Autor Tópico: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m  (Lida 10806 vezes)

António C F Nascimento

  • Visitante
Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« em: 01 de Janeiro de 2016, 16:04 »
Inicio este novo tópico com os seguintes objetivos:

1. Tentar identificar utilizadores do alarme referenciado e perceber o seu grau de satisfação
2. Partilhar as respetivas experiências
3. Desenvolver ID relativo à sua configuração em maxysccoters
4. Compilar e agregar informação dispersa em diferentes tópicos, diminuindo a penosidade da procura de informação sistematizada

Este alarme é sofisticado, não obstante ser de fácil instalação e ocupar pouco espaço. Vem com um tutorial em inglês (americano traduzido de mandarim) mas há um manual em castelhano. Eu próprio estou a acabar um em português que disponibilizarei mais tarde.
É conveniente ter o diagrama elétrico da scooter. Torna mais compreensíveis as operações das ligações.

Possui 5 elementos de hardware para instalar na mota: A unidade central, o detetor de proximidade por micro-ondas, a sirene, led de aviso de estado do sistema e antena dupla "rabo de gato".
A unidade central e o detetor de proximidade têm de ser instalados em local acessível pois possuem elementos de regulação e controlo que necessitam ser manipulados, embora poucas vezes.

O alarme vem acompanhado de dois controlos remotos digitais de funcionamento bidirecional.

Em próxima publicação relatarei a minha experiência na Maxsym.

Um bom 2016.
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2016, 16:15 por António C F Nascimento »

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 664
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #1 em: 01 de Janeiro de 2016, 21:48 »
Boas!
Eu instalei um há cerca de 2 meses.
Até ao momento nada negativo tenho a apontar,excepto que avisa demasiado cedo(15/20  Segundos) após desligar o motor,que o alarme não foi activado. Devia dar tempo para pelo menos tirar as luvas,o capacete e arrumar.
Talvez  este "tempo" seja reprogramável;ainda não me informei.
Procurei que ele ficasse instalado com as funções básicas afim de desgastar o minimo a bateria.
Assim,ficou com estas funções :-
-Ligar/Desligar ( _lol_)
-Sensor anti-choque
-Sensor de proximidade (mas que só funciona se eu o activar).
Nem sequer liguei no painel o Led avisador de alarme.
Mesmo assim, e ainda  que eu não o desejasse,através do comando ligo e ponho o motor a funcionar, mas para desligar,já só com a chave  _Zang_ _Zang_

 
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #2 em: 01 de Janeiro de 2016, 22:27 »
Boa noite, companheiro.
Já tem algo mais do que eu. Não instalei o arranque do motor à distância nem a paragem à distância. Na Maxsym é complicado. Em alternativa, o arranque seria substituído pela abertura do banco que é elétrico. Mas não consegui. Para desligar a mota se for roubada com a chave também não consegui. Vou ter de estudar o caso.
De resto, o sensor de proximidade (micro-ondas) não pode estar ligado à chuva. Deteta-a.
Ainda estou a aprender o software que é bastante complexo. Os pagers (comandos remotos) são sofisticados.
Vai levar tempo até à utilização perfeita.
O consumo da bateria dá aviso no pager e pode a mota estar inativa 1 semana.
Estou a preparar mais informação para publicar.
Agora vamos ver se aparecem mais experiências.
Abraço.

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 664
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #3 em: 01 de Janeiro de 2016, 23:34 »
Boa noite, companheiro.
Já tem algo mais do que eu. Não instalei o arranque do motor à distância nem a paragem à distância. Na Maxsym é complicado. Em alternativa, o arranque seria substituído pela abertura do banco que é elétrico. Mas não consegui. Para desligar a mota se for roubada com a chave também não consegui. Vou ter de estudar o caso.
De resto, o sensor de proximidade (micro-ondas) não pode estar ligado à chuva. Deteta-a.
Ainda estou a aprender o software que é bastante complexo. Os pagers (comandos remotos) são sofisticados.
Vai levar tempo até à utilização perfeita.
O consumo da bateria dá aviso no pager e pode a mota estar inativa 1 semana.
Estou a preparar mais informação para publicar.
Agora vamos ver se aparecem mais experiências.
Abraço.
Eu tambem não instalei esta função;pelo visto fica activa com as funções atràs descritas  que instalei. Descobri-o posteriormente ao accionar aleatoriamente  os botões do comando.
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #4 em: 03 de Janeiro de 2016, 19:09 »
Uma hipótese de instalação do hardware na Maxsym 400 i / 600 i

https://picasaweb.google.com/lh/photo/-O9I_50D5oDLekRSL4bJ7dMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #5 em: 05 de Janeiro de 2016, 14:17 »
Viva companheiro, eu também instalei SPY 5000 +/- 4 anos atrás e estou muito satisfeito,  _pol_ coloquei um corta corrente para quando não necessito que esteja ligado e não levar com a bateria abaixo  _convivio_

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #6 em: 06 de Janeiro de 2016, 19:43 »
Viva, companheiro horacioalgar.
4/5 anos de satisfação é muito bom.
Essa ideia do corte de corrente pode ser interessante. Mas parece-me que a desativação do alarme pelo pager (comando) é suficiente. Será que não?

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 664
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #7 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:03 »
Viva companheiro, eu também instalei SPY 5000 +/- 4 anos atrás e estou muito satisfeito,  _pol_ coloquei um corta corrente para quando não necessito que esteja ligado e não levar com a bateria abaixo  _convivio_
Viva, companheiro horacioalgar.
4/5 anos de satisfação é muito bom.
Essa ideia do corte de corrente pode ser interessante. Mas parece-me que a desativação do alarme pelo pager (comando) é suficiente. Será que não?
Eu não só acho o corta-corrente interessante,como importante para salvaguarda da bateria.É o que irei fazer quando tiver oportunidade, porque há situações p.ex (em periodos +/- longos) em que eu não preciso (precisamos)de ter o alarme ligado;garagem,oficina,local fechado,etc. Só o ligo em locais de "risco".
O alarme ligado,está sempre  a consumir,o pager desactiva-o,não o desliga.
Abraços
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #8 em: 07 de Janeiro de 2016, 09:34 »
Registei.
Vou adotar a idéia. Há imensos instrumentos de corte de corrente de dimensões reduzidas e adaptáveis a todas as circunstãncias pelo que será fácil.
Venham mais experiências para partilhar.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2016, 09:49 por António C F Nascimento »

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #9 em: 07 de Janeiro de 2016, 13:03 »
Viva, companheiro horacioalgar.
4/5 anos de satisfação é muito bom.
Essa ideia do corte de corrente pode ser interessante. Mas parece-me que a desativação do alarme pelo pager (comando) é suficiente. Será que não?

Viva companheiro António, até á data ainda não tive qualquer problema com ativação do comando, eu só o ligo quando realmente me afasto da máquina, porque de resto fica sempre em garagem e no local de trabalho está sempre em linha de vista, na entrada do hotel  _convivio_

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #10 em: 08 de Janeiro de 2016, 22:29 »
Já está.
Coloquei um interruptor pequeno de pressão no porta luvas, no mesmo local do restante hardware, para desligar e ligar o Spy, evitando descarregar a bateria. Pode ser intercalado antes ou depois do fusível da unidade central.
Ficou perfeito.
O meu equipamento ficou sem ligar o arranque do motor sem chave e o desligar do motor remotamente em caso de roubo.
Nas Maxsym é complicado colocar estas modalidades ou substituí-las, por exemplo, pela abertura da mala que é elétrica.
Se houver experiências nesta matéria, queiram fazer o favor de as partilhar.



 

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #11 em: 10 de Janeiro de 2016, 09:15 »
Ola pessoal, tenho um Spy na minha PCX desde que a comprei em Fev2015. Tem o básico ligado, só a função de choque. Estou satisfeito, ainda não a levaram..... _lool_  Dispensava os 3 toques que o companheiro referiu ao fim de 15 segundos de desligar o motor, o toque do comando era mais que suficiente pra avisar.
_fcp_
 

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #12 em: 11 de Janeiro de 2016, 10:10 »
Bom dia, companheiros.
O equipamento foi concebido para penetrar no mercado global. Ainda assim, não é de desprezar o forte pendor da procura dos consumidores asiáticos. É que as scooters são uma "praga" em países como a China, a Coreia, a Tailãndia e por aí fora. Os casos de furto são, por isso, de grande significado e procuram, junto dos potenciais clientes, o que pretendem do alarme.
E foi assim que chegamos à sofisticação que o equipamento tem.
Curiosamente, o equipamento para automóveis é igual; só muda o pager (comando).
Quanto à crítica do tempo de alerta para ligar, é verdade. Para uma scooter, era escusado o toque da sirene. Poderia ser optativo. Mas aí, seria necessário alterar o software e poderá significar novos problemas sistémicos do conjunto.
Resumindo, NÃO HÁ SISTEMAS PERFEITOS. O que há são aproximações.
Volto ao tema:
1. Alguém instalou o corte de motor numa scooter? Como fez?
2. Alguém instalou o arranque do motor sem chave? Como fez?
3. Graus de satisfação? (se tais funções foram instaladas)
Boas curvas.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #13 em: 11 de Janeiro de 2016, 13:26 »
Podem ver aqui, mais alguma informação.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #14 em: 11 de Janeiro de 2016, 14:13 »
Companheiro José, agradecido. Porém, não há registos do que estou a tentar obter: hardware.
Posso adiantar - passando a publicidade - que o meu sistema foi adquirido na Santerchips que tinha protocolo com o CPM. Aconteceu algo menos agradável com isso porque a empresa´"já nem se lembrava que tinha esse protocolo". Os administradores já estão a tratar do caso.
O preço foi €80 do equipamento e €5 de portes (estou em Beja).
A montagem foi mais cara. Aliás, é sempre o mais caro nestas coisas. E foi mais caro porque É PRECISO DESMONTAR QUASE TODA A CARENAGEM DA SCOOTER.
Com IVA, €100. Um dia de trabalho cobrado para 2 dias efetivos de trabalho.
Montei em Beja na maior oficina e a mais credível da cidade.

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #15 em: 20 de Janeiro de 2016, 10:00 »
Vou reproduzir aqui alguns esclarecimentos que dei em privado sobre o Spy 500 m. Podem ser úteis para outros companheiros.
Vejamos:

"Caro companheiro, boa tarde.
 Muito bem.
 Dou-lhe a minha opinião que também tem a de outros companheiros que tiveram a amabilidade de partilhar as respetivas experiências.
 Vejamos.
 1. Qualidade do produto - Afigura-se dentro dos padrões médios QB. Plásticos transparentes do comando fracos. Riscam-se facilmente. Podem ser repolidos com massa de polir fina e discos de algodão. Ficam como novos. Cablagem de boa qualidade.
 2. Instalação - complexa porque ambas as unidades de hardware têm de estar à mão para configuração. A instalação de cablagem pode implicar a desmontagem de mais de 70% da carenagem.
 3. Funções não ativadas - desligar o motor em andamento em caso de roubo e arranque do motor sem chave. No primeiro caso, até agora, ninguém sou explicar como se faz numa scooter sem interferir na bomba de combustível ou na centralina. Aguardo que alguém se chegue à frente. Tenho notícia de que basta um relê duplo ou um diodo porque o fio de ligação tem corrente constante antes de ser acionado. No segundo caso não interessa nada. Estou também à espera de saber como se consegue adaptar à abertura do banco eletrico.
 4 Funções que podem ser acrescentadas - Módulo de voz para dizer umas coisas a quem se aproxima ou toca na mota.
 5. Tudo o resto ela faz. Se não soubermos onde ela está, no meio do monte de carros e motas, ela acende luzes e apita. Arma o alarme sozinha se não lhe respondermos quando nos avisa que não ligámos. Trabalha calada (só o comando é que vibra e toca e indica o que se está a passar na imagem) e trabalha com alarme que itensifica passando todas as sirenes que se conhecem: polícia, bombeiros, INEM. E grita que é um disparate.
 6. É preciso ler algumas vezes as instruções para se perceber tudo o que ele faz.
 7. Há companheiros que já o t~em há 4 anos. Tudo nos conformes.
 8. Aconselho colocação de 1 bolão ligar/desligar de pressão, pequeno, para desligar o alrme em p´eríodos grandes de inatividade ou dentro de garagem para poupar bateria. Uma semana ligado sem a mota trabalhar pode descarregar a bateria, sobretudo se o módulo de sensibilidade periférica estiver demasiadamente sensível. Neste caso até a chuva o faz disparar.
 9. A minha satisfação, até ao momento, é boa.
 10. Preço - €80 em loja com garantia de 2 anos. Instalação: €100 - porque dá muito trabalho com as carenagens.
 Um abraço e boas curvas."

"Caro companheiro, boa noite!
 Muito obrigado pela rápida e detalhada resposta. Tenho algumas questões adicionais que vou colocar seguindo a sua numeração:
 2. Instalação - O que quer dizer com "ambas as unidades de hardware têm de estar à mão para configuração"?
3. Funções não ativadas - O que quer dizer com "adaptar à abertura do banco eletrico"?~
8. "Aconselho colocação de 1 bolão ligar/desligar de pressão, pequeno, para desligar o alarme em períodos grandes de inatividade ou dentro de
 garagem para poupar bateria." Que tipo de botão aconselha? Pode mandar foto do que instalou na sua MaxiScooter (MS)?
 9. Fez testes para avaliar a resposta do alarme a tentativas de roubo? Em que circunstâncias(toque,abanão,deslocamento,...) o alarme é activado? A que distância conseguiu "comunicar" com a MS a partir do "pager"?
 Desde já os meus
 agradecimentos.
 Um abraço!

"Vou tentar esclarecer todas as dúvidas.
O alarme tem um "CPU" que está munido de um botão de encaminhamento de sinal para configurar os "pagers" (comandos - são 2) e tem um módulo que coordena a sensibilidade à presença envolvente e ao choque. A presença envolvente não deve estar sensível demais porque dispará por tudo e por nada. Esta unidade tem um LED vermelho de aviso de sensibilidade e um reóstato micro para afinação. Eis a razão pela qual devem estar num local onde possamos aceder. No meu caso, na Maxsym, coloquei os módulos no lado esquerdo da consola com chave, onde está a porta USB e a tomada de isqueiro. Esta consola tem chave. Estas unidades trazem um autocolante forte que não pode ser retirado porque não volta a colar. Se procurar na net por Spy 5000 m, aparecem fotos detalhadas do equipamento. Também no forum CPM, em equipamento, está um acesso a três fotos minhas com a colocação do hardware.
Com isto penso que respondi a 2 questões.
Quanto às funções não ativadas, elas resultam do facto de ser, do meu ponto de vista, contraproducente que numa scooter, com tantos interruptores de desligar o arranque do motor por segurança, que não se deve promover o arranque do motor sem chave (que o alarme faz). Repare que quando se dá uma pequena aceleração, a mota coloca-se imediatamente em marcha. Se a scooter estiver no descanso lateral, nem sequer trabalha. Depois tem o botão vermelho no punho esquerdo para desligar em caso de emergência. E ainda tem um botão de corte geral debaixo do banco. Veja as voltas que é preciso dar para colocar, em série - porque não pode ser em paralelo - esta aplicação do alarme. E para que quero eu ligar a mota sem chave?
Na maior parte das scooters, é muito complicado ligar a função de corte de corrente à distãncia. Ao que parece, necessita de um relé duplo ou de um diodo de função idêntica. É disto que estou à procura.
A minha scooter tem abertura elétrica do banco. O que pretendo conseguir é adaptar a função de arranque sem chave - que não quero - à abertura do banco.
Parece que respondi a mais duas.
Fiz todos os testes e o equipamento funciona bem. Inclusive a identificação da mota no meio de um pelotão de enlatados ou no meio de um molhão de motas. Acende luzes e piscas e ainda toca sirene e vibra e toca o "pager". É a resposta à pergunta "onde é que estás?". As pessoas que assistiram comentaram "só lhe falta falar". Também há um módulo suplementar que a põe a "falar".
A distãncia de alcance do sinal de rádio é relativa. Depende se é em campo aberto ou se tem barreiras arquitetónicas. Betão e alvenaria são inimigos da eficácia do equipamento. Em campo aberto vai muito longe.
Penso que respondi a tudo.
Cumprimentos e boas curvas."

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #16 em: 20 de Janeiro de 2016, 18:55 »
Muito bem explicado companheiro,  _pol_ eu tenho o Anti-hijacking activo e faz deligar o motor, desde que o sistema esteja em linha de vista com o comando.
Para a proteção do comando utilizo uma bolsinha própria para porta-chaves  _convivio_

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #17 em: 20 de Janeiro de 2016, 20:44 »
Boa noite, companheiro Horácio (presumo) de Albufeira.
Se possível, compartilhe como foi montado o anti Hi-jackimg.
Cumprimentos.

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #18 em: 21 de Janeiro de 2016, 13:34 »
Viva companheiro António, eu tive que me informar 1º com o meu mecânico, sobre o esquema de ligações, para não danificar o sistema elétrico, assim que eu encontrar os apontamentos faço aqui a partilha, porque já faz alguns anos e já não me lembro muito bem onde fui fazer essas ligações  _corado_ _pensador_  _convivio_

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: Experiência de utilização alarme SPY 5000 m
« Responder #19 em: 25 de Janeiro de 2016, 11:35 »
Companheiros,
Uma dica adicional:
A utilização de botão interruptor para desligar o sistema de alarme é uma boa opção para poupar energia quando a scooter está imobilizada muito tempo.
Mas o dito botão também tem de ter qualidade.
A minha experiência com um de pressão (click / clack) não é boa. Teve uma "pane". Quando voltar a avariar, vai fora.
Recomendo que instalem um micro switch de alavanca (_/_). Duram uma vida. Aliás, era o que eu queria mas, no momento, não havia. Qualquer loja de eletrónica tem.
Boas curvas.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2016, 17:48 por António C F Nascimento »