Autor Tópico: RECALL - BMW C600 Sport e C650GT (modelos até 2015)  (Lida 4847 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
RECALL - BMW C600 Sport e C650GT (modelos até 2015)
« em: 03 de Dezembro de 2015, 00:36 »
RECALL - BMW C600 Sport e C650GT (modelos até 2015)



A notícia tem estado a ser divulgada já em diversos websites relacionados com o mundo do motociclismo e vem na sequência de 11 queixas provenientes de diversas partes do Mundo, que levaram a que o conhecido organismo americano, relacionado primariamente com a segurança e desempenho dos veículos - NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), interviesse.

Até ao momento, o levantamento feito por este organismo americano dá conta de 1.953 unidades no seu mercado de origem, que obrigará a BMW Motorrad a fazer a recolha das unidades para inspecção/reparação e, se necessário, alterações no sistema de travagem.

A BMW já tinha de qualquer forma sido alertada pela Coreia do Sul em Março deste ano para um potencial problema, depois de uma falha numa C600 Sport de 2014.

O problema que foi detectado agora pela NHTSA e que data de 06/11/2015, chegou agora ao conhecimento público, implicando a reacção da BMW com a explicação da causa, e que pode resumir-se da seguinte forma (explicação da própria BMW da América do Norte, LLC BMW):

Tanto na C600 Sport como na C650GT podem surgir problemas com a linha de travões dianteiros (tubagem), que pode desenvolver rachaduras e até mesmo vazamento do fluído dos travões.

A tensão na flexão é a causa para este defeito, que se agrava com o girar repetido do guiador totalmente para a esquerda, levando ao "stress" na cobertura protectora externa. Ou seja, desde o simples bloquear da direcção ou mesmo o realizar de manobras apertadas, leva a que a mangueira dos travões perto da forquilha possa ceder...com consequências graves no caso de o condutor não se aperceber imediatamente e circular de seguida.

A BMW afirma ainda que ao longo do tempo, pode mesmo haver danos na malha de aço, levando a rachaduras na linha de travagem, vazando o sistema e diminuindo a eficácia dos travões dianteiros.

Segundo um dos documentos oficiais enviados à imprensa, as peças de reposição só são esperadas em Fevereiro de 2016.

Os concessionários BMW irão inspeccionar gratuitamente as maxiscooters afectadas e substituir as peças afectadas por novas e redesenhadas, com uma melhor flexibilidade.

Modelos afectados e por agora identificados nos Estados Unidos:

Modelo BMW C600 Sport » unidades fabricadas de 02/08/2012 a 31/03/2014;

Modelo BMW C650GT » unidades fabricadas de 30/07/2012 a 29/05/2015.

Resta dizer que até ao momento apenas nos Estados Unidos foi levada a cabo esta acção, não sendo de excluir idênticas acções noutros países.


NOTA IMPORTANTE: Não existe qualquer problema, de semelhante natureza ou de outra diversa, com os novos modelos agora recentemente lançados (modelo 2016) da C650GT e C650 Sport!!
Este é um tópico de carácter informativo para os actuais proprietários do modelo, sendo relevante mencionar que os Recalls fazem parte da vida útil de um produto, devendo ser olhados não de forma negativa, mas sim como uma melhoria continua para nossa salvaguarda. Assim o fizessem todas as marcas, não se cruzando os braços quando perante os problemas...

-----------------------------------------------------------------
Algumas das publicações:

http://blog.motorcycle.com/2015/12/01/manufacturers/bmw/2013-2015-bmw-c600-sport-and-c650gt-scooters-recalled-for-brake-fluid-leak/

http://www.motorcyclistonline.com/recall-news-bmw-c600-c650-scooters-recalled-for-defective-front-brakes-motorcyclist-magazine-recalls

http://www.autoevolution.com/news/bmw-c600-sport-scooters-recalled-over-brake-lines-issues-102483.html

Online moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: RECALL - BMW C600 Sport e C650GT (modelos até 2015)
« Responder #1 em: 04 de Dezembro de 2015, 08:38 »
Infelizmente os recalls são uma inevitabilidade, talvez a sua frequência seja decorrente da pressa das marcas em lançar os modelos com inovações, para recuperar o investimento, mas devem ser encarados com naturalidade.
O que não compreendo é que nos produtos alemães comece a ser padrão só reagirem quando o mercado dos EUA reclama  _thumbdown_ sabiam desde Março  _confuso_ e não fizeram nada????
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: RECALL - BMW C600 Sport e C650GT (modelos até 2015)
« Responder #2 em: 04 de Dezembro de 2015, 11:17 »
Na minha opinião os recalls, seja de que marca forem, são uma mancha que fica na marca, o marketing conseguiu convencer os seus clientes da positividades de um recall, claro que é positivo, que uma marca que detecta uma falha tomar uma acção correctiva, mas os recalls, volto a frisar, na minha opinião, são como as desculpas, não se fazem, evitam-se.


Ao comprar uma máquina, eu confio que o construtor testou tudo e apenas espero ir á oficina para as normais revisões ou instalar algum extra.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: RECALL - BMW C600 Sport e C650GT (modelos até 2015)
« Responder #3 em: 04 de Dezembro de 2015, 13:00 »
É um ponto de vista a que não atribuo pouca relevância, Bairrada.  _pol_

Mas ainda assim e compreendendo as tuas palavras, pior sucede quando nada se faz, quando se cruzam os braços face às queixas dos clientes, quando....em prol da tal "imagem", se fecham os olhos e se espera que nada aconteça.

Por isso, a minha visão dos recalls...é de um pouco maior abertura.
Existem coisas que por norma só se manifestam após 1 ano de utilização (ou mesmo mais!), ou somente em determinadas condições climatéricas, ou que só ocorrem perante determinadas situações muito específicas de condução intensiva...e actuar é um sinal de que o cliente tem de facto importância!

É verdade que muitos organismos como a NHTSA também ajudam a que essas queixas não caiam em saco roto, mas não deixo de ver como positivo o haver marcas a iniciar campanhas de recolha ou contactos com os clientes no sentido de reparar, substituir ou actualizar determinado componente.