Autor Tópico: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?  (Lida 7892 vezes)

Henrique Castelo branco

  • Visitante
Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« em: 22 de Novembro de 2015, 15:02 »
Prezados,
Esta aproximando minha mudança! Faltam pouco mais de dois meses... A questão que coloco aqui é sobre condição de uma maxscooter em Portugal. O que preciso ter atenção e cuidado em termos das diferenças entre o contexto dos dois países? Por exemplo, questões de velocidade, leis, pedágios, clima...
O que podem me dizer sobre isso???
 Abraços e obrigado a todos pela atenção e carinho aqui no Fórum! _pt_ scooter_

raphha

  • Visitante
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #1 em: 22 de Novembro de 2015, 17:13 »
Henrique, antes de mais, desejo uma boa viagem e que sejas muito bem-vindo a este belo país à beira-mar plantado. Há exatamente 19 anos atrás fiz o mesmo percurso com a minha mãe e fui muito bem recebido e acolhido neste que hoje considero o meu País. Em relação à diferença nas leis, portagens, sinais etc, não te consigo ajudar porque essa realidade eu só conheci aqui. De certo que alguém te irá ajudar. Um abraço 🇧🇷🇵🇹

TMaxer

  • Visitante
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #2 em: 22 de Novembro de 2015, 18:37 »
Para se comprar o transito entre os 2 paises ha 1º que saber de onde é o Henrique pois o Brasil é um país muito grande.


Mesmo a capital de Portugal nada tem a ver com tamanho das mega-metropoles brasileiro, pois na "grande Lisboa apenas vivem cerca de 3 milhoes de pessoas.


A nível da infraestrutura as estradas são geralmente bastante superiores as brasileiras e mais bem mantidas. A construção obedece a normas mais rígidas em termos de traçado, sendo o raio das curvas a velocidade e perfil da estrada e os declives geralmente bem sinalizadas.


O comportamento dos condutores é geralmente mais pacifico, passivo, educado e bem comportado. Ha uma maior normalização dos veículos na estrada não existindo por exemplo veículos pesados tão grandes como no Brasil e sendo a sua velocidade limitada. Aqueles comportamentos tipicamente Brasileiro de passar pelo acostamento ou ultrapassar em zona de traço continuo quando todos estao parados, ou "tenho grana e carrão do ano e faço o que quero" é socialmente inaceitável e poderá colocar-te em problemas com as autoridades.


E por falar nelas, aqui nao ha tantas blitzs como aí, nem a "lei seca", a taxa de alcoolemia maxima permita é 0,5g. As autoridades aqui nao carregam AR15s nem M16s, nem te viram do avesso em busca em entorpecentes como por aí, e tambem nao vao aceitar os 50 ou 100 R$ de propina para te safarem de alguma multa  _Rolley_. Se fores apanhado tens de pagar a multa na hora sob pena de de cassarem a carta de conducao.

 _pol_ _pol_

raphha

  • Visitante
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #3 em: 22 de Novembro de 2015, 21:44 »
Miguel, também és brasileiro?  _confuso_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

TMaxer

  • Visitante
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #4 em: 22 de Novembro de 2015, 22:49 »
Não... mas pelo tempo que já passei, talvez ja seja um bocado  _lol_ _lol_

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #5 em: 22 de Novembro de 2015, 23:09 »

Não há diferenças. Em ambos os países há regras e conduz-se pela direita. :)


Henrique Castelo branco

  • Visitante
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #6 em: 23 de Novembro de 2015, 01:08 »
Estou lendo e refletindo. Lógico que dentro de minha realidade onde tenho licença para dirigir desde 1978 e só paguei umas duas multas, uma por estacionamento proibido e outra que até hoje não,entendo porque...Rs!

Minhas curiosidades passam por saber como é a questão dos pedágio a, por exemplo, pois aqui no Brasil não há um padrão. Algumas vias cobram, outras não. Também desconheço a velocidade máxima permitida nas estradas; é comum fazerem seguro contra roubo e acidentes?; os motoristas respeitam motociclistas?

By the way, sou de Minas Gerais e moro. 12 anos em Curitiba, no Paraná!

Abraços e obrigado!

guiZmo

  • Visitante
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #7 em: 23 de Novembro de 2015, 07:49 »
É mais facil assim:



Dentro das localidades, velocidade máxima de 50km.

Depois tens:

• A - Auto-Estradas (A1, A8, A10, etc...) - Sao vias pagas, e com sinalização de tal
• IP - Intenerario Principal (IP7, IP10. etc) - São vias não pagas (por norma), velocidade máxima 100 salvo indicacao ao contrario
• IC - Intenerario Complementar (IC17, IC16, etc - São vias não pagas, velocidade máxima 100 salvo indicação ao contrario

Podes sempre ver pela net, o código da estrada portugues, para teres umas noções.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #8 em: 23 de Novembro de 2015, 08:52 »
Daquilo que referes a parte talvez mais confusa ( também para os portugueses :) ) são as portagens das ex-scut.
As scut eram estradas sem custos para o utilizador, mas o governo decidiu cobrar mesmo sem as estradas terem sistema de cobrança incorporado, por isso criaram uns pórticos que verificam a passagem definem o valor a pagar, ou tens via verde, ou tens que ir pagar a divida num prazo curto após passagem.
Sobre via verde, vê aqui: http://producao.viaverde.pt/servicos
Sobre portagens: http://www.estradas.pt/index
Sobre legislação, etc, vê aqui:  http://www.ansr.pt/Pages/default.aspx
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Manhas

  • Visitante
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #9 em: 23 de Novembro de 2015, 09:51 »
Há duas coisas muito portuguesas (que não são comuns noutros países) e que são úteis - multibanco e via verde. Como o multibanco não é para aqui chamado, vale a pena falar da Via Verde.


A Via Verde é uma forma automática de pagar pedágio e estacionamentos. Você compra o aparelho, coloca na moto ou no carro (nota, tem que ser um aparelho para cada veículo) e passa nos pedágios sem problema. Passado uns dias, o valor do pedágio é descontado da sua conta bancária. Para o caso das motos, o simples facto de usar a Via Verde concede um desconto de 30% em usar algumas Auto-Estradas.


Assim, se andar numa auto-estrada paga, passa pelo pórtico da Via Verde; caso a Auto-Estrada seja grátis, melhor aínda. Caso passe por uma SCUT, auto-estrada paga mas sem cabine de pagamento e se não tiver Via Verde, tem que ir a uma estação de Correios pagar. Se falhar o pagamento, tem as Finanças à perna.


Mais uma nota: quando planear fazer uma viagem, verifique no GPS ou no Google Maps a rota com ou sem portagens (pedágio). É a forma mais simples de saber antecipadamente se vai fazer um percurso com portagem e se vale a pena tomar a alternativa sem portagens mas indo pela estrada.

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #10 em: 23 de Novembro de 2015, 15:23 »
Olá companheiro Henrique  _pol_

Já verificaste a validade da tua carta cá?? _pensador_

Ouvi dizer que se vieres de férias ela dá durante a validade do visto, mas se fôr algo mais permanente precisas de outra espécie de autorizações  _pensador_

Grande abraço e boa viagem  _pol_ _pol_

 _convivio_ _convivio_

JGarcia
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #11 em: 23 de Novembro de 2015, 16:24 »

... é comum fazerem seguro contra roubo e acidentes?; os motoristas respeitam motociclistas?



Seguro é obrigatório. No minimo "contra Terceiros" - Acidentes e caso seja preciso reboque numa avaria.
Seguro contra Roubo já é opção que pode acrescentar .

Motoristas respeitam !?  - Talvez seja igual. Uns sim outros não. Na maior parte das vezes até pensamos que somos invisiveis. Mas já foi pior. Há mais consciência das motas nas estradas agora.   Quase todos nós somos motoristas e temos mota e temos talvez mais consciência do que nos rodeia, quem só é motorista tem que se ir habituando a respeitar mas nem sempre se lembram.  Mais perigoso no trânsito da cidade porque parece que cada vez menos se usam os picas para sinalizar a mudança de direcção e os espelhos retrovisores estão lá para enfeitar.  Quantas vezes eu já endireitei espelhos que estavam recolhidos quando estava parado num semáforo.
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

tparracho

  • Visitante
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #12 em: 23 de Novembro de 2015, 16:45 »
Companheiro, sobre a questão do clima, cá agora é a época de Inverno.

Portugal é dos países com mais sol da Europa, mas ainda assim, é provável que sintas alguma diferença de temperatura, o que significa que os pneus também demoram um pouco mais a aquecer. Em Dezembro/Janeiro devemos estar com temperaturas em que a máxima não deve passar dos 12º ou 13º e as minimas podem ir até aos 0º ou até mesmo negativos, dependendo da zona do país.

Relativamente a chuva, depende dos anos. Há anos em que chove muito, outros em que só faz frio. Este ano já houve alguns dias de chuva, mas nada de especial até ao momento.

Já agora, para que zona de Portugal vens? Já tens ideia que trajectos irás fazer por cá? Isto pode ser informação útil para te darmos dicas.

Toma atenção à questão que o JGarcia falou. Informa-te bem sobre o que precisas para poderes conduzir por cá.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #13 em: 23 de Novembro de 2015, 18:18 »
Quanto à pergunta se os motoristas respeitam os motociclistas, depois de ver os vídeos no youtube do Brasil, acho que a resposta certa é que aqui os motociclistas respeitam os motoristas ;)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

TMaxer

  • Visitante
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #14 em: 23 de Novembro de 2015, 19:13 »
O clima de Portugal é semelhante ao de Curitiba, o inverno é ligeiramente mais frio, mas como estamos noutro hemisfério as estações estão invertidas.

A nível de civilidade, também diria que há uma semelhança.


As diferenças são mais acentuadas para MG.


Aqui não precisa montar proteção na mota para o cerol  _lol_ _lol_ _lol



Ainda falando em estradas, Portugal deve ser menor do que o Paraná, e temos auto estradas (AE) que são estradas com pedágio, e depois temos ICs e IP ( ou nacionais) que se assemelham as BRs. As restantes vias Sao secundarias ou municipais e sao em tudo semelhantes as Brasileiras.

Nas cidades não há a informação do nome da rua ou outra toponímia de forma tão organizada como no Brasil _pol_


Henrique Castelo branco

  • Visitante
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #15 em: 25 de Novembro de 2015, 00:14 »
Prezados,
Estou encantado é altamente agradecido pelas informações e dicas. Vamos a algumas observações, das observações...
- vi que levando um documento específico do departamento de trânsito do Brasil posso pedir a "conversão" para a carteira de Portugal. Vou ver melhor sobre isso...
- tenho parentes na região de Viseu e Porto, em especial em vila real. Portanto, pretendo rodar bastante...

Muito obrigado amigos!!!

tparracho

  • Visitante
Re: Condução em Portugal e no Brasil. Há diferenças?
« Responder #16 em: 25 de Novembro de 2015, 09:47 »
Se vais andar de mota para os lados do Porto e Vila Real, a probabilidade de circulares nas antigas SCUT é grande, pelo que te aconselho a leres esta informação: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26632.msg90069307/topicseen.html#new