Autor Tópico: Portagens nas antigas SCUT  (Lida 8037 vezes)

tparracho

  • Visitante
Portagens nas antigas SCUT
« em: 23 de Novembro de 2015, 12:18 »
Bom dia Companheiros,

Hoje apercebi-me de que não existe aqui no fórum informação sobre o pagamento de portagens nas antigas SCUT (sem custos para o utente) sigla que deixou de fazer sentido e como tal, essas vias passaram a designar-se por autoestradas com portagem exclusivamente eletrónica.

Estas autoestradas possuem uma sinalética própria que permite aos seus utentes perceberem que estão a entrar numa autoestrada com esse sistema de portagens, nomeadamente através dos seguintes sinais:



Por oposição aos sinais tradicionais que significam que a via possui portagens com cabine de pagamento manual (podendo ou não ter um atendedor).

As antigas SCUT encontram-se divididas em concessões, sendo que essas mesmas concessões, em alguns casos são constituídas por mais do que uma autoestrada e em alguns casos, nem sempre é perceptível quando é que saímos de uma concessão e iniciamos viagem numa outra concessão.

O Site www.portugaltolls.pt é um bom site para consultarem essa informação.

Referi esta informação acima, por ser importante para que se perceba que por vezes as concessionárias (entidades responsáveis pela exploração das concessões de autoestradas e pela sua manutenção) cobram 2 viagens quando na realidade achamos ter realizado apenas uma.

O Conceito de viagem é o seguinte: percurso percorrido entre um pórtico inicial e um último pórtico dentro de uma mesma concessão. Todos os pórticos intermédios são acumulados ao valor global da viagem.

Após esta breve introdução, passo a explicar os métodos de pagamento existentes:

Antes de iniciar a explicação detalhada dos mesmos, cabe-me explicar a existência de 2 conceitos base de cobrança de portagens, nomeadamente:

1- Cobrança Primária: que significa que o utente das vias portajadas possui uma relação contratual com uma das Entidades de Cobrança de Portagens disponíveis (nomeadamente Via Verde e/ou CTT). Neste caso, a portagem pode ser lida através de um identificador (que se coloca junto ao espelho retrovisor interior dos veículos ligeiros - até classe 2 inclusivamente), ou através de fotografia da matrícula, no caso exclusivo de veículos de matrícula estrangeira que possuam uma das soluções de pré-pagamento virtual (já detalharei mais à frente).

2- Cobrança Secundária: significa que o utente não possui nenhuma relação contratual com uma das Entidades de Cobrança de Portagens. Neste caso, é sempre tirada uma fotografia à matrícula do veículo.

_____________

1- Métodos disponíveis de Cobrança primária:

1.1- Via Verde tradicional: o pagamento é efetuado através de débito bancário numa conta indicada pelo cliente. Este método de pagamento é válido em todas as autoestradas nacionais. Pressupõe a aquisição de um identificador.

1.2- Via Verde pré-pagamento: o cliente é titular de uma conta de pré-pagamento aberta nos CTT (semelhante a entidade bancária, mas cujo destino da conta é exclusivamente para pagamentos de portagens), mas a Entidade responsável pela realização da cobrança das portagens é a Via Verde. O pagamento das portagens é efetuado por contrapartida de débito realizado na conta corrente. Caso a conta não possua saldo suficiente, a portagem ficará pendente de pagamento por um período de tempo definido pela Entidade cobradora. Existem mecanismos de alerta disponibilizados tanto pelos CTT como pela Via Verde para que os clientes carreguem as contas atempadamente. Este método de pagamento é válido em todas as autoestradas nacionais. Pressupõe a aquisição de um identificador.

1.3- Pré-pagos anónimos (para matrículas nacionais ou estrangeiras): As principais diferenças para os anteriores é que o titular do pré-pago não é identificado em nenhuma fase do processo, como tal, a conta de pagamentos é titulada pela Infraestruturas de Portugal, e este é apenas válido nas antigas SCUT. A relação contratual é unicamente com os CTT, sendo que o saldo carregado possuí uma validade finita de 90 dias, podendo ser renovada a cada novo carregamento. Sempre que a validade do saldo expire, o mesmo é revertido em favor da Infraestruturas de Portugal. Pressupõe a aquisição de um identificador no caso de veículos de matrícula nacional, ou aluguer de um identificador no caso de veículos de matrícula estrangeira.

1.4 - Pré-pagos virtuais: São para utilização exclusiva por veículos de matrícula estrangeira. Não pressupõem a aquisição ou utilização de identificadores (daí a designação de virtual). São válidos apenas em antigas SCUT. Existem 3 variantes com finalidades distintas:
1.4.1- Pré-pago virtual 3 dias: Tem um valor pré-definido que é o único valor cobrado ao utente independentemente do nº e valor de portagens pelas quais passe. É válido por um período exclusivo de 3 dias (pré-definido pelo utilizador). Apenas é permitida a aquisição de um total de 3 pré-pagos desta tipologia por ano e por matrícula, estando limitado a veículos de classe 1 e 2.
1.4.2- Pré-pagos aeroportos: é válido exclusivamente para os trajectos a realizar entre a fronteira espanhola e os aeroportos do Porto ou de Faro. Pode ser adquirido para trajecto de ida; ida e volta; volta. As datas em que cada trajecto é válido, são definidas pelo utente.
1.4.3- Tollcard: são cartões que podem ser adquiridos fisicamente ou virtualmente cujo valor é revertido em saldo numa conta de pré-pagamento associada à matrícula indicada no ato da ativação desses mesmos cartões. O saldo tem uma validade de 1 ano a contar da data do último movimento verificado na conta. Ativações sucessivas de diferentes tollcards numa mesma matrícula, acumularão saldo nessa mesma conta. Deve ser ativado na data da primeira passagem realizada numa SCUT para que a mesma seja paga através do mesmo.

Portagens sujeitas à cobrança de custos administrativos por cada taxa de portagem cobrada, que são devidos por inteiro às concessionárias, devido aos custos que estas incorrem na leitura e tratamento de matrículas através de fotografia.

2- Cobrança secundária ou pós-pagamento: Após a leitura da matrícula, as portagens ficam disponíveis a pagamento nos CTT, por norma 48h úteis após a data da passagem, durante um prazo máximo de 5 dias úteis. O pagamento pode ser efetuado em qualquer loja dos CTT, Agente Payshop, ou através da solicitação de referências de Multibanco.

A utilização de referências de Multibanco carece de especial atenção às características especificas desse canal, sob pena de que os pagamentos não sejam efetuados com sucesso.

Para mais informações, acedam a http://portagens.ctt.pt.

Portagens sujeitas à cobrança de custos administrativos por cada taxa de portagem cobrada, que são devidos por inteiro às concessionárias, devido aos custos que estas incorrem na leitura e tratamento de matrículas através de fotografia.
_____________________

Notas gerais: Os valores das portagens são aferidos pelas concessionárias, e enviados às Entidades de cobrança, sendo disponibilizados a pagamento no dia seguinte ao da sua receção.

_____________

Desculpem só agora vos ter disponibilizado esta informação.

Espero que vos seja útil,

Caso tenham alguma dúvida em concreto terei todo o gosto em esclarecer-vos, desde que esteja dentro dos meus conhecimentos.

Por razões óbvias, não irei aqui elaborar juízos de valor sobre estas questões, nem comprometer o meu sigilo profissional. Toda a informação que aqui vos disponibilizei é pública, mas por se encontrar dispersa, penso ter ajudado a elucidar alguns de vós sobre este tema.

« Última modificação: 25 de Novembro de 2015, 09:34 por tparracho »

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 822
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #1 em: 23 de Novembro de 2015, 12:41 »
 _pol_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #2 em: 23 de Novembro de 2015, 13:35 »
Boa explicação.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

JViegas

  • Visitante
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #3 em: 23 de Novembro de 2015, 14:01 »
Obrigado pela partilha.  _palmas_


NunoMiguel

  • Visitante
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #4 em: 24 de Novembro de 2015, 23:10 »
Quando vejo temas sobre portagens venho a correr ver se alguém descobriu uma forma de não as pagar  _Rolley_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #5 em: 24 de Novembro de 2015, 23:22 »
Bom dia Companheiros,
...

O Site www.portugaltolls é um bom site para consultarem essa informação.

....

Companheiro tparracho
Acrescenta só um ".pt" no site que indicas para o pessoal poder clicar à vontade e ir para o sitio certo --> http://www.portugaltolls.pt/

Excelente tópico/info  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #6 em: 24 de Novembro de 2015, 23:25 »
Até me ia dando um treco quando vi nas simulações a 2ª circular  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

tparracho

  • Visitante
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #7 em: 25 de Novembro de 2015, 09:35 »
Companheiro tparracho
Acrescenta só um ".pt" no site que indicas para o pessoal poder clicar à vontade e ir para o sitio certo --> http://www.portugaltolls.pt/

Excelente tópico/info  _pol_

Boas curvas

Obrigado Axe, já corrigi os links, agora basta clicarem nos mesmos e acedem diretamente.

tparracho

  • Visitante
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #8 em: 16 de Fevereiro de 2017, 10:33 »

Novo serviço de ALERTA de PORTAGENS a PAGAMENTO

Este novo serviço é gratuito e serve o propósito de ajudar quem não possua identificadores da Via Verde ou dos CTT, a saberem quando têm portagens das antigas SCUT a pagamento e até que data podem efetuar o mesmo.

Os alertas são feitos por e-mail, para as matrículas que quisermos. É enviado um e-mail por dia, contendo apenas as matrículas (definidas por nós) que possuam portagens que se encontrem a pagamento. Enquanto existirem portagens a pagamento, receberemos um e-mail por dia com essa informação.

Podem consultar mais informação aqui: http://www.ctt.pt/financas-e-pagamentos/portagens/alerta-de-portagens/index.html

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #9 em: 26 de Agosto de 2017, 12:30 »
O serviço de alerta de portagens tem me enviado um e-mail a dizer que tenho 0.80€ a pagar devido uma passagem num pórtico no dia 17 (quando fui a Góis). Tudo certo, eu passei em vários pórticos.
A minha questão é: mas porque não desconta na Via Verde da mota, como sempre fez?
Aparentemente todos os outros pórticos foram parava via verde. Porque não foi este?
« Última modificação: 26 de Agosto de 2017, 12:32 por Pianoman »
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2531
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #10 em: 26 de Agosto de 2017, 14:39 »
O serviço de alerta de portagens tem me enviado um e-mail a dizer que tenho 0.80€ a pagar devido uma passagem num pórtico no dia 17 (quando fui a Góis). Tudo certo, eu passei em vários pórticos.
A minha questão é: mas porque não desconta na Via Verde da mota, como sempre fez?
Aparentemente todos os outros pórticos foram parava via verde. Porque não foi este?


Já me aconteceu o mesmo e foi por não ter feito a leitura da via verde num especifico pórtico.
Isto passou-se em na scut em Gaia, foi o que me explicaram.

  scooter_
« Última modificação: 26 de Agosto de 2017, 14:40 por Americano »
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #11 em: 26 de Agosto de 2017, 14:57 »

Já me aconteceu o mesmo e foi por não ter feito a leitura da via verde num especifico pórtico.
Isto passou-se em na scut em Gaia, foi o que me explicaram.

  scooter_

Ok, mas se não faz a leitura é tirada a foto conforme acontece nas AE e nas pontes e depois vão ver e descontam na conta bancaria.

Acho que não tem desculpa, mas enfim  _martelada_

« Última modificação: 26 de Agosto de 2017, 15:01 por omcj »

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2531
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #12 em: 26 de Agosto de 2017, 16:13 »
Estou de acordo contigo Olivio, segundo a explicação foi que por alguma razão não leu e a foto foi
tirada, depois identificaram o propriatario do carro e mandaram para minha casa sem multa a quantia de
.95 centimos com limite de pagamento de 15 dias.
Tudo isto muito estranho mas aconteceu.   _Rolley_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #13 em: 26 de Agosto de 2017, 18:15 »
Estou de acordo contigo Olivio, segundo a explicação foi que por alguma razão não leu e a foto foi
tirada, depois identificaram o propriatario do carro e mandaram para minha casa sem multa a quantia de
.95 centimos com limite de pagamento de 15 dias.
Tudo isto muito estranho mas aconteceu.   _Rolley_
Mas no meu caso, se identificaram a matrícula, e eu tenho Via Verde, porque não fizeram o débito na conta?
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2531
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #14 em: 26 de Agosto de 2017, 20:30 »
Mas no meu caso, se identificaram a matrícula, e eu tenho Via Verde, porque não fizeram o débito na conta?
Não sei. Eu tambem tenho Via Verde.

Enviado do meu Be Pro através de Tapatalk

Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

acvalent

  • Visitante
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #15 em: 26 de Agosto de 2017, 23:24 »
Sobre este tema ando preocupado.
Passei duas vezes no pórtico de Gulpilhares (A29), creio que é esse o nome, aquele antes da entrada na A41 em direcção ao Porto, e nenhuma portagem me foi cobrada.
Alguém tem alguma explicação?

Cumprimentos,

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1791
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #16 em: 27 de Agosto de 2017, 02:32 »
Sobre este tema ando preocupado.
Passei duas vezes no pórtico de Gulpilhares (A29), creio que é esse o nome, aquele antes da entrada na A41 em direcção ao Porto, e nenhuma portagem me foi cobrada.
Alguém tem alguma explicação?

Cumprimentos,
Poderás ter tido a sorte do leitor de matriculas ter feito uma leitura errada e o que deverias pagar, foi enviado a outro alguem...
Já me aconteceu fazer uma conferencia dos movimentos da VV e dar com passagens em lugares que nem conheço. Desloquei-me ao balcāo para reclamar e acabaram por admitir o erro.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2017, 02:35 por Rufido »
Rui

tparracho

  • Visitante
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #17 em: 19 de Setembro de 2017, 09:46 »
Sobre este tema ando preocupado.
Passei duas vezes no pórtico de Gulpilhares (A29), creio que é esse o nome, aquele antes da entrada na A41 em direcção ao Porto, e nenhuma portagem me foi cobrada.
Alguém tem alguma explicação?

Cumprimentos,

Pode dever-se a várias situações:

- Pórtico pode estar avariado
- Concessionária pode estar com atraso no tratamento e disponibilização da informação às entidades cobradoras
- O erro referido pelo Rufido não é comum, mas pode acontecer.

Algumas questões para ver se te consigo ajudar mais.

- tens Via Verde?
- Se não tens Via Verde, tens o serviço de alertas de portagens associado à tua matrícula?

acvalent

  • Visitante
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #18 em: 19 de Setembro de 2017, 18:29 »
Sim tenho Via Verde, mas está fixada na mota, debaixo do plástico, como sugerido por alguém no fórum da PCX.
Já voltei a passar por lá para verificar se regista a passagem, mas para já nada.
Pelo sim pelo não também me registei no site dos alertas dos CTT, caso a Via Verde não tenham conseguido ler o identificador, mas também não me chegou nenhum aviso por email.

tparracho

  • Visitante
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #19 em: 20 de Setembro de 2017, 09:54 »
Na altura do verão, devido ao aumento considerável de veículos em circulação nessas auto estradas, é normal as concessionárias atrasarem-se no envio de informação recolhida através de leitura de matrículas.

Se tens VV, mesmo que recebas um alerta dos CTT, não deves pagar através dos CTT. Deves aguardar que a portagem expire e que seja enviada para cobrar através do teu contrato de VV.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Portagens nas antigas SCUT
« Responder #20 em: 21 de Setembro de 2017, 17:45 »
Na altura do verão, devido ao aumento considerável de veículos em circulação nessas auto estradas, é normal as concessionárias atrasarem-se no envio de informação recolhida através de leitura de matrículas.

Se tens VV, mesmo que recebas um alerta dos CTT, não deves pagar através dos CTT. Deves aguardar que a portagem expire e que seja enviada para cobrar através do teu contrato de VV.
Exacto. Foi a conclusão a que cheguei.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD