Autor Tópico: Nova NC750X para 2016  (Lida 103889 vezes)

tparracho

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #25 em: 22 de Outubro de 2015, 15:55 »
Estou a achar estranho é a inexistência de suporte para a matrícula  _pensador_

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #26 em: 22 de Outubro de 2015, 15:55 »
Parece uma irmã mais nova mas sim penso que aproximaram mais o design à Crossrunner.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #27 em: 22 de Outubro de 2015, 15:57 »
Parece que ficou mais "musculada" mas só vendo ao vivo e a cores pois as fotos por vezes enganam muito.



Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #28 em: 22 de Outubro de 2015, 17:29 »

Estou a achar estranho é a inexistência de suporte para a matrícula  _pensador_
Se calhar foi roubado 😂😂😂😂


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

tparracho

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #29 em: 22 de Outubro de 2015, 17:37 »
Se calhar foi roubado 😂😂😂😂


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Ou então é já a pensar nas nossas auto estradas com portagens, para passar na via verde sem que tirem fotografia à matrícula  >:D

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #30 em: 23 de Outubro de 2015, 17:33 »
Com esta imagem já se percebe melhor...

A NC750X tem de facto algumas diferenças no painel de instrumentos nesta sua versão para 2016, parecendo-me inclusivamente (apesar da imagem estar muito escurecida) que o display foi um pouco revisto nas suas dimensões...e estou a falar mais propriamente na largura, não na altura. Algo que só mesmo se conseguirá comprovar com outras imagens, pois até o formato mudou, já que a actual é praticamente rectangular, ao contrário deste montado na versão 2016...


Imagem obtida em: motorbikemag.es

geraldescity

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #31 em: 25 de Outubro de 2015, 00:41 »
Para mim a principal melhoria neste modelo é a suspensão, que se espera estarem à altura. Um ponto que para mim deveria ser também revisto e parece que não vai ser é o seu depósito, que poderia aumentar aí uns 2 ou 3 litros e a autonomia ficava excelente.

Quanto as mudanças estéticas gosto do painel, do suposto farol em led e da alteração do met-in dando-lhe um ar mais "adventure". Quanto ao escape sinceramente é me igual, pode ser que o som me faça mudar a opinião  :)

Se agora comprasse a NC iria quase sem dúvidas para uma DCT, até porque este sistema vem mais evoluído e sinceramente deve ser um descanso para quem como eu gosta mais de apreciar a paisagem do que velocidades e assim não tem que se preocupar em por mudanças  :P
« Última modificação: 25 de Outubro de 2015, 00:43 por geraldescity »

Luis Salgueiro

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #32 em: 25 de Outubro de 2015, 01:03 »
.....................Se agora comprasse a NC iria quase sem dúvidas para uma DCT, até porque este sistema vem mais evoluído e sinceramente deve ser um descanso para quem como eu gosta mais de apreciar a paisagem do que velocidades e assim não tem que se preocupar em por mudanças :P

Já li algumas vezes comentários deste tipo e 'faz-me confusão' que alguém que pilota uma mota ache que seja incómodo ou preocupante 'meter mudanças'. 'Meter mudanças' numa moto faz parte do gozo e prazer de conduzir uma moto .
Meter 'uma abaixo' e acelerar para ultrapassar e voltar rapidamente a subir uma mudança ou simplesmente ir subindo e 'esticar'  as mudanças uma a uma , são 'brincadeiras' que dão gozo e divertimento na condução de uma moto e nunca algo que 'preocupe' ou 'chateie' ( a não ser em trânsito citadino com constante necessidade de o fazer) . 
Conduzir uma mota não é algo 'passivo' mas sim 'activo' e parte do gozo está em quebrar a monotonia 'brincando' com o pedal das mudanças. Conduzir uma mota como a Honda 750 só na base do DCT , PARA MIM seria com estar a jogar flippers ou bilhar e mover a bola apenas com os olhos pois  parte do gozo -da coisa- est]a em meter as m\aos na massa  :))

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #33 em: 25 de Outubro de 2015, 01:08 »
Mais uma imagem, desta feita propositadamente desfocada pela Honda, para levantar apenas o véu das mudanças na zona lateral do depósito e onde claramente se vêm diferenças face à actual. 



Começo desde logo por ver uma entrada de ar superior e propositadamente menos dissimulada que na actual, além de ter uma posição mais oblíqua. Depois e esta é difícil de escapar...todo aquele painel que de alguma forma imita o alumínio escovado e que ocupa uma boa parte da lateral da NC, com vincos bem marcados e com uma forma muito angular, tipo seta.

Offline Castanheiro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 78
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 Integra S
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #34 em: 25 de Outubro de 2015, 08:34 »

'Meter mudanças' numa moto faz parte do gozo e prazer de conduzir uma moto .
Meter 'uma abaixo' e acelerar para ultrapassar e voltar rapidamente a subir uma mudança ou simplesmente ir subindo e 'esticar'  as mudanças uma a uma , são 'brincadeiras' que dão gozo e divertimento na condução de uma moto e nunca algo que 'preocupe' ou 'chateie' ( a não ser em trânsito citadino com constante necessidade de o fazer) . 
Conduzir uma mota não é algo 'passivo' mas sim 'activo' e parte do gozo está em quebrar a monotonia 'brincando' com o pedal das mudanças.
São tudo coisas que se fazem com uma caixa dct. A dct remove a necessidade de uma embreagem manual, não remove o prazer de meter mudanças ou de meter uma abaixo, e que até deixa fazer isso mesmo quando está no modo automático.
Deve-se evitar a dct quando se gosta de brincar com a embreagem, não quando se goste de meter mudanças.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #35 em: 25 de Outubro de 2015, 08:45 »


Já li algumas vezes comentários deste tipo e 'faz-me confusão' que alguém que pilota uma mota ache que seja incómodo ou preocupante 'meter mudanças'. 'Meter mudanças' numa moto faz parte do gozo e prazer de conduzir uma moto .
Meter 'uma abaixo' e acelerar para ultrapassar e voltar rapidamente a subir uma mudança ou simplesmente ir subindo e 'esticar'  as mudanças uma a uma , são 'brincadeiras' que dão gozo e divertimento na condução de uma moto e nunca algo que 'preocupe' ou 'chateie' ( a não ser em trânsito citadino com constante necessidade de o fazer) . 
Conduzir uma mota não é algo 'passivo' mas sim 'activo' e parte do gozo está em quebrar a monotonia 'brincando' com o pedal das mudanças. Conduzir uma mota como a Honda 750 só na base do DCT , PARA MIM seria com estar a jogar flippers ou bilhar e mover a bola apenas com os olhos pois  parte do gozo -da coisa- est]a em meter as m\aos na massa  :))

Quantas motas com DCT já conduziste?
(aparentemente) não fazes a mínima como o DCT funciona.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #36 em: 25 de Outubro de 2015, 09:08 »
Pois, o DCT é completamente diferente dos CVT.

No entanto para certas pessoas é preferível uma caixa tradicional.

Uma das inquietações das caixas robotizadas ou de pré-selecção é a fiabilidade e os custos a longo prazo.

E há uma penalização das performances e/ou consumos. Nunca há bela sem senão.

Com 30000 ou 40000 km provavelmente nada de especial haverá a assinalar. E com 90000 km? Continua tudo na mesma? Fica a dúvida.

Às vezes quanto mais simples e rudimentar, melhor.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2015, 09:11 por pedroareias »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #37 em: 25 de Outubro de 2015, 09:30 »
Eu desde que experimentei o DCT nas primeiras NC's 700...que comecei a afeiçoar-me ao mesmo. E desde aí só tem aumentado o gosto que tenho por este tipo de caixa.

Existem milhares a rolar com a dita caixa automática (presentemente já actualizada e aprimorada) em unidades com largos milhares de Kms e...nada a assinalar.

Pode sempre haver unidades (percentagem mínima no global) que tenham merecido alguma intervenção, mas no cômputo geral a Honda estudou bem a lição antes de partir para este tipo de caixa e que, diga-se, tem feito um sucesso estrondoso que a concorrência tarda em querer seguir as pisadas.

Enquanto isso, a Honda vai melhorando a cada geração o seu óptimo sistema DCT e a Africa Twin 2016 já o trás até adaptado para incursões off-road.   _pol_

Eu gosto da sensação de transmissão tradicional (embraiagem manual / passagem de caixa com o pé)......mas quem conduz presentemente uma caixa DCT destas, dificilmente não ficará impressionado.

--------------------------------------------------------------------------------------

Lembro-me, a título de exemplo, quando o companheiro omcj veio a Évora e testou na Motodiana a CrossTourer 1200.... Antes de se sentar aos seus comandos, fartou-se de dizer que o mal do test-ride seria ter DCT e que queria era uma "caixa à antiga", mas quando regressou do test-ride passados uns 20min. de pura loucura, nem falava de tão extasiado que estava com aquelas ultra-eficientes passagens de caixa automática e com a forma como o DCT geria perfeitamente aquele motor de 127cv....

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #38 em: 25 de Outubro de 2015, 09:43 »
concordo com o Sapiens, conduzir com DCT é uma maravilha, principalmente para quem anda todos os dias e no transito em que é necessário estar a fazer mudanças de caixa constantes ...gosto de caixas automáticas e sequenciais, como em tudo, o gosto é pessoal, por isso é que as marcas vão diversificando...


...confesso que na Scooter que tenho , o facto de não poder controlar a caixa por vezes é desesperante ..mas a caixa DCT é a solução ideal para os "non racing" como eu   _Rolley_
Espirito Aventura

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #39 em: 25 de Outubro de 2015, 09:49 »
Eu quando fizer test ride, espero fazer às duas mas assim de repente penso que se pode poupar no DTC e usar esse dinheiro (ou parte dele) numas malas e top case.
 


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Nova NC750X para 2016
« Responder #40 em: 25 de Outubro de 2015, 09:59 »
A única experiência que tive com um veículo de sistema semelhante fui numa Grand Picasso que tive. Tinha caixa automática mas também podia colocar e retirar mudanças com patilhas no volante (lá está a tal embreagem automática) e posso dizer que inicialmente era bem porreira mas com o passar do tempo...nem por isso. Não sei explicar, faltava o felling de conduzir e sistema começou a dar algumas falhas.
Por isso compreendo os dois lados.
Claro que não estou a comparar os dois mas sim a comparar experiências.
Como disse quero experimentar as duas e depois...logo se vê


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: 25 de Outubro de 2015, 10:00 por Sal »
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Rodrigues

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #41 em: 25 de Outubro de 2015, 10:18 »
A Honda no seu melhor  _pol_

Essa questão das mudanças ainda me martelou bastante na cabeça e dificultou-me um pouco a decisão, se por um lado os meus 61 anos poderiam ser um handicaps apesar de me sentir em forma graças a muitos anos de pedalada o mesmo não poderei dizer daqui a uns anos, mas mesmo assim a paixão por mudanças manuais venceu e não estou nada arrependido até porque raramente ando em cidade.

Lembro-me de quando tinha a Gts e em viagens para o comprido dava por mim a fazer sapateado só para dar trabalho aos pés  _lol_

Agora isso não acontece, além de fortalecer os músculos do antebraço esquerdo gosto do bailado entre o pé esquerdo e direito, trava, reduz, acelera, mais um clonk,..reduz outra vez,...

Após 4 anos de Scooter demorou um pouco a apanhar esse ritmo automatizado mas agora nem dou por isso.

Compreendo e aceito que os citadinos precisem de menos trabalho para se concentrarem no trânsito e de facto compensa o DCT mas em estrada aberta eu desligava e passava a manual.

Abraço e boa escolha

 

Luis Salgueiro

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #42 em: 25 de Outubro de 2015, 12:00 »

Quantas motas com DCT já conduziste?
(aparentemente) não fazes a mínima como o DCT funciona.

Pois ! Estava equivocado quanto ao DCT confundindo com o CVT . 'Mea culpa'  _thumbdown_ . O teor do meu comentário aplica-se sim ao CVT  :-X . Esta coisada das siglas já me confunde , o DDT , O XPT o MDT , ...   ???_

Rodrigues

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #43 em: 25 de Outubro de 2015, 12:04 »
Pois ! Estava equivocado quanto ao DCT confundindo com o CVT . 'Mea culpa'  _thumbdown_ . O teor do meu comentário aplica-se sim ao CVT  :-X . Esta coisada das siglas já me confunde , o DDT , O XPT o MDT , ...   ???_

Já parecem Partidos  _lol_

Acontece Luís  _pol_

Offline Fros

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 48
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: HONDA- Sym
  • Modelo: NC 750X \ Symphony 125
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #44 em: 25 de Outubro de 2015, 12:31 »
Se instalares um quick shift, nao precisas embraiagem para passar caixa. As passagens de caixa Sao rapidíssimas e com umas detonações ao nível do escape. E também nao  me venham dizer que passar caixa com DCT é a mesma coisa ........ _lool_

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #45 em: 25 de Outubro de 2015, 13:33 »

E há uma penalização das performances e/ou consumos. Nunca há bela sem senão.

Tens toda a razão! há uma penalização das performances mas para as manuais!
As acelerações dos 0-100km/h (ou até outra velocidade qualquer) das motas com DCT são mais rápidas. As recuperações, idem.

Nos consumos não vejo porque sejam piores com DCT...
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #46 em: 25 de Outubro de 2015, 13:58 »
3,4l/100km (método WMTC)

Versão Caixa Manual / Versão Caixa DCT - http://www.honda.pt/motorcycles/range/adventure/nc750x-2014/specifications.html


Rodrigues

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #47 em: 25 de Outubro de 2015, 14:10 »
O tema sobre os consumos é sempre muito ingrato de concordarmos com os resultados porque depende de tantos factores como a pressão atmosférica na altura do teste, inclinação do percurso, direção do vento, aerodinâmica e a posição de condução do nosso corpo entre outros como os pneus frios ou quentes, até o tipo de alcatrão tem influência.

Já tive dias em que a média se cifrou nos 3,2, outros dias não baixava dos 4 e no mesmo percurso.

O que interessa fundamentalmente é o prazer de conduzirmos a nossa mota e a NC é uma das que deve proporcionar um enorme prazer de condução, eu confesso que já deixei de olhar para a média mas sim para a reserva que sei serem 5 litros _lol_

Boas curvas


Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #48 em: 25 de Outubro de 2015, 15:00 »
3,4l/100km (método WMTC)

Versão Caixa Manual / Versão Caixa DCT - http://www.honda.pt/motorcycles/range/adventure/nc750x-2014/specifications.html
Exactamente!
São iguais, como era de esperar. Obrigado.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #49 em: 25 de Outubro de 2015, 19:53 »
O DCT, tal como qualquer automatismo, subtrai potência às motos e pode não ser desprezável. Se a diferença é utilizada efectivamente, isso já é outra questão.

No caso do automatismo semelhante da VW/Audi há cerca de 13% de penalização real de consumos:
http://www.caradvice.com.au/297289/volkswagen-golf-gti-gearbox-comparison-manual-v-dsg/

Há também vários gráficos de dinamómetro, mas estou agora um pouco ocupado (depois ponho).
Aqui vão algumas respostas oficiais e um dino:

http://www.bimmerboost.com/showthread.php?2641-E92-E9X-M3-Drivetrain-Losses-Explained-DCT-%28dual-clutch-transmission%29-vs-Manual


Na Honda VFR1200 há uma diferença de 14 cavalos salvo-erro. Vou ter de encontrar os gráficos.


Tal como afirmei, não há bela sem senão.
 
« Última modificação: 25 de Outubro de 2015, 21:50 por pedroareias »