Autor Tópico: Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação  (Lida 8544 vezes)

OverdrivePT

  • Visitante
Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação
« em: 11 de Novembro de 2015, 00:16 »
Boas pessoal!

Não sei se já existe algum tópico semelhante no fórum, mas aqui vai na mesma, em especial para o pessoal das PCX.

Estando eu já a ficar com a base das costas "feitas num 8" devido à fraca qualidade da suspensão de origem da PCX  _Zang_, encomendei uma suspensão traseira nova para a minha motinha - as YSS gas line.



Logo à partida, pelo menos em aspeto, batem as originais aos pontos.

Os acabamentos maquinados em alumínio também me parecem bem.





Amanhã vou proceder à instalação e tento tirar umas fotos e umas notas para quem quiser arriscar este (espero) upgrade!

Depois vou dar uma volta  scooter_ e dou-vos o feedback!

Cumprimentos

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação
« Responder #1 em: 11 de Novembro de 2015, 00:51 »
Se correr bem, e o resultado for o que esperas acho que nós, das PCX, ainda te contratamos _lol_

Quanto custou isso???

OverdrivePT

  • Visitante
Re: Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação
« Responder #2 em: 11 de Novembro de 2015, 01:02 »
 _pol_

Publicidade à parte, encomendei pelo site da Motoscoot.net - Preço online é 157 mais 10 de portes (vem de Espanha). Demorou dois dias a chegar.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação
« Responder #3 em: 11 de Novembro de 2015, 01:38 »
167 é carote!!! Vale mesmo mesmo mesmo a pena??? _pensador_
« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 12:28 por NunoMiguel »

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 663
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação
« Responder #4 em: 11 de Novembro de 2015, 11:08 »
Montei uns iguais na minha DT há 15 dias.
Nota-se bem a diferença  _pol_
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

OverdrivePT

  • Visitante
Re: Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação
« Responder #5 em: 11 de Novembro de 2015, 22:03 »
Montagem - Não é difícil... Apenas tive que desmontar o plástico superior e a parte de alumínio e ainda retirar os parafusos e clipes do interior do met-in para levantar o mesmo o suficiente para chegar às porcas superiores da suspensão.

Fiz como este bacano...

https://www.youtube.com/watch?v=MZRL7EyF1aU


Ficou assim:


E resultado final:



 _pol_

OverdrivePT

  • Visitante
Re: Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação
« Responder #6 em: 11 de Novembro de 2015, 22:21 »
Impressões iniciais...

Bom... completamente diferente!! Para melhor? sim e não...

Tive que fazer umas experiências com a pré carga da mola. Primeiro dei para aí umas 10 voltas à rosca da pré carga mas ficaram como pedra, só absorviam os buracos maiores.
Depois fui tirando voltas até sentir que a mola estava apenas um pouco menos que solta - acabando por ficar muito perto da definição de fábrica.

Mesmo assim o que sinto é que realmente nas lombas, buracos, tampas de esgoto e afins tenho finalmente algo que absorve as pancadas sem ser os meus costados  _palmas_
a diferença é abismal. Então nas curvas mais "racing" sente-se muito mais firmeza e confiança, não há cá solavancos na traseira a meio da curva.

A impressão menos boa é que devido à maior rigidez da suspensão sinto muito mais as irregularidades mais pequenas do asfalto. Não sei bem como explicar isto mas penso que devido à suspensão de origem ser mais mole absorvia mais as vibrações pequenas com o defeito de esgotar logo o curso e bater no fundo facilmente. Estas de facto absorvem bem as pancadas maiores e consequentemente acompanham melhor as imperfeições da estrada (menos saltos) mas apanhei um troço daqueles tipo cimento em que até os meus dentes batiam uns nos outros  ;D

Não sei se isto será uma questão de fazer uns km's e deixar a suspensão "acamar" (isto existe?!) ou se é sempre assim.

Enfim, vou dar mais umas voltinhas e logo digo qq coisa, mas para já a mudança foi positiva pois já não são as costas a absorver os impactos (agora são os dentes a vibrar  _lol_)

Abraços

Offline jmsa

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 9
  • Localidade: Agualva Cacem
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
Re: Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação
« Responder #7 em: 12 de Novembro de 2015, 00:35 »
Boas,também os tenho e vieram do mesmo sitio, foram montados com a regulação com que trazia(média)já com +/-8000km de uso e carregando oitenta e poucos quilos cumprem bem (o banco já foi estofado para melhorar o conforto) a scooter fica mais estável apesar de ser leve.O acamar neste caso é o nosso corpo a habituar-se ao comportamento do novo amortecimento. _convivio_

OverdrivePT

  • Visitante
Re: Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação
« Responder #8 em: 12 de Novembro de 2015, 01:08 »
Boas,também os tenho e vieram do mesmo sitio, foram montados com a regulação com que trazia(média)já com +/-8000km de uso e carregando oitenta e poucos quilos cumprem bem (o banco já foi estofado para melhorar o conforto) a scooter fica mais estável apesar de ser leve.O acamar neste caso é o nosso corpo a habituar-se ao comportamento do novo amortecimento. _convivio_

Boas,

Obrigado pela resposta. Já agora, após a montagem também deu para sentir essa sensibilidade maior às pequenas irregularidades?

fjma

  • Visitante
Re: Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação
« Responder #9 em: 13 de Novembro de 2015, 14:55 »
Caríssimos, estou seriamente a pensar implementar o mesmo na minha. A falta de qualidade da estrada nacional da Charneca da Caparica assim o obriga.  scooter_

Já tinha visto estas suspensões exactamente nesse site e chamaram-me à atenção. Agora só falta ter algum feedback vosso para perceber se realmente vale o investimento.

Abraço

OverdrivePT

  • Visitante
Re: Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação
« Responder #10 em: 13 de Novembro de 2015, 16:37 »
Boas,

Após ter feito alguns kms posso dizer o seguinte: Apesar de já ter feito umas tentativas forçadas, eu com os meus 90 e poucos kilitos ainda não consegui esgotar o curso da suspensão. Vê-se bem a marca no sítio até onde elas vão. Naqueles buracos e lombas onde eu já sabia que ia bater no fundo com as de origem, com estas não esgoto o curso e absorvem bem. Ainda não tive oportunidade de andar com pendura, mas imagino que seja bastante confortável.

Como já referi no post anterior, o comportamento nas curvas é excepcional! Bastante firme. Acho que é essa a palavra que melhor define estas suspensões. Firmeza.

A única ocasião onde eu tenho razões de queixa é quando apanho aquele tipo de piso muito irregular, quase enrugado, se é que me entendem, a PCX salta como uma cabrita. Como tenho a mota há pouco tempo não me lembro se já tinha apanhado piso deste com a suspensão de origem ou não, por isso este comentário fica um pouco comprometido. Também a relação com a suspensão da frente foi alterada por isso até pode ser que já esteja a sentir mais a frente...

Acho que para serem perfeitas a mola podia ser um pouco mais mole ou então terem menos pressão no azoto. Penso que já vi neste fórum alguém a falar de uma empresa que faz modificações nas suspensões. Pode ser que fale com eles.

Espero que ajude!

TMaxer

  • Visitante
Re: Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação
« Responder #11 em: 13 de Novembro de 2015, 19:33 »

É entre Alhandra o Sobralinho... no parque Industrial onde é a Moapão  _pol_

OverdrivePT

  • Visitante
Re: Suspensão YSS gas line para PCX - Instalação
« Responder #12 em: 13 de Novembro de 2015, 22:43 »
Gracias  _pol_