Autor Tópico: Passadeiras para peões/ engenheiros / materiais utilizados / arquitectos/fiscais  (Lida 6382 vezes)

Offline António Teles

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Não tenho nada contra qualquer profissão. Umas são mais sensíveis ou têm maior exposição que outras.
Hoje pelas 10,30h, em Portimão numa rotunda perto do Jumbo, um homem sentado no chão com pessoas a amparálo, uma Scooter caída e um carro em cima da passadeira.
 O resumo : o scotard parou na passadeira o carro Não.
Material da passadeira : pedra branca e preta polida.

Talvez por já ter escorregado várias vezes em passadeiras sou sensível ao tema.
Ao serem autorizados a pavimentar ruas com vários materiais muito agradáveis em termos estéticos, por vezes esquecem a utilização dada a determinado troço e a exposição que o mesmo se encontra de utilização.
Alguns acidente não são só culpa dos condutores, o estado da via influência e muito. Somos (os condutores)por vezes acusados de excesso de velocidade, mas também por vezes somos surpreendidos numa estrada bem pavimentada com uma grande ratoeira. Em Lisboa temos algumas passadeiras que são Lages inteiras de pedra escorregadia e estão a espalhar-se pelo resto do país, ajudando que o pessoal se espalhe.
Nas passadeiras tipo zebra, sempre se pode escolher a parte alcatroada para passar, agora neste novo tipo não existe opção.
Espero que o scotard não se tema aleijado por demais e que no auto seja apresentado a razão de arrastamento e que cheque a entidades competentes.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

NunoMiguel

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Estão-se marimbando. Aqui em Lisboa, no eixo Norte-Sul, lembraram-se de pintar uns círculos gigantescos com indicação de velocidade.
Em primeiro lugar era necessário que alguém explicasse a está gente que a sinalização de proibição tem que ser vertical, ou seja, pintada no chão vale 0 (zero).
Questão: Aquilo serve para quê?! Para ajudar um amigo de alguém importante que é pintor, ou é mesmo só para atrapalhar???

Offline JoseR

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Não tenho nada contra qualquer profissão. Umas são mais sensíveis ou têm maior exposição que outras.
Hoje pelas 10,30h, em Portimão numa rotunda perto do Jumbo, um homem sentado no chão com pessoas a amparálo, uma Scooter caída e um carro em cima da passadeira.
 O resumo : o scotard parou na passadeira o carro Não.
Material da passadeira : pedra branca e preta polida.

Talvez por já ter escorregado várias vezes em passadeiras sou sensível ao tema.
Ao serem autorizados a pavimentar ruas com vários materiais muito agradáveis em termos estéticos, por vezes esquecem a utilização dada a determinado troço e a exposição que o mesmo se encontra de utilização.
Alguns acidente não são só culpa dos condutores, o estado da via influência e muito. Somos (os condutores)por vezes acusados de excesso de velocidade, mas também por vezes somos surpreendidos numa estrada bem pavimentada com uma grande ratoeira. Em Lisboa temos algumas passadeiras que são Lages inteiras de pedra escorregadia e estão a espalhar-se pelo resto do país, ajudando que o pessoal se espalhe.
Nas passadeiras tipo zebra, sempre se pode escolher a parte alcatroada para passar, agora neste novo tipo não existe opção.
Espero que o scotard não se tema aleijado por demais e que no auto seja apresentado a razão de arrastamento e que cheque a entidades competentes.

É verdade, os materiais utilizados são muitas vezes para rir, não há a mínima consciência dos efeitos secundários, nomeadamente para quem anda em duas rodas.

"Gosto" especialmente de passadeiras em piso com paralelos, só faltam estarem envernizadas (também há).



Estão-se marimbando. Aqui em Lisboa, no eixo Norte-Sul, lembraram-se de pintar uns círculos gigantescos com indicação de velocidade.
Em primeiro lugar era necessário que alguém explicasse a está gente que a sinalização de proibição tem que ser vertical, ou seja, pintada no chão vale 0 (zero).
Questão: Aquilo serve para quê?! Para ajudar um amigo de alguém importante que é pintor, ou é mesmo só para atrapalhar???

A sinalização horizontal não é de proibição mas sim de regulamentação e orientação para os utentes da via, serve exatamente para isso, regulamentar, advertir e orientar. É certo que hierarquicamente é a última categoria dos sinais de trânsito mas está contemplado no código e tem obviamente uma função. :)

Sobre o material que é utilizado na pintura já estou de acordo, devia pelo menos ser rugoso, mesmo que seja um carro e por exemplo uma travagem sobre este tipo de materiais vai aumentar e muito a distância de travagem.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2015, 17:04 por JoseR »

interceptor

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Um bom exemplo da falta de atenção/cuidado pelos vários tipos de utentes das vias é a Avª da Ribeira das naus... fizeram aquilo à semelhança das vias que se usavam no século XVI mas esquecem-se que os veículos usados no século XXI são bem diferentes.

Offline celinho99

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Tá tudo escrito.....pode não ser bom para nós mas está legislado.  :-\         

 Artigo 58.º
          Marcas rodoviárias
As marcas rodoviárias, representadas no quadro XXXVIII, em anexo, destinam-se a regular a circulação e a advertir e orientar os utentes das vias públicas, podendo ser completadas com outros meios de sinalização.
           Artigo 59.º
          Características
1 - As marcas rodoviárias têm sempre cor branca, com as excepções constantes do presente Regulamento.
2 - As marcas rodoviárias podem ser materializadas por pinturas, lancis, fiadas de calçada, elementos metálicos ou de outro material, fixados no pavimento.
3 - As marcas rodoviárias fora das localidades devem ser retrorreflectoras.
_fcp_
 

NunoMiguel

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Nananananaana!!!! Sinais circulares vermelhos são sinais de proibição, e estes só são válidos enquanto verticais. Ponto final parágrafo.
Marcas rodoviárias é outra coisa. Traços contínuos ou descontínuos, raias ou passadeiras ,etc...

A menos que o código da estrada tenha mudado nos últimos anos tenho a certeza do que estou a dizer, ou seja, sinais de proibição, têm obrigatoriamente que ser verticais.

Caso o código tenha realmente mudado e os sinais pintados já tenham validade, aí retiro tudo o que disse, e podem-me chamar nomes  _careta_

interceptor

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Quando tirei a carta também aprendi que a sinalização no pavimento só é valida quando acompanhada pela sinalização vertical.

Offline JoseR

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Só agora percebi que estavas a falar de um sinal  de grafismo vertical pintado no chão, nesse caso é apenas um reforço e complemento da sinalização vertical, que se não está lá devia estar. _pol_

NunoMiguel

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 _pol_

Offline cross

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Boas

Aqui num concelho perto daquele que resido, os senhores do poder local responsáveis pelas vias (imagino que sejam) resolveram colocar uns reflectores sobre-saidos do piso em relevo positivo, de alumínio (creio) logo às saidas e nas entradas portanto de todas as rotundas e mais colocaram exactamente em cima no meio do traço transversal pintado de branco e antes de começar os traços longitudinais das passadeiras com a famosa tinta da branca bem lisa. Escusado será dizer que passei por cima daquilo e a experiencia não foi nada boa. Por isso tb o meu comentário aqui.

Portanto agora mais um ponto para ter atenção onde pisar/passar.

Ora convenhamos ter este tipo de reflectores no meio da vias quando ultrapassamos ou mesmos transversais mas nas recta já é o que é e até posso perceber pela alerta das passadeiras agora nas saidas e entradas das rotundas quando vamos inclinados para fazer a curva e apanhar aquela modere a sua linguagem no piso para dar um salto é dose.


Será que niguem pensou duas vezes antes de fazer aquela coisa... será mesmo só tacho?


Posso estar enganado e aquela coisa seja xpto mas eu sinceramente não consigo deixar de pensar se estes engenheiros ou são incompetentes, burros mesmo ou uns totalmente vendidos!


Tirei umas fotos no telele para eventualmente postar aqui mas não as encontro.... bummer!!! Quando as encontrar ou tirar outras depois posto!


boas curvas



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« Última modificação: 22 de Novembro de 2015, 00:15 por cross »

TMaxer

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A moda agora parece ser as passadeiras empedradas e num plano superior ao do restante piso.  _pol_ _pol_


Noutras zonas dos país, esta-se a inovar... colocando as bermas também num plano acima do piso da estrada e colocando relevo para que os condutores mais distraidos sintam que estao a sair da faixa de rodagem





Infelizmente cá em Portugal, os standards de conducao sao muito baixos e os condutores nao sabem utilizar todas estas tecnologias pioneiras no prol da seguranca rodoviaria... e mesmo com estas tecnologias de pontas usadas pelas nossas construtoras, que relembro, são também especializadas em criar motivação politica para a construção de traçados de AE (de preferencia em modo PPP) para sitios já bem servidos de acessibilidades ou entao para zonas onde a quantidade de trafego nao o justifica, e que sao lideres mundiais em subornos a politicos sem escrupulos, existem acidentes como este:



Em que numa recta, mesmo com piso do tipo relevo 3D e bermas "cutting edge" sobre-elevadas  _lol_ conseguem virar um camiao  _Rolley_ _Rolley_


Isto apenas pode ser explicado com o excesso de velocidade, utilizacao do telemovel durante a conducao, à ingestao de doses industriais de bebidas alcoolicas e substancia psicotropicas _anjo_ _anjo_ (mas em SIMULTANEO!!!!  >:D >:D >:D) e na proxima semana certamente deverá ser marcada uma sessão de prevenção rodoviaria naquele local, que será constituída por um funcionario publico com uma maquina fotográfica escondido atrás da moita (neste local provavelmente será de um pinheiro manso), e 2 kilometros mais à frente, um UMM e um grupo de 30 GNRs de bigode e barriga farta, equipados de caneta BIC, bloco de autos em triplicados e maquina Multibanco...


Ja os estou a ouvir "bom dia xor condutor..."  _pensador_ _pensador_ _pensador_ e já me estou a sentir mais seguro (outros condutores irão sentir a carteira mais leve  _Rolley_)... porque o problema disto tudo são os condutores.. esses filhos de uma granda...  _Zang_ _Zang_ _Zang_
« Última modificação: 21 de Novembro de 2015, 23:37 por TMaxer »

NunoMiguel

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Pronto.!!! Quem fala (escreve) assim não é gago...

FARMOBOY83

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marcas estrada
« Responder #12 em: 22 de Novembro de 2015, 13:31 »
Acho que tudo se resume a uma coisa: quem cria as estradas e as marcas horizontais nas vias nunca andou de moto ou certamente só andou em pleno verão sem chuva. Seja em que cidade for, a maioria das marcas no pavimento são autênticas barbaridades para quem anda de duas rodas. A juntar a isto temos estradas com inclinações elevadas (e quanto a isto nada a fazer) mas em vez de colocarem alcatrão colocam paralelo polido com pedras de calcário a marcar as passadeiras. Agora juntemos o fabuloso óleo que muitos turbo diesel andam por aí a espalhar e temos receita!

Offline piedade

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Re: marcas estrada
« Responder #13 em: 22 de Novembro de 2015, 13:49 »
Agora juntemos o fabuloso óleo que muitos turbo diesel andam por aí a espalhar e temos receita!

a espalhar ou a deitar ???
Sinceramente cada vez mais fico com a impressão que será a segunda... pois com aquilo que por vezes encontro na estrada e em tal quantidade o ligeiro ou pesado teria necessariamente de parar mais a frente.
Ainda na semana passada na Mealhada a mota foi a dançar durante uns 20 metros parecia que tinha entrado num lençol de água... ainda bem que estava bom tempo, piso seco e a meio de uma recta entre duas das "maravilhosas" rotundas...

Offline António Teles

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Não consegui passar por cá antes, mas agora verifico que a situação é vivida por todos.
Se as riscas de tinta em alcatrão já eram perigosas, estas são para mim das piores, estes azulejos escorregam muito em seco e em húmido ou molhado nem se fala.
Na rua da Madalena a chegar ao largo do Caldas, existe uma passadeira deste tipo que é um best a deslizar se alguém atravessa de repente e o condutor tem de travar já em cima dela............, a sorte é ser en sentido ascendente.


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« Última modificação: 22 de Novembro de 2015, 17:54 por António Teles »
Atenção aos radares! Eles andem aí!