Autor Tópico: “Olá, gostaria de comprar uma scooter”…e as dúvidas começam!  (Lida 3446 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
“Olá, gostaria de comprar uma scooter”…e as dúvidas começam!

Seja no fórum, numa conversa entre bons amigos ou mesmo dentro de um qualquer concessionário, quando chega o momento daquela tomada de decisão em querer comprar uma scooter ou moto, as dúvidas (que não serão poucas) iniciam-se…e começam muitas vezes numa simples frase em que finalmente se verbaliza esse desejo.

E quando chega esse momento, significa que muito antes disso já foi pensada e amadurecida essa decisão.

Na verdade a compra de uma scooter ou moto, acaba mesmo por marcar um determinado momento da nossa vida, acaba por reflectir uma decisão que tanto pode ser tomada a título pessoal, como com o apoio da família, ou mesmo por influência e com um generoso “empurrão” dos amigos. Essa decisão pode surgir de maneiras tão distintas quanto o facto de por exemplo já se ter um modelo com muitos anos e a precisar de reforma, ou por já ter uma quilometragem elevada, ou por se ter mudado de emprego situado a maior distância, levando a precisar de algo diferente, ou por se avizinhar uma manutenção de custo elevado, ou porque gasta muito combustível e se precisa de algo mais económico, ou porque uma campanha especial acabou por chamar à atenção, ou porque o vizinho comprou uma nova moto e não se quer ficar atrás…etc…



As possibilidades enumeradas serão aquelas que nos levam a deixar o modelo que temos por outro, ou simplesmente a iniciar-nos nas 2 rodas…mas…

Que razão se esconde por trás da nossa opção por este ou aquele novo modelo?
Existe de facto uma fórmula mágica?
Existe alguma química generalizada, como aquela que é atribuída a uma relação humana?

Tendencialmente a resposta a dar seria NÃO, mas o processo de escolha é demasiado complexo para se resumir a uma palavra tão limitativa de apenas três letras…

É verdade que não existe nenhuma fórmula mágica;
É também verdade que não existe uma resposta que abranja todos os casos;
É claro que não existe um só factor que por si só encerre para si mesmo uma solução universal!

A compra de um novo modelo tem, na esmagadora maioria dos casos, demasiados factores que se atropelam e que levam a um conflito na nossa cabeça…são tantas as opções de escolha no mercado, tantos os atractivos, tantas as influências daquilo que se lê em revistas e fóruns, tantas as influências daquilo que se ouve de outros com quem se fala, tantas as influências daquilo que se vê em vídeos da web ou em sites especializados…que a dificuldade só tende a avolumar-se! Basta ver a quantidade de dúvidas na escolha, que são objecto de criação de novos tópicos neste fórum…

Na verdade estamos rodeados de informação que, ao invés de nos apontar numa direcção segura e inabalável, só nos fará vacilar não menos do que uma dúzia de vezes até ser tomada uma decisão. Comigo já aconteceu e duvido que contigo…que agora lês estas palavras, não tenha acontecido igual.

É normal e natural que assim seja e cada marca faz-se valer dos seus argumentos, para ser o mais atractiva possível. As dúvidas podem começar logo em casa, em infindáveis pesquisas que tanto podem ter tendência a nos reduzir as possibilidades de escolha, como adensá-las ainda mais...




Os modelos novos, à espera de um comprador pouco esclarecido e carregado de dúvidas que entre pelo concessionário adentro….numa quase semelhança com a criança que vai à loja de animais para escolher o seu cãozinho e todos lhe parecem giros para levar para casa, fazem-se valer de tantos argumentos quantos aqueles que lhes for possível…

Umas provam ser mais económicas, outras mais confortáveis, outras mais rápidas e desenvoltas, outras com manutenções mais alargadas, outras com gadgets que chamam à atenção, outras com uma capacidade de carga que vai ao encontro do que se deseja, outras com o “peso” da marca….há de tudo e para todos os gostos.

E depois no meio disto tudo está em cena e de forma omnipresente (…como se não fosse já suficiente o comprador estar bastante indeciso), o factor preço e beleza da máquina.

Estes dois dados são capazes de fazer braço de ferro com a esmagadora maioria dos factores que os confrontem…

Ai queres uma mais rápida e que tenha uma boa capacidade de carga também? Olha lá o preço….esquece!
Ai queres essa porque consegue consumos mais baixos que a outra? Olha lá bem para ela e vê se gostas, pois é com ela mesmo que vais conviver diariamente nos próximos anos….esquece!

A chatice do preço e aquilo que os nossos olhos interpretam como mais bonito, acabam por arrebatar para si mesmas um peso muitíssimo grande na escolha, que pode não ser aquilo que melhor se adaptará às nossas necessidades, ao uso que lhe iremos dar, àquilo que verdadeiramente nos fez trocar a “velhinha” moto ou scooter que tínhamos antes.

Mas este jogo faz parte da escolha, é normal que assim aconteça e se crie este conflito interno que nos leva a colocar maior peso neste ou naquele factor para uma decisão, que nos leva também a fazer concessões e a um debate do foro pessoal, em que se pesam os prós e os contras.

O não ter problemas com aquilo que custa, não resulta necessariamente em facilidade na escolha, pois também existirá o factor concorrencial que desestabiliza a decisão…

Naturalmente que quem ler isto que aqui escrevo também dirá ou pensará…e com razão…que existe sempre também aquela percentagem de compradores que estão focados, que não têm dúvidas, que não querem saber do preço nem lhes fará mossa, que não colocam sequer os consumos como prioridade, que relegam o conforto para o Chateau D’ax lá de casa…que no fundo estão decididos naquilo que querem e procuram num novo modelo, nada os demovendo!

Bem...

A conclusão que se retira disto tudo e assim tentando dar sentido à expressão comum deixada no título deste tópico, é a de que se inicia nesse momento o acender de um rastilho que nos vai prender a atenção, nos vai focar ao máximo na aquisição. Poderá não haver escolhas perfeitas, but who gives a damn? *


* Que importa isso... :)

« Última modificação: 25 de Outubro de 2015, 00:21 por Sapiens21 »

Offline rui campar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2014
  • Mensagens: 56
  • Localidade: anadia
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Super Dink 350
Re: “Olá, gostaria de comprar uma scooter”…e as dúvidas começam!
« Responder #1 em: 24 de Outubro de 2015, 19:06 »
Excelente tópico, eu estou nessa fase. _lol_

CarlaLopes

  • Visitante
Re: “Olá, gostaria de comprar uma scooter”…e as dúvidas começam!
« Responder #2 em: 25 de Outubro de 2015, 00:03 »
E muitas das vezes aquilo que nos enche o olho e esvazia a carteira nem é bem o que precisamos. Mas que se lixe é  o que o coração precisa.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: “Olá, gostaria de comprar uma scooter”…e as dúvidas começam!
« Responder #3 em: 25 de Outubro de 2015, 00:10 »
Excelente tópico, eu estou nessa fase. _lol_

Vai então estudando o mercado, caro Rui.  _pol_

Entrar num concessionário, seja ele qual for, deverá ser um passo antecedido de um mínimo conhecimento do que se deseja ver ou se anseia por ter.
E creio não me enganar se disser que já terás uma ideia do que pretendes...  _convivio_


E muitas das vezes aquilo que nos enche o olho e esvazia a carteira nem é bem o que precisamos. Mas que se lixe é  o que o coração precisa.

Dificilmente o resumiria melhor, Carla.   _pol_ _pol_

Offline rui campar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2014
  • Mensagens: 56
  • Localidade: anadia
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Super Dink 350
Re: “Olá, gostaria de comprar uma scooter”…e as dúvidas começam!
« Responder #4 em: 25 de Outubro de 2015, 00:43 »
Vai então estudando o mercado, caro Rui.  _pol_


E creio não me enganar se disser que já terás uma ideia do que pretendes...  _convivio_


Sim está decidido, mas quando começamos a ouvir opiniões por vezes ainda nos confundem mais .  _pensador_

Offline Nove Mil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2019
  • Mensagens: 69
  • Localidade: Loures
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: “Olá, gostaria de comprar uma scooter”…e as dúvidas começam!
« Responder #5 em: 25 de Outubro de 2015, 03:52 »
Parece de propósito,

Hoje de manhã fui a um stand aqui da minha terra que vende carros japoneses. Ando há cerca de uns 10 anos a tentar trocar de carros, mas a conjuntura não o tem permitido. Depois da maravilhosa experiência com a minha miúda assumi que não precisaria nunca mais de ter dois carros. A ideia seria despachar os dois velhotes e comprar uma nova máquina.
Então, no tal stand que visitei pela segunda vez, já tendo a minha ideia bem solidificada, vejo mais um automóvel que não tinha sido levado em conta na primeira visita.
Concluindo: aprendi um truque há muitos anos com a minha mana mais velha. Quando estamos numa situação de agoniosa indecisão pedimos aos nossos filhotes mais pequenos as suas opiniões.
No meu caso a coisa resolveu-se como eu esperava, pois tenho dois rapazes de 4 e 6 anos, logo malta muito bem informada e com uma capacidade de decisão muito acima da média.

Um abraço,
Nove 1000

Ccarvalho

  • Visitante
Re: “Olá, gostaria de comprar uma scooter”…e as dúvidas começam!
« Responder #6 em: 25 de Outubro de 2015, 06:32 »
Tive mais dúvidas no momento de trocar de montada do que quando comprei a primeira. E isto porque a primeira compra foi puramente racional, nunca tinha andado de mota e portanto queria algo que tivesse à partida a melhor relação custo-benefício. A Atom permitiu atingir esse objetivo, conseguindo ainda transmitir o prazer de condução de um veículo de duas rodas, fazendo com que me decidisse a tirar a carta e a subir de cilindrada. E aí é que começaram as dúvidas. Mota ou scooter? Uma 300cc chega? Se calhar não. Mas mais de 600cc é demais! Bem, se for mota, 600cc é mesmo à medida...
Ora no meu caso, quem tirou todas as dúvidas foi a pendura. Experimentámos uma scooter 400cc e uma mota 600cc e a escolha caiu, sem hesitações, na scooter. E assim acabaram as dúvidas. Esqueci a Yamaha XJ6 Diversion e recebi de braços abertos a Honda Sw-T 400.