Autor Tópico: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante  (Lida 22671 vezes)

ivompc

  • Visitante
Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« em: 07 de Novembro de 2015, 15:12 »
Boa tarde,
A minha mota está com 2 anos e vou seguir as indicações do fabricante e trocar todo o liquido. Estou na duvida entre os seguintes 3 produtos:


Obrigado pela ajuda que possam dar.

Enviado do meu HUAWEI G6-L11 através de Tapatalk


FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« Responder #1 em: 07 de Novembro de 2015, 17:00 »
Tive recentemente a mesma duvida e depois de alguma pesquisa:

A Honda recomenda nas motos qualquer anti congelante a 50% de concentração

Este tipo de concentração permite manter o liquido acima do ponto de congelação em temperaturas até cerca de 25º abaixo de zero

Só em concentrações acima dos 25% é que o anticongelante tem propriedades anti-corrosivas (assim foge dos baratos a 10%).

Comprei um concentrado marca de uma grande superfície, a 40%, ou seja, 10% abaixo do recomendado mas em termos de temperatura de congelação não chega a 5º.

Evita comprar muita quantidade porque se for para a moto gastas 1 litro ou pouco mais e só daqui por 2 anos ou mais deves trocar. Estes anti-congelantes podem ser bastante tóxicos e se forem armazenados muito tempo também podem perder propriedades.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« Responder #2 em: 07 de Novembro de 2015, 19:41 »
Esses não prestam companheiro, compra pela textoleo o motul ou o g12 verdadeiro ,já usei esses no carro e passado um mês nem cor têm.
Na zona de Cascais há uma casa que é a Alecarpecas, Lisboa tb tem, tem um puro MT bom por 22 euros 5 LT.

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« Responder #3 em: 07 de Novembro de 2015, 19:47 »
Não coloques isso na Tua moto se gostas dela. Como te disse o Companheiro acima usa o Motul ou Castrol, digo eu.

Na Texóleo tens.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

ivompc

  • Visitante
Re: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« Responder #4 em: 07 de Novembro de 2015, 20:23 »
Boa noite companheiros. Não fazia ideia que não prestavam. Acabei de fazer a revisão à moto e coloquei óleo de motor e óleo de transmissão Motul por isso parece me uma boa escolha o liquido desta marca. Estive a ver na Texoleo estas 2 opções qualquer uma parece me válida mas a 1ª tem um símbolo de moto :)

Que dizem?
E já agora a cor influencia a visualização do nível do mesmo?
É que actualmente para conseguir ver tenho de tirar a tampa e apontar uma luz...
Obrigado.




Enviado do meu HUAWEI G6-L11 através de Tapatalk


Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« Responder #5 em: 07 de Novembro de 2015, 20:56 »
5 estrelas grande trabalho, bons materiais, só prolongam a vida dos motores.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« Responder #6 em: 07 de Novembro de 2015, 21:02 »
Mas o que tem a marca a ver com a composição? Parece a mesma história dos genéricos...Etilenoglicol ou propilenoglicol acima dos 25% e não tens problema nem com blocos de ferro quanto mais de alumínio. A cor tem unicamente a ver com o corante que usam uma vez que nenhum dos líquidos é colorido. Também não se deve associar a intensidade da cor à eficácia porque seria o mesmo que dizer que quanto mais vermelho é um iogurte mais sabe a morango.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« Responder #7 em: 08 de Novembro de 2015, 08:31 »
A marca nada tem a ver mas tem sim a sua composição, estes redex,etc são mais água que Anticongelante, só isso,como disse já os useibe passado um mês já é só água

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« Responder #8 em: 08 de Novembro de 2015, 12:48 »
A marca nada tem a ver mas tem sim a sua composição, estes redex,etc são mais água que Anticongelante, só isso,como disse já os useibe passado um mês já é só água

Marco Neves

Na realidade a água é muito melhor a refrigerar que o etilenoglicol ou propilenoglicol e apenas se usam estes devido às propriedades oxidativas e corrosivas da água caso contrário usava-se só água destilada que de um ponto de vista da pura refrigeração era bem melhor. Por este motivo é que as marcas (e a Honda no caso que conheço) recomenda concentração de 50% porque é para eles o melhor compromisso entre capacidade de refrigeração e anti-corrosão. Porque dizes que ao fim de um mês era só água? Testaste o produto em laboratório? É que mesmo usando a concentração mais baixa de 10% o que pode evaporar é a água já que o ponto de ebulição do etilenoglicol ou propilenoglicol é o dobro do da água (quase 200º!). Assim, para evaporar o etilenoglicol teria de ter evaporado toda a água do radiador muito antes disso! Os aditivos posso garantir que mesmo a marca mais rafeira à face da terra os tem porque neste momento são normas internacionais e os silicatos que são prejudiciais e estavam presentes nalguns agora simplesmente não estão. Aliás, se repararem antigamente havia anti-congelantes específicos para blocos de alumínio e agora a esmagadora maioria deles servem para qualquer tipo de bloco, moto, carro ou máquina agricola. Cada cabeça, sua sentença mas tal como no caso das gasolinas e muitas outras coisas eu acredito em factos e na ciência e tudo o resto são histórias. É verdade, nas oficinas acham que se preocupam com a marca de anticongelante que usam?? Usam o mais barato ou o que lhes oferece melhores condições e ponto final! É como com a história do óleo, onde muitas scooters deviam levar 10w30 e metem 10w40 porque é o único que têm e o pessoal nem se apercebe...

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« Responder #9 em: 08 de Novembro de 2015, 13:03 »
Boas companheiro,não querendo entrar em mais detalhes vês um vídeo que tenho no YouTube do que aconteceu ao usar água num carro(canal mpaneves)
Não faço testes em laboratório vejo na prática e tiro as conclusões ,o que as oficinas usam? Bem nem comento....pois o que já vi em marcas conceituadas...
E é muito fácil comparar pq quando colocas o líquido novo vês como se porta o manómetro, mete água mesmo misturada e repara se não aquece mais depressa.
A minha aerox levava líquido puro ,o corsa do meu pai igualmente e posso garantir que com 17 anos aquilo está tudo limpo sem resíduos nas tubagens.
Foi pedido o conselho e dadas as opiniões agora o companheiro tira as suas conclusões.

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« Responder #10 em: 09 de Novembro de 2015, 02:04 »


Boas companheiro,não querendo entrar em mais detalhes vês um vídeo que tenho no YouTube do que aconteceu ao usar água num carro(canal mpaneves)
Não faço testes em laboratório vejo na prática e tiro as conclusões ,o que as oficinas usam? Bem nem comento....pois o que já vi em marcas conceituadas...
E é muito fácil comparar pq quando colocas o líquido novo vês como se porta o manómetro, mete água mesmo misturada e repara se não aquece mais depressa.
A minha aerox levava líquido puro ,o corsa do meu pai igualmente e posso garantir que com 17 anos aquilo está tudo limpo sem resíduos nas tubagens.
Foi pedido o conselho e dadas as opiniões agora o companheiro tira as suas conclusões.

Marco Neves

Boas
Líquido puro?!? Nunca vi uma marca no mercado a ter o anti congelante puro. Todos tem água e agentes anti corrosivos pelo menos...


Um marca que tenha um liquido de 20 a 30% do agente anticongelante acho que é mais que suficiente para o nosso país para as motos. A não ser que vão deixar a mota na rua a -25 graus!
Lembro me dos silicatos como aditivo salvo erro para os blocos de alumínio.

A água não deixa de ser melhor para transmitir calor do que estes anticongelantes e por isso sim aquece mais depressa, mas também arrefece mais depressa, mas tem outras desvantagens.
A maior cagada que a malta faz é pôr água da torneira que como sabemos é tratada com cloro portanto ainda mais corrosiva para os metais mas pelo menos é  eficiente.

Nos anticongelantes como são mais viscosos portanto para transmitir o mesmo calor têm que circular mais quantidade ou seja há que aumentar o fluxo da circulação. Já será caso raro que quando a concentração é muito alta e portanto o arrefecimento do bloco ser deficiente que "gripa" os cilindros.

Portanto colocar um anticongelante de boa qualidade mas não é necessário exagerar em percentagens de 40% de agente anticongelante na minha opinião.

 Boas curvas







Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Rodrigues

  • Visitante
Re: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« Responder #11 em: 09 de Novembro de 2015, 08:58 »
Também não entendo como pode haver assim tanta diferença de preço e qualidade das marcas uma vez que os anticongelantes têm todos os mesmos derivados do Álcool apenas derivando nas percentagens.

Será que existem qualidades diferentes de Água ou do Metanol, Etilenoglicol e Propilenoglicol ?....mais átomo menos átomo

Ou será apenas uma questão de rótulo !...


FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« Responder #12 em: 09 de Novembro de 2015, 11:57 »
Também não entendo como pode haver assim tanta diferença de preço e qualidade das marcas uma vez que os anticongelantes têm todos os mesmos derivados do Álcool apenas derivando nas percentagens.

Será que existem qualidades diferentes de Água ou do Metanol, Etilenoglicol e Propilenoglicol ?....mais átomo menos átomo

Ou será apenas uma questão de rótulo !...

Não existe diferença nenhuma e é precisamente o que tenho tentado dizer nos tópicos anteriores. Como alguém disse, mesmo 40% já é um exagero mesmo que guardes a moto no topo da serra da estrela porque dificilmente chega aos 20º abaixo de zero. A Honda refere 50% porque o mesmo manual é enviado para a russia ou vietname países com temperaturas médias muito diferentes e por essa razão já disse também que qualquer coisa acima dos 25% já chega e sobra. Nunca disse para usarem água pura, apenas disse que a água tem melhores propriedades para dissipar calor que o etilenoglicol ou propilenoglicol mas é muito má ideia usarem apenas água por tudo o que disse antes! A composição química dos anti-congelantes colocados à venda é muito simples e nada tem a ver com a complexidade e variedade de, por exemplo, os óleos de motor. Como tudo na vida nem sempre a marca no rótulo corresponde a qualidade acrescida mas geralmente corresponde a um preço mais alto injustificado. No caso dos anti-congelantes posso garantir isso porque a ciência é simples.

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Duvida na compra de Liquido de radiador anti-congelante
« Responder #13 em: 09 de Novembro de 2015, 18:28 »
Não existe diferença nenhuma e é precisamente o que tenho tentado dizer nos tópicos anteriores. Como alguém disse, mesmo 40% já é um exagero mesmo que guardes a moto no topo da serra da estrela porque dificilmente chega aos 20º abaixo de zero. A Honda refere 50% porque o mesmo manual é enviado para a russia ou vietname países com temperaturas médias muito diferentes e por essa razão já disse também que qualquer coisa acima dos 25% já chega e sobra. Nunca disse para usarem água pura, apenas disse que a água tem melhores propriedades para dissipar calor que o etilenoglicol ou propilenoglicol mas é muito má ideia usarem apenas água por tudo o que disse antes! A composição química dos anti-congelantes colocados à venda é muito simples e nada tem a ver com a complexidade e variedade de, por exemplo, os óleos de motor. Como tudo na vida nem sempre a marca no rótulo corresponde a qualidade acrescida mas geralmente corresponde a um preço mais alto injustificado. No caso dos anti-congelantes posso garantir isso porque a ciência é simples.
Exactamente!

O que eu acrescentei a mais no meu post e por isso recomendei um de "boa qualidade" porque  na base é muito simples verdade mas não é tudo,.... similar aos comprimidos na farmácia.

Genéricos versus de marca a diferença muitas das vezes está nos excipientes ou extras adicionados. O mesmo se passa nos líquidos para a limpeza do parabrisas... Que são na base álcoóis! E mais umas coisas que faz a diferença entre eles.

São adicionados outros componentes nos anticongelantes como uns agentes para evitar fazer espuma e outros do mesmo género antioxidantes para os metais ou alumínio que passado um tempo começam a precipitar e mudar de  cor etc... Estes não têm todos a mesmas características e por isso também preços diferentes.
Não tem que ver com os glicóis de base e a eficácia que têm mas fica feio e cheio de coisas a boiar e a malta diz que não presta e parece água etc...

Sem stresses, se tiverem um anticongelante a 30% e ficar nível baixo durante uma viagem ou algo assim, podem adicionar um pouco de água destilada até levarem a dita ou o enlatado a próxima manutenção.

Boas curvas

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 09 de Novembro de 2015, 18:30 por cross »