Autor Tópico: 5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)  (Lida 6213 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)
« em: 06 de Novembro de 2015, 12:55 »
Imagem obtida em http://tti.tamu.edu

O café com sal acelera a eliminação do alcool pelo organismo? Se ingerir alcool, acompanhado de comida, a taxa de alcoolemia é mais baixa? A Prevenção Rodoviária Portuguesa clarificou estas e outras questões relacionadas com consumo do bebidas alcoólicas.


Um café com sal acelera a eliminação do álcool pelo organismo?
– O café, com ou sem adição de sal, não diminui os efeitos do álcool no organismo e não acelera o processo de eliminação.

Se ingerirmos álcool acompanhado ou diluído em água ou sumo de frutas a taxa de alcoolemia é mais baixa?
– O tipo de consumo (só ou com água, sumo de frutas,) não tem nenhuma influência na taxa de alcoolemia, porque a quantidade de álcool ingerida é a mesma em qualquer dos casos.

Se dormir um pouco, após ingerir álcool, posso voltar a conduzir?
– Se a quantidade de álcool ingerida for pouca (apenas 1 ou 2 copos de bebida), o tempo de sono corresponderá mais ou menos ao tempo de eliminação de álcool pelo organismo. Mas se o volume de álcool ingerido for grande, é provável que a taxa de alcoolemia residual se mantenha elevada, mesmo após uma noite de sono. Dormir não diminui a taxa de alcoolemia.

Se ingerir álcool, acompanhado de comida, os efeitos do álcool são menores?
– Sem nada no estômago, a taxa de alcoolemia atinge valores mais elevados e de forma mais rápida do que quando se ingere álcool com comida. Mas, o álcool está presente no organismo e os seus efeitos também!

Existem substâncias que aceleram a eliminação do álcool?
– Não. A eliminação do álcool pelo organismo depende apenas do tempo, 0,1 grama de álcool por hora.

Fonte da notícia: autoportal.iol.pt

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: 5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)
« Responder #1 em: 06 de Novembro de 2015, 14:05 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_

Muito bom  _pol_ _pol_ _pol_

 _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_

 _lol_ _lol_ _lol_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: 5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)
« Responder #2 em: 06 de Novembro de 2015, 14:27 »
Só queria acrescentar uma coisa, se tiverem descendência asiática, a vossa tolerância ao álcool é bem menor que nas outras raças. Isto também é válido para as mulheres de qualquer raça. Eu pessoalmente tenho uma regra, se vou conduzir carro ou moto, nem pouco nem muito, simplesmente não bebo álcool mesmo que tenha muitas super bock à disposição com 30 graus de temperatura ambiente.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)
« Responder #3 em: 06 de Novembro de 2015, 17:23 »
Eu pessoalmente tenho uma regra, se vou conduzir carro ou moto, nem pouco nem muito, simplesmente não bebo álcool mesmo que tenha muitas super bock à disposição com 30 graus de temperatura ambiente.

Já somos 2....condução e álcool para mim não combinam.

Não levo nem tenho de levar a mal a quem não proceda desta forma, mas eu pessoalmente tenho o princípio de que a condução deve ser isenta de álcool, pouco ou muito, tenha ele sido ingerido há 20 minutos ou há 2 horas.

Mas isso sou eu... :-?

Offline rui campar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2014
  • Mensagens: 56
  • Localidade: anadia
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Super Dink 350
Re: 5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)
« Responder #4 em: 06 de Novembro de 2015, 18:42 »
Ainda ontem um companheiro meu teve um acidente de carro devido ao álcool, o filhote dele está em estado muito grave
Todos devíamos conduzir sem beber álcool de vez em quando facilitamos e depois acontece , e não é só aos outros.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)
« Responder #5 em: 07 de Maio de 2016, 18:40 »
Todos os dias acontecem acidentes perfeitamente evitáveis e o culpado, em boa parte das vezes, está no álcool.

(....)
Todos devíamos conduzir sem beber álcool, de vez em quando facilitamos e depois acontece , e não é só aos outros.

Não poderia concordar mais...

O que acontece e muita gente não percebe (...e exagera), é que não é proibido ingerir bebidas alcoólicas! O que é proibido é ingeri-las e depois conduzir...infelizmente exagerando na dose.  _martelada_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: 5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)
« Responder #6 em: 07 de Maio de 2016, 19:45 »
Nunca é demais relembrar estas preocupações, apesar das melhorias dos últimos tempos ainda há um longo caminho para percorrer entre estas mensagens e a outra que era "beber vinho dá de comer a um milhão de portugueses". As alterações culturais são as mais demoradas  _pensador_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

nd_oliveira

  • Visitante
Re: 5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)
« Responder #7 em: 09 de Maio de 2016, 00:17 »
É bem lembrado... vem ai as noites quentes de Verão... supostamente... ::) e é o ambiente ideial para os exageros.

Uma, mais uma e só mais uma e temos o caldo entornado...

Rodrigues

  • Visitante
Re: 5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)
« Responder #8 em: 09 de Maio de 2016, 09:30 »
Também nunca bebo mais do que duas imperiais ou um copo de vinho ás refeições nos meus passeios, levo sempre uma garrafa de água para os intervalos.

Mas confesso que por vezes fico apreensivo quando vejo companheiros que perdem a conta e mesmo assim regressam de mota.

O que sabe bem na altura pode ter um sabor amargo mais tarde.

« Última modificação: 09 de Maio de 2016, 09:48 por Rodrigues »

JViegas

  • Visitante
Re: 5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)
« Responder #9 em: 09 de Maio de 2016, 10:51 »
Não bebo quando conduzo. Seja de carro ou em duas rodas. Poderei eventualmente beber quando a mulher se dispõe a conduzir. Mas isso raramente acontece, não porque ela se recuse a conduzir, mas por opção minha.

É claro que posso beber socialmente, uma ou duas minis não me fazem tombar nem perder as capacidades em conduzir, mas se conduzo não bebo álcool.

É lamentável assistir a noticias dos relatórios da policia nas operações que realizam onde o número de indivíduos "apanhados" com álcool é ainda grande.

Existem naturalmente outros fatores de risco de acidente, sendo o consumo de álcool um dos principais.

Bom post Sapiens21



« Última modificação: 09 de Maio de 2016, 10:59 por JViegas »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: 5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)
« Responder #10 em: 09 de Maio de 2016, 10:58 »
Pois eu também sou aquele que depois dos copos leva o pessoal a casa.não bebo ,só o cheiro já me dá vómitos

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Rodrigues

  • Visitante
Re: 5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)
« Responder #11 em: 09 de Maio de 2016, 11:14 »
Também é verdade que a tolerância aos efeitos do álcool é diferente em cada pessoa, se por um lado um copo de três poderá criar desequilíbrio nalguns apesar de não passar do permitido por lei, outros podem beber um garrafão como se nada fosse, no entanto correm o risco de ficar sem carta para sempre.

Numa operação stop se um condutor acusar mais que o permitido é logo autuado e impedido de circular apesar de estar consciente do que faz, noutra situação se um condutor acusar abaixo do máximo deixam seguir caminho sem antes fazerem o teste de equilíbrio podendo vir a ser mais perigoso.

Estou convencido que a maioria dos acidentes são provocados por condutores com pouca tolerância ao mesmo apesar de não passarem a escala máxima tolerada.

Pergunto se nestes casos em que os intervenientes no acidente acusam abaixo da escala ( sem ser zero ) não se faz teste de equilíbrio ? se sim, podem multar caso notem que não estão a 100% ? ou o culpado do acidente caso não se culpem, será sempre o que acusa mais taxa de alcoolemia apesar de não chegar ao proibido por lei.