Autor Tópico: Ajuda Urgente pff - Sym GTS 125i (ano 2013) - Como retirar a tampa do variador?  (Lida 3870 vezes)

ivompc

  • Visitante
Boa noite,
comprei recentemente a minha piquena :) que precisa de fazer a revisão. Depois de alguns orçamentos tendo em conta os preços que me pediam decidi ser eu a por as mãos á obra e ficar a conhecer melhor a moto.

Já mudei o filtro de ar e troquei o óleo nas calmas.

Agora vou mudar o oleo de transmissão que parece bastante simples.
Li que devia-se aproveitar para retirar a tampa do variador ou em inglês "LEFT CRANKCASE COVER AIR CLEANER" para limpar o interior só que o desenho que está no manual (em inglês 35 páginas - pág. 27) não me parece o mesmo que tenho na mota.

Já desapertei 9 parafusos conforme ilustra a imagem mas a tampa não sai (também não fiz muita força pois não quero fazer "bosta"). Penso já ter identificado um 10º.

Já alguém tirou a tampa desta mota?
Confirmam se tenho de tirar o 10º parafuso identificado na imagem (verde)?
Falta mais algum que eu não esteja a ver?
Tem algum por detrás do que parece ser uma tampão de borracha (verde)?

Obrigado Symianos pela ajuda.

« Última modificação: 02 de Novembro de 2015, 21:31 por ivompc »

mapa

  • Visitante
Boas ivompc,

Talvez seja boa ideia, caso ainda não tenha visto o post do Nuno Pires, passares pelo link que está em baixo. É quase uma bíblia para o que pretendes fazer.
Entretanto se pesquisares um pouco no fórum deves encontrar quase tudo. Já muitos passaram pelo que tu vais passar e muitos documentam para que não se tenha de inventar a roda de novo.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,10081.0.html

Boa sorte para ti e para a tua montada.  scooter_ scooter_

Boas curvas companheiro.

ivompc

  • Visitante
Boas ivompc,

Talvez seja boa ideia, caso ainda não tenha visto o post do Nuno Pires, passares pelo link que está em baixo. É quase uma bíblia para o que pretendes fazer.
Entretanto se pesquisares um pouco no fórum deves encontrar quase tudo. Já muitos passaram pelo que tu vais passar e muitos documentam para que não se tenha de inventar a roda de novo.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,10081.0.html

Boa sorte para ti e para a tua montada.  scooter_ scooter_

Boas curvas companheiro.
Viva amigo,
Antes de mais obrigado pela resposta. Eu já tinha visto o post do Nuno mas é um modelo diferente da minha.

Já agora sabes me dizer porque é que no Pc não consigo ver as imagens que ele lá tem mesmo com botão direito ver imagem e no tlm só consigo ver algumas?

Abraço

Enviado do meu HUAWEI G6-L11 através de Tapatalk


mapa

  • Visitante
Boa dia,

Como respondi no telemóvel devo ter trocado os link's

Usa o de baixo

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,10372.0.html

Aproveita e faz download de todos os DIY e manuais para te orientares.

Entretanto, a borracha no centro da tampa era para o kiko (para ligar o motor) nas versões anteriores da GTS, não tens de tirar nada d'aí.

Tens de soltar a entrada de ar no lado esquerdo, retirar 2 parafusos que prendem a "caixa" do filtro de ar à tampa do variador e todos os parafusos que já assinalaste.
Os parafusos que prenda a "caixa" do filtro de ar são mais compridos.

Depois é puxar com jeito. Na tampa por dentro tens dois casquilhos que servem para coloca correctamente a tampa no sitio, deves ter atenção para não os perderes, está um em cada ponta da tampa.

Se faltar algum parafuso, quando tentas tirar vais perceber onde está preso, tirar a tampa é simples, já qualquer intervenção no variador é outra conversa.

Boa sorte e vai de vagar, tira notas ou fotos para te orientares.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
boas,

o tampão de borracha deve apenas tapar o lugar onde fica o kick para os modelos em que ele vem instalado.
de resto diria que o melhor é pegar na chave e ir tirando esses parafusos marcados a vermelho.
Quando esses estiverem fora logo vais perceber se tem mais alguma coisa a prender e onde ela esta... se esta escondida ou não,
de qualquer forma nesse lugar não me parece que possas fazer algo de errado... pelo menos até tirar a tampa  _lol_

o material também vai "explicando" o que quer à medida que vais progredindo na desgraça   :-X

Abraço
Piedade

ivompc

  • Visitante
Boa noite amigos.
Para os próximos que vejam este tópico e que tenham as mesmas dúvidas que eu.
Tirei o 10º parafuso assinalado na imagem (o tampão do meio não se tira) e voilá a tampa saiu sem grande esforço.
Como o "mapa" já tinha referido agarrado á tampa vêm 2 casquilhos que estão nos únicos buracos que existem para o efeito portanto não se preocupem com este pormenor que é tranquilo.
Limpei algum "merdum" que já tinha (pelo aperto dos butões a tampa nunca terá sido retirada - ao tirar os parafusos dá no inicio um pequeno "estalo") e voltei a colocar no sitio, apertei com a força certa ou seja até não dar mais mas sem forçar ao ponto de poder partir algum.

Agora só falta o óleo de transmissão que já está pago e só falta o meu amor :) ir levantá-lo na Texoleo. Mais tarde troco o liquido de refrigeração. Mas por agora quero é curtir a motinha que ainda não tive oportunidade para isso.

Nota, dica importante, aconselho a antes de retirarem a tampa do variador tirarem 1º a tampa do filtro de ar só porque ficam mais visíveis todos os parafusos e compensa pois torna o trabalho mais fácil de voltar a coloca-la no sitio.

Obrigado pela ajuda de todos os que contribuíram.
 scooter_