Autor Tópico: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley  (Lida 16646 vezes)

pagaimo

  • Visitante
Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« em: 14 de Novembro de 2015, 16:40 »
Já verifiquei que apenas com os roletes da Dr. Pulley de 8.5g as x-max comportam-se muito bem.
Será que posso aplicar os mesmos roletes na Nmax (20X12)?
Já agora alguém sabe a gramagem dos roletes de origem da Nmax (eu penso serem de 10g)?

http://drpulley.shopnix.de/product_info.php?products_id=692

Também não coloquei de parte a aquisição de um variador da malossi

http://www.scootpieces.com/Scootpieces-fiche-produit/Malossi-sport-variateur-maxi-multivar-yamaha-n-max-125-i-e-4t-lc/p3pr19624.html

Alguém que tenha instalado e possa dar um feedback?

Dou preferência a uma solução que me aumente a velocidade de ponta.

Sei que por norma quem quer velocidade de ponta, pode perder arranque e que por norma colocam roletes mais pesados; porém já vi que na X-Max os roletes mais leves em cerca de 15% colocam a scooter a arrancar e recuperar melhor bem como lhe aumentam a velocidade de ponta...

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #1 em: 14 de Novembro de 2015, 18:31 »
Olá, fico surpreendido se apenas a mudança de roletes der maior arranque e maior velocidade de ponta, normalmente é uma ou outra, agora se mexeres em mais componentes, como o variador, etc ... _pensador_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

pagaimo

  • Visitante
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #2 em: 14 de Novembro de 2015, 19:50 »
É que é complicado escolher:
A minha primeira opção era colocar um variador completo (variador, mola, pesos) e uma correia em kevlar, tudo da malossi.

Depois li relatos dos roletes da Dr pulley (com menos 15% de peso) que funcionam lindamente na X-max.

Há muita malta da PCX com JCosta satisfeitos (outros nem por isso- casos de desgaste prematuro) com melhor arranque e velocidade de ponta.

Isto não é fácil, mas sempre ouvi falar muito bem da malossi e da Polini; pela experiência que tive numa Bw's há muitos anos atrás, com um variador completo da malossi, ela gritava que se danava (o motor andava sempre em alta rotação) e parecia um foguete.

Mas não estou à procura de recuperações ou acelerações, mas sim de diminuição da rotação em rolamento a baixa velocidade e talvez mais velocidade de ponta; talvez optando por uns roletes mais pesados e mantendo o resto, consiga o que queira.

Ainda há pouco material para as Nmax.
Eu penso que o peso de cada rolete original seja de 10g em medida 20X12, segundo o site da malossi

http://www.malossistore.eu/en/models/YAMAHA/YAMAHA-N-MAX-125-ie-4T-LC-euro-3-E353E-?MM=MO%20YANM125

Depois a Dr. Pulley so tem em medida 20X12 os sliding rolls

http://drpulley.shopnix.de/index.php?cPath=47_71

em round rolls não tem a medida 20x12

http://drpulley.shopnix.de/index.php?cPath=74

No site Dr. Pulley dizem o seguinte:

Dr.Pulley recommends that you choose the weight of the SR role sliding around 10-15% below the weight of the series role. Then a significant powerful acceleration results in an almost unchanged top speed and fuel consumption. If the weight is chosen to equal the original weight, the acceleration is slightly stronger, but may slightly increase the maximum speed for the same or even slightly reduced consumption.


Esta ultima parte faz-me confusão; traduzindo:

- igualando o peso original, a aceleração é ligeiramente mais forte, mas pode aumentar levemente a velocidade máxima para o mesmo ou até menor consumo!!!!!

isto se estou a traduzir bem..........

pjmartinho

  • Visitante
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #3 em: 14 de Novembro de 2015, 20:12 »
Esta ultima parte faz-me confusão; traduzindo:

- igualando o peso original, a aceleração é ligeiramente mais forte, mas pode aumentar levemente a velocidade máxima para o mesmo ou até menor consumo!!!!!

Porque esses roletes SR têm uma forma que não é cilindrica, como acontece nos originais. Assim, mesmo com menos peso, e devido à sua forma, eles conseguem "abrir" o prato do variador mais um "niquinho" do que os outros. Por esse motivo, ganha-se em aceleração e mantém a velocidade de ponta... desde que se siga a regra dos 10% a 15% de peso a menos. Se se colocarem os SR com um peso igual ao original, não creio que a aceleração aumente, mas a velocidade máxima quase de certeza que aumenta.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #4 em: 14 de Novembro de 2015, 20:46 »
bem como lhe aumentam a velocidade de ponta...

Não é bem, a velocidade máxima mantém-se só que com menos 500 rpm,  :) :) :)
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

pagaimo

  • Visitante
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #5 em: 14 de Novembro de 2015, 20:49 »
Vou mandar vir uns para experimentar, mas de peso igual.
Só tenho de conferir se são mesmo de 10g cada.
Devo manter a aceleração e ganhar um pouco em ponta que é aquilo que quero.
Se não der resultado avanço para um variador, mas apenas quando sair o JCosta, pois o Malossi aumenta muito as rpm.

pagaimo

  • Visitante
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #6 em: 14 de Novembro de 2015, 21:01 »
Ops, talvez sejam de 8.8g.
Pela refª que é 2DS-E7632-OO

e vendo neste site (o modelo da scooter é outro: a Nmax começa por 2DS, esta começa por 5ML; no entanto a referência dos roletes é igual E7632)
o que significa que poderão ser de 8,8 gr   tamanho 20x12
http://startright.co.uk/index.php?main_page=product_info&products_id=79305
5ML-E7632-00

O problema é que a malossi tem estes para o variador original de 10 gr
http://www.malossistore.eu/en/products/6-HTRoll-%C3%98-20x12-gr-10_6611156.E0?M=300&MM=MO%2FYANM125&Type=M

Será que 10gr é o peso original, ou 8,8gr?
« Última modificação: 14 de Novembro de 2015, 21:13 por pagaimo »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #7 em: 14 de Novembro de 2015, 22:17 »




No site Dr. Pulley dizem o seguinte:

Dr.Pulley recommends that you choose the weight of the SR role sliding around 10-15% below the weight of the series role. Then a significant powerful acceleration results in an almost unchanged top speed and fuel consumption. If the weight is chosen to equal the original weight, the acceleration is slightly stronger, but may slightly increase the maximum speed for the same or even slightly reduced consumption.


Esta ultima parte faz-me confusão; traduzindo:



Recomendam roletes com menos 10%/15%, assim tem uma aceleração mais potente quase sem alterar a velocidade máxima e o consumo.
Se o peso for igual aos originais a aceleração é ligeiramente mais forte e a velocidade máxima ligeiramente maior com o mesmo ou ligeiramente menor consumo ( aqui a palavra chave é ligeiramente, eu leio: para manter o mesmo peso... não compensa mexer ;) )

Vê o que os companheiros que mudaram dizem destas experiências, nomeadamente do esforço exigido ao motor (ou não)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

pagaimo

  • Visitante
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #8 em: 14 de Novembro de 2015, 22:27 »
Cada vez estou mais confuso.

Online mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #9 em: 15 de Novembro de 2015, 08:24 »
Companheiro, tiras os originais e pesas na balança da cozinha  ou então nos CTT e duvido que o peso seja igual a xmax/xcity onde se não estou em erro eram de 12 GR os originais,na bws 125 são de 10 GR,se não me esqueci...

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

pagaimo

  • Visitante
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #10 em: 15 de Novembro de 2015, 09:24 »
Segunda feira vou ao stand perguntar qual o peso dos roletes.
Se não conseguir, tenho de comprar primeiro uma peça especial para trancar o variador aquando do desaperto, e depois peso-os.
Tenho de conseguir, de uma maneira ou de outra :-)

Online mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #11 em: 15 de Novembro de 2015, 10:42 »
Se tiveres um compressor e a aparafusados ,ou só a máquina eléctrica tb da para tirar isso

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

rodrigosa

  • Visitante
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #12 em: 15 de Novembro de 2015, 12:09 »
Companheiro, quanto ao peso não te posso ajudar. Coloquei roletes Dr Pulley e no caso da minha SYM optei por -10% e passei de 10 para 9 gramas.
Quanto às alterações de comportamento da máquina, depois de uma semana de utilização, direi que está mais divertida a arrancar e a acelerar em subida. Aguenta também mais velocidade a subir. Faço essencialmente estradas nacionais e cidade, e o facto de agora responder mais depressa dá outra confiança, até a curvar. Quanto à velocidade de ponta, parece-me que terei perdido qq coisinha, mas pouco significativo. Aliás, todas as alterações que descrevi, são pouco significativas. Antes de comprar li posts de companheiros muito entusiasmados, quase como se tivessem transformado as 125 numa 300 ou 400. Nada disso. Uma 125 é uma 125, mesmo que demore menos um segundo a atingir os 50kmh ou que se aguente um pouco melhor a subir. E as rpm subiram bem, o que, aliado ao maior gozo que agora dá acelerar, vai certamente afetar os consumos.
De qualquer modo, é uma mod muito barata e não estou nada arrependido de a ter feito. Custa a quinta parte, ou menos, de uma mudança de variador. Não sei é se será possível comparar também as prestações de um e outro. Se forem comparáveis, não gastes dinheiro no variador.
Só mais um detalhe: quando comprei, mandei vir da mesma loja on-line que tu aqui postaste. Foram impecáveis e rápidos, mas cheguei à conclusão que poderia ter sido um bocado mais barato aqui http://www.sip-scootershop.com/en/main/base/home.aspx
Boas curvas!

pagaimo

  • Visitante
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #13 em: 15 de Novembro de 2015, 17:36 »
Companheiro, quanto ao peso não te posso ajudar. Coloquei roletes Dr Pulley e no caso da minha SYM optei por -10% e passei de 10 para 9 gramas.
Quanto às alterações de comportamento da máquina, depois de uma semana de utilização, direi que está mais divertida a arrancar e a acelerar em subida. Aguenta também mais velocidade a subir. Faço essencialmente estradas nacionais e cidade, e o facto de agora responder mais depressa dá outra confiança, até a curvar. Quanto à velocidade de ponta, parece-me que terei perdido qq coisinha, mas pouco significativo. Aliás, todas as alterações que descrevi, são pouco significativas. Antes de comprar li posts de companheiros muito entusiasmados, quase como se tivessem transformado as 125 numa 300 ou 400. Nada disso. Uma 125 é uma 125, mesmo que demore menos um segundo a atingir os 50kmh ou que se aguente um pouco melhor a subir. E as rpm subiram bem, o que, aliado ao maior gozo que agora dá acelerar, vai certamente afetar os consumos.
De qualquer modo, é uma mod muito barata e não estou nada arrependido de a ter feito. Custa a quinta parte, ou menos, de uma mudança de variador. Não sei é se será possível comparar também as prestações de um e outro. Se forem comparáveis, não gastes dinheiro no variador.
Só mais um detalhe: quando comprei, mandei vir da mesma loja on-line que tu aqui postaste. Foram impecáveis e rápidos, mas cheguei à conclusão que poderia ter sido um bocado mais barato aqui http://www.sip-scootershop.com/en/main/base/home.aspx
Boas curvas!

Obrigado pela dica companheiro, mas nesse site para Nmax nada ainda.
Eu não quero transformar uma 125 numa mota maior, para isso optaria pelo kit 150, ou ainda pelo 180 ou 200 cm3, que no mercado asiático já bomba.
Apenas queria que esta como 125, desse mais qualquer coisa. Aconteceria exatamente o mesmo se comprasse uma de maior cilindrada.
Para já, apenas a malossi tem o kit de variador completo. O que não me agrada na malossi é a velocidade de ponta, pois já sei que talvez não altere em nada; a puxar fica melhor de certeza e é um kit bastante durável. Se existisse o J costa, optaria por ele, apesar da menor duração, no entanto, em performance, talvez seja o melhor e o que mais faixa de rotação abrange, com ligeiro ganho de ponta.
Ainda só vai com 500 km's; tenho mais 500 para decidir, pois não mo montam antes dos 1000 km's, caso contrário já lá estava o malossi, pois quando a fui comprar já ia com ela fisgada.
Se até lá não sair nada de novo no mercado, vai levar o variador, mola, pesos e correia tudo da malossi.
Não vou andar a meter coisas de uma marca e outras doutra. Se ficar a gritar muito, meto-lhe uns pesos maiores.

O malossi no pacote vem com 9,5 gr.
pela página
http://www.scootpieces.com/Scootpieces-fiche-produit/Malossi-galets-htroll-x6-o-20x17-pour-variateur-multivar/p3pr2288.html
há pesos até 16gr.
Se encomendar este, mando também vir uns pesos de 11.5gr por salvaguarda.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2015, 17:41 por pagaimo »

folguer

  • Visitante
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #14 em: 18 de Abril de 2016, 17:45 »
Novidades por aqui?

Talvez um dia também coloque na minha Nmax um variador destes, mas para melhorar os arranques e as recuperações.

Offline rotivp

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2016
  • Mensagens: 16
  • Localidade: beja
  • Marca: nmax
  • Modelo: nmax
Re: Yamaha Nmax 125 Variador malossi ou apenas roletes Dr.Pulley
« Responder #15 em: 30 de Agosto de 2016, 15:57 »
Boas companheiro  pagaimo chegou a fazer alguma alteração na sua NMAX ?