Autor Tópico: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina  (Lida 7796 vezes)

BigBizarro

  • Visitante
[Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« em: 17 de Novembro de 2015, 22:00 »
Boas,

Precisava que alguém me ajudasse. Tenho uma maxsym 400i abs de 2013 a qual está com cerca de 11000kms e feitos com qualidade :) .
Há coisa de 1 mês tem cheirado a gasolina, não queimada e recentemente cheira cada vez mais. Este sintoma não está associado ao nível de combustível uma vez que ela cheira sempre independentemente do depósito estar cheio ou vazio.

Hoje ao parar na garagem, verifiquei que tinha uma pequena poça na zona do descanso central a qual desapareceu (evaporou) em menos de nada. Tentei perceber o que se passava vendo-a por baixo, mas não consegui ver o que se passava.

Aliás, a coisa está tão má que um deposito não tem feito mais que 230kms.

Já alguém teve o mesmo problema? O que fez para o resolver?

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #1 em: 17 de Novembro de 2015, 22:21 »
 _convivio_ Olá boas

Companheiro isso está a pedir uma visita ao mecânico antes de mais nada
abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #2 em: 17 de Novembro de 2015, 22:53 »
_convivio_ Olá boas

Companheiro isso está a pedir uma visita ao mecânico antes de mais nada
abraços

Companheiro,
Partilho da mesma opinião do companheiro Paulo, mecânico com ela e rapidamente! Se possível pede transporte da mota para a oficina uma vez que não sabes por onde está a perder o combustível... pode tocar em alguma parte quente e ai é que está o caldo entornado...
 
As únicas situações em que me lembro de ver gasolina ou cheirar a gasolina foram por encher demasiado o depósito e parar logo a seguir a mota com o descanso lateral... aquilo deve ter algum tipo de dreno para essas situações ou para libertar a pressão do depósito e sai por lá... agora não me lembro de alguma vez ter acontecido uma situação como a que descreves e a minha max. Já vai nos 50k.

Não esquecer que a bomba que temos no depósito envia o combustível à pressão de trabalho do injector (aprox. 3Bar), podes ter por ex. uma ruptura na linha de combustível ou em alguma ligação... Vai ver isso

Um abraço, e boa sorte!
Piedade

 

BigBizarro

  • Visitante
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #3 em: 17 de Novembro de 2015, 23:11 »
Já marquei a revisão no Lombas e Curvas, mas só têm disponibilidade no fim da semana que vem :( . Está é a intrigar-me qual a localização da fuga, pois não consigo verificar nada húmido por baixo.

Fiz agora as contas e está a gastar 5.8 l/100kms .... é obra...

Vou ligar ao Lombas para ver se me podem ver o que se passa ...

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #4 em: 17 de Novembro de 2015, 23:51 »
Já marquei a revisão no Lombas e Curvas, mas só têm disponibilidade no fim da semana que vem :( . Está é a intrigar-me qual a localização da fuga, pois não consigo verificar nada húmido por baixo.

Fiz agora as contas e está a gastar 5.8 l/100kms .... é obra...

Vou ligar ao Lombas para ver se me podem ver o que se passa ...

Pois, fala com eles que é tudo ppl porreiro. Pode ser que consigam dar uma olhada nisso antes, pelo menos para ficares mais descansado.
Espero que seja so falso alarme, vai dando noticias
Abraço


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #5 em: 17 de Novembro de 2015, 23:56 »
Por precaução e tendo em conta poder tratar-se de uma fuga de combustível, haverá a possibilidade do Lombas e Curvas te ir buscar a MaxSym a casa?

Espero que tudo se resolva.  _convivio_

BigBizarro

  • Visitante
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #6 em: 18 de Novembro de 2015, 21:58 »
Pessoal,

Fui lá por a mota hoje para verem o que se passa. Da primeira apreciação disseram-me que acham pouco provavel que haja fuga, pois a mota tem comportamento normal... pega bem, não engasga e tem um trabalhar certinho.... o que é certo é que me cheira a gasolina quando o deposito não está cheio...

Ficou lá para verem o que se passa... vamos ver..

Logo que saiba dou novidades.

p.s. - Tenho lido em por aqui e por ali de gente a queixar-se do mesmo nesta mota e que reclamou, mas ainda não vi em lado algum qual o motivo deste cheiro a gasolina não queimada

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #7 em: 18 de Novembro de 2015, 22:28 »
 _pol_

vais ver que corre tudo bem, nºao deve ser nada grave

quanto  a outros relatos ... sinceramente nºao me recordo de ver no forum relatos sobre algo do genero mas tambem sou novo por aqui  :)
Abraço
Piedade

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #8 em: 22 de Novembro de 2015, 10:46 »
Já se sabe o que era...já a tens de volta às tuas mãos? _pol_

Provavelmente alguma pequena fissura numa tubagem, algum desaperto, ou alguma coisa com o próprio depósito?


BigBizarro

  • Visitante
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #9 em: 22 de Novembro de 2015, 12:31 »
Boas,

Ainda não sei o que se passa com a mota. Coloquei a mota na oficina e estou à espera que tenham tempo para ver o que se passa. No limite entregam-me-a no dia 26, pois era a data em que eu já tinha agendada a revisão.


Quando tiver novidades aviso.

Abraço

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #10 em: 22 de Novembro de 2015, 13:25 »
Esse consumo se for exclusivo em cidade não me admira muito mas se for misto ela tem de estar mesmo a perder gasolina por algum lado. Isso de dizerem que se fosse fuga a mota tinha de perder desempenho não me convence, por exemplo, se tiver um pequeno corte no tubo que liga ao corpo de injeção que a faça perder uma gota por segundo dificilmente se nota no desempenho da moto porque mesmo que falte um pouco nos injetores a centralina trata logo de corrigir a coisa. Outro pormenor, perde ou cheira a gasolina quando está parada? Se não então com o depósito estará tudo bem embora haja sempre a hipótese de perder alguma coisa pelo respiro.

jonel

  • Visitante
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #11 em: 28 de Novembro de 2015, 19:35 »
Amigo alguma braçadeira mal apertada de um tubo mas não deve ser nada de grave....depois diz alguma coisa sobre isso pois temos mákinas iguais e é sempre curioso sabermos...abraço e boas curvas.

Rodrigues

  • Visitante
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #12 em: 28 de Novembro de 2015, 20:11 »
Aconteceu o mesmo com a minha anterior Sym gts 125i, tinha somente 2500 kms, era uma abraçadeira mal apertada á saída do depósito

Dei conta quando ia sair e voltei atrás para fechar o portão, já não saí e passei esse dia a apertar todas as abraçadeiras e parafusos, até á despedida nunca mais aconteceu.

Tinha tantos parafusos mal apertados que um dia chegava ao destino montado em cima do quadro, tirando isso foi uma pequena grande máquina  _lool_


Rodrigues

  • Visitante
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #13 em: 28 de Novembro de 2015, 20:40 »
A minha Gts também trabalhava bem e certinha, se a fuga for antes do injetor vai trabalhar sempre certinha, obriga mas é a tirar os plásticos, a preguiça pode sair cara.

Eu para dar com o tubo contorci-me todo debaixo da mota e tive de tirar montes de plásticos, a gasolina antes de cair para o chão depositava-se no reguardo debaixo do depósito, bastava uma faísca e já foste.





BigBizarro

  • Visitante
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #14 em: 28 de Novembro de 2015, 23:22 »
Boas Pessoal,
Na quinta passada ao fim do dia fui buscar a mota. Fizeram a revisão dos 12000 e verificaram se havia fuga de gasolina.

Disseram-me que não tinham visto qualquer fuga e que a mota estava boa. Informaram-me também para eu não encher o deposito em demasia e que caso voltasse a cheirar, para eu la passar de novo.

Acho que estou mais descansado e vou ver se o cheiro volta.

Abraço e vou dando noticias

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #15 em: 30 de Novembro de 2015, 11:12 »
Companheiro,
Tenho uma igual e confirmo!
Com o deposito demasiado cheio (até ao gargalo) e deixando a mota no descanso lateral ela perde gasolina e é por algum respiro se é pela própria tampa não sei, mas o facto é que perde gasolina. Além disso já encontrei referências em outros fóruns sobre outros modelos SYM que o depósito demasiado cheio pode provocar outros sintomas relacionados com o funcionamento do motor... até que ponto são verdade ou aplicáveis também neste modelo não sei...
 _convivio_

BigBizarro

  • Visitante
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #16 em: 02 de Dezembro de 2015, 12:16 »
Pois é malta... o cheiro voltou e já percebi em momento. O cheiro a gasolina aparece quando o traço da gasolina está posicionado no inicio da reserva..

Não sei o que faça... se por um lado dizem que não tem fuga ... por outro cheira a gota quando o deposito está a chegar ao fim...

alguém nota o mesmo?

Offline Pedrinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 63
  • Localidade: Sintra <para> Avis
  • EM RODAGEM!!!
  • Marca: Sym
  • Modelo: Citycom 300i
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #17 em: 02 de Dezembro de 2015, 13:47 »
Pois é malta... o cheiro voltou e já percebi em momento. O cheiro a gasolina aparece quando o traço da gasolina está posicionado no inicio da reserva..

Não sei o que faça... se por um lado dizem que não tem fuga ... por outro cheira a gota quando o deposito está a chegar ao fim...

alguém nota o mesmo?

a minha sym faz o mesmo  :-? :-? :-? , já me explicaram que é ar que vai para o sistema de injecção e esse ar tem de ser purgado antes de entrar na bomba de injeção e claro que vem com o cheiro a gasolina.  _reg_ e isso acontece precisamente qd o deposito está a chegar ao fim porque apanha mais ar, pela teoria qd acabar a gasolina do deposito deve ficar um cheiro permanente a gasolina.  _lol_
em rodagem

Pedrinha no pneu faz cla...cla...cla

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #18 em: 02 de Dezembro de 2015, 14:50 »

Pois é malta... o cheiro voltou e já percebi em momento. O cheiro a gasolina aparece quando o traço da gasolina está posicionado no inicio da reserva..

Não sei o que faça... se por um lado dizem que não tem fuga ... por outro cheira a gota quando o deposito está a chegar ao fim...

alguém nota o mesmo?

Companheiro,

Recordando o texto de abertura deste tópico, na altura encontrou uma "poça de combustível?" junto ao descanso central... isso voltou a acontecer?
Não será esse cheiro a gasolina normal? so começou a acontecer agora? Não nota nada no trabalhar do motor(ex. relanti instável, falha de explosão)?
Será que chegou a altura de mudar a vela? ou afinar?
 _convivio_

 


... Hoje ao parar na garagem, verifiquei que tinha uma pequena poça na zona do descanso central a qual desapareceu (evaporou) em menos de nada. Tentei perceber o que se passava vendo-a por baixo, mas não consegui ver o que se passava.



BigBizarro

  • Visitante
Re: [Maxsym 400i Abs]Cheiro Gasolina
« Responder #19 em: 12 de Dezembro de 2015, 16:39 »
Boas,

a poça não apareceu mais, deduzo que tenha sido por ter enchido demais o deposito. quanto ao cheiro a gasolina, ele acontece quando o deposito está no traço abaixo do meio e inicio do vermelho.

Já assumi que deve de ser normal.

A mota fez a revisão à cerca de uma semana (12000) e segundo a folha de obra só foi trocado o Óleo e filtro de Óleo. Assumo que os restantes componentes estavam bons não necessitando de ser mudados.