Autor Tópico: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?  (Lida 17085 vezes)

Henrique Castelo branco

  • Visitante
Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« em: 14 de Novembro de 2015, 19:24 »
Prezados,
Conforme minha apresentação, chego a Lisboa no final de janeiro e desejo uma maxscooter para meu dia a dia na cidade e também para passeios com minha esposa.
Fiz uma pesquisa aqui nas dicas do fórum e pelo material que tive acesso - que é de 2011-12 se não me engano - as opções seriam: Honda SW-T400 ABS, Peugeot Satelis 400 Urban, Suzuki Burgman 400 ABS e Yamaha Majesty 400 ABS, Maxsym 400.
Considerando que ainda irei avaliar se poderei comprar uma nova ou se terei de partir para uma usada, gostaria de ouvir os amigos a respeito desses modelos ou de outros que tenham surgido mais recentemente. Observando que Considero ABS essencial.
E então? Podem me ajudar? Agradeço muito pelas orientações de vocês!

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #1 em: 14 de Novembro de 2015, 19:43 »
 _convivio_ Olá boas

Companheiro o melhor conselho é verificares os D.B. dos proprietários de cada marca

tens diarios de todos os modelos que mensionas
abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #2 em: 14 de Novembro de 2015, 20:04 »
Para escolha é preciso começar por delinear quais os percursos que se querem fazer ( % cidade, estrada e AE) e quais as limitações económicas ( consumo, revisões, preço de compra) ou mesmo se pretendes uma nova ou procuras o mercado de usadas.
Essas motas têm desempenho e preços diferentes.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Henrique Castelo branco

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #3 em: 14 de Novembro de 2015, 21:43 »
_convivio_ Olá boas

Companheiro o melhor conselho é verificares os D.B. dos proprietários de cada marca

tens diarios de todos os modelos que mensionas
abraços

Boa Dica Paulo! farei isso!!! Obrigado!

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #4 em: 14 de Novembro de 2015, 21:54 »
A Honda Sw-T 400 e a Yamaha Majesty 400 já só encontras no mercado de usados.

Luis Salgueiro

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #5 em: 14 de Novembro de 2015, 21:56 »
Eu nunca fiz 'Diário de Bordo' mas fui proprietário de uma Burgman 400 ABS . Máquina fantástica dentro deste segmento ! Não sei o que alguém pode esperar mais de uma maxiscooter de 400c.c. ! Só se preferir mesmo outra estética ou gastar menos dinheiro na compra  porque de resto é 'top'  : fiável e económica , muito confortável , espaço XXL debaixo do banco , motor com boa resposta, bons materiais e acabamentos,  .... enfim... o único 'contra' que lhe encontro é mesmo o preço que é acima da média relativamente à concorrência  ... but , hapiness is expensive !  ;)
Com ela fui por duas vezes a Salamanca e uma vez a Sevilha , com a minha esposa na 'pendura',  e ... ' na boa ' !  _convivio_

Henrique Castelo branco

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #6 em: 15 de Novembro de 2015, 16:54 »
Obrigado Luís... Com duas das quatro fora do processo de escolha, ficaram duas e sua posição sobre a Burgman me anima. Estou vendo os modelos mais atuais para ver o que há de novo, mas, como você disse, essa Suzuki parece mesmo ser uma boa escolha! Abraços e obrigado

Offline mlvtecpt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 170
  • Localidade: Algueirão
  • Nova mota, nova fase da vida
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting S400i
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #7 em: 15 de Novembro de 2015, 17:28 »
Companheiro,
Pode considerar também a Yamaha X-Max 400, a Kymco Xciting 400 e a Piaggio X-Evo 400...
Boa sorte na escolha, quem me dera poder estar na mesma indecisão!  _Rolley_

madds

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #8 em: 15 de Novembro de 2015, 17:50 »
Eu tenho uma 400 e dá para todo o tipo de utilização que lhe dou.
Acho que as 300 e as 400 cc são uma motorização mais polivalentes, visto que permitem ter na mesma mota a performance e a economia.

Entre as motas faladas acima eu prefiro a x-max 400 pela estética e raça desportiva.
Em relação à fiabilidade hoje em dia existem problemas em todas as marcas e soluções para todos esses problemas.

Efetivamente a susuki tem um leque de seguidores, que a veneram, e que fazem dela, na minha opinião a rainha das 400cc.

Em relação à Satelis, apenas não a recomendo pelo simples facto de ser um modelo sem expressão de vendas em Portugal, por isso recorrer à Marca para qualquer intervenção poderia ser trabalhoso.


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #9 em: 16 de Novembro de 2015, 15:13 »
A suzuki, de facto é uma rainha, mas uma das principais vantagens é, para mim, uma desvantagem: a dimensão, muito útil para pendura e para viagens de longo curso, mas dentro da cidade, quem quer fazer deslocações para o trabalho, furando filas, etc, é um contra.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2015, 15:19 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Henrique Castelo branco

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #10 em: 17 de Novembro de 2015, 02:16 »
As opiniões dos amigos do fórum estão sendo muito úteis para minhas reflexões. Penso que depois de uma década em bigtrails, minha mudança para maxscooters deve ser bem pensada. Dai, o cuidado de começar com uma 300, talvez usada, para verificar minha aderência e gosto, para depois pensar em algo maior e mais definitivo. Se for assim, qual seria a 300?

Tenho uma inclinação forte pela Honda pois é a marca que detém 80% do mercado brasileiro. Mas tenho respeito e admiração pela Suzuki, kawasaki e Yamaha. Meus recuos são com as marcas menos conhecidas aqui no Brasil.

Então, por hora o caminho é esse: uma 300 com pouco uso.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #11 em: 17 de Novembro de 2015, 09:34 »
Uma scooter muito conceituada nos 300 e sobre a qual podes ler bastante aqui no fórum, e ter bons conselhos, é a Forza 300
que ainda vende bem, é robusta e ideal para uso normal, Não será um veículo com desempenho desportivo, mas segura, confortável, fiável e económica são algumas das caracteristicas que lhe são apontadas.
A compra de usada é uma boa opção porque te permite uma adaptação e depois escolhes a mota certa sem receito de perder muito valor ( ou conservas essa :) ) mas recomendo compra em stand, a particulares é sempre um risco
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #12 em: 17 de Novembro de 2015, 10:42 »
Companheiro Henrique, para alguém que vem de uma trail, penso que poderia olhar para as scooters mais potentes e com comportamento parecido a motos. A Tmax e a Integra. Ambas são potentes e a nível de ciclística, na minha opinião, são as melhores. Têm suspensões e travões baseados em motos das respetivas marcas. Não ponho aqui a Buga 650 porque o seu conceito é diferente, embora seja igualmente um excelente produto.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Henrique Castelo branco

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #13 em: 24 de Janeiro de 2016, 18:27 »
Amigos,
Boa tarde!
Está chegando o dia de minha mudança para Lisboa (chego a Portugal na quarta-feira) e aproveito para reaquecer essa minha solicitação de ajuda. Espero poder encontrar com os amigos e trocar ideias a respeito. Estou inclinado a uma 300 a 400 nova ou pouco rodada ou então uma maior, porém mais rodada. Vamos nos falando e agradeço a fraterna recepção e apoio aqui do fórum!
Abraços!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #14 em: 24 de Janeiro de 2016, 20:01 »
Caro companheiro,  _convivio_

A sugestão que te vou dar não é para complicar mais a decisão, mas sim para ajudar a que tenhas um leque variado de escolhas...

Como tal, recomendo vivamente que coloque nas opções a ter em consideração, igualmente a Piaggio X10 350i. Existe com e sem ABS e globalmente garanto-te que tem um desempenho acima de qualquer suspeita.

Lê aqui e diz o que achas: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26674.0.html_pol_ _pol_

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #15 em: 24 de Janeiro de 2016, 20:23 »
Companheiro Henrique

Chegando na próxima 4ª feira, a minha sugestão é que se inscreva no almoço de aniversário do CPM e "in loco" possa ver variadíssimas máquinas e falar com os seus proprietários para obter um feedback mais personalizado... quem sabe fazer uns quantos test-drives  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

.... ah e claro  _convivio_ Beber, cair e levantar  _lol_ _lol_ _lol_
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

Nomex

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #16 em: 24 de Janeiro de 2016, 20:44 »
Companheiro Henrique

Chegando na próxima 4ª feira, a minha sugestão é que se inscreva no almoço de aniversário do CPM e "in loco" possa ver variadíssimas máquinas e falar com os seus proprietários para obter um feedback mais personalizado... quem sabe fazer uns quantos test-drives  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

.... ah e claro  _convivio_ Beber, cair e levantar  _lol_ _lol_ _lol_

Adorava poder ir a esse almoço! O que o companheiro Piteira diz é realmente a melhor forma de ficar com uma boa ideia de qual escolher!

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #17 em: 24 de Janeiro de 2016, 21:02 »
Há um companheiro nosso que está a vender a sua Maxsym 400, está impecável, ainda com garantia, pode ser uma excelente opção.

Henrique Castelo branco

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #18 em: 25 de Janeiro de 2016, 21:55 »
Sapiens21, Vou olhar com carinho sua sugestão da Piaggio 350!!! Obrigado!!!

Piteira, que sugestão "brutal"!!! Vou pesquisar mais sobre o onde, quando... e me esforçarei para estar lá!!! Excelente ideia. Obrigado!!!

Nomex, obrigado pelo reforço da ideia da ida ao encontro!

CCarvalho, ótima dica... Essa me parece uma oportunidade bem dentro do que havia pensado. Se desejar, pode ver com seu amigo o envie um e-mail para mim ou para conversarmos inicialmente aqui pelo Fórum. Obrigado!

Ps: vi agora que o almoço é a 50km de Lisboa... Como estarei chegando e sem veículo, não faço ideia de como poderia participar. Há algum comboio ou outro tipo de transporte para lá?

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #19 em: 25 de Janeiro de 2016, 23:32 »
Sapiens21, Vou olhar com carinho sua sugestão da Piaggio 350!!! Obrigado!!!

Se o Sapiens21 sugeriu é melhor comprar   _pol_

CCarvalho, ótima dica...

Henrique sem duvida uma das melhores dicas que recebeste relação preço/qualidade

Ps: vi agora que o almoço é a 50km de Lisboa... Como estarei chegando e sem veículo, não faço ideia de como poderia participar. Há algum comboio ou outro tipo de transporte para lá?

Não é um sítio fácil de chegar de transportes  _thumbdown_ podes questionar no tópico do almoço, de todos os que estão inscritos se alguém leva carro e se tem disponibilidade para "uma carona"   _Rolley_
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

Henrique Castelo branco

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #20 em: 26 de Janeiro de 2016, 15:55 »

Obrigado Piteira, vou ao topico conferir as possibilidades!!!
Abraços!

Henrique Castelo branco

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #21 em: 08 de Fevereiro de 2016, 09:36 »
Prezados,
Estou na busca de minha moto e encontrei uma próximo de Gaia. Porém, estou com receio de efetuar uma compra assim, à distância e em um país cujas regras ainda desconheço. Podem me dar algumas dicas e cuidados em situações como essa?
Obrigado!!!
Abraços

AJCaiado

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #22 em: 08 de Fevereiro de 2016, 10:28 »
Caro companheiro, bom dia!

Sabendo desde já que se trata de uma MaxiScooter (MS) usada, com poucos kms e vendida por uma loja - importa saber se os proprietários da loja são pessoas idóneas - o primeiro conselho que dou, antes de te deslocares para a veres e fazer um teste-ride - indispensável - é pedires o máximo de informações por e-mail: 1.Fotos de todos os ângulos da MS. 2.Cópia do Documento Único (verificas o mês e ano da MS, quem é o actual proprietário e se tem algum onus ou encargo associado). 3.Cópia do livro de revisões (se já fez alguma). 4.Saber se teve algum acidente. 5.Saber se esteve guardada em garagem. 6.Saber se tem andado ou há quanto tempo está parada. 7.Saber se está dentro da garantia do fabricante ou se a loja dá garantia. (Por vezes as lojas são apenas expositores/intermediários no negócio e não dão qualquer garantia.) 8.Saber quem vende: A loja ou o particular?. 9. O preço inclui transporte até à residência (ou outro local) do comprador? 9.Se possível, contactar o anterior proprietário para aferires a veracidade de todas as informações prestadas  ("diz-me como tratas a MS e dir-te-ei quem és").

Depois de concretizado o negócio há mais alguns cuidados a ter para que a transacção se concretize sem problemas para ambas as partes. Ficarão para uma próxima publicação.

Espero ter ajudado.

Bom negócio e boas curvas!  scooter_

António Caiado

Henrique Castelo branco

  • Visitante
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #23 em: 08 de Fevereiro de 2016, 19:40 »
Prezados,

Após um periodo priorizando outros assuntos,mais,urgentes de minha mudança para Portugal estou votando com a busca de minha moto. Estou encantado pela Honda Integra, mas,a nova é por demais cara e quase não há usadas, principalmente das 750. Me foi sugerida a maxsym 600ABS que acho.interessante a amanhã vou às lojas conhecer e talvez fazer um teste drive.

Minha dúvida é se terei custo elevado com a MaxSym se camarada à Integra. E qual, será meu grau de estranhamento ao dirigir a scooter,depois de uma década de maxtrail... Amanhã saberei mais sobre isso!

Abraços e mais uma vez agradeço pelo precioso apoio recebido na CPM... By the way, defini hoje minha morada: Cascais!

Alguém de lá por aqui???

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Escolha difícil entre as medias/grandes. Podem me ajudar?
« Responder #24 em: 08 de Fevereiro de 2016, 22:56 »
Prezados,

Após um periodo priorizando outros assuntos,mais,urgentes de minha mudança para Portugal estou votando com a busca de minha moto. Estou encantado pela Honda Integra, mas,a nova é por demais cara e quase não há usadas, principalmente das 750. Me foi sugerida a maxsym 600ABS que acho.interessante a amanhã vou às lojas conhecer e talvez fazer um teste drive.

Minha dúvida é se terei custo elevado com a MaxSym se camarada à Integra. E qual, será meu grau de estranhamento ao dirigir a scooter,depois de uma década de maxtrail... Amanhã saberei mais sobre isso!

Abraços e mais uma vez agradeço pelo precioso apoio recebido na CPM... By the way, defini hoje minha morada: Cascais!

Alguém de lá por aqui???

Henrique , 2 excelentes escolhas : Integra e Cascais !!!  _lool_ _lool_ _lool_

A única coisa que estou a estranhar é alguém de Cascais a achar que uma Integra nova é por demais cara  _lol_ _lol_ _lol_

Brincadeirinha !!! Cascais é simplesmente o concelho nacional onde existe melhor qualidade de vida a nível financeiro, daí a minha piadola.

Amanhã por outro lado, não deverá ser um bom dia para test-drives por ser terça feira de carnaval e se prever que a maior parte dos stands estejam encerrados !?

Boa pesquisa !!!
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)