Boas companheiros.
Serve o presente tópico para dar a minha humilde opinião sobre a compra deste capacete.
Após muito pesquisar, e também por conselho de um amigo decidi que queria um modular por causa dos óculos. Pareceu-me lógico que com um modular seria mais fácil a colocação dos mesmos. Após estar decidido por um HJC por um acaso do destino acabei por experimentar numa loja o AGV Compact, que "encaixou" melhor com a minha cabeça e desde então ficou decidido que seria este.
Após alguma pesquisa online consegui uma excelente promoção na loja liquidacionesmoteras e comprei-o abaixo dos 180€ (já com o pinlock) quando cá os preços rondavam os 260€. Sendo uma poupança significativa e tendo experimentado na loja mandei vir, e cerca de 3 dias depois já estava comigo.
Ponto 1- estética
Como é óbvio aqui o assunto é meramente de gosto pessoal. Na loja fui avisado que a AGV não dá garantia sobre o acabamento preto mate (apenas sobre a pintura, a garantia mantêm-se no resto) o que foi mais um empurrão para comprar online... goto muito da estética agressiva do capacete, com a queixeira a lembrar quase um bico de um falcão ou algo do género. Se tivesse conseguido tinha comprado o preto com uma faixa amarelo/verde fluorescente, mas apenas estava disponível na versão sem pinlock e acabei por ir para a mate na versão Audax (tem umas riscas meio cinzentas que se podem ver na foto)
Ponto 2 - conforto
Este é o grande ponto positivo deste capacete. O conforto é magnífico. Na Box46 o sr que lá estava aconselhou-me um HJC pois segundo ele para a minha cabeça redonda seria uma marca que me encaixaria bem. Eu experimentei e gotei do HJC, mas fazia-me imensa pressão nas orelhas, ao ponde de se tornar muito desconfortável mesmo nos pouco sminutos que estive com ele na loja. E supostamente era aquele o meu número/tamanho. Quando experimentei o AGV a diferença foi de facto enorme. Ou não tenho de facto a cabeça tão redonda como o tal senhor me disse, ou há aqui uma diferença grande no conforto. Eo HJC tinha um interior mais "almofadado" se assim se pode dizer do que o AGV, cujo interior é fino, mas muito confortável. Não posso destacar o suficiente o quão confortável é ter este capacete posto.
Ponto 3 - peso
Nenhum modular é leve, e este é um dos mais pesados de todos. Segundo o site revzilla.com este é um dos modulares mais pesados do mercado. Mas os mecanismos de fecho da queixeira são em metal e no teste da Sharp em 100% dos testes a queixeira permaneceu fechada, o que para mim era essencial na escolha de um modular. Eu não andava de mota há 20 anos, e quando comecei de novo, com este capacete, comecei a sentir alguma tensão no pescoço ao fim de uns 3 dias. Talvez sentisse o mesmo mesmo com um capacete mais leve, suponho que sim. Agora umas semanas e mais de 600km depois, já estou habituado e não penso no peso dele. Nota-se sobretudo quando se circula com o capacete aberto. Uma coisa que pode ser importante é que este capacete está homologado quer como capacete fechado quer como capacete aberto. Não sei se em Portugal isso faz diferença, mas pelo que investiguei há países em que não se pode circular com os modulares abertos se o capacete não tiver esta dupla homologação. Esta tem e inclusivamente dá para trancar na posição aberta. Outra coisa a ter em atenção é o tamanho. O meu é um L e não cabe de baixo do banco da minha Sym GTS sem o forçar imenso. Felizmente tenho um "caixote" da Givi de 47lts atrás para o levar
Ponto 4 - ventilação
Algumas pessoas poderão pensar que ventilação num modular é algo supérfluo, pois se queremos ventilação abrimos o capacete... mas em velovidades mais elevadas pode não ser uma opção. Esta é para mim a grande falha deste capacete. Tem 3 entradas de ar, uma por de baixo da viseira que deve dirigir o fluxo de ar para a viseira e queixo. talvez pela forma peculiar da parte inferior do capacete, eu só sinto ar a vir desta entrada se inclinar a cabeça para trás, em que, calculo eu, o ar entre mais a direito por esta zona e de facto se faz sentir. De resto, sinto pouco ou nada o ar vindo daqui. O botão de abir e fechar também é difícil de operar com as luvas, mas como vai sempre aberto acaba por não ser problemático. Depois existem mais duas entradas de ar na parte superior do capacete, estas mais fáceis de serem accionadas com as luvas postas, mas cuja eficácia é tão inútil ou pior do que a entrada inferior. Mesmo por de trás destas entradas de ar está a viseira do sol, que está escondida quando está retraída nesta parte do capacete. E a viseira tpa ou deflecte qualquer entrada de ar que se faça por estas entradas superiores. Ao ponto de nos primeiros dias até perceber que lá estava escondida a viseira, pensar que os botões para abrir as entradas de ar estivessem partidos... Não sei se este é um mal comum aos capacetes com viseira de sol interna, mas parece-me que com um posicionamento mais atrás destas aberturas de ar se poderia resolver a questão. Eu sí sinto ar a vir destas aberturas quando circulo com a viseira do sol para baixo o que me deixa algo descontente. Cheira-me que no verão pode ser um problema, a ver vamos.
Ponto 5 - extras
Eu comprei o capacete com pinlock, que foi montado logo após umas duas ou três voltas sem ele... Vale de facto o dinheiro extra (que até nem é muito). Como uso óculos escolhi propositadamente um capacete que tivesse uma viseira interna para o sol. Esta é prática e fácil de accionar, mas embora pareça escura, em utilização poderia ainda ser mais escura. Mas cobre quase todo o rosto e é eficaz. Um ponto menos positivo é que parece-me que o plástico de que esta é feita não +e da mesma qualidade que a viseira. Mas com os óculos + viseira+pinlick+viseira interna jã são imensas coisas à frente dos olhos e nota-se que existe uma pequena degradação da visão... talvez pela quantidade de coisas à frente dos olhos e não pela qualidade não sei dizer.
Ponto 6 - ruído
Já tinha lido isto vezes sem conta... que os modulares são todos ruidosos... este certamente não é excepção. Não tenho comparação, o meu outro capacete era integral e foi há 20 anos... pelo que não me recordo. Mas apesar de notar-se claramente acima dos 60km/h o ruído, não é incomodativo. E 50% do ruído vem das entradas de ar superiores, que com a viseira por de trás fazem barreiras e túneis por onde o ar acelera e causa ruídos. Nota-se uma boa diferença quando estas vão fechadas. Se gostava que fosse menos? Sim claro. Mas nada de perturbador ou que me fizesse desistir de comprar o capacete se fosse hoje. Dado isso dou-lhe uma classificação neutra neste ponto.
Apreciação global - muito positiva
Apesar das falhas apontadas em cima eu estou a adorar o capacete. Para mim existem duas coisas de que não quero abdicar, o conforto e a segurança. No que a segurança diz respeito tenho consciência que não será um topo de gama, mas um capacete na casa dos 250€ também já não é de entrada de gama, e foi até onde a carteira podia ir... Provavelmente se não tivesse encontrado esta promoção teria ido para outra marca e modelo, abaixo dos 200€. Mas onde este capacete me conquistou foi na sua beleza e no conforto. Estou muito contente com ele e espero que me acompanhe por muitos e bons quilómetros.
Deixo-vos aqui mais umas fotos e espero que seja útil para outros colegas este post. Abraço