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Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012

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rodrigosa:
Depois de adiamentos atrás de adiamentos, arranjei finalmente tempo para criar o tópico de instalação de lâmpadas LED na minha SYM GTS 125i (modelo 2012) e tentar auxiliar os companheiros que estejam a pensar fazer o mesmo. Duas questões já a abrir: 1) estou bastante contente com o resultado final e 2) o processo tem truques.
Começando pelo que é importante, quero dizer que tudo teria sido muito, muito mais difícil se não fosse o trabalho desenvolvido pelo companheiro Piedade. Muito obrigado, Piedade! Este nosso companheiro desmontou toda a frente e grupo ótico da scooter que temos em comum, fotografou todo o processo e construiu um manual que disponibilizou aqui https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/DIY%20%E2%80%93%20Remo%C3%A7%C3%A3o%20Parcial%20da%20Carenagem%20Frontal%20e%20Grupo%20%C3%93ptico%28PT%29.pdf

Exageros à parte, é uma Bíblia para quem gostar de desmontar as máquinas!

Acrescentou ainda um outro manual, que permitiu que eu (e pelo menos o companheiro Tomé) resolvêssemos o crónico problema dos LEDs de dia fundidos, por cerca de 10 euros. Esse outro manual está aqui https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/DIY%20%E2%80%93%20Repara%C3%A7%C3%A3o%20LEDs-Luz%20de%20Dia%28PT%29.pdf

Depois de substituir os LEDs de dia, ficou com este aspeto



Desta forma, quando comecei o processo tinha as luzes que aparecem à esquerda e no final tenho as que aparecem à direita. Veja-se que inicialmente já tinha 3 leds fundidos no farol do lado direito.



Visto de dia



Portanto, não documentei a desmontagem da frente da scooter e começo este tópico depois de a ter pousada em cima da mesa  _pol_
Em primeiro lugar foi necessário retirar as lâmpadas originais de halogêneo. Com o indicador e o polegar devem apertar-se os lados da tomada que liga às lâmpadas, e puxar. Sai facilmente. Se não se fizer essa pressão lateral, a tomada nem mexe.
Depois de retirada a tomada, é este o aspeto



A borracha que envolve as lâmpadas e que impede a entrada de pó na ótica, sai facilmente, puxando. Fica-se com isto



Com o dedo empurra-se o arame, para soltar a lâmpada







As lâmpadas novas, de LED, são estas, que o companheiro Mercúrio bem aconselhou (obrigado!)



Como se verá na imagem a seguir, a base da lâmpada é desmontável e isso é muito importante para a montagem na ótica. Nesta imagem seguinte também se vê mais uma mod que eu fiz desnecessariamente  :( . Passo a explicar: Originalmente as lâmpadas, depois de montadas, ficavam com dois LEDs para a esquerda e dois para a direita. Companheiros mais experientes informaram-me de que deveriam ficar para cima e para baixo. Ainda antes de as experimentar acesas (não tinha as resistências), decidi rodar o encaixe da lâmpada 90º, fazendo novas furações na parte plástica.



Mas afinal não era necessário. Como se vê na próxima imagem, os médios à esquerda (com a furação que eu fiz) estão completamente estranhos e com um buraco de luz no centro. À direita é com a lâmpada na posição original e o aspeto final dos médios, tal como estão hoje.



Voltando à montagem das lâmpadas, em primeiro lugar instala-se a parte da lâmpada que é desmontável, usando o arame para fixar.



No meu caso, foi necessário cortar um pouco da borracha, para permitir o encaixe



Depois de cortada a borracha e de fixada a base da lâmpada com o arame, volta-se a encaixar a borracha



E depois a lâmpada



As ligações são facílimas se o tipo de lâmpada tiver sido bem escolhido. Só encaixa de uma forma  _lool_

Nesta altura agarrei na frente da scooter, voltei a montar aquilo tudo e… não funcionou!!!! Sim, depois de tudo apertado e aparafusado, não funcionou  _martelada_

A culpa, viemos a perceber depois, era de um relé chatíssimo da SYM GTS (pelo menos) que detetava um consumo muito baixo das lâmpadas LED e considerava que estavam fundidas. Dessa forma, quando se ligavam os médios as lâmpadas aguentavam-se 1 ou 2 segundos e desligavam. Os máximos funcionavam bem! Foi muito frustrante!!!
Navegando pela net cheguei à conclusão de que se trata de uma situação normal, nomeadamente na montagem deste tipo de lâmpadas em automóveis. A solução passa pela instalação, para além das lâmpadas, de umas resistências que aumentam o consumo e enganam o relé (no meu caso. Nos automóveis engana o computador de bordo).

Validei com o Piedade que é um barra nestas coisas e ele concordou que resistências de 50w e 6 ohm poderiam resolver o problema. Mandei vir e recebi isto



Voltei a desmontar a frente da máquina e instalei as resistências EM PARALELO ENTRE A MASSA E O FIO DOS MÉDIOS. Não sei se é percetível nesta foto



ATENÇÃO: As resistências aquecem muitíssimo! É importante fixá-las a algo metálico e não pintado. A minha solução, muito artesanal, foi esta



Depois é voltar a montar tudo e dar à chave  scooter_

Fica uma foto com a comparação entre a minha luz inicial e a final no escuro



E novamente os médios ligados durante o dia



Espero que tudo isto seja útil e se puder ajudar em alguma dúvida, estejam à vontade!

sergio2013silva:
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Belo Brico

NunoMiguel:
Impressionante. Tanto a diferença a nível estético como o trabalho e dedicação. Parabéns...

CaMorais:
Excelente partilha de informação companheiro, sem duvida será uma grande ajuda para os proprietários deste modelo em questão.
Obrigado _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

afg:
 _palmas_ Fantástico trabalho de bricolage , mais um manual para o pessoal  que adora a bricolage _Rolley_  .
Não há dúvidas que a iluminação LED veio para ficar , não só pela estética mas principalmente pelo aumento brutal de visibilidade que proporciona , aumentando a segurança .

Este fim de semana pretendo fazer o mesmo na minha GTS EVO cuja parte elétrica é supostamente mais simples  _pensador_ , recebi as lâmpadas hoje e são idênticas , à exceção de serem H11 , pois a minha é zarolha , leva uma lâmpada para médios e outra para máximos separadamente .

Irei colocar fotos da instalação para que os companheiros que tenham este modelo possam fazer também as suas bricolages .

Boas curvas,
 scooter_

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