Autor Tópico: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos  (Lida 26993 vezes)

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #25 em: 22 de Dezembro de 2014, 12:36 »
Porquê dos médios ?  _pensador_ _pensador_ Eu liguei foi à ficha 12v.

Porque pensei que tinhas ligado ao circuito dos médios... :)


CIMENTO

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #26 em: 22 de Dezembro de 2014, 13:28 »
Porque pensei que tinhas ligado ao circuito dos médios... :)
  _convivio_ _convivio_

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #27 em: 22 de Dezembro de 2014, 21:59 »
Isso é que foi uma aventura :-)
Mas parece que valeu a pena com o frio que tem estado.... :-)
Sobre ligar no circuito da ficha parece um bom compromisso visto que normalmente não está em utilização como as luzes que estão sempre ligadas.
Agora há que ter em atenção o que se liga a ficha de isqueiro ao mesmo tempo dos punhos ligados porque pode ser demasiado. Um carregador de telemóvel consome pouco e normalmente não à problema mas algo mais potente ... Já não arriscava.
Boas curvas
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 22:01 por cross »

CIMENTO

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #28 em: 23 de Dezembro de 2014, 10:06 »
Isso é que foi uma aventura :-)
Mas parece que valeu a pena com o frio que tem estado.... :-)
Sobre ligar no circuito da ficha parece um bom compromisso visto que normalmente não está em utilização como as luzes que estão sempre ligadas.
Agora há que ter em atenção o que se liga a ficha de isqueiro ao mesmo tempo dos punhos ligados porque pode ser demasiado. Um carregador de telemóvel consome pouco e normalmente não à problema mas algo mais potente ... Já não arriscava.
Boas curvas

Sim tens razão, mas a possibilidade de ligar qualquer coisa à ficha é tão remota...Até hoje nunca lá liguei nada, mas sim tem de se ter isso em atenção. _convivio_ _convivio_

Já agora, estou a adorar _pol_ _pol_ Apesar de não queimar as mãos, transmite um quentinho para as mãos e permite atenuar bastante o frio que incide nas luvas, dando uma certa sensação de conforto. Tenho alternado entre o amarelo/laranja e raramente vermelho.  _convivio_

É pena não existir aquecimento para os pés, porque parece que tenho uns cubos de gelo quando paro a mota _thumbdown_ _thumbdown_

S800

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #29 em: 23 de Dezembro de 2014, 11:49 »
A minha trás de origem. Conclusão: as palmas das maos até podem ficar a ferver as que levam com o vento continuam geladas. Resultado: pouco funcional.


A única vez que experimentei uns punhos aquecidos também fiquei com essa sensação.  :-\

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #30 em: 23 de Dezembro de 2014, 12:00 »
A única vez que experimentei uns punhos aquecidos também fiquei com essa sensação.  :-\

Porque se calhar voçés conduzem com os dedos em cima das manetes, se enrolarem os dedos nos punhos penso que isso não aconteçe _pensador_ _pensador_

montanha

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #31 em: 23 de Dezembro de 2014, 12:30 »
Acontece na mesma. :(


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #32 em: 23 de Dezembro de 2014, 14:59 »
A avaliar pelos comentários, está visto: o melhor é mandar meter os punhos aquecidos ... novamente na prateleira.  _Rolley_

S800

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #33 em: 23 de Dezembro de 2014, 15:23 »
Porque se calhar voçés conduzem com os dedos em cima das manetes, se enrolarem os dedos nos punhos penso que isso não aconteçe _pensador_ _pensador_

Eu ando quase sempre com dois dedos abertos nas manete, para mim é uma questão de segurança, porque o tempo de reacção a um imprevisto é muito menor se os dedos lá estiverem, e isso pode fazer a diferença entre bater/cair ou ficar de pé.

O que pode acontecer é tentar minorar esse efeito "quente na palma / frio nos nós dos dedos" se optarmos por não aquecer tanto os punhos.

 _convivio_






 

 _convivio_


CIMENTO

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #34 em: 23 de Dezembro de 2014, 17:08 »
Eu ando quase sempre com dois dedos abertos nas manete, para mim é uma questão de segurança, porque o tempo de reacção a um imprevisto é muito menor se os dedos lá estiverem, e isso pode fazer a diferença entre bater/cair ou ficar de pé.

O que pode acontecer é tentar minorar esse efeito "quente na palma / frio nos nós dos dedos" se optarmos por não aquecer tanto os punhos.

 _convivio_

 _convivio_

Eu também conduzo assim e entre não ter e ter, prefiro conduzir com punhos aquecidos porque sempre aquece alguma coisa e o aquecer da palma produz um certo efeito de expansão para dentro das luvas porque tendo as palmas quentes minoriza a sensação de frio geral. _pol_
 
Estranhamente nem sinto quase frio nenhum nas costas das mãos. _convivio_

É mais uma mariquice de conforto que não parece grande coisa, mas depois de nos habituarmos notamos bem a diferença _careta_
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2014, 17:09 por CIMENTO »

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #35 em: 23 de Dezembro de 2014, 23:06 »
Também montei hoje os meus e  ....estão a funcionar o que já de si é um sucesso! lol
Não sinto frio na frente das mãos porque tenho umas luvas do cacete ! * Tenho que colocar num topico qualquer de luvas .

É bestial e já devia ter comprado antes, mas agora aproveitando uma promoção acho que foi um preço bem justo ! ( +- 50€ )

Não foi complicado de montar. Foi mais complicado de desmontar os outros, porque a FOX já teve em tempos ( anterior dono) punhos aquecidos e tentar tirar aquilo foi do camandro, mas com jeitinho e um x-acto, martelo  _lol_ e chave de fendas ...tudo se resolveu!  :))

Liguei directo à bateria sem espinhas e sem remorsos. Os espanhois lá do sitio de onde mandei vir isto recomendavam um relé que acabei por comprar mas não montar, é que esta geração de punhos (premium) já vem com um esquema proprio para não ficar a gastar bateria. Têm um sensor que mede a corrente ( voltagem) Assim que se desliga a mota e assim que os punhos medem que a bateria está a baixar dos 12V  entra em acção um corte corrente e eles desligam automaticamente avisando com um piscar ( led verde) .  Portanto caso me esqueça de desligar ou algum engraçadinho me for ligar aquilo ....as luzes acendem mas os punhos nem chegam a aquecer porque não vão ter corrente suficiente para o fazerem.

De resto foi matar a cabeça para esconder a cablagem e já está!

Ligar a cablagem à bateria


Sacar os velhos


Cuidado com a posição do punho para não bater no curso da embraiagem ( caso das motas não scooters)


Colar a cena


Punhos montados


Aproveitar o parafuso da manete da embraiagem para montar o suporte do gingarelho


e pimbas ....dá luz e tudo! é todo um espectáculo !


Olha só essa bélezura!


Tal como o companheiro que já montou os dele , eu também li uma reviews em que dizem que o "normal" vai ser andar nos 50% porque nos 100% até incomoda . Pois não sei ....só experimentando porque deve ser muito relativo . Há quem use luvas finas, grossas, sem luvas  .....as temperaturas são bastante diferentes em vários locais portanto as opiniões valem o que valem e cada um dá a sua. Eu vou formar a minha e depois venho cá contar.
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #36 em: 23 de Dezembro de 2014, 23:11 »
Boa  _pol_ _pol_

Afinal era para te ajudar na montagem mas acho que vai é ser ao contrario  _lol_ _lol_

Boa ideia essa onde colocas-te o o suporte, é tudo igual á minha  _pol_ _pol_

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #37 em: 23 de Dezembro de 2014, 23:21 »
....

Boa ideia essa onde colocas-te o o suporte, é tudo igual á minha  _pol_ _pol_

Lembra-te :  O martelo é teu amigo!  _lol_   A chapa quase que tem que ficar direita porque a curvatura da peça onde vai encaixar não permite a montagem da chapa como ela é inicialmente . 3 marteladas a chapa fica direita e está feito ....fica como vês.

Se precisares de ajuda estou perto....  _pol_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

CIMENTO

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #38 em: 26 de Dezembro de 2014, 14:04 »
Lembra-te :  O martelo é teu amigo!  _lol_   A chapa quase que tem que ficar direita porque a curvatura da peça onde vai encaixar não permite a montagem da chapa como ela é inicialmente . 3 marteladas a chapa fica direita e está feito ....fica como vês.

Se precisares de ajuda estou perto....  _pol_

Ainda estive indeciso entre os que comprei e os teus que estão a um excelente preço!

Mas como os meus têm o comando integrado no punho, optei por estes  _pol_ já que para colocar o comando nas scooters nem sempre existe local e é necessário algumas adaptações que também se conseguem.

Enfim o que interessa é que funcionem... e que as mãos fiquem quentinhas.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #39 em: 26 de Dezembro de 2014, 16:55 »

Para o caso de quererem ligar aos médios, têm de usar o relé como segurança.

Ou seja.....

O comando que liga os médios, liga tbm o relé de alimentação dos punhos, prevendo assim nunca haver esquecimento de deixar os punhos ligados até gastar a bateria, ou para ninguém do "alheio" na brincadeira ligar os punhos!

Resumindo.

O relé alem de servir para proteger a instalação, serve tbm para que os punhos só liguem com médios, eu pessoalmente preferia ligar com um comando qualquer de alimentação (chave)....liga-se a chave e os punhos ficam prontos para serem ligados, desliga-se a chave, os punhos desligam!

Espero ter-vos baralhado mais um pouco .....  _Rolley_


Mas excelentes trabalhos realizados  _palmas_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #40 em: 27 de Dezembro de 2014, 15:19 »
Com a ajuda do interceptor lá foram os punhos aqueçidos para o sitio

Aqui os punhos já colocados, os antigos foram bastante faceis de tirar e nem foi preciso cortar, sairam inteirinhos





O aparelho já no suporte e pronto para ir para o sitio



Aqui o sitio onde vai ficar no parafuso da manete (dica do santos466)



Passagem dos cabos desde a bateria até á frente direita onde passam todos os cabos de origem



Aqui já todos os cabos juntos, o que vem da bateria e os que vem dos punhos e do aparelho



Aqui já tudo ligado e arrumadinho pronto para levar a tampa



Aqui já com a tampa fechado e todo pronto então para ligar á bateria



Aqui já ligado á bateria



Tudo fechadinho e pronto a ver se funca ou não



E não é que funciona todo direitinho?  _lol_ _lol_ _lool_ _lool_ _lool_



E pronto já não vou ter frio nas mãos  _careta_ _careta_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2014, 16:47 por José Luís Ferreira »

CIMENTO

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #41 em: 27 de Dezembro de 2014, 16:44 »
Boa  _palmas_ _palmas_ _palmas_

interceptor

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #42 em: 27 de Dezembro de 2014, 21:59 »
A montagem é bastante fácil e intuitiva. Primeiro identifiquem a bateria, as zonas por onde vão passar os cabos (é preferível passar sempre junto aos que já lá estão) e a zona onde vão alojar as fichas.

Sacar os punhos originais e colocar os novos, atenção as curvas dos cabos eléctricos para não ficarem a tocar nas manetes. Passem os cabos juntamente com a instalação eléctrica original e se passar em zonas com grandes amplitudes térmicas isolem com fita adesiva.

Certifiquem-se que os cabos não interferem com a direcção e que o da direita fique com folga para poderem rodar o acelarador. A ligação na bateria também é fácil, já vêm com um fusível e as fichas estão assinaladas com a polaridade.

Confesso que fiquei cm vontade de colocar uns na xmax _Rolley_

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #43 em: 07 de Janeiro de 2016, 15:38 »
Caros companheiros,
Afinal a iniciativa deste tópico valeu a pena.
Houve um momento em que tive a sensação de que a idéia estava a cair no ridículo, a avaliar por alguns comentários. Mas, a partir de determinada altura, verifiquei que o assunto estava a ser levado a sério.
E as experiências partilhadas são muito boas.
As publicações com fotos são excelentes e muito ilucidativas, dignas de autênticos profissionais.
Ajudaram outros companheiros.
Mas vejamos o meu caso.
Tenho uma Maxsym e procurei os punhos aquecidos de origem que, aliás, equipam a 600 i executive.
Infelizmente, o importador é uma lástima (perdoem-me a franquesa). Primeiro, havia; depois, tinham de vir da Bélgica; a seguir, só na semana 44; depois só na semana 49; depois ... disse um palavrão e mandei-os meter os punhos ... na bicicleta.
Procurei os Oxford.
Atenção aos tamanhos dos punhos: os que me instalaram de início eram curtos e sobravam uns 5 mms de cada lado.
Reclamei e trocaram-me mas pediram-me mais dinheiro. Nesta coisa de oficinas é preciso ser muito seletivo.
Inicialmente, os punhos com colocação custaram €€100.00. Como quis que trocassem para a medida correta (porque carga de água não viram logo quando colocaram os 1ºs?), o papuço da oficina discutiu, enrrolou, e acabou por me pedir mais €€25.00.
Como queria ver-me livre dele, aceitei.
Ficaram decentes mas, para quem optar por colocá-los, devem colar ao volante. Quando aquecem, rodam porque dilatam. Atenção aeste pormenor.
O sistema é muito bom, a meu ver. Porquê? É "inteligente". É ligado diretamente à bateria. Se desligarmos a mota e não desligarmos os punhos, no espaço de 30 segundos (+/-), acende o led verde central, pisca e, passados outros 30 segundos, os punhos desligam.
Perfeito.

« Última modificação: 07 de Janeiro de 2016, 22:26 por António C F Nascimento »