrugem. Pode ter existido alguma falha na construção que deixe entrar ferrugem, depois dela entrar é vê-la progredir por aí fora  _pensador_
Antes de mexeres leva-a ao concessionário para accionar a garantia, mesmo que limpes, vai voltar sempre, se mexeres mais profundamente vão tentar libertar-se da garantia.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2016, 12:49 »
Se possível, coloca por cá uma foto.  _pol_ _pol_

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #6 em: 06 de Janeiro de 2016, 13:15 »
Há motos que não ganham ferrugem, aquelas cujos plásticos escondem as partes metálicas de forma a não se verem. Dito isto não quero dizer que dentro da garantia não faças a reclamação na Honda porque pelo menos 2 anos de garantia de corrosão deve ter (os carros têm 8 anos se não me engano). A minha embora a maior parte do quadro e guiador esteja protegido por plástico ganhou ferrugem nos amortecedores e junto à borracha do punho esquerdo. Fica durante o dia na rua e à noite em garagem mas ao fim de 4 anos não há milagres. Além disso como dizem, a qualidade das pinturas e cromados mesmo nas marcas premium deixa muito a desejar pelo que não me surpreende. Recomendo que apliques frequentemente wd40 no guiador e todas as partes metálicas expostas como as bainhas da suspensão dianteira.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #7 em: 06 de Janeiro de 2016, 14:16 »
Se possível, coloca por cá uma foto.  _pol_ _pol_


https://imageshack.us/i/hlZD0ZPhj

Também há pontos de ferrugem na parte de baixo guiador, que se notam pelo reflexo na parte de baixo do mesmo, mas é impossível de fotografar  :-?
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2016, 14:19 por NunoMiguel »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #8 em: 06 de Janeiro de 2016, 14:30 »
Pois, basta a pintura ter uma ligeira penetração para ir por aí a baixo.
Imagino que fique mais barato substituir a peça que reparar, porque reparação de ferrugem ... _Rolley_ ou fica muito bem feita e estanque.....ou mais tarde ou mais cedo regressa
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

NunoMiguel

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #9 em: 06 de Janeiro de 2016, 14:32 »
Bom, de resto agradecer-vos. Sou como a maioria, parece-me extremamente cedo para aparecer ferrugem, afinal a mota é de Setembro. É que começo a desconfiar que entre tantas PCX saiu-me a fava... também há uns plásticos que não me encaixam na perfeição, mais um chiar levezinho e estranho quando desacelero, que não faço a mais pálida idéia se é normal. Pensei que com a PCX não ia ter que pensar nestas coisas nos próximos 40 ou 50 anos  _Rolley_

Se aqui me dissessem que acontece em todas as motas, principalmente os proprietários (sempre muito atentos e prestáveis) das PCX, metia a viola no saco e ia passar vinagre naquilo, que é o que a minha avó sempre fez... é sempre o melhor conselho anti-corrosão.

Vou ter que ir ao vendedor.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #10 em: 06 de Janeiro de 2016, 14:44 »
Cada coisa no seu galho, guarda o vinagre para uns pickles a acompanhar os tremoços e a jola, e pede responsabilidades ao vendedor  _lol_
Quando não tiveres garantia, lá terás que comer só os tremoços com a jola  _careta_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

NunoMiguel

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #11 em: 06 de Janeiro de 2016, 14:52 »
Cada coisa no seu galho, guarda o vinagre para uns pickles a acompanhar os tremoços e a jola, e pede responsabilidades ao vendedor  _lol_
Quando não tiveres garantia, lá terás que comer só os tremoços com a jola  _careta_

Palpita-me é que vou ter que ir ver se activo aquela extensão da garantia para os 4 anos. Tenho que ver o que abrange  _pensador_

P.S. Eu até dispenso os pickles e os tremoços  _vinho_ _Rolley_

Nuno Robin

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #12 em: 06 de Janeiro de 2016, 15:24 »
Boas Nuno

Pelo que vi na imagem, realmente a camada cromada é extremamente fina, ao que parece nos pontos de ferrugem essa camada desapareceu completamente, sendo que o ferro por baixo está exposto.

Se fosse comigo de imediato accionava a garantia, o mais rápido possível, pois sendo colocado um novo guiador com este "belo tempo" terás mais hipoteses de testá-lo e ver se o problema não surge no novo.

Quanto ao "dizeres que há plásticos (carenagens) que não encaixam bem. Isso poderá ter sido um problema de assemblagem. Caso contrário seria também de accionar a garantia, por defeito nas peças plásticas da moto.

Abraço & Boas curvas

Nunes

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #13 em: 06 de Janeiro de 2016, 15:59 »
Há uns Sprays que ajudam a proteger a pintura.
Eu comprei no LIDL há dias um à base de silicone, ainda não apliquei. Custou menos de 3 euros.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #14 em: 06 de Janeiro de 2016, 19:18 »
Seja honda ou não acontece a todas ,basta não ter cuidado,cheguei a ver CBF com 1 ano em estado lastimável e a minha estava nova ,basta ter cuidado .
Se passar a vida perto do mar...nem é preciso dizer nada.
Eu tirei de uma pcx ,que até postei vídeos hoje, com wd 40.
Para proteger spray de silicone em tudo o que é  metálico e nos vídeos que já postei de uma sym Wolf por ex podem ver o resultado, ainda hoje tinha a pcx lavada e tratada com esse produto,apanhei chuva para a ir entregar, foi só passar com um pano microfibras e fica novo outra vez ,a água não adere.

Marco neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Barros

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #15 em: 07 de Janeiro de 2016, 18:54 »
Olá Muno Miguel

Na minha PCX, com seis meses (vivo na Ericeira), apareceu ferrugem no guiador, braço do espelho esquerdo,  descanços, braço da suspenção e no disco de travão, fui á Honda (Lopes & Lopes), por acaso estava o Eng. da Honda, vui e disse logo para acionar a
garantia, aguardei pela revisão dos 4 mil  e levou tudo peças novas, agora é estar mais atento as manutenções, limpezas, o wv 40 faz milagres,

Abraço
João Barros

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #16 em: 07 de Janeiro de 2016, 20:21 »


Olá Muno Miguel

Na minha PCX, com seis meses (vivo na Ericeira), apareceu ferrugem ..., fui á Honda (Lopes & Lopes), por acaso estava o Eng. da Honda, vui e disse logo para acionar a
garantia, ,

Abraço
João Barros

Ora aí está um exemplo das casas honestas que dignificam a marca :D


Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #17 em: 08 de Janeiro de 2016, 00:50 »
A malta costuma dizer que na mota é só por gasolina e rodar o punho, mas bem lá no fundo tambem gostam de ser mimadas; uma banhito, bem secas a seguir e aplicar uma protecção (W40, silicone,  etc) e a menina fica a brilhar e dura mais tempo sem mazelas

Enviado do meu GT-N5110 através de Tapatalk


FARMOBOY83

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #18 em: 08 de Janeiro de 2016, 11:41 »
A malta costuma dizer que na mota é só por gasolina e rodar o punho, mas bem lá no fundo tambem gostam de ser mimadas; uma banhito, bem secas a seguir e aplicar uma protecção (W40, silicone,  etc) e a menina fica a brilhar e dura mais tempo sem mazelas

Enviado do meu GT-N5110 através de Tapatalk

É verdade mas para quem usa a moto todos os dias e com chuva intensa sem parar não é fácil ainda para mais quando podem não ter garagem para a secar e passar o wd40. O próprio manual da Honda recomenda passar diariamente um pano com água morna nas jantes para evitar corrosão após dias de chuva mas quem tem tempo ou paciência para fazer isso diariamente quando chega a casa tarde e após quilómetros debaixo de chuva? Eu não tenho mas acredito que exista quem o faça. Temos depois os países subdesenvolvidos em que muitas vezes têm água racionada para consumo próprio (quanto mais para as motos) e são obrigadas a durar vários anos com manutenção mínima e tratamentos brutais. Acho que tudo é relativo mas sem duvida que uma moto com 3 meses e ferrugem já evidente não é normal.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #19 em: 19 de Abril de 2016, 15:36 »
Olá malta.
Como estive noutro tópico a falar do meu intercomunicador que chegou hoje da China, encomendado em 15 de Fevereiro!!!, aproveito para informar os mais curiosos, que a semana passada chegou o meu guiador reclamado em... JANEIRO!!! (Isto agora com uma musiquinha neste local ficava fixe...).
Fui investigar e descobri que de Lisboa a Pequim vão 13755 kms e que de Lisboa a Tókio vão apenas 11142 Kms. Isto diz-me que o gajo que trás de bicicleta o intercomunicador chinês é mais rápido que o ciclista japonês... Ou então que a oficina do Lopes e Lopes trabalha pior que uma empresa chinesa cujo nome me recuso a tentar pronunciar. Na verdade reclamei em garantia o guiador ferrugento em Janeiro,  e nunca vi tanta má vontade em abrir um procedimento em garantia. Depois de muita insistência minha, depois de explicar que eu até cuido mais ou menos da mota, que não achava admissível tanta ferrugem em tão pouco tempo, lá tive direito a 2 suspiros e meia dúzia de fotos para enviar à Honda Portugal,  esses malvados que "nunca iriam assumir o guiador..."  Nos entretantos tive que ir fazer a revisão da PCX, e como estava encantado com o tratamento no Lopes e Lopes... LinhaWay comigo. Quando me detectaram um problema qualquer num rolamento da roda de trás, o tipo da oficina diz que "Já que vamos enviar isto para a garantia, vou fingir que não sei de nada e envio o guiador também"...
Resultado, um dia depois de na LInhaWay tinham chegado os rolamentos ligam do Lopes e Lopes a dizer que tinham um guiador para mim há algum tempo... Inacreditável, como se eu adivinhasse. Vim a saber que a Honda Portugal recusou a garantia pedida pela LinhaWay por " duplicação ".
Obviamente o guiador já estava no Lopes e Lopes há que tempos, e não fosse a atitude excelente da oficina da LinhaWay... Nunca mais se lembravam de mim!!!!
Agora só queria uma coisa... Dá para juntar o atendimento comercial do Lopes e Lopes com a oficina da LinhaWay??? Ficava uma espécie de LinhaLopes...
Enfim, já tenho o guiador...

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #20 em: 19 de Abril de 2016, 16:07 »
Bem te percebo,pois com a CBF fiz uma revisão em cada lado e senti o mesmo quando o interruptor dos stops avariou,estão a ver eles a tentar dizer que era falta de cuidado? Logo aquela cbf que nem um grão de pó lá acentava ,logo comigo....como oficina nunca!!

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

RCEu

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #21 em: 19 de Abril de 2016, 16:08 »
Nos concessionários encontramos de tudo.

Poderia ficar aqui a contar-te histórias antigas acerca de assistência técnica vs. garantias...
Desde STK para modelos de vídeo diferentes a agulhas e óleo em garantia para as máquinas de costura, de tudo um pouco.
É preciso paciência.

Offline Domus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 22
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: BMW
  • Modelo: R Nine T
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #22 em: 19 de Abril de 2016, 17:14 »
Ora viva a todos, uma solução definitiva para os fracos cromados de hoje seria a troca do guiador de origem por um em alumínio tipo Renthal.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #23 em: 19 de Abril de 2016, 18:32 »
O que me disseram foi que o crómio foi proibido na UE, pelo que o que chamamos "cromado" não será mais que uma pintura da mesma cor...

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: PCX - Ferrugem no guiador
« Responder #24 em: 19 de Abril de 2016, 19:10 »
Atenção a quem te disse isso, Companheiro. A legislação de 2013 impõe restrições mas não proíbe.
Se é proibido cromar convém avisar todas as cromagens em funcionamento no nosso País. Na zona Norte então...


O que me disseram foi que o crómio foi proibido na UE, pelo que o que chamamos "cromado" não será mais que uma pintura da mesma cor...