Autor Tópico: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650  (Lida 14828 vezes)

madds

  • Visitante
Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« em: 29 de Dezembro de 2015, 11:59 »
Ora viva, como diz o titulo tenho andado a ponderar trocar a minha piaggio mp3 400 lt por uma transalp 650.

Antes de mais deixem-me dizer que tenho noção que são motas e conceitos completamente diferentes.

A minha questão é a seguinte:

Vale a pena? :)

Perco no conforto? Já fiz viagens grandes com a piaggio (500kms num dia) e sem dificuldades.
No factor economia não haverá muita diferença sendo que no meu tipo de condução ando sempre acima dos 4,5/5lts aos 100.

O meu maior medo é ter arrependimento depois de feito o negocio!

Era uma troca que os colegas equacionavam, ou a diferença de uma máquina para a outra não justifica a troca?

Obrigado
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, 15:07 por José Luís Ferreira »

Manhas

  • Visitante
Re: passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #1 em: 29 de Dezembro de 2015, 12:51 »
É uma boa questão até por serem propostas significativamente distintas. No meu caso colocaria as seguintes questões:
  • A capacidade de carga que a scooter tem e a mota não tem é relevante?
  • Tendo uma MP3 na qual não precisas de amparar o seu peso quando parada, estás disposto a abdicar desse conforto? Chegas bem com os pés ao chão na Transalp?
  • Incomoda-te apanhares mais frio e chuva nos pés e pernas?
  • Tens paciência para lubrificar a corrente?
  • Pensas vir a fazer percursos fora de estrada?

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #2 em: 29 de Dezembro de 2015, 12:52 »
Se vale a pena é uma resposta que poderá tornar-se ingrata face àquilo que tu realmente desejas.

Dizer-te que perdes em protecção aerodinâmica e aspecto prático, já tu sabes....

Mas se o teu coração e gosto em particular por esse modelo te enche as medidas, go for it.

Só conheço a Transalp XL700V (modelo a seguir a esse), pelo que não serei grande ajuda.

Mas conforto de rolamento, absorção irrepreensível das irregularidades e fiabilidade mecânica não são meramente palavras que lhe estejam longe...bem pelo contrário.  _pol_ _pol_


EDIT:  Quando referes Transalp 650 e para não haver a menor dúvida, estás a referir-te a esta, correcto?  Chama-se XL650V, sendo que no caso da imagem é a Rally Touring.  ;)

« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, 12:56 por Sapiens21 »

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #3 em: 29 de Dezembro de 2015, 13:01 »
essas duas motas são tão distintas que a ser possível ficaria com as duas.

A Transalp é mesmo um conceito muito próprio, mais estradista , permite a saida de estrada como poucas , não há dúvida que se trata de uma mota de aventura...o consumo não é prioridade... anda e gasta ...

Já a que tens, urbana por excelencia, pensada em conforto e de fácil utilização, mesmo dentro das scooters é um conceito próprio.

Agora tudo depende da utilização que pretendes dar.. pessoalmente por vezes sinto falta de uma máquina que me levasse mais longe em estradões de terra, sou por defeito apreciador da natureza e não tanto do urbano... se fosse só por lazer ia de certo para a Transalp
Espirito Aventura

Duarte Victor

  • Visitante
Re: passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #4 em: 29 de Dezembro de 2015, 13:16 »
Tive uma igual à que te referes e só a substituí por uma Vstrom 650 por razões de altura. Tombei algumas vezes na Transalp, parado, por ser baixo (1,69). Mudei para a Vstrom que foi uma mota ímpar em ciclística e prestações, uma verdadeira trail turística. No entanto, só tenho a dizer bem da Transalp 650, tem bom motor e conforto que baste.
Se gostas deste conceito de mota e de condução, fazes uma boa escolha. _pol_

Boas curvas  scooter_

Marco46

  • Visitante
Re: passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #5 em: 29 de Dezembro de 2015, 14:35 »

A transalp, modelo que ja vem desde a minha adolescencia, sempre foi uma moto que cumpriu o seu dever, sem conhecimentos de grandes avarias e de uma simplicidade extrema, que é assim que se quer uma moto!

Manutenções simples, muito confortavel e polivalente, certamente nao te irás arrepender.

Como nao sou nada adepto de triciclos, ontem já era tarde.


Saudações e boa escolha

 _convivio_

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #6 em: 29 de Dezembro de 2015, 14:47 »
Na minha opinião não se podem comparar estes dois modelos. São coisas completamente diferentes...quase seria a mesma coisa que estar a comparar um carro com uma mota.

marzvolta

  • Visitante
Re: passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #7 em: 29 de Dezembro de 2015, 15:02 »
Comprei uma XL650V a semana passada, sou um bocado suspeito....
COMPRA!! :D



madds

  • Visitante
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #8 em: 29 de Dezembro de 2015, 16:07 »
Obrigado pelas respostas.

Efectivamente a melhor solução era ter as duas :)

Não tenho nada de nada a apontar à Piaggio, muito pelo contrário!
Mas o look da Transalp e a versatilidade de ter mota para meter no mato encanta-me.

Sente-se assim tanto a passagem de uma scooter para mota em questão de frio e desconforto da menor proteção aerodinâmica?


madds

  • Visitante
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #9 em: 29 de Dezembro de 2015, 16:16 »
É uma boa questão até por serem propostas significativamente distintas. No meu caso colocaria as seguintes questões:
  • A capacidade de carga que a scooter tem e a mota não tem é relevante?
  • Tendo uma MP3 na qual não precisas de amparar o seu peso quando parada, estás disposto a abdicar desse conforto? Chegas bem com os pés ao chão na Transalp?
  • Incomoda-te apanhares mais frio e chuva nos pés e pernas?
  • Tens paciência para lubrificar a corrente?
  • Pensas vir a fazer percursos fora de estrada?

EM relação à capacidade de carga: as transalp que vi, ja tem top case e no olx até tem malas laterais com os respectivos suportes a bom preço.
Não uso o bloqueio de rodas em andamento normal, só mesmo para estacionar. Tenho 1,82 por isso devo chegar bem com os pés ao chão!
O frio e conforto em geral é que me deixa mais na duvida. Contudo é algo que vou experimentar agora ao tirar a carta!
Não sou propriamente um proprietário exímio a tratar dos meu veículos, mas penso que seria algo a aprender e assumir com a regularidade necessária.
Não é o fora de estrada que me encanta mais! É mesmo a questão de uns longos passeios (já tenho 4 marcados para 2016 :) )

madds

  • Visitante
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #10 em: 29 de Dezembro de 2015, 16:19 »
Se vale a pena é uma resposta que poderá tornar-se ingrata face àquilo que tu realmente desejas.

Dizer-te que perdes em protecção aerodinâmica e aspecto prático, já tu sabes....

Mas se o teu coração e gosto em particular por esse modelo te enche as medidas, go for it.

Só conheço a Transalp XL700V (modelo a seguir a esse), pelo que não serei grande ajuda.

Mas conforto de rolamento, absorção irrepreensível das irregularidades e fiabilidade mecânica não são meramente palavras que lhe estejam longe...bem pelo contrário.  _pol_ _pol_


EDIT:  Quando referes Transalp 650 e para não haver a menor dúvida, estás a referir-te a esta, correcto?  Chama-se XL650V, sendo que no caso da imagem é a Rally Touring.  ;)



Sim é xl650v.

O que mais me aborrece no dia a dia são alguns troços que faço em paralelo e com alguns buracos. Nós devíamos convidar os presidentes de câmera e das estradas de portugal a dar uma volta de scooter por certas estradas para eles verem o que é bom para tosse!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #11 em: 29 de Dezembro de 2015, 16:40 »
Se o que mais te aborrece são os troços de paralelos, calçada típica, lombas e alguns buracos...a roda de 21´na frente e 17´atrás, conjugados com uma suspensão que deve filtrar bastante as irregularidades, vai surpreender-te pela positiva.  ;)

marzvolta

  • Visitante
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #12 em: 29 de Dezembro de 2015, 16:44 »
Como disse, comprei uma transalp na semana passada (podes vê-la no diário de bordo)

Eu também vim de uma scooter, uma GTS 125.

Principais diferenças:
  • Proteção aerodinâmica - como a minha transalp tem o vidro baixo de origem, sinto MUITO MAIS o vento no peito e capacete, no futuro vou ponderar comprar um vidro mais alto
  • Conforto - deixei de fechar os olhos cada vez que pisava um buraco, a sym estremecia toda, nesta as irregularidades do terreno são muito mais absorvidas
  • Pendura - a pendura sente-se mais confortável na TA que na SYM
  • Espaço - pois, perdeu-se o espaço debaixo do banco, mas a minha veio com uma topcase, que ameniza o efeito, não leva tanto, mas no futuro posso ainda por side cases  _pol_

Mais alguma dúvida, apita que posso tentar ajudar-te.



Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #13 em: 29 de Dezembro de 2015, 19:10 »
Caro Hugo Ferreira,

Contribuo apenas com a minha experiência pessoal pois poderá ser útil.
Há uns anos troquei a minha FJ1200 por uma f650 (queria mudar de estilo por algo mais pequeno e calmo) quando, na verdade, procurava uma TA.
Na altura estava um pouco duvidoso na troca mas foi o que se proporcionou pois foi troca directa.
Nunca me arrependi da f650, aliás, fiquei fã de uma mono versátil com um peso ligeiro e muito divertida qb embora um pouco trepidante por ser uma mono.
Mais tarde testei a tão desejada TA de um amigo, e não me convenceu. Mais pesada, alta e amorfa de motor. Um bestseller atraente, sem dúvida, mas sabia a pouco.
Aliás, o meu amigo, depois de testar a minha 'acordou' e foi a correr comprar a VStrom porque queria uma moto com 'vida' (como a minha mas melhor).
Um motor de 2 cilindros é uma vantagem em suavidade, claro.
Agora a VStrom com a mesma cilindrada é bem superior em quase tudo. Só a estética é mais polémica para mim.
Neste estilo de mota o pendura fica sempre a ganhar em conforto.
Só não tenho uma VStrom porque o bolso não chega lá... _Rolley_

Boas voltas e Bom Ano!

BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #14 em: 29 de Dezembro de 2015, 19:57 »
Caro Hugo,
Para aproximadamente saberes o que é deixar a proteção aerodinâmica de uma Scooter:
Retira o vidro da frente tua MP3,depois faz Porto-Povoa na autoestrada a 130km/h apoiando os calcanhares no estrado mas com os pés e as pernas o mais defora possível da scooter. Repete novamente á noite e de preferencia ainda neste Dezembro.
Sentes vontade em repetir? Sim! Segue a primeira resposta do companheiro marzvolta, COMPRA!

A minha tem roda alta e sempre que passo em empedrado irregular, tenho pensamentos idênticos aos teus.
Boa decisão é bom ano novo.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #15 em: 29 de Dezembro de 2015, 23:02 »
Viva Hugo.

Posso não ser um exemplo, mas troquei uma "sofrida" mas muito competente  Downtown 125 por uma big trail VStrom de litro, e não vou ficar por aqui...

Sem dúvida que uma trail tem argumentos de muito valor, e as maxis idem igualmente outros. São 2 mundos diferentes.

A questão do conforto é outro campeonato com o monobraço articulado e o garante das rodas de largo diâmetro que  conferem desde logo uma segurança e estabilidade notáveis, sobretudo em estradas cujo pavimento é aquilo que todos sabem - tenho hoje mais receio em ter um furo ou empenar uma jante, porque deixei de ser tão cauteloso e não ando tão devagar quanto devia.

Quanto a consumos das trails, é assunto que nem sempre é consensual, pois qualquer moto tem de beber para andar e neste campo não há milagres.

Um aspeto a considerar é o "trepar" e "saír" de uma trail ( mais alta que uma scooter), mas isso não será problema para ti.

Pessoalmente a MP3, nunca foi para mim "aquela base...", 3 rodas é esquisito, mas ao mesmo tempo um conceito interessante.

A Transalp é uma boa aposta  em termos de conforto, qualidade e racionalidade . Se bem me lembro, houve uma época em que só havia 3 trails nas estradas, as XTZ's, Varaderos e ... Transalps. ;)

Boa decisão e avança rapidamente com essa carta de condução.

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Luis Salgueiro

  • Visitante
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #16 em: 30 de Dezembro de 2015, 16:23 »
ahahah   _lol_ há certos tópicos que me fazem sorrir mas este parece mesmo saído de um concurso de anedotas (desculpem-me a franqueza !) .
Comparar o triciclo da Piaggio com uma Transalp e no meio da temática porem-se a avaliar o vento nas pernas e outras demais  'importantíssímas' particularidades . Esta conversa só tem comparativo com alguém a questionar-se se há-de ir passar um fim de semana num monte do Alentejo ou a Las Vegas (foi o exemplo que me ocorreu agora ) .
Cumps. e um Bom 2016 (se possível com o melhor dos dois mundos em questão : uma Transalp com 2 rodas na frente e uma cobertura Tucano para as pernas ;) )

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #17 em: 30 de Dezembro de 2015, 16:59 »
Hugo,
Não posso dizer que tive dúvidas semelhantes, afinal são conceitos diferentes, e resolvi acumular ferrugem.
Um brinquedo dual-sport acaba por ser mais polivalente que uma máquina de estrada. Ganha-se algumas coisas e perdem-se outras como é normal.
A transição pode ser "brusca" mas é questão de habituação.
Caso tenhas dúvidas experimenta o conceito, e, se mesmo assim não quiseres abdicar das vantagens de cada uma vendes a mp3 e compras uma scooter e uma trail  _convivio_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

madds

  • Visitante
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #18 em: 30 de Dezembro de 2015, 17:20 »
Aqui o que está em questão não é comparar o modelo A com modelo B! São incomparáveis!

A questão é a passagem de maxiscooter para mota e as mudanças que se sentem ao fazer essa transição!

Se o tópico lhe dá vontade de rir, é porque eu me exprimi mal ao colocar a questão ou então o colega não percebeu!

Luis Salgueiro

  • Visitante
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #19 em: 30 de Dezembro de 2015, 18:04 »
Não leve a mal , eu apenas comentei ' na descontra' como se estivesse a conversar no café num grupo de amigos . Eu percebi o que estava a querer debater e que não era comparar uma máquina a outra mas não deixam de ser questões que se prestam a um comentário mais jocoso . Seja o que for , do meu ponto de vista , nada há a comparar entre o 'andar de mota' com uma ou com outra máquina e quem compra uma mp3 'está-se marimbando' para as Transalps e vice-versa pois são duas formas distintas de usar e de retirar prazer de uma mota e não dá para 'contabilizar' os prós e os contras, é mesmo uma escolha pessoal . 
Eu volto a usar uma comparação para tentar de novo demonstrar o meu ponto de vista quando li o seu post : imagine que em vez de um fórum de 2 rodas estava num fórum de automóveis e alguém punha a questão das diferenças que iria sentir caso viesse a trocar um carro dentro da gama Fiat Punto por um da gama tipo Land Rover  (ou vice-versa) _Rolley_ .   

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #20 em: 30 de Dezembro de 2015, 19:21 »
Companheiro Hugo, penso que não são montadas comparáveis, mas o que se trata é de mudar de conceito, conforto por aventura.
Acho que o desejo de mudança e "aventura" faz parte do nosso ciclo de vida e, podendo, não o cumprir deixa sempre alguma frustração para o futuro, por isso, acho que é de encarar o desafio :).
Só recomendo que enquanto lês umas coisas, demores algum tempo, para ter a certeza que não se trata de um desejo momentâneo, do qual podes despertar e ver que tomaste uma má decisão.  _Rolley_
Seja qual for a escolha tenho a certeza que vais bem servido :) seja com o "Land Rover" que tens, seja com o "Punto" que pretendes comprar  _lol_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #21 em: 30 de Dezembro de 2015, 20:52 »
.......
Cumps. e um Bom 2016 (se possível com o melhor dos dois mundos em questão : uma Transalp com 2 rodas na frente e uma cobertura Tucano para as pernas ;) )

Caro Hugo,
referi anteriormente um teste que te expunha mais á intempérie, porque tenho em ideia que usas a mota tanto em passeios como para o dia a dia e preocupavas com as intempéries.
Expliquei de uma forma muito simplista, pois certa vez numa oficina, emprestaram-me uma Yamaha xt660 que terá aproximadamente a mesma protecção. Adorei a mota, vibrava bastante mas não era nova pelo que não posso avaliar ou comparar. Senti após alguns km que se tornava-se cansativa pois a força do vento nas pernas e no peito era coisa que eu já não estava habituado e não estava com vontade para me voltar a habituar.
Deixo aqui citação do que aproveitei do post do companheiro Luis Salgueiro e que considero uma excelente ideia, também já tida pela Yamaha e claro amplamente desenvolvido pela Piagio. Quanto a cobertura para pernas para mota não scooter, chamam-se "Gauchos" e dão uma ajuda enorme.
Espero ter detalhado melhor a minha anterior descrição.
Boas curvas a todos

aos outros itens em discussão não pude ajudar.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

madds

  • Visitante
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #22 em: 30 de Dezembro de 2015, 21:33 »
Obrigado a todos pelo vosso feedback.  Realmente ando todos os dias independentemente do tempo. Dou valor à proteção e conforto de uma maxi-scooter e por isso tenho estas dúvidas.

Se calhar estas dúvidas que eu tenho são partilhadas por imensos colegas aqui do cpm.  No ano e meio de membro cpm já vi bastantes colegas a fazer a passagem das scooter para motas e a opinião deles é quase sempre do genero: mudei para melhor.

Obviamente que estes testemunhos me deixam com curiosidade ao ponto de começar a ponderar também a troca.

O arrependimento que falo ao trocar para a mota é mesmo por perder o conforto.

A decisão principal é mesmo a carta A e depois logo se vai ver.


Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #23 em: 30 de Dezembro de 2015, 21:38 »
Boas!
Eu só trocava a MP3... por outra com as mesmas três rodas!
Por uma simples razão: segurança. E para quem vive no norte, não há melhor!
Paralelos e buracos? Trilhos dos eléctricos?
Nada como ter três rodas. (Dentro do conceito de mota, claro está)
Se o amigo Hugo quer fazer o gosto, porque não aluga uma coisa no género Trail por um fim de semana?
Eu aluguei uma MP3 250cc e fiquei completamente rendido!
Claro que é só a minha opinião, com alguma experiência em quase todo o tipo de motas. ;)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Passar de piaggio mp3 400 para uma transalp 650
« Responder #24 em: 30 de Dezembro de 2015, 21:42 »
Por muito que custe aos comentadores deste tópico (e onde naturalmente me incluo), por melhores que sejam os conselhos, palavras de ânimo ou de cautela sobre o que fazer...nada, mas mesmo nada suplantará o feeling de um teste de meros 10-15min e aquilo que o mesmo conseguirá ditar em termos de decisão....

Posto isto, só tenho a dizer uma coisa: Vai experimentar, anda peeferencialmente pelos caminhos que fazes no teu dia-a-dia e depois conta-nos se voltaste às 2 rodas (ou não).