A minha suspeita decorre do facto de muitos companheiros o terem já afirmado. Aliás optei por LED para a minha máquina, precisamente por isso. Mas presumo então que tenhas tido experiência diferente? Partilha connosco
Vou falar da minha experiência de carro, com óptica aberta (nao vidro martelado, e sem olho de boi), xenon num farol, lâmpada normal no outro, o aquecimento em um e outro é claramente notório, posso dizer que durante os 4 anos que usei xenon, com horário 19h 2h, o carro praticamente circulava sempre com o xenon, mesmo de dia, tb é habito meu andar com os médios ligados.
Referente a encandear e espalhar para onde não deve, também discordo. A lâmpada xenon é como uma lâmpada de filamento em termos de encaixe, o encandear e espalhar mal, vai ser da instalação/regulação do farol.
Vejamos assim, existem kits de 35w e 55w (falo em aplicaçoes aftermarket), numa optica aberta (s/ olho de boi), o indicado é usar balastro de 35w (o balastro é que determina a intensidade de luz, a lampada os K (graus kelvin) a temperatura de cor, que nada tem a haver com encandeamentos ou luz mal distribuída), ao usar-mos 55w, nao temos nada que corte um bocado a luz, como o olho de boi, que faz de focagem e "amplia" a luz. Muitos usam 55w em optica aberta porque pensam que vao ver mais longe, o que é errado.
Posso dizer que so tirei do carro por causa de andar ilegal, mesmo sabendo, e as autoridades estarem a apertar o cerco.
Só sabiam que tinha xenon, pelo arranque caractristico do mesmo, e ter uma luz mais translucida, mais limpa. Usava lâmpadas de 4300k.
Atenção que é a minha utilizaçao, e nao do que me disseram. E ando para por na PCX xenon, por questão de visibilidade somente.