Autor Tópico: Correia forza 300 partida  (Lida 8876 vezes)

domingues

  • Visitante
Correia forza 300 partida
« em: 12 de Novembro de 2015, 00:47 »
Boas a todas;
A minha foraza com pouco mais de 12500 km partiu a correia pouco depois de tet feito a revisão dos 12000 e fazer uma reparação de garantia que perdia óleo e anticongelante pela tampa do lado direito. Como a garantia passou 5 dias pedi a lopes e lopes que reparasse e paguei a correia e espero resposta da Honda. Hoje 5 dias depois ao arruído um ruido ao arrancar que parece embraiagem a patinar um pouco tipo zoada de alternador e a frio não faz mas assim que anda 1 km lá faz no arranque. Amanhã de manhã lá vou eu à lopes e lopes ver o que se passa e já me estou a passar com esta mota que está a dar comigo em doido. É a segunda honda que tenho e de tantas yamaha e kawasaki e suzuki sem problemas esta está a dar que falar. Tive uma vision 110 que me deu um problema com um rolamento de transmissão trocado na garantia e o carreto do motor de arranque trocado na garantia. Hondas que não são feitas no Japão parecem estar a dar bronca e eu tou furioso.

Abraços e boas curvas
João Domingues

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #1 em: 12 de Novembro de 2015, 08:17 »
Olá companheiro,  :)

Como já terás percebido se navegares um pouco neste vasto fórum  _pol_, problemas de algum género (mais graves ou mais simples sem implicar paragem) podem suceder...e sobre o ser feita no Japão ou fora dele, como deverás saber são cada vez menos as marcas que produzem as suas unidades no país de origem, sem contar com as peças feias um pouco por todo o Mundo.

Quanto a esse barulho que sentes depois de andar 1km, espero que se resolva rapidamente companheiro.  _pol_ _pol_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #2 em: 12 de Novembro de 2015, 08:34 »
Acho que a pcx será feita na Tailândia, mas li por aí que para a Europa este modelo é feito na Itália, penso que a Forza também
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 08:42 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Nunes

  • Visitante
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #3 em: 12 de Novembro de 2015, 09:21 »
Não é por ser Honda ou outra marca que as motas não dão problemas. São elementos mecânicos, podem avariar.

Por isso é que eu não ligo a marcas. Troquei recentemente de scooter, ponderei vários modelos de várias marcas e escolhi aquele que tinha as características que dou mais importância.

JViegas

  • Visitante
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #4 em: 12 de Novembro de 2015, 09:48 »
Companheiro João Domingues, lamento o que se está a passar com a tua FORZA.
Como proprietário também de uma FORZA 300, estou naturalmente atento ao desenrolar da tua situação.

Lamento profundamente que estejas a passar por esse calvário, pois ninguém merece ter esse azar, ainda por mais quando tens experiências com outras marcas/modelos, e podes assim comparar.

Espero que tudo se resolva.
Por favor vai-nos atualizando a situação.
Boa sorte.

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #5 em: 12 de Novembro de 2015, 09:55 »
Como vives perto da Honda Motor Portugal porque não vais lá e falas com um Técnico.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #6 em: 12 de Novembro de 2015, 19:36 »
Será que tiveste azar ou essa unidade terá defeito?
Martela a honda e eles que se expliquem. Geralmente corre bem, nada como expor corretamente o problema.  _convivio_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #7 em: 12 de Novembro de 2015, 23:38 »
Não percebi, perdia óleo e anto congelante pela tampa do lado direito? Que tampa é essa, a do reservatório de expansão do radiador?! E o óleo estava a sair por onde? Problemas todas podem ter principalmente se as manutenções não forem feitas como deve de ser...por exemplo, se colocaram na moto liquido de radiador a mais é certo que ela o vai deitar fora e se apertaram mal o parafuso do carter é certo que vai perder óleo. O que acontece algumas vezes e infelizmente mais vezes do que devia é colocarem óleo de motor a mais e depois os motores babam nas juntas e por ai fora. Atenção que não sei se é este o teu caso e desconheço o serviço da oficina que referes! Quanto à correia, pode acontecer tal como acontece num carro partir a distribuição mas são casos raros. A minha sh300i é feita em itália e nunca mas mesmo nunca me deu qualquer problema em 4 anos e quase 35000km.

domingues

  • Visitante
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #8 em: 13 de Novembro de 2015, 01:11 »
A tampa direita tem um pequeno furo para drenar excesso de anticongelante e começou a perder óleo e anticongelante às pinguinhas de tal forma que sujou o blusão que é branco.  Já tá resolvido e parece bem. A honda demorou 1 mês tb porque era em Agosto.  Fiz em Setembro a operação de garantia por causa da fuga aos 10500 na motorway, antecipei a revisão dos 12000 e troquei o pneu de trás.  Eles deviam inspecionar a correia como manda o manual inspecionar aos 12000 e trocar aos 24000 e nada pelos vistos. Queriam-me impingir umas pastilhas da frente que tão aí a meio. Eu já liguei para a Honda e reclamei. Aguardo resposta e amanhã tou de novo na Lopes e Lopes a ver o que será este barulho ao arrancar.  Penso que possa ser dos roletes que não trocaram mas seu que meteram no pedido de garantia. Penso que seja isto porque a frio não faz nada mas passado 1 km começa a fazer nos arranques até aos 20 km/h e depois desaparece. A ver o que me dizem.

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #9 em: 13 de Novembro de 2015, 10:57 »
Com essa kilometragem e pelos sintomas que apresentas, devem ser os roletes no fim e falta de manutenção (limpeza) nessa zona do variador e embraiagem. Pede sem falta para te lubrificarem o veio do variador, com massa de Lithio, pois é de extrema importancia.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #10 em: 13 de Novembro de 2015, 14:09 »
Hoje tentei por curiosidade ver como se encontra a correia da minha...era doce, e abrir a tampa da correia? É que nem com marteladas...Estou convencido que os 10 parafusos que tirei nem sequer são precisos para segurar a tampa. Vou ter de arranjar maneira...

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #11 em: 13 de Novembro de 2015, 14:20 »
Com um martelo de borracha dá umas pancadas suaves de lado onde metes os parafusos, mas primeiro confirma se tiras-te todos a SH tem uns parafusos escondidos.

João
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #12 em: 13 de Novembro de 2015, 15:10 »
Hoje tentei por curiosidade ver como se encontra a correia da minha...era doce, e abrir a tampa da correia? É que nem com marteladas...Estou convencido que os 10 parafusos que tirei nem sequer são precisos para segurar a tampa. Vou ter de arranjar maneira...

Tens de dar umas pacadas (leves) em ambas as pontas e quando bates numa ponta ao mesmo tempo puxas da outra. Acaba por sair.
A 1ª vez que o fiz foi um filme.... agora devido a um problema que estou a ter com uma embraiagem (sem ser original) já abro, tiro variador e embraiagem e volto a meter e fechar em menos de 30m.....  ;D
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #13 em: 13 de Novembro de 2015, 16:38 »
Tens de dar umas pacadas (leves) em ambas as pontas e quando bates numa ponta ao mesmo tempo puxas da outra. Acaba por sair.
A 1ª vez que o fiz foi um filme.... agora devido a um problema que estou a ter com uma embraiagem (sem ser original) já abro, tiro variador e embraiagem e volto a meter e fechar em menos de 30m.....  ;D

Eu tentei mas como não tenho martelo de borracha não quis insistir demasiado. Recordo-me que há 2 anos atrás o mecânico demorou na boa mais de 40 minutos só para tirar a tampa com pancadinhas...quando conseguir tirar aquilo vou colocar um bocado de massa consistente no pino de encaixe para depois voltar a sair mais facilmente. A minha embraiagem é ainda de origem e como não patina é deixar andar até entregar a alma ao criador.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #14 em: 13 de Novembro de 2015, 16:49 »
Eu dou as pancadinha com a mão  :P

Quanto à embraiagem não mudei por patinar mas porque fiz negocio com um lote de material para  a SH 300 um ex membro onde vinha incluído uma embraiagem Dr Pulley e por isso a opção de mudar. De qualquer forma a de origem devem rondar os 25 a 30% de altura de calços mas a minha tem quase 40000km com uns 75% feitos com duas pessoas pesadotas.
A correia era ainda a de origem não tem ar de ir partir.E tenho lá uma com 15000km e de aspecto estão idênticas diferenciado em menos de um milímetro de largura  Mas mais uma vez no lote vinha uma correia Malossi de kevlar e que irá levar juntamente com um variador Malossi e roletes novos Dr Pulley,pois tinha já roletes Dr.Pulley mas com cerca de 32000km e estavam já algo quadrados, tanto que já cortava aos 150km/h quando dantes era acima dos 160km/h.
Se fosse de perto, tratávamos de abrir isso :-)

Um abraço,.
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

domingues

  • Visitante
Re: Correia forza 300 partida
« Responder #15 em: 20 de Novembro de 2015, 00:25 »
Agora parece tar resolvido. Trocaram os roletes e só fez duas vezes mas a 2 e foi muito ligeiro o ruído.  Como fui agora operado de urgência à vesícula só consegui dar uma volta no sábado com a patroa mas parece tar resolvido. A honda trocou gratuitamente os roletes e a correia. A tampa da transmissão sai mto facilmente pelo que vi no sábado depois de a ir buscar de manhã vi que a caixa tava limpa. Existe um parafuso no meio da tampa que é difícil de ver mas tá lá e depois de o tirar sai que é um mimo. A ver se mais uma semanita já posso andar de novo com a minha burra full extras. A honda mandou trocar tb o amortecedor do banco.
PS quando virem uma forza 300 cinza com um vidro givi regulável em altura, umas luzes de led à fte, uns punhos aquecidos e um auto rádio não é uma pan european 300 é mesmo uma forza 300 de maluco de Oeiras que anda todos os dias  _lool_
Ultima nota tenho atrás um Bridgestone SC1 atrás e recomendo.
Abraços e boas curvas a todos e quem sabe em breve combinamos um passeio num fds quando eu tiver bom de novo