Autor Tópico: 125 ou 250  (Lida 12359 vezes)

Ana

  • Visitante
125 ou 250
« em: 27 de Novembro de 2015, 11:03 »
 :-? Eis a questão....
Tenho atualmente uma Suzuki Van Van (125cc) de 2009 com (uns vergonhosos) 1.000km. Pretendo trocar por uma (?maxi?)scooter.
Já li muito aqui neste fórum (que é bestial), revistas e ... acho que já me decidi pela marca: Yamaha.

Faço 3x/semana trajeto Costa Caparica <–> Oeiras (via A5), sensivelmente 75km/dia portanto, estrada livre e auto-estrada (assustadora a A5 a 80-90km/h by the way....).
A dúvida que persiste: não ando de mota há mil anos e tenho por isso receio em atirar-me para uma 250 sem ter prática. Por outro lado, acho que o tipo de trajeto que faço presta-se meeeeeesmo à 250 e sinto que posso cometer um erro em optar pela 125, apesar de crer que esta última está mais ao meu nível (que é nenhum!). Help!  :'(

Conto com a vossa experiência e feedback para me ajudar a tomar a decisão mais acertada.
Ah! Para complicar um pouco (ou não), consumo é importante (o meu carro faz 4,6l reais...por isso, terá que beber daqui para baixo) e dinheiro tb, não pretendo comprar nova....  _pensador_

Muito obrigada!



madds

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #1 em: 27 de Novembro de 2015, 11:35 »
Olá Ana.

Se pretendes uma yamaha, o melhor modelo para mim é a x-max. Quer a 125cc quer a 250cc fazem consumos baixos (2,6 a 2,8 no caso da x-max 125 e pouco mais na 250).
Se tiveres a carta de mota recomendo te a 250cc. É uma mota que mantém a economia em consumo mas que tem aquele bocadinho de power a mais que sentimos falta quando conduzimos uma 125cc (para ultrapassagens!!!).

Seja qual for a opção que tomes que corra tudo bem e sê bem vinda a este mundo maravilhoso da liberdade em duas rodas!

Nunes

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #2 em: 27 de Novembro de 2015, 11:58 »
Eu acho que deves descartar qualquer 125 para esse percurso. Eu cometi esse erro há dois anos atrás, depois tive de andar 2 anos com uma 125 porque a troca tornava o "estrago" ainda maior...

Compra a 250 ou 300 noutras marcas. É o ideal. Depois tens as 400 ou superior mas aí os custos aumentam proporcionalmente e os consumos aproximam-se do teu carro mas ainda com vantagem para a mota em termos de tempo despendido nas viagens.

odivelas

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #3 em: 27 de Novembro de 2015, 12:05 »
Boas Ana,
Desde já parabens pela Suzuki Van Van. Permite-me essa mota é ao estilo café racer certo?


Tens a certeza que a queres vender??? A mota é excelente...

Relativamente à tua questão penso que vais te habituar muito bem tanto à 125 como à 250cc. As scooters são muito faceis de serem conduzidas. Agora no que toca ao duvida entre uma e outra, posso dizer-te tao cm qq companheiro que a 250cc é de todo igual a uma 125cc no entanto sabes que se precisares um pouco de mais power para ultrapassagens p.e., a 250cc é mais indicada. No meu caso tenho uma DT 125cc e em Auto Estrada torna-se monotono (e de AE so faço 12km diários...) mas dentro de Lisboa a DT é altamente viciante ehehehhe
Agora se tens carta para a 250cc e o preço compensar (ou seja ela por ela) nao hesites.

Cumps,
Odivelas

Ana

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #4 em: 27 de Novembro de 2015, 12:07 »
Obrigada pelas respostas  :)

Sim, tenho carta de mota.
É isso mesmo que eu acho...a julgar pela Van Van que tb é 125, fico agarrada em algumas situações. Aquila subida de monsanto ..ZZZZzzzzz  _Rolley_
Boas notícias, esses consumos são ótimos! Mesmo que vá até aos 3,5 parece-me muito bem.
E os valores do IUC são muito diferentes entre uma e outra? E valores/datas das revisões são semelhantes?

400 já é enorme acho e ... não devo chegar ao chão com os meus 1,60 _lol_

Obg! :))


Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: 125 ou 250
« Responder #5 em: 27 de Novembro de 2015, 12:14 »
   Colega Ana,

   Começo por dar-te também os parabéns pela Van Van, mota que adoro, embora seja de facto pouco adequada para o percurso que dizes.
   A resposta para o que pretendes é, sem dúvida, os 250cc. Tens carta de mota, não é mais difícil de conduzir que uma 125cc, os consumos estão dentro do que pretendes, não são muito mais caras que as 125cc, porque estas são mais procuradas, etc.

   Desejo-te boa sorte na decisão e continuação de bons kms para ti.
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

madds

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #6 em: 27 de Novembro de 2015, 12:21 »
Uma 125 paga cerca de 5,40€ de selo (não deve ser muito mais, uma 400cc paga 18€) e o seguro deve ser semelhante ao que paga actualmente pela van van (entre os 80€ e os 120€)

Em relação Às revisões 125 vs 250 pelo que me tenho apercebido aqui no fórum não há muita diferença.

Em relação à sua altura, a x-max tem o banco um pouco alto. Requer uma habituação maior! É um factor a ter em conta. Nada como experimentar e testar também outros modelos, existem muitas boas alternativas à yamaha,
sabendo à partida que uma x-max 125/250 é das melhores dentro do seu género.


Ana

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #7 em: 27 de Novembro de 2015, 12:43 »
Obrigada pelos comentários :)

A Van Van é realmente uma paixão, mas como dizem e bem, não se presta de todo ao tratejo que faço diariamente  :-\
Custa-me imenso ter de a vender...e está nova :'( A ideia será dá-la como retoma e algo mais.
Vai-me fazer confusão adaptar à condução sem mudanças....como é que travo com o motor? Desculpem a minha ignorância .... :-? E e e ...o esticar as mudanças? Enfim ... :o
Todos me dizem que as scooters são mais faceis de conduzir....mas tenho mesmo de experimentar para sentir a diferença.

IUC também em linha então. Está dentro dos valores :) E o seguro é isso, pago cerca de 80/ano. Aí também tudo se mantém idêntico.
Agora a altura, ora bolas! Não posso fazer nada quanto a isso  :P Nas spefc a 250 diz que tem altura do assento 792mm. Será muito alto para mim? Há mais baixas?

Até já e obg!

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: 125 ou 250
« Responder #8 em: 27 de Novembro de 2015, 12:44 »
Companheira, na verdade esse trajeto parece mais adequado a +125cc.
As opções de 200cc não são muito diferente duma 125cc, pelo que o leque será entre 250-400cc.
Tens muitos modelos para testar e depois fazeres a opção mais correta.
Os custos sobem sempre ao sair duma 125cc, a diferença de consumo até pode ser pequena mas tens revisões e consumíveis de valor mais elevado, além do iuc e respetivo seguro.
Boa escolha  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Bruschy4

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #9 em: 27 de Novembro de 2015, 12:52 »
Ana, se te quiseres mesmo manter nas 125cc tens uma boa opção para o trajecto que fazes. HONDA FORZA! Ficarias muito bem servida. O seguro e o IUC são de 125cc, o consumo é muito baixo +- 2,7l/100km e amota é linda. Só um senão: 5000€ nova.

JViegas

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #10 em: 27 de Novembro de 2015, 13:03 »
Com carta de condução, na minha opinião uma 250 é o caminho a seguir, na condição que tenha ABS.

Relativamente a outras cilindradas acima 300/400, os consumos e as manutenções não serão muito dispares, basta dar uma leitura pelos diferentes DB que por aqui existem.

No entanto e (novamente) na minha opinião a 250 chega e sobra para o trajeto a realizar. Fica a companheira mais descansada a circular, pois tem mais folego debaixo do acento sem ir no máximo.

Boa sorte.

raphha

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #11 em: 27 de Novembro de 2015, 13:48 »
Sem duvida nenhuma que para fazer AE optaria por uma 250cc caso tivesse carta... As 125cc na AE são ridiculas!

pjmartinho

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #12 em: 27 de Novembro de 2015, 14:01 »
Vai-me fazer confusão adaptar à condução sem mudanças....como é que travo com o motor? Desculpem a minha ignorância .... :-? E e e ...o esticar as mudanças? Enfim ... :o

A condução sem mudanças é a mesma coisa que andar de bicicleta, mas sem dar aos pedais.

Travar com o motor... rodar o punho no sentido contrário ao de acelerar que ela abranda.

Esticar as mudanças... não se pode pois não tem... é só rodar o punho e o motor + variador + transmissão fazem tudo sozinhos.

Relendo o que acabei de escrever, acho que fiz a descrição daquilo que qualquer perguiçoso necessita para se deslocar  _anjo_

Tendo carta de mota e €€€, da minha pouca experiência, aconselharia a 250 pois, tal como um Ferrari também pode andar devagar, há sempre uma reserva de "motor" para alqueles momentos em que é necessário um pouco mais de velocidade ou aceleração.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2015, 14:06 por pjmartinho »

Ana

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #13 em: 27 de Novembro de 2015, 14:34 »
Ora bem,
Ajudaram-me todos a dissipar a dúvida: parece-me óbvio que a melhor opção no meu caso é 250cc.  _pol_
Falta agora a minha parte: comprar uma, render-me ao mundo das MaxiScooters...e esquecer os pés e as mudanças :o

Darei notícias assim que o negócio se concretizar! ;)

Obrigada e até breve  scooter_ scooter_

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: 125 ou 250
« Responder #14 em: 27 de Novembro de 2015, 14:51 »
Estamos ansiosos a aguardar o desfecho....

Dá notícias


Sent from my iPhone using Tapatalk
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: 125 ou 250
« Responder #15 em: 27 de Novembro de 2015, 14:54 »
Acho uma boa decisão :) uma 125 nunca te daria satisfação na AE, embora a pudesse fazer. Eu alargaria a escolha entre 250 e 300, para ter mais opções
Tens que ter atenção a altura do assento, existem algumas diferenças entre os modelos, embora de apenas alguns cm e, sem dúvida nenhuma experimentar as que escolheres para a decisão final.
Pode ser importante também o peso, para mobilização da mota parada, colocar no apoio central, etc.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: 125 ou 250
« Responder #16 em: 27 de Novembro de 2015, 15:02 »
Companheira
Tenho uma sym symphony 125 SR que é pouco mais do que uma bicicleta  ;D

Irei subir na cilindrada no inicio do próximo ano e tenho uma questão semelhante - Alguma A5 e IC19 envolvidos ...

Das varias relações entre qualidade, tamanho da roda, volume da mala, preço de revenda, velocidade de cruzeiro, abs, preço optei pela kymco downtown 350i abs que vai chegar a Portugal no inicio do ano.
Inclua esta na lista das suas potencias. Não há como guia-las e ver com "ficamos" ao volante. A posição de condução, peso e altura ao solo só testando é que que consegue avaliar. A kymco tem dos melhores feedback's pelo não ficaria mal servida.

Cumprimentos
Pedro
Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

TMaxer

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #17 em: 27 de Novembro de 2015, 15:24 »
Uma 125 em AE é curta e para fazer tantos kilometros e subir monsanto diariamente torna-se penoso.


Concordo que a cilindrada de 250 ja deve possibilitar circulares a uma velocidade que te permita acompanhares o restante trafego e teres uma reserva de potencia para ultrapassar em seguranca ou afastares-te de veiculos pesados ou mais mais lentos.


As Maxis são fáceis de conduzir, pelo que não creio que tenhas dificuldades nesse campo.


A XMax 250 é uma boa Maxiscooter, e este segmento das 250/300 tem ainda outras boas maquinas: Sym GTS 300, Kymco Downtown 300 ou Honda Forza 300. Existem varios DBs desta maquinas cá no forum, é questão de leres um pouco e tomares contacto com elas e ver com qual te sentes melhor e onde consegues o melhor negocio  _pol_

Offline zepedro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750D Integra
Re: 125 ou 250
« Responder #18 em: 27 de Novembro de 2015, 15:45 »
Posso apresentar o meu caso como exemplo. Todos os dias faço a A5 para Lisboa e de volta a Carcavelos.
Durante cerca de 4 anos tive uma Xmax 125. Dá para fazer o trajecto, mas não é confortável. A subida de Monsanto a 80Km/h e perdendo velocidade se alguém te aparece à frente é terrível, para a frente, junto ao estádio, tb não é melhor.

Acresce que é extremamente violento para uma 125. O meu percurso diário é de 50 KM e desses cerca de 35/40 são na A5, sempre com o acelerador a fundo e com o ponteiro encostado e passando um bocadinho o vermelho. Ao fim de 4 anos e 55.000 Km a Xmax 125 tive alguns problemas aborrecidos de motor.

Há cerca de 2 meses troquei para uma Xmax 250 e a diferença é do dia para a noite. Em termos de potência a mota não é "incontrolavel", mas dá um nível de conforto que não é possível na 125. A maior diferença nem vem da velocidade maxima, mas do nível de resposta do motor.

Em termos de consumo os valores que observo, quer na 125 como na 250 são um pouco superiores a outras experiências, mas é provavelmente derivado de fazer uma grande parte do trajecto com o acelerador a fundo.
Na 125 tinha uma media de 3,5 l/100 e na 250, em dois meses, anda pelos 4 l/100.

Em relação à altura, a xmax faz sofrer um pouco pessoas baixas. Eu tenho 1m65 e dificilmente chego com os pés ao chão. De qualquer modo é uma questão de hábito.

Em qualquer dos casos é sempre preferível fazer um test-drive primeiro. Comprei as duas motas na Motor7, em Benfica, e fiz test drive antes nas duas. No caso da 250 eles tiveram e pedir uma mota à Yamaha, mas é uma questão de marcar uns dias antes.

Felicidades e boa sorte!

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: 125 ou 250
« Responder #19 em: 27 de Novembro de 2015, 16:02 »
Subscrevo o que aqui tem sido dito. A nível de custos são muito semelhantes, mas se a diferença de preços não for problema, então sem dúvida a 250. Tens os mesmos custos, mas com uma maxi mais disponível.
Já agora, se a altura do banco te preocupa, porque não ver a forza 300? Se não me engano, dentro desse segmento, tem o assento mais baixo, em cima disso também tem periodos de manutenção mais alargados que a maioria das 250/300

Ana

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #20 em: 27 de Novembro de 2015, 16:45 »
Pronto... agora dei o nó  :o
Muito alta? 1m65 e bicos dos pés? oh meu Deus ....eu e os meus 1m60 andaremos em modo suspenso _Rolley_

Gosto muito da Forza, mas creio que é mais carota e a cilindrada tb um pouco superior  :-\
Para além disso, pelo pouco que conheço deste meio, vejo poucas usadas de qualidade (poucos kms e robustas) com 250/300cc.
Isto não vai ser fácil. É mesmo experimentar.  :-[

Muito obrigada pelas dicas valiosas

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: 125 ou 250
« Responder #21 em: 27 de Novembro de 2015, 17:04 »
Não tinha percebido que procuravas usadas. Realmente a forza 300 não está à muito tempo no mercado e não há muitas usadas. Mas não te assustes demasiado com a altura. Duas pessoas com a mesma altura podem ter tamanhos de pernas diferentes :p o melhor mesmo que podes fazer é experimentar antes de comprar

Nunes

  • Visitante
Re: 125 ou 250
« Responder #22 em: 27 de Novembro de 2015, 17:07 »
O preço da X-MAX 250 e Honda FORZA 300 deve ser muito equiparado. Qualquer das duas é difícil encontrar como usada. O facto da Forza ter mais cilindrada é uma vantagem (a gama 250/300 é das melhores em termos de custo/benefício), os intervalos de manutenção da Forza são superiores aos da X-MAX.

Offline zepedro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750D Integra
Re: 125 ou 250
« Responder #23 em: 27 de Novembro de 2015, 17:12 »

Não te preocupes com a altura sem experimentares primeiro! para testar o conforto da posição sentada nem tens de combinar test drive! é ires a um stand e pedir para te sentares na mota! No caso da xmax, a 125 e a 250 são idênticas em dimensões.

Como o companheiro marcio_s disse o tamanho da pessoa não é o tamanho das pernas! Eu tenho pernas curtas :-)

Mesmo que vás comprar em segunda mão nada te impede de ir a um stand experimentar sentar te na mota!


Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: 125 ou 250
« Responder #24 em: 27 de Novembro de 2015, 17:25 »
Pronto... agora dei o nó  :o
Muito alta? 1m65 e bicos dos pés? oh meu Deus ....eu e os meus 1m60 andaremos em modo suspenso _Rolley_

Gosto muito da Forza, mas creio que é mais carota e a cilindrada tb um pouco superior  :-\
Para além disso, pelo pouco que conheço deste meio, vejo poucas usadas de qualidade (poucos kms e robustas) com 250/300cc.
Isto não vai ser fácil. É mesmo experimentar.  :-[

Muito obrigada pelas dicas valiosas

Acho que a tua estatura vai complicar bastante a opção x-max...
Mas não faltam outras opções válidas por aí.
Como todos já recomendaram, vai experimentando o máximo de modelos que puderes. A partir daí podes selecionar 2-3 que mais gostaste e onde te sentiste mais à vontade.
Se calhar ainda vais acabar por olhar para uma vespa 250/300 gts...
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida