Autor Tópico: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)  (Lida 8170 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Nova geração de ABS para motociclos até 250cc

- BOSCH 10 (geração 2016) -




Estando o ABS cada vez mais presente nos motociclos actualmente vendidos em todo mundo...e tendo a Europa legislado sobre a obrigatoriedade da sua instalação em todos os modelos de motos e scooters (com +125cc) produzidos a partir de Janeiro de 2016, a Bosch não poderia ficar para trás nesta corrida...

O conhecidíssimo especialista alemão em ABS (Bosch) apresentou assim a sua nova geração deste sistema bastante importante para a segurança na travagem - Bosch 10 - tornando-o mais leve e menos dispendioso na sua produção, nomeadamente porque a ideia da marca é a de possibilitar a sua instalação igualmente em veículos de duas rodas nos países emergentes.

O Bosch ABS 10, que será lançado em 2016 e disponibilizado em todo o Mundo, pesa 30% menos do que o actual ABS 9 (lançado há uns bons anos atrás - 2009) e, de acordo com a própria marca, o seu tamanho foi reduzido em cerca de 45%.

Este sistema foi especialmente desenvolvido para motociclos de cilindrada igual ou inferior a 250cc, permitindo um desempenho e uma segurança acima de qualquer suspeita.




Imagens obtidas em: scooternet.gr;  responsejp.com

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #1 em: 12 de Dezembro de 2015, 16:26 »
Ainda bem que vai passar a ser obrigatório e na minha opinião já devia de ser á mais tempo!

Já vi alguns testes e a diferença em piso molhado com ABS e sem ABS, é brutal !

Nas duas rodas a segurança devia de ser sempre uma prioridade no desenvolvimento de novas soluções!
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1996
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #2 em: 12 de Dezembro de 2015, 16:49 »
Só uma dúvida.  _pensador_

Se a partir de 1 de Janeiro de 2016, os motociclos de cilindrada superior a 125cc têm que vir com ABS, os stands que têm em stock, por exemplo,  Maxsym´s 400 sem ABS (menos €500 que as que já vêm com ABS) para as despachar vão ter que, até 31 de Dezembro, baixar significativamente os preços, ou estarei a ver mal?


Paulo Renato

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #3 em: 12 de Dezembro de 2015, 17:09 »
Provavelmente as marcas têm vindo a preparar-se, pelo que os motociclos com +125cc sem ABS produzidos/fabricados até 31/12/2015, poderão vir a ter campanhas ou um acerto no preço no futuro a curto prazo.

Considero que será uma situação normal e as marcas já estarão preparadas para esta nova obrigatoriedade.  ;)
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2015, 17:10 por Sapiens21 »

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #4 em: 12 de Dezembro de 2015, 17:30 »
O que eu percebi desta lei é que a mesma é para motas "Saídas de fábrica" a partir de 1 de Janeiro de 2016... Estou errado?

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #5 em: 12 de Dezembro de 2015, 17:45 »
Exactamente!!
É a data de fabrico, o que significa que motociclos sem ABS que estejam em stock mesmo para lá de 01/Jan. continuarão a poder ser vendidos... Claro que haverá ajustes de preço.

As fabricadas após essa data e vendidas em espaço Europeu, já terão de o ter de série.  :)

rodrigosa

  • Visitante
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #6 em: 12 de Dezembro de 2015, 20:05 »
Uma dúvida: é possível mandar instalar ABS num veículo que não venha equipado de fábrica?  _pensador_

Offline fantasma do lençol

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Lisboa
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #7 em: 12 de Dezembro de 2015, 20:27 »
Uma dúvida: é possível mandar instalar ABS num veículo que não venha equipado de fábrica?  _pensador_

tecnicamente sim, financeiramente não.  Mais vale a troca.

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #8 em: 12 de Dezembro de 2015, 22:40 »
Uma dúvida: é possível mandar instalar ABS num veículo que não venha equipado de fábrica?  _pensador_

É possível mas não viável. É mais fácil pegar numa moto com abs acidentada e colocares as peças intactas da tua (tipo depósito, faróis, plásticos) do que tentares instalar na tua moto um sistema abs retirado de uma moto acidentada.

rodrigosa

  • Visitante
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #9 em: 12 de Dezembro de 2015, 23:25 »
Obrigado  _pol_

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #10 em: 13 de Dezembro de 2015, 00:49 »
Será que também vai existir versão com software "especial" para bancos de teste?
;)

Sabem se vai ser possível ter sistema para ligar ou desligar o mesmo? Como existe hoje em dia ou vão forçar a andar sempre ligado como as luzes?

Sempre podem fazer uma versão especial de ABS para off road, que basicamente e não ter sistema mas mais caro vai ser de certeza!

Há quem diga que será só para sacar mais umas coroas ao povo....

Boas curvas!

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #11 em: 13 de Dezembro de 2015, 14:47 »
Claro que pode haver falcatruas,tal como fizeste referência, se uma marca o pedir a bosch ou outra arranja maneira de dar a volta ,mas atenção ,no caso a VW foi informada da ilegalidade a uns anos e nada fez...

Marco neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #12 em: 13 de Dezembro de 2015, 19:52 »
Incrivel como em 20 anos um sistema abs passou a pesar 10% do inicial! Gostava daqui por uns anos ver estatísticas a confirmarem ou não a diminuição da sinistralidade graças a este sistema.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #13 em: 27 de Abril de 2016, 23:02 »
Incrivel como em 20 anos um sistema abs passou a pesar 10% do inicial! Gostava daqui por uns anos ver estatísticas a confirmarem ou não a diminuição da sinistralidade graças a este sistema.

E deixa passar mais uns anitos e verás como o módulo de gestão do ABS, vai caber dentro de um Ovo da Kinder....ou quase.  ;)

Cada vez mais a tecnologia leva ao extra light, extra compact, minimum size.

Olha-se p. ex. para a profundidade, peso e qualidade de imagem de um televisor de há 20 anos e...não tem comparação com os actuais.

Com o ABS e o avanço tecnológico do mesmo, tem-se passado da mesma forma e assim continuará no futuro: cada vez mais eficiente, cada vez mais rápido a actuar, cada vez mais compacto e leve...

Num futuro assim não muito distante, veremos o ABS a fazer parte do equipamento de série das scooters de 50cc...isto naturalmente partindo do princípio que as elétricas não dominarão (teoricamente) até final da próxima década.

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #14 em: 01 de Maio de 2016, 10:08 »
A India tambem já decidiu que será agora em 2018 (antes era em 2017).

http://bikeindia.in/news-abs-in-two-wheelers-to-become-mandatory-in-india-from-2018/

A Bosch India veio logo a publico bater palmas... Só o tamanho daquele mercado....

Ainda dizem que não existe controlo do mercado ou praticas de oligopólio.

Claro que pode haver falcatruas,tal como fizeste referência, se uma marca o pedir a bosch ou outra arranja maneira de dar a volta ,mas atenção ,no caso a VW foi informada da ilegalidade a uns anos e nada fez...

Algo que é ilegal a partida não se torna legitimo só porque uma marca quer (sabe-se lá o tipo de pressões tb ilegais senão imoralmente duvidosa). Mas quem é que votou na Bosch!?!? Deviam levar uma multa igualmente como os da VW. Se fosse uma empresa Portuguesa estava resolvido à muito.
« Última modificação: 01 de Maio de 2016, 10:09 por cross »

rahul

  • Visitante
Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
« Responder #15 em: 11 de Abril de 2017, 11:43 »
good post