Autor Tópico: Luzes LED durante o dia  (Lida 20437 vezes)

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Luzes LED durante o dia
« em: 16 de Outubro de 2015, 15:19 »
Algum de vós quer comentar o penúltimo parágrafo retirado da revista "Moto Jornal" sobre a circulação diurna apenas com a faixa de led (no caso do artigo refere-se à Sym GTS evo:

".... Durante o dia, podemos optar por rodar apenas com as faixas de LED acessas e que funcionam como luzes diurnas"

Querem comentar?




Sent from my iPhone using Tapatalk
« Última modificação: 01 de Setembro de 2016, 23:46 por omcj »
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

El_Bento

  • Visitante
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #1 em: 16 de Outubro de 2015, 15:34 »
Que eu saiba (e sou um perfeito leigo na matéria), para os veículos de duas rodas é "simplesmente" obrigatório circular com luzes (médios) acesas durante o dia, independentemente de o veículo em causa dispor de luzes diurnas / leds.
Se eu estiver errado, então alguém mais informado que esclareça, que a malta agradece!  _pol_
 _convivio_

afg

  • Visitante
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #2 em: 16 de Outubro de 2015, 15:52 »
Eu também comprei essa edição e reparei nesse pormenor , referindo-se apenas à GTS nesse aspeto das luzes diurnas .

Segundo sei a lei diz que os motociclos devem circular sempre com os médios acesos mas, mesmo que assim não fosse, eu iria sempre circular com os médios acesos porque aumenta em muito a nossa visibilidade para quem vai a conduzir um automóvel , camião ou autocarro .

Eu pessoalmente verifico isso quando vou a conduzir o meu automóvel e consigo ver à distância um motociclo a aproximar-se precisamente por ter os médios ligados . Facilita imenso e até permite que os automobilistas facilitem a nossa passagem quando o trânsito está parado  ou em movimento muito lento .

Mas tenho verificado muita boa gente, com scooters recentes principalmente , que não ligam os médios mas apenas os mínimos, em LED .

A minha branquinha há-de circular sempre com a luz de médios ligada , estou a pensar em mudá-la para LED, para ficar com uma luz branca e com melhor visibilidade .

Boas curvas a todos
 scooter_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #3 em: 16 de Outubro de 2015, 16:10 »
eu já fiz questão de perguntar por várias vezes a policias que encontro na estrada.
E não... não estou a brincar... as respostas tem sido contraditórias e por isso continuo a circular com médios.  _lol_

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1216
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #4 em: 16 de Outubro de 2015, 16:12 »
Quando um orgão de comunicação social escreve um disparate desses, não está a prestar um bom serviço aos seus leitores.
Provavelmente, fizeram apenas a tradução de um artigo escrito fora de Portugal...
Como podem ver no link abaixo, de uma discussão aqui no fórum sobre este assunto, é obrigatório circular com os médios (luzes de cruzamento) ligados. Além da coima, é considerada uma infracção grave ou muito grave, dependendo da via onde se circula.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,12340.0.html
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #5 em: 17 de Outubro de 2015, 00:55 »
Eu tambem tinha ideia que tem de ser com luzes ligadas (medios), só estranhei pelo facto de ser precisamente um orgao de comunicacao social, com responsabilidades sociais....

Eu tambem vou continuar a circular com os medios ligados

Sent from my engel-TB0700 using Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Mói Almas

  • Visitante
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #6 em: 17 de Outubro de 2015, 02:02 »
Também li o dito artigo e pareceu me algo disparatado ma altura. Também não me pareceu que fosse abrir uma exceção á lei só para uma mani.
Agora fica a minha pergunta: Mesmo sendo um erro devido à tradução, será que quem traduziu, quem editou ou quem dá avalo ao artigos, não se tenham dado conta que isso vai contra a legislação do pais onde vivemos? Não é suposto serem jornalistas especializados?
Atenção que não é uma crítica que aqui deixo, mas um reparo.

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #7 em: 17 de Outubro de 2015, 02:40 »
Igualmente não deveríamos sequer poder desligar os médios em qualquer moto!
Boas curvas

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Ccarvalho

  • Visitante
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #8 em: 17 de Outubro de 2015, 08:29 »

Igualmente não deveríamos sequer poder desligar os médios em qualquer moto!
Boas curvas

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk

Há motos sem interruptor de luzes, quando se liga a ignição acende logo os médios.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #9 em: 17 de Outubro de 2015, 08:39 »
Esses Gajos....
Nas 2 rodas a alguns anos que temos de andar de médios ligados segundo a lei.
Nos carros as luzes "diurnas" são um standard e obrigatórias em carros fabricados de novo ,quer seja led ou não ,desde 2011 salvo erro,nos pesados é igual mas a menos tempo.
Só acho mal da parte das autoridades embirrarem com quem as  aplica em carros anteriores a estas datas ,não é a bem da segurança? Eu no carro do meu pai tinha tudo ligado como a norma europeia manda, quando liga os médios ou desligam ou baixam intensidade, e mandaram desligar senão seriam 200 EUR de multa!!!!
Ah e para quem tem a mania de ligar antes os médios,se tem comp de bordo vejam quanto sobe o consumo,no instantaneo ,por isso se usam LEDs ,sobre isto já saíram estudos que provam que alguns equipamentos eléctricos fazem subir o consumo ,neste caso as luzes,desembaciadores,AC, fazem e bem....

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #10 em: 17 de Outubro de 2015, 09:13 »


Nos carros as luzes "diurnas" são um standard e obrigatórias em carros fabricados de novo ,quer seja led ou não ,desde 2011 salvo erro,nos pesados é igual mas a menos tempo.
Só acho mal da parte das autoridades embirrarem com quem as  aplica em carros anteriores a estas datas ,não é a bem da segurança? Eu no carro do meu pai tinha tudo ligado como a norma europeia manda, quando liga os médios ou desligam ou baixam intensidade, e mandaram desligar senão seriam 200 EUR de multa!!!!


Segundo as nossas doutas autoridades, isso é uma transformação ao original do automóvel, pelo que é proibido fazer, a não ser que seja aprovado numa inspeção B e averbado no livrete.

Offline TG

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 80
  • Localidade: EVORA
  • Marca: HONDA
  • Modelo: ADV 350
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #11 em: 17 de Outubro de 2015, 11:42 »
Segundo as nossas doutas autoridades, isso é uma transformação ao original do automóvel, pelo que é proibido fazer, a não ser que seja aprovado numa inspeção B e averbado no livrete.

Na minha modesta opinião a utilização das luzes diurnas em qualquer tipo de veículo aumente e muito a sua visibilidade e portanto a segurança de quem transita nas ruas e estradas.
Pelo descrito podemos concluir, sem qualquer duvida, que as nossas autoridades não têm qualquer interesse na segurança, mas sim na obtensão de  euros, quer em inspeções e averbamentos completamente desnecessários, quer nas autuações possíveis de inventar, penalizando quem na realidade contribui para a verdadeira segurança.
Cump

TG
Honda SH 125 - 18000 Kms;Honda Swing 125 - 38000 ks;Honda Forza 300 - 42000 kms; Honda Integra 750 - 30000 kms; Honda ADV 350.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #12 em: 17 de Outubro de 2015, 11:57 »
Na minha modesta opinião a utilização das luzes diurnas em qualquer tipo de veículo aumente e muito a sua visibilidade e portanto a segurança de quem transita nas ruas e estradas.
Pelo descrito podemos concluir, sem qualquer duvida, que as nossas autoridades não têm qualquer interesse na segurança, mas sim na obtensão de  euros, quer em inspeções e averbamentos completamente desnecessários, quer nas autuações possíveis de inventar, penalizando quem na realidade contribui para a verdadeira segurança.
Cump

TG
Nem mais, é como no caso das películas para os vidros dos automóveis; se são homologadas e têm certificado, precisam de inspeção b e averbamento para quê? Só pode ser para amealhar mais uns cobres nos bolsos do Estado.

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk


Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #13 em: 17 de Outubro de 2015, 13:29 »
Estamos a fugir um bocadinho ao tema.....

.... a questão é só: as fitas LED nas maxi (equivalente as luzes diurnas nos carros mais recentes) substitui (em termos legais) os médios durante o dia? Sim ou não?


Sent from my iPhone using Tapatalk
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Luzes LED durante o dia
« Responder #14 em: 17 de Outubro de 2015, 13:34 »
Não. O código da estrada no que diz respeito a motociclos parece-me claro sobre esse tema.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2015, 13:35 por JoseR »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #15 em: 17 de Outubro de 2015, 17:03 »
Na minha modesta opinião a utilização das luzes diurnas em qualquer tipo de veículo aumente e muito a sua visibilidade e portanto a segurança de quem transita nas ruas e estradas.
Pelo descrito podemos concluir, sem qualquer duvida, que as nossas autoridades não têm qualquer interesse na segurança, mas sim na obtensão de  euros, quer em inspeções e averbamentos completamente desnecessários, quer nas autuações possíveis de inventar, penalizando quem na realidade contribui para a verdadeira segurança.
Cump

TG
Pois é foi isso mesmo, não está averbado não pode ter,foi o que o agente me disse,por esse prisma há muita coisa que falha e a segurança não conta mas quem sou eu...

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #16 em: 16 de Novembro de 2015, 17:48 »
Em resposta à questão central....NÃO, não substitui...senão chamavam-se luzes de cruzamento e não luzes diurnas!  ;D
Artigo 93.º
Utilização das luzes
1 - (Revogado.)
2 - Sem prejuízo do disposto nos artigos 59.º
e 60.º e no n.º 1 do artigo 61.º, os condutores dos
motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores
devem transitar com as luzes de cruzamento para
a frente e de presença à retaguarda acesas.
_fcp_
 

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #17 em: 16 de Novembro de 2015, 22:59 »
Em resposta à questão central....NÃO, não substitui...senão chamavam-se luzes de cruzamento e não luzes diurnas!  ;D
Artigo 93.º
Utilização das luzes
1 - (Revogado.)
2 - Sem prejuízo do disposto nos artigos 59.º
e 60.º e no n.º 1 do artigo 61.º, os condutores dos
motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores
devem transitar com as luzes de cruzamento para
a frente e de presença à retaguarda acesas.

Eu percebo o que tu queres dizer, mas mais do que o nome que a luz tem (luz de cruzamento, luz de presença, luz diurna, luz pitoti, luz tiloté (estas duas inventei para me ajudar no que quero explicar) o que deve (ou deveria) estar no código, é que a luz que é obrigatória para circulação dos motocicols deverá ter determinada intensidade, deve estar orientada de determinada forma, deve ser visivel a determinada distância etc....), tal como acontece para os máximos (não é só por lhe chamar máximos que elas deixam de poder ser utilizadas sempre).

Será que as chamadas "luzes diurnas" não cumprem com as exigencias das luzes de cruzamento? Ou será que basta o fabricante passar às luzes de led, luzes de cruzamento e já podemos circular só com elas....

... parece-me a mim (e é aí que quero chegar) que esta coisa das luzes é capaz de estar um bocadinho no vago no código da estrada....cheira-me....mas tudo bem....vamos cumprir!!
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #18 em: 17 de Novembro de 2015, 09:21 »
Concordo com a interpretação que as luzes de cruzamentos (médios) são obrigatórias durante a condução de motociclos, independentemente de existirem luzes de presença.

É possível que o legislador venha a reconhecer que, em determinadas circunstâncias, as luzes de presença venham a ser aceites nos motociclos em substituição dos médios, para efeitos de visibilidade do motociclo, mas tal ainda não aconteceu.

Para mim  nem sequer faz sentido vender em portugal motociclos sem terem os médios ligados permanentemente, porque transfere essa responsabilidade para o motociclista que, por esquecimento, pode entrar em infracção. Note-se que por vezes as leis nos revoltam porque parecem injustas, mas penso que neste caso existe amplo consenso sobre a vantagem do uso destas luzes na visibilidade dos motociclos ( mesmo assim, por vezes parece que somos invisíveis  _policia_ )

Nota: as luzes diurnas não cumprem os requisitos das luzes de cruzamento
« Última modificação: 17 de Novembro de 2015, 09:22 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

pmjgomes

  • Visitante
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #19 em: 17 de Novembro de 2015, 09:41 »
A lei não é clara perante aos leds das maxi que pretendem fazer o papel das luzes diurnas, portanto enquanto isso não acontecer vai sempre haver a possibilidade de haver multa.
Depois há o factor segurança que a meu ver fica mais garantido com os médios ligados (e se foram led ainda melhor).

 scooter_

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #20 em: 17 de Novembro de 2015, 15:03 »
Pois.... realmente não entendo porque é que as luzes opcionais (luzes led diurnas) estão sempre acesas e as luzes obrigatórias (luzes de cruzamento) têm opção de desligar....

Não entendo, nem vou tentar entender.....   :-)


Sent from my iPhone using Tapatalk
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #21 em: 17 de Novembro de 2015, 15:22 »
Há motos sem interruptor de luzes, quando se liga a ignição acende logo os médios.

A minha por exemplo... Não é que eu quisesse mas não dá para desligar  _pol_

Só se fosse para fugir à  _policia_ à noite  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #22 em: 17 de Novembro de 2015, 15:28 »
A minha por exemplo... Não é que eu quisesse mas não dá para desligar  _pol_

Só se fosse para fugir à  _policia_ à noite  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

É um "mal" de que as Honda padecem...  _pol_ _pol_

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #23 em: 01 de Setembro de 2016, 23:27 »
A Honda gosta de dar nas vistas.
Ignição ligada e médios logo acesos

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Luzes LED durante o dia
« Responder #24 em: 02 de Setembro de 2016, 13:11 »
Boas.
As motas mais antigas têm um interruptor das luzes. Nestas, até para se ligar os mínimos é necessário accionar o selector.
Desde há anos que é obrigatório aos motociclos e ciclomotores transitarem com os médios ligados, esta norma não é só nossa, é prática em quase todos os países, por razões de segurança. É por isso que as máquinas modernas, motos e scooters, acendem logo os médios quando se liga a ignição.
Quando tirei a carta de mota, fi-lo numa Yamaha J600, um modelo antigo que possui um selector de luzes. Lembro-me de o instrutor me chamar a atenção pelo rádio para ligar as luzes, por várias vezes esquecia-me de o fazer por via de ter tido apenas scooters que ligam os médios automaticamente.

As luzes  ligadas, médios, são um factor de segurança acrescido. Não só nas motas, até nos automóveis. Lembrem-se de quando conduzem contra o sol, ou ao lusco-fusco, querem fazer uma ultrapassagem e descobrem que vinha um carro em sentido contrário que só viram quase no último momento... numa "nacional" é mato. Vá-se lá saber por quê, há muita gente que teima em ligar as luzes só quando não vê nada à sua frente, ou andam de mínimos (luzes de presença)! Não acredito que, mesmo na escola de condução mais rafeira, alguém não tivesse ouvido algo do género de "ver e ser visto".

Todos nós já ouvimos dizer de alguém que sofreu um acidente de mota, provocado por um automóvel, que o condutor do carro se desculpou: "Não o vi."
Às vezes os acidentes resultam de falta de atenção dos "enlatados", certo, e de uma certa forma agressiva de encararem quem partilha a via, principalmente os menos protegidos, motas e ciclistas,  "Se quiser, que se desvie" (mesmo que tenha prioridade). Todavia, há uma parte que nos diz respeito, que é a de nos tornarmos vistos e termos a certeza de que somos vistos. Médios sempre, sempre ligados! (para além de outros "preparos" sobre os quais não me vos debruçar porque não têm a ver com Luz).

O facto de a Sym ter colocado aquelas luzes em baixo na carenagem das GTS, para além dos médios, é algo positivo. Li nas primeiras "reviews" que se tratavam de "faróis de nevoeiro"... não imagino se foram pensados assim, ou se têm essa utilidade, mas garanto que tornam esse modelo mais seguro do que o meu em matéria de visibilidade frontal, apesar do bom brilho da única luz de médio que possuo (as burgmans são "zarolhas").

Ligado a este assunto:

Li há tempos alguém da Associação de Cidadãos Automobilizados a defender que os médios ligados fossem obrigatórios também para os automóveis. Argumentou que há estudos em diversos países que demonstram que esse hábito aumenta a segurança rodoviária. Nos do norte, mais escuros, não duvido (acho que em Israel é obrigatório mas por razões militares). Ver e ser visto, é a questão. Por isso, concordo.
Por esta razão, com o carro, é regra minha andar sempre de médios ligados nas "nacionais" e nas autoestradas, mesmo que não o faça sempre dentro das localidades quando o sol está alto - no Inverno costumo ligá-las se entendo que a luz está "cinzenta". Ninguém pode dizer que não me viu: se vou numa nacional com o sol pelas costas, alguém em sentido contrário medirá melhor uma ultrapassagem porque me viu entre as sombras das árvores; se alguém numa autoestrada tem a preocupação de olhar pelo espelho antes de ultrapassar ver-me-á mais depressa do que se estiver à procura de um carro.

As luzes LED nos pára-choques frontais dos automóveis tornam-nos mais visíveis, não tenho dúvidas de que haverá uma altura em que esta "moda" será obrigatória. Nas motas, as marcas deveriam acompanhar a Sym...
No entanto, tenho uma dúvida que se prende com a comparação entre a intensidade do brilho da luz branca dos LED com aquela que sai dos faróis de nevoeiro, de halogéneo, alguns agressivamente brilhantes, que alguns teimam em ligar à noite, sem nevoeiro. Chamam-lhes, vá-se lá saber por quê, "luzes de varrimento". Encadeiam os outros condutores e, sendo que estas luzes não raramente estão ligadas ao farol de nevoeiro traseiro, é normal que assim seja, um desgraçado que que tenha de "chupar" com um traste desses à sua frente durante quilómetros acaba no oftalmologista com lesões nos olhos. Esta agressão, quando detectada pelas autoridades, dá, e muito bem, multa.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2016, 14:35 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes