Autor Tópico: [PCX] 125i  (Lida 454745 vezes)

HMEGRE

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #50 em: 24 de Maio de 2010, 15:15 »
Rodas Finas ?? Não me parece francamente. São altas e na minha opinião mais que suficientes para uma 125. Não se esqueçam, uma 125 não é a mesma coisa que uma 600cc. 
Há cilindradas que não precisam de exageros têm que ter o suficiente para garantirem agilidade com segurança. Não queiram a vossa mota 125 scooter_ como os Fiat Puntos com pneus 210 e com kits aerodinamicos ;)

HMEGRE

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #51 em: 24 de Maio de 2010, 17:30 »
Sem duvidas preferia ter um disco atrás. No entanto e dado que sou dono de uma Lead que monta disco à frente e tambor atrás, não me faz grande falta o disco visto que a mota trava bem com o sistema combinado e quando necessário forço os dois travões. scooter_

A pcx montou um disco na frente de boa marca e bastante superior que o da Lead e quando a testei agradou-me imenso a travagem da PCX. Daí creio que a Honda (marca conceituada pela sua qualidade) não iria deixar de montar um disco atrás só para poupar mais uns euritos ao conjunto caso o fosse mesmo necessário a nível de segurança... _careta_

É um facto que até a minha BTT tem disco na frente e na traseira, agora posso é questionar a qualidade das pinças e discos que vêm montados noutras marcas ... pois eu tenho 2 btt´s com discos, uma comprada no continente e outra da marca Scott, a do continente é para esquecer a nivel de travagem e a scott trava que é um mimo...  ::)

Fated

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #52 em: 24 de Maio de 2010, 21:50 »
Talvez compre uma para a Naisa... hoje tivemos na Santomar e ela gostou bastante!

daniel

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #53 em: 24 de Maio de 2010, 22:00 »
Talvez compre uma para a Naisa... hoje tivemos na Santomar e ela gostou bastante!

O vendedor já lhe fez algum preço, o meu aqui em Évora fez-me por 2.600  _pensador_

ZEV

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #54 em: 25 de Maio de 2010, 01:01 »
Um travão de disco é SEMPRE, mas mesmo SEMPRE muito SUPERIOR a qualquer travão a tambor!! Pela tua lógica do peso então as máquinas de competição, principalmente as 125 de velocidade usavam atrás travões a tambor, visto que pesam menos que a PCX!!

A única razão para o uso de travões a tambor numa altura destas é simplesmente a redução de custos! A única vantagem é esta! Aliás falando em peso pesa muito menos um sistema de travão de disco do que um sistema de tambor!!!

E levantar a roda de trás numa scooter? Desde quando? O peso de qualquer scooter está na sua maioria concentrado na traseira da moto e se existe parte que é leve é sempre a frente da moto, como muitos notam quando passam de motos normais para as scooters!

Até a travagem numa scooter deve ser executada de forma diferente que numa moto normal por causa da distribuição de peso! Travando sempre mais atrás e menos à frente!

Por alguma coisa as motos com sistema de travagem combinada têm  a travagem regulada para travar 60 % na traseira e 40% à frente. 

Qu


Quem já andou com motos com travões a tambor sabe bem os sustos que se apanham!



Bom, vamos por partes.

1) Os travões de disco são, na sua generalidade, melhores q um travão de tambor equivalente.
Não obstante, um travão de tambor actual funciona muito melhor q um travão de disco dos anos 70 ou 80, porque tudo vai evoluindo - mas creio q isto é senso comum.


A travagem é a transformação de energia cinética (movimento) em calor (através de fricção), pelo que os discos, ao terem a "parede" de travagem ou de contacto em contacto directo e constante com ar livre arrefecem mais rápido e ficam menos propensas a fadiga (quando já estão tão quentes que não existe mais forma de conseguir travar).


2) as motas de competição usam travões de disco, pelo referido acima (resistência à fadiga/dissipação de calor).
Obviamente que uma moto de uso normal (especialmente uma scooter) não vai, em princípio, andar em ritmos que possam gerar incapacidade de travagem por fadiga dos travões, nem a sua potência isso propicia.


3) é física pura - um corpo em movimento, quando lhe é exercida uma força contrária à deslocação, inclina-se para a frente - a uma força exercida existe sempre uma força a ela contrária/oposta.
Atenção que eu NÃO referi nunca q a roda ia levantar do chão! O q disse é que ia diminuir o atrito pela deslocação do peso para a frente, e por ter menos atrito precisa de menor potência - se for demasiada potência para a necessidade real, pode bloquear as rodas
Essa é precisamente a razão da travagem ser repartida de diferentes formas - ao 'morder' mais o travão atrás, reduz essa tendência ao forçar a suspensão traseira a descer e a manter o centro de gravidade mais traseiro, para além de ser muito mais fácil para um condutor comum não ter de se preocupar com a melhor forma de travagem.
No entanto... duvido dessa distribuição q falas de 60/40 - onde é que viste isso, para eu puder consultar?
Quero sempre aprender mais!

Normalmente, num veículo a efectividade da travagem é cerca de 70% na roda da frente - por isso é que carros, motas, bicicletas, etc, têm tendencialmente (se não sempre!) os melhores e mais potentes travões na roda da frente.
Também, obviamente, por isso é que são essas as pastilhas que se gastam primeiro, aliás, como na tua moto:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=15.msg11599#msg11599



Referências:
http://www.best-motorcycle-gear.com/motorcycle-brakes.html
http://www.edmunds.com/ownership/techcenter/articles/43857/article.html

HMEGRE

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #55 em: 25 de Maio de 2010, 09:09 »


Bom, vamos por partes.

1) Os travões de disco são, na sua generalidade, melhores q um travão de tambor equivalente.
Não obstante, um travão de tambor actual funciona muito melhor q um travão de disco dos anos 70 ou 80, porque tudo vai evoluindo - mas creio q isto é senso comum.


A travagem é a transformação de energia cinética (movimento) em calor (através de fricção), pelo que os discos, ao terem a "parede" de travagem ou de contacto em contacto directo e constante com ar livre arrefecem mais rápido e ficam menos propensas a fadiga (quando já estão tão quentes que não existe mais forma de conseguir travar).


2) as motas de competição usam travões de disco, pelo referido acima (resistência à fadiga/dissipação de calor).
Obviamente que uma moto de uso normal (especialmente uma scooter) não vai, em princípio, andar em ritmos que possam gerar incapacidade de travagem por fadiga dos travões, nem a sua potência isso propicia.


3) é física pura - um corpo em movimento, quando lhe é exercida uma força contrária à deslocação, inclina-se para a frente - a uma força exercida existe sempre uma força a ela contrária/oposta.
Atenção que eu NÃO referi nunca q a roda ia levantar do chão! O q disse é que ia diminuir o atrito pela deslocação do peso para a frente, e por ter menos atrito precisa de menor potência - se for demasiada potência para a necessidade real, pode bloquear as rodas
Essa é precisamente a razão da travagem ser repartida de diferentes formas - ao 'morder' mais o travão atrás, reduz essa tendência ao forçar a suspensão traseira a descer e a manter o centro de gravidade mais traseiro, para além de ser muito mais fácil para um condutor comum não ter de se preocupar com a melhor forma de travagem.
No entanto... duvido dessa distribuição q falas de 60/40 - onde é que viste isso, para eu puder consultar?
Quero sempre aprender mais!

Normalmente, num veículo a efectividade da travagem é cerca de 70% na roda da frente - por isso é que carros, motas, bicicletas, etc, têm tendencialmente (se não sempre!) os melhores e mais potentes travões na roda da frente.
Também, obviamente, por isso é que são essas as pastilhas que se gastam primeiro, aliás, como na tua moto:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=15.msg11599#msg11599



Referências:
http://www.best-motorcycle-gear.com/motorcycle-brakes.html
http://www.edmunds.com/ownership/techcenter/articles/43857/article.html


 _pol_
QUE QUALIDADE DE INFORMAÇÃO  _palmas_
 _pol_

Fated

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #56 em: 25 de Maio de 2010, 14:46 »
O vendedor já lhe fez algum preço, o meu aqui em Évora fez-me por 2.600  _pensador_

Falou-me em 2690 acho eu, mas nem regateei, pois se a comprar é só daqui a uns meses, ele basicamente sumou o preço dela ao valor da documentação. 2600 já está a fazer algum desconto, mas tenta que te ofereça 1 capacete e mais qualquer coisa.

Born to be Wild

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #57 em: 25 de Maio de 2010, 15:16 »
Falou-me em 2690 acho eu, mas nem regateei, pois se a comprar é só daqui a uns meses, ele basicamente sumou o preço dela ao valor da documentação. 2600 já está a fazer algum desconto, mas tenta que te ofereça 1 capacete e mais qualquer coisa.
Não percebo os vossos preços, a não ser que o IVA seja aí maior: de tabela é 2.399 € + 200 € para documentação = 2.599 €.
Ainda estou em reflexão, adoro a estética, o motor, a agilidade e acima de tudo o consumo...

HMEGRE

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #58 em: 25 de Maio de 2010, 17:58 »
Não percebo os vossos preços, a não ser que o IVA seja aí maior: de tabela é 2.399 € + 200 € para documentação = 2.599 €.
Ainda estou em reflexão, adoro a estética, o motor, a agilidade e acima de tudo o consumo...

O preço é exactamente esse sem qualquer desconto... tudo que vier abaixo disso é bonus.

Para quem tem dúvidas, este site poderá ajudar: http://rmreview.com.my/honda-pcx-125i-cruiser-scooter-fuel-saver/

Beza

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #59 em: 25 de Maio de 2010, 20:51 »
"Porque razão é que não vês nenhuma moto de alta cilindrada com travão a tambor?"

A PCX não é uma mota de alta cilindrada..  _careta_

ZEV

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #60 em: 26 de Maio de 2010, 04:22 »
(...)


Em relação ao desgaste maior das pastilhas da frente na minha moto em relação ás de trás a explicação é simples e lógica:

Enquanto a manete direita faz accionar somente um conjunto de pastilhas à frente, a manete esquerda activa outro conjunto de pastilhas à frente e igualmente  as pastilhas do travão detrás. Ora enquanto carregando na manete direita a força da travagem é só dirigida a um jogo de pastilhas, carregando na outra a força da travagem e logo o desgaste é distribuido tanto pelo jogo de pastilhas da frente tanto como pelo de trás, tendo por essa razão menor desgaste.

Enquanto no jogo de pastilhas da frente a travagem é a 100 % no outro jogo também colocado à frente mas que funciona com o sistema combinado de travagem, a força de travagem é muito menor, logo sujeito a um menor desgaste! É simples....
(...)

Bom, novamente a insistir em motas de alta cilindrada e de competição quando se está a discutir a validade de um travão de tambor numa scooter leve, pequena e de baixa cilindrada... enfim.

Eu não estou a dizer que os travões de tambor sejam melhores; apenas a defender (e a provar) a sua validade.

Creio que todos saberão distinguir a informação válida encontrada na internet daquela que não o seja; de qualquer forma, eu, por defeito profissional, gosto de me apoiar (mesmo naquilo que sei por conhecimento empírico, transmissão pessoal, experiência própria, etc) naquilo que outras pessoas, de valor, publicam.
No meu trabalho tenho que me guiar pelo que está escrito - e, aparentemente, não é com maus resultados.
De qualquer forma, não estou aqui a querer impor nenhum tipo de conhecimento, apenas a abrir às pessoas a curiosidade para que possam investigar e decidir por si próprias.



Aquilo que não consigo concordar é com a tua lógica em relação à repartição de travagem, e tomemos como exemplo a tua moto.

1) dizes que é mais importante (60% da travagem) o travão de trás, no entanto o único travão que pode ser actuado de forma independente é o dianteiro;

2) O disco dianteiro da GTS tem 240mm, o traseiro tem 200 (124.5cc e 250.6cc) ou 220mm (263.7cc);

3) na travagem combinada (e reporto-me de novo à tua informação da repartição 60% posterior / 40% anterior) o desgaste maior do travão traseiro deveria equilibrar fortemente o possível (e raro, segundo dizes, pois deve-se evitar o seu uso independente, tal como aparece também na pag.12 do manual) uso independente do travão dianteiro - mas tal não se verifica, e nesta, tal como na GTS250, subsituíram-se primeiro os calços da frente.


A verdade é que, como disse, o mais alto centro de gravidade das motos exacerbam a transferência de massas no momento da travagem, e muito mais peso está presente na roda da frente, que tem que exercer mais pressão na travagem, e está mais sujeita a fadiga.
O que não invalida que a roda de trás tenha que travar também, até para ajudar a equilibrar quanto possível na transferência de massas, mas...


Um bom exemplo é uma bicicleta - e essa tem MUITO mais peso atrás do que na frente.
Travar só com o de trás - a roda prende e desliza (basta ver as rodas de trás dos "putos"); travar só com o da frente - a bicicleta pára.... (até pode 'parar' demais....  _lol_ ) e lá vai uma "burra".
Fiz competição de BTT, sempre tive travões mais potentes na frente, e nunca me deslizou uma roda da frente em travagem...


Bom, quanto a este assunto fico por aqui, acho que já expliquei muito bem o meu ponto de vista.
Reeitero apenas que isto são noções básicas, e que cada veículo tem factores próprios a ter em linha de conta e que são influenciados por diferentes variantes.


Quem quiser saber mais sobre travagem combinada, e quiser ver uma coisa escrita na internet por engenheiros de motos, sugiro uma visitinha ao site da Honda:
http://world.honda.com/motorcycle-technology/brake/index.html




Peace out!  _anjo_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Honda PCX 125i
« Responder #61 em: 26 de Maio de 2010, 05:16 »
O com catano, lol, infelizmente nenhum de voçes ainda se lembrou que a Honda sempre ofereceu tao pouco por quantias tão elevadas, basta olharem para uma qualquer Honda e compararem com outra marca da mesma Categoria e cilindrada.
Conclusão, sim o travão mais importante e sem duvida o da frente, o de tras so utilizo mesmo quando preciso travar mais abrutamente ou quando, esta de chuva, dou uns cheirinhos com o de tras/combinado.
É uma pena sim que nao traga um travão de disco, porém nao estraga a mota se o restante for de qualidade Honda. 8)
[/URL]

RazoR

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #62 em: 26 de Maio de 2010, 09:48 »
Chega e sobra.

Haviam de travar com o da frente da minha vespa a ver se não trava. E é tambor.

Desde que faça o seu trabalho tá muito bom, agora não ter porque a outra tem não é motivo para mim válido.

Born to be Wild

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #63 em: 26 de Maio de 2010, 15:06 »
Com certeza que o travão de tambor da PCX aparece por uma razão de custos, não de performance.
Volto a dizer: estamos a falar de veículos que têm que ser baratos.
O que achei é que trava bem, melhor se for usando as duas manetes.
Continuo indeciso...
Um-dó-li-tá, dois litros ou o que será... Sym ou Pcx livre está...

marco mantinhas

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #64 em: 26 de Maio de 2010, 22:41 »
acabei de chegar com a minha a casa _lool_. estou super contente com a máquina; anda bem(aos 100km/h chega com bastante facilidade) trava q chegue _pol_,o stop&go funciona na perfeição,enfim estou maravilhado agora quero ver msm é os consumos...há e curva q é um luxo _palmas_ _palmas_

Beza

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #65 em: 26 de Maio de 2010, 22:49 »
acabei de chegar com a minha a casa _lool_. estou super contente com a máquina; anda bem(aos 100km/h chega com bastante facilidade) trava q chegue _pol_,o stop&go funciona na perfeição,enfim estou maravilhado agora quero ver msm é os consumos...há e curva q é um luxo _palmas_ _palmas_

Parabéns e boa sorte. Vou estar atento pois gostava de ter uma PCX.  8)

Abre um diário de bordo e vai dizendo o que achas dela.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Honda PCX 125i
« Responder #66 em: 26 de Maio de 2010, 22:57 »
Vá toca a abrir o diario de bordo. Precisamos de informação, e de mexer,,,,,,,,,,, os dedos claro. _careta_
[/URL]

daniel

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #67 em: 26 de Maio de 2010, 23:08 »
acabei de chegar com a minha a casa _lool_. estou super contente com a máquina; anda bem(aos 100km/h chega com bastante facilidade) trava q chegue _pol_,o stop&go funciona na perfeição,enfim estou maravilhado agora quero ver msm é os consumos...há e curva q é um luxo _palmas_ _palmas_

Muitos parabens companheiro, que tenhas muita sorte e bons momentos com ela  scooter_

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Honda PCX 125i
« Responder #68 em: 26 de Maio de 2010, 23:13 »
acabei de chegar com a minha a casa _lool_ . estou super contente com a máquina; anda bem(aos 100km/h chega com bastante facilidade) trava q chegue _pol_ ,o stop&go funciona na perfeição,enfim estou maravilhado agora quero ver msm é os consumos...há e curva q é um luxo _palmas_

Pois é, esse sistema é bué da louco, penso que é aí que está a maior redução do consumo.
Vai falando da máquina.
Membro CPM nº5

HMEGRE

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #69 em: 27 de Maio de 2010, 10:33 »
acabei de chegar com a minha a casa _lool_. estou super contente com a máquina; anda bem(aos 100km/h chega com bastante facilidade) trava q chegue _pol_,o stop&go funciona na perfeição,enfim estou maravilhado agora quero ver msm é os consumos...há e curva q é um luxo _palmas_ _palmas_

Já a tens ?? Que sorte, onde a compraste ?? É que penso que ainda não a entregaram a nenhum stand do Norte...

Obrigado

davidz

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #70 em: 27 de Maio de 2010, 11:22 »
Ainda são raras as pessoas que já a têm a na sua posse. Existe uma série de pedidos ("reservas") já feitas em vários concessionários, pelo menos na área metropolitana de Lisboa. Para a terem o mais rápido possível, segundo consta através de conversa com os concessionários, terão que fazer a dista reserva e depende de concessionário para concessionário, existem uns que estão a pedir 50% do valor da mota para a reservar, o que acho que é um absurdo  _Zang_, e outros que pedem 200 euros.Fanzendo agora a reserva na melhor das hipoteses terão a moto só a partir de 15 de Julho e quem não fizer e estiver á espera que tudo isto passe só no final do Verão/início de Outono é que já estarão paradas nas vitrines do stand á espera que alguém as compre.

Hoje vou fazer um teste drive a uma e vou fazer a reserva.

Já adquiri 2 Capacetes hoje no Lidl um modular e um jet a preços que são um mimo  _pol_. Sou novo nestas andanças mas assim que já tiver a minha moto farei a minha apresnetação no fórum.

Muitas coisas têm sido ditas neste forúm sobre esta moto, umas positivas e outras menos. O que gostaria de salientar é que estas motos são motos construídas tendo em conta  a poupança. Sendo motos 125cc não têm necessidade alguma de ter 2 travões de disco. Outra questão é que estas motos foram feitas,principalmente para fazerem distâncias curtas, o que não impede de que se possam percorrer distâncias maiores.

Se repararem esta moto em relação a uma SYM GTS, por exemplo, pesa menos 40 quilos, isto quer dizer que a moto logo ai não estará tão sobrecarregada e por isso pode fazer distâncias com custos menores de combustível, isto porque a ver vamos 40 Kg é metade do peso de uma pessoa, o que já mexe um bocadinho com a coisa.


Cumprimentos e boas voltas


HMEGRE

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #71 em: 27 de Maio de 2010, 12:23 »
Ainda são raras as pessoas que já a têm a na sua posse. Existe uma série de pedidos ("reservas") já feitas em vários concessionários, pelo menos na área metropolitana de Lisboa. Para a terem o mais rápido possível, segundo consta através de conversa com os concessionários, terão que fazer a dista reserva e depende de concessionário para concessionário, existem uns que estão a pedir 50% do valor da mota para a reservar, o que acho que é um absurdo  _Zang_, e outros que pedem 200 euros.Fanzendo agora a reserva na melhor das hipoteses terão a moto só a partir de 15 de Julho e quem não fizer e estiver á espera que tudo isto passe só no final do Verão/início de Outono é que já estarão paradas nas vitrines do stand á espera que alguém as compre.

Hoje vou fazer um teste drive a uma e vou fazer a reserva.

Já adquiri 2 Capacetes hoje no Lidl um modular e um jet a preços que são um mimo  _pol_. Sou novo nestas andanças mas assim que já tiver a minha moto farei a minha apresnetação no fórum.

Muitas coisas têm sido ditas neste forúm sobre esta moto, umas positivas e outras menos. O que gostaria de salientar é que estas motos são motos construídas tendo em conta  a poupança. Sendo motos 125cc não têm necessidade alguma de ter 2 travões de disco. Outra questão é que estas motos foram feitas,principalmente para fazerem distâncias curtas, o que não impede de que se possam percorrer distâncias maiores.

Se repararem esta moto em relação a uma SYM GTS, por exemplo, pesa menos 40 quilos, isto quer dizer que a moto logo ai não estará tão sobrecarregada e por isso pode fazer distâncias com custos menores de combustível, isto porque a ver vamos 40 Kg é metade do peso de uma pessoa, o que já mexe um bocadinho com a coisa.


Cumprimentos e boas voltas

Bem vindo, a minha já está encomendada e vai ser Cinza ;) a ver vamos quando ma entregam...

marco mantinhas

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #72 em: 27 de Maio de 2010, 20:14 »
Já a tens ?? Que sorte, onde a compraste ?? É que penso que ainda não a entregaram a nenhum stand do Norte...

Obrigado
             sim, já a tenho _lool_ era a de serviço todos os stands tem pelo menos uma..   abraço.     

marco mantinhas

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #73 em: 27 de Maio de 2010, 20:30 »
De serviço? E já a venderam? Bolas...devem estar mesmo aflitos ou então tem mais meia dúzia de PCX de serviço, lol!
                 É possivel _pt_

Beza

  • Visitante
Re: Honda PCX 125i
« Responder #74 em: 27 de Maio de 2010, 22:59 »
De serviço? E já a venderam? Bolas...devem estar mesmo aflitos ou então tem mais meia dúzia de PCX de serviço, lol!

Uma vez que já está matriculada e se alguém estiver com pressa para querer uma é a melhor maneira de despachar.