Autor Tópico: Sym GTS Evo vs Suzuki Burgman vs Daelim S3 - conclusões da pesquisa e duvidas  (Lida 4782 vezes)

Offline nunomt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 126
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125
Boas colegas.

A algum tempo atrás iniciei um post aqui no fórum, pois pretendia uma Sym GTi mas rapidamente desisti da mesma sendo o meu orçamento "curto" demais para esta, e tendo lido os (muitos) relatos aqui no fórum da pouca vantagem deste modelo de injecção relativamente á de carburador, assim como tendo um amigo super satisfeito com a dele de carburador.

Comecei a virar o ponteiro para a S3, cuja estética moderna e mais desportiva me atraía. Fui a 2 concessionários que tinham Daelim, um em Alcântara e outro em Setúbal (AB Motos) e em nenhum deles o atendimento foi prestável, em nenhum deles me tentaram vender a mota ou sugerir sequer experimentá-la ou sequer sentar-me nela. Grande desilução sobretudo na JB Motos que parecia que me estavam a fazer um favor por falar comigo. Tinham inclusivamente um modelo novo da Daelim, segundo o pouco que consegui arrancar do vendedor seria um modelo mais concorrente com a PCX do que com a Sym GTS apesar de ser o mesmo preço da S3. Zero de explicações sobre mais diferenças sobre ambas, zero de interesse em vender, zero de empenho em deixar o cliente satisfeito. Por minto barato que fosse a mota aqui jamais a compraria neste stand, pois calculo que quando a mota fosse à revisão, provavelmente o empenho em a deixar como deve de ser seja igual. Inacreditável. Muito mais conclusivo foi ver algumas S3 que estavam estacionadas à porta, com 2 ou 3 anos, à espera de revisão. Escapes completamente picados de ferrugem, plásticos altamente corroidos do sol... Se já tinha lido que a qualidade de contrução não estava a par das melhores... pior impressionado fiquei com o que vi. Apesar do preço e estética convidativos, foi mais uma riscada da lista. O concessionário então nem se fala.

Uns 500 metros mais abaixo encontrei a 100estrada, representantes da Suzuki. Como sabia que a Suzuki estava a fazer boas campanhas com a Burgman (já as tinha visto na JB motos em Sesimbra onde fui muito bem recebido), resolvi entrar e perguntar. Que diferença... Como é possível que dois stands a menos de 500mts um do outro tenham uma postura completamente oposta?

Fui extremamente bem recebido pelo Nuno Gonçalves, que me fez uma visita guiada por algumas motas em segunda mão e com quem tive uma longa conversa sobre a Sym GTS vs Suzuki Burgman. Resultado da conversa: Suzuki Burgman a 3199 + 264 de despesas de documentação e Sym GTS EVO 3099 + 264 das despesas. apenas 100€ de diferença... Eles tinham um preço de tabela da Burgman de cerca de 3900 mas como eu disse que tinha visto mais barato foram ao site da Suzuki que tem como preço sugerido este, e disseram que igualavam. Para além disso oferecem a primeira muda de óleo aos 1000km, um fato de chuva, cadeado de roda/disco, 50€ de desconto num capacete, e que se me decidisse pela Burgman que poderiam ver se havia hipótese de incluir a top case. Disse me que quando quisesse poderi air lá experimentar a Sym. A Burg não dado não terem nenhuma de momento.

Sem dúvida que depois de me decidir será lá que vou buscar a minha nova companheira.

Neste momento e com apenas 100€ de diferença começo a ponderar a Burgman, que estava fora do leque de opções pelo preço mais alto. Sugere-me as seguintes considerações de pros e contra que peço qu ecomentem por favor:

Suzuki Burgman:
Pros: gosto da estética e da posição de condução. Gosto da maneira como o recorte nos plásticos de lado facilita colocar os pés no chão. Continuidade do chão para os poisa pés do pendura. Espaço de arrumação. Conforto do banco
Contra: Vi referidos consumos mais elevados, na casa dos 3,5l. Menos apoio nas costas par ao condutor. Sem o apoio de costas para o pendura (anulado se oferecerem a topcase). Banco demasiado largo par ao pendura? Ouvi dizer qu eo banco apesar de confortávél como pende ligeiramente para a frente o condutor tem tendência a escorregar/deslizar um pouco.

Sym GTS EVO
Pros: preço, mas por muito pouco. Gosto muito do banco, sobretudo do apoio para o condutor na zona das costas. Provavelmente o melhor no mercado a meu ver. Gosto da estética, não acho que fique a perder muito para a o modelo de injecção.
Contra: Não ter a travagem combinada da GTi (não sei se a Suzuki tem...). Menos espaço de arrumação debaixo do banco.

Não se vê muitos comparativos de ambos, nem se vê muitas burgman a circular. Podem-me dar a vossa opinião por favor?

Desculpem o post tão longo e ajudem se puderem. Abraço

afg

  • Visitante
Re: Sym GTS Evo vs Suzuki Burgman vs Daelim S3 - conclusões da pesquisa e duvidas
« Responder #1 em: 12 de Novembro de 2015, 12:44 »
Boas companheiro ,

Ainda não tive a oportunidade de conduzir uma Burgman e o meu relato será apenas da minha experiência com a minha Sym Gts 125 Evo , a " branquinha " , que é a carburador.

Tenho-a desde Julho deste ano e atualmente conta com 2950 kms , feitos sobretudo em AE cá na Madeira . Optei por esta versão pela diferença de preço em relação à de injeção, cerca de 800 €  _confuso_ e isso dá para muito combustível , acessórios e outros extras ( Lâmpadas Led  _lool_ , Câmara Go Pro para os passeios cá na Região   _convivio_) .

Dado a utilização que costumo dar à moto é a solução ideal para mim , é super confortável , estável , oferece muito boa proteção ao vento e isso dá descanso aos braços ,  tem muito bom espaço para arrumação de bagagem , leva normalmente o meu capacete, luvas, bolsa c/ o almoço e alguma ferramenta de trabalho . O atendimento no stand também foi  muito importante e o facto do representante também o ser de outras marcas de renome na área das motos teve o seu peso ,pela experiência dos mecânicos .

Em relação a consumos, ando normalmente por volta dos 3,8 lts/100 kms embora já tenha feito também 3,6 lts/100 kms, mas como ando com ela sempre carregada e a fazer muitas subidas o consumo ressente-se  _thumbdown_ e muito .

Cá na Região vejo poucas Burgman mas isso deve ter a ver mais com o preço do que qualquer outra razão mas com a campanha em vigor da 125 cc julgo que irão aparecer mais nas nossas estradas . A mota é linda de facto e o preço nunca ajudou muito , culpa da crise  _confuso_ .

Outro aspecto que ainda não referi da minha GTS Evo é que ELA É LINDA....... _lol_ _lol_ e por onde passa não deixa ninguém indiferente , nem mesmo a GNR  _policia_ que já mandou-me parar só para fazer perguntas sobre a moto  _lool_ ..... Até podia nem ter documentos, carta ,nem seguro nesse dia  _lol_ _lol_ .

O meu conselho , faça um test ride às duas e sinta o que cada um lhe transmite e depois decida .....o preço nem sempre é o fator mais importante  _pensador_

Um abraço ,
Boas curvas  scooter_



« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 12:48 por afg »

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Sym GTS Evo vs Suzuki Burgman vs Daelim S3 - conclusões da pesquisa e duvidas
« Responder #2 em: 12 de Novembro de 2015, 14:11 »
Os consumos de 3,5 na burgman acompanham os da gts evo. A possibilidade de ter uma top case é sempre uma boa mais-valia. Ainda assim, nada como experimentar as duas. E visto que é para andar com pendura, tentar se possível experimentar com pendura. Por vezez é o suficiente para marcar uma escolha, ou quem sabe um desempate :p

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Sym GTS Evo vs Suzuki Burgman vs Daelim S3 - conclusões da pesquisa e duvidas
« Responder #3 em: 12 de Novembro de 2015, 19:31 »
Gostei bastante da burgman, o modelo anterior.
Muito espaço de carga debaixo do banco e na parte frontal, cabem dois capacetes lado a lado. grande proteção aerodinâmica embora dependa da tua altura.
Banco é muito largo e pode ser desagradável para alguns penduras por ter de ficar com as pernas muito abertas.
Qualidade de montagem muito apreciável.
Gostei menos do pequeno tamanho das rodas.
Não sei se precisarás da topcase, a menos que seja para encosto do pendura.

A sym gts evo é uma aposta segura, mas o recente aumento de preço tornará a vida mais difícil ao modelo.
Confortável , mesmo para pendura, comportamento previsível.
Face ao modelo de injeção, perde em consumos e em resposta motor.
Não cabem 2 capacetes debaixo do banco.
Mesmo tamanho jante que a burgman

Vê os planos de manutenção de cada um dos modelos.

E,mais importante, tenta fazer um teste a cada para decidires.  _convivio_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline nunomt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 126
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125
Re: Sym GTS Evo vs Suzuki Burgman vs Daelim S3 - conclusões da pesquisa e duvidas
« Responder #4 em: 13 de Novembro de 2015, 09:30 »
Obrigado pelo feedback.

Colega afg, de facto ambas as motas ficam muito bem em branco. Em relação a consumos pensei que ia ficar mais perto do 3.0, vamos ver.

fastnet de facto a questão da topcase é só mesmo por causa de servir de encosto para o pendura, pois este a maioria das vezes eráo  meu filho de 8 anos, ao levá-lo e ir buscá-lo à escola. Acho que o encosto/topcase daria aqui um pequeno apoio que o deixaria (e a mim também) mais tranquilo. Et ambém com osou fotógrafo sempre seria um espaço para levar as máquinas :)

Na Burgman a única coisa que me deixa algo desgostoso é o formato do banco. Em vez de ter aquele apoio "separado" como a Sym e outras marcas, o banco é tudo pegado, apenas com uma pequena depressão entre a parte do pendura e do condutor, o que sem andar apenas de me sentar nela me parecer conferir bem menos apoio nas costas. A vantagem é que como é "soft" a transição condutor/pendura que for grande como eu (bem... mais largo do que grande) sempre se pode estivar um pouco mais para trás.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Sym GTS Evo vs Suzuki Burgman vs Daelim S3 - conclusões da pesquisa e duvidas
« Responder #5 em: 13 de Novembro de 2015, 09:42 »
fastnet de facto a questão da topcase é só mesmo por causa de servir de encosto para o pendura, pois este a maioria das vezes eráo  meu filho de 8 anos, ao levá-lo e ir buscá-lo à escola. Acho que o encosto/topcase daria aqui um pequeno apoio que o deixaria (e a mim também) mais tranquilo. Et ambém com osou fotógrafo sempre seria um espaço para levar as máquinas :)

O material fica melhor protegido debaixo do banco, a topcase vibra mais e em caso de queda... Se levares numa mochila/saco fotográfico é menos mau  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline bombeirito1

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 216
  • Localidade: Guarda
  • Boas curvas, sempre a trinta e a travar!!!!!!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Rebel SE 500
Re: Sym GTS Evo vs Suzuki Burgman vs Daelim S3 - conclusões da pesquisa e duvidas
« Responder #6 em: 13 de Novembro de 2015, 10:00 »
Bom dia Nuno.
Eu experimentei uma SYM GTS e gostei muito. A nivel do conforto acheia-a um "sofá"!!!!! A côr que mais gosto é a branca, e por acaso foi nessa cor que experimentei.
Mas sempre tive um fetiche pela PCX de preferência branca. E então segui o coração e optei pela PCX que acho uma scooter fabulosa.
Nada como experimentar as 2, mas se procuras conforto acho a GTS excelente nesse aspeto.
Abraço
Pedro

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Sym GTS Evo vs Suzuki Burgman vs Daelim S3 - conclusões da pesquisa e duvidas
« Responder #7 em: 13 de Novembro de 2015, 10:01 »
Também tens a Aprília Atlantic 125, com um preço promocional de 2.790€, mais documentos.

http://www.luzeiro.com.pt/website/marcas/marcas-aprilia-scooters.php?marcas_d_exhibit=5

Apesar de gostar muito da GTS (tive uma e deixou saudades...), pela diferença de preço, comprava a Burgman.
Penso que o fator principal para não se verem muitas em Portugal, é o preço.
Também sou da opinião que devias procurar em mais concessionários, para ver se consegues melhores condições para ti.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline bombeirito1

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 216
  • Localidade: Guarda
  • Boas curvas, sempre a trinta e a travar!!!!!!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Rebel SE 500
Re: Sym GTS Evo vs Suzuki Burgman vs Daelim S3 - conclusões da pesquisa e duvidas
« Responder #8 em: 13 de Novembro de 2015, 10:03 »
Levar material fotográfico o Fastnet é expert. Excelente fotógrafo!!!!!!
Grande abraço!!!!!!!


O material fica melhor protegido debaixo do banco, a topcase vibra mais e em caso de queda... Se levares numa mochila/saco fotográfico é menos mau  _pol_
Pedro

afg

  • Visitante
Re: Sym GTS Evo vs Suzuki Burgman vs Daelim S3 - conclusões da pesquisa e duvidas
« Responder #9 em: 13 de Novembro de 2015, 14:04 »
Obrigado pelo feedback.

Colega afg, de facto ambas as motas ficam muito bem em branco. Em relação a consumos pensei que ia ficar mais perto do 3.0, vamos ver.

fastnet de facto a questão da topcase é só mesmo por causa de servir de encosto para o pendura, pois este a maioria das vezes eráo  meu filho de 8 anos, ao levá-lo e ir buscá-lo à escola. Acho que o encosto/topcase daria aqui um pequeno apoio que o deixaria (e a mim também) mais tranquilo. Et ambém com osou fotógrafo sempre seria um espaço para levar as máquinas :)

Caro companheiro,

Aqui na Madeira não há nenhuma maxiscooter que faça menos que 3lts. fazendo os percursos que faço e com o peso que costumo levar na minha , cerca de 100 kgs  _confuso_. A única que deve fazer próximo aos 3 lts. deve ser a PCX , mas não me oferece o conforto e proteção da minha Evo  _lool_. O apoio lombar do pendura da Evo é mais do que suficiente para o dia-a-dia , ainda não experimentei em percursos longos e os suportes para as mãos são muito robustos .

Tenho amigos que têm Daelim S3, Kymco DT125i ,Kymco Agility 125 e Aprílias e todos têm consumos a rondar os 3.5/4 lts/100kms . Isto cá na Região gasta-se tanto combustível como travões  _Rolley_ . No Continente é comum as GTS gastarem próximo aos 3,1/3,2 lts., basta ver relatos de outros companheiros com GTS`s .

Apesar de gastarem um pouco mais que as PCX`s julgo que o prazer que elas nos proporcionam ultrapassa largamente esse handicap .

Mas continuo a dizer que deve sempre experimentar as várias opções antes de comprar e ver com qual se sente mais à vontade . O que é bom para uns nem sempre é bom para outros .

Um aparte, hoje estive no stand da Suzuki ( que é o mesmo da Sym onde comprei a minha ) e não vi nenhuma Burgman  _pensador_ , o que achei muito estranho tendo em conta a campanha em vigor das 125 cc ......estranho  :-? !

Boas curvas que o fim de semana está a aproximar-se ,
 scooter_

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Sym GTS Evo vs Suzuki Burgman vs Daelim S3 - conclusões da pesquisa e duvidas
« Responder #10 em: 13 de Novembro de 2015, 20:35 »
Na Gts conta com consumos de 3.3 a 3.5.

Quanto à Burgman...

 m.youtube.com/watch?v=ASnfY2MQZhY