Autor Tópico: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i  (Lida 16092 vezes)

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Companheiros,

Depois de  fazer alguma bricolage na GTS e para dar uma ajuda a companheiros em outro tópico acabei por fazer este DIY que aqui vos deixo e que nos poderá ser útil para futuras aventuras  :))

https://www.dropbox.com/s/yyvwegnt5mb1htj/DIY%20%E2%80%93%20Remo%C3%A7%C3%A3o%20Parcial%20da%20Carenagem%20Frontal%20e%20Grupo%20%C3%93ptico%28PT%29.pdf?dl=0

Um abraço,
Piedade
« Última modificação: 26 de Março de 2017, 21:52 por piedade »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #1 em: 12 de Outubro de 2015, 12:32 »
e como certamente o nosso grande CPM também é consultado lá fora aqui fica a versão em Inglês  ;)


https://www.dropbox.com/s/9bahoddoxq3d6mb/DIY%20%E2%80%93%20Partial%20Disassembly%20of%20Front%20Fairing%20and%20Optics%28EN%29.pdf?dl=0
« Última modificação: 26 de Março de 2017, 21:54 por piedade »

Du Art

  • Visitante
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #2 em: 12 de Outubro de 2015, 12:37 »
Parabéns.

Está espectacular.

rodrigosa

  • Visitante
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #3 em: 12 de Outubro de 2015, 12:53 »
Companheiros,

Depois de  fazer alguma bricolage na GTS e para dar uma ajuda a companheiros em outro tópico acabei por fazer este DIY que aqui vos deixo e que nos poderá ser útil para futuras aventuras  :))


https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/DIY%20%E2%80%93%20Remo%C3%A7%C3%A3o%20Parcial%20da%20Carenagem%20Frontal%20e%20Grupo%20%C3%93ptico%28PT%29.pdf

 _lool_ Como já tive oportunidade de dizer ESPETACULAR  _lool_
Na minha opinião isto merecia um prémio, mas não havendo, merece o nosso reconhecimento e agradecimento!
Obrigado!  _pol_


« Última modificação: 12 de Outubro de 2015, 12:53 por rodrigosa »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #4 em: 12 de Outubro de 2015, 12:54 »
Obrigado  _convivio_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #5 em: 13 de Outubro de 2015, 13:07 »
Espectacular!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Rodrigues

  • Visitante
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #6 em: 13 de Outubro de 2015, 14:21 »
Bom trabalho e muito bem explicado  _palmas_

Pena que seja só para o modelo atual  >:D

 _convivio_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #7 em: 14 de Outubro de 2015, 16:39 »
Caros,

para quem fez o download destes DIY's tornem a fazer o download pois fiz uma actualização do passo 2.

Desde já fica o meu agradecimento ao companheiro Tome por ceder as imagens necessárias para completar o DIY

Abraço
Piedade 

rodrigosa

  • Visitante
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #8 em: 14 de Outubro de 2015, 16:51 »
Caros,

para quem fez o download destes DIY's tornem a fazer o download pois fiz uma actualização do passo 2.

Desde já fica o meu agradecimento ao companheiro Tome por ceder as imagens necessárias para completar o DIY

Abraço
Piedade

O tome já terá feito a reparação dos LED mínimos? Recebi hoje os LED iguais aos que ele comprou. Na próxima "temporada de chuvas", a  scooter_ vai à faca!

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #9 em: 14 de Outubro de 2015, 16:54 »
 :)) força!

Offline tome

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 41
  • Marca: Sym
  • Modelo: 125 GTS I
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #10 em: 15 de Outubro de 2015, 22:34 »
Boas noites,

Piedade eu e que tenho de lhe agradecer pelo Diy e pela sua disponibilidade,
Rodrigosa já fiz a substituição dos leds de um dos módulos mas não tive tempo ainda de fazer ao outro,apesar de neste segundo não estar nenhum led estragado,vou substituir para que fiquem todos iguais já que os leds que comprei são mais fortes que os originais, vamos ver se não serão fortes demais.
Seguindo o Diy do colega Piedade não e muito difícil, o que me custou mais foi inserir os leds,tive de descolar os tubos em plástico e estes teem três patilha pequenas que se partiram,tive de os colar.

Ontem falei com um colega que tem uma casa de reparação de eletrónica e ele disse-me que achava que o problema poderá vir de algum componente da placa,ele diz que os leds não fundem,só se houver alguma avaria num desses componentes.
Vamos la ver depois de os substituirmos o tempo que durarão.
Um abraco.
Tome.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2015, 22:40 por tome »

rodrigosa

  • Visitante
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #11 em: 15 de Outubro de 2015, 23:39 »
Boas noites,

Piedade eu e que tenho de lhe agradecer pelo Diy e pela sua disponibilidade,
Rodrigosa já fiz a substituição dos leds de um dos módulos mas não tive tempo ainda de fazer ao outro,apesar de neste segundo não estar nenhum led estragado,vou substituir para que fiquem todos iguais já que os leds que comprei são mais fortes que os originais, vamos ver se não serão fortes demais.
Seguindo o Diy do colega Piedade não e muito difícil, o que me custou mais foi inserir os leds,tive de descolar os tubos em plástico e estes teem três patilha pequenas que se partiram,tive de os colar.

Ontem falei com um colega que tem uma casa de reparação de eletrónica e ele disse-me que achava que o problema poderá vir de algum componente da placa,ele diz que os leds não fundem,só se houver alguma avaria num desses componentes.
Vamos la ver depois de os substituirmos o tempo que durarão.
Um abraco.
Tome.

Obrigado pelo alerta. Já testou o primeiro módulo? Depois de substituídos funcionam os 9?

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #12 em: 15 de Outubro de 2015, 23:51 »
Boas Noites,
Da minha parte fico muito contente por ter conseguido ajudar o companheiro Tomé e todos que entretanto se venham a servir do DIY.

O Led como qualquer outro componente electrónico também avaria, aliás como é um semicondutor é logo à partida muito mais sensível a maus tratos  :))
Dependendo do tipo de aplicação do LED o seu (MTBF) tempo de vida espectável varia e muito ... ou seja, se para um led (sinalizador) quase que é verdade o "nunca avaria"
já para um led de iluminação (com uma potência muito mais considerável)  o tempo de vida deste é muito menor e vem explicitamente indicado nos datasheets.   Por exemplo para o Led que o meu caro Tomé comprou indicam "Long Lifetime Operation (Up to 100,000 hours)" que eu duvido muito que seja verdade ... mas vendo bem a coisa, no "…Up to..."  qualquer coisa serve. Se fundir ao fim de uma hora já cumpriu a especificação  _lol_
No meu caso fiz uma análise cuidada das minhas duas placas e estava tudo 100% excepto obviamente os leds que estavam fundidos...
Admito que quando me decidi a fazer este trabalho pensei que ia encontrar uma placa do chines com muitos "atalhos" no circuito para poupar os cêntimos todos e já estava preparado para introduzir umas alterações de reforço ao circuito.
Acabei por não o fazer e confesso que fiquei agradavelmente surpreendido ao fazer o levantamento integral do circuito (não a versão simplificada do esquema que coloquei no DIY).
Aquilo tem qualidade e está bem feito (filtros, protecções contra picos, controlo de leds em corrente … bla bla bla… ). Para além dos testes que descrevi queria ver se descobria algum indicio que o aquecimento da placa quando esta está fechada dentro da óptica, como já foi sugerido podia estar por trás das avarias, fiz um ensaio em estufa a 60 graus durante 2 horas(sei que é pouco tempo... ) com a placa em funcionamento, durante as quais monitorizei a corrente total e num ramo de leds ( sem qualquer variação nas leituras, tudo normal, 5*) 
Se me perguntarem hoje… porque fundiram os leds que estavam nas placas, tenho de responder que não sei! 
Será da que os LEDs de origem são de baixa qualidade?
 Será alguma coisa no sistema eléctrico da mota que sobrecarrega a placa e vai forçando o LED até que ele falha de forma prematura?

Vamos ver o que acontece agora, só o tempo o dirá e nos poderá dar mais certezas… para já temos dois conjuntos de leds  de fabricantes diferentes os meus e os do companheiro Tomé que vão entrar em teste, vão relatando a vossa experiência, se eu tiver novidades farei o mesmo  :) vamos ver se descobrimos o gato  _lol_

Um abraço,
Piedade

Offline tome

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 41
  • Marca: Sym
  • Modelo: 125 GTS I
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #13 em: 16 de Outubro de 2015, 19:08 »
Piedade, muito obrigado pela clara explicação.
Hoje removi os leds da segunda placa, não estou a querer descolar os tais tubos brancos onde apoiam os leds,
ate que enfim que consegui encaixar os leds sem remover os ditos tubos, só faltam soldar alguns e em principio depois e só montar tudo de novo.
Abraço.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2015, 23:21 por tome »

Offline tome

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 41
  • Marca: Sym
  • Modelo: 125 GTS I
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #14 em: 16 de Outubro de 2015, 22:53 »
Obrigado pelo alerta. Já testou o primeiro módulo? Depois de substituídos funcionam os 9?

Boa noite rodrigosa,

Ja testei o primeiro modulo e funcionam os 9 leds, o segundo só faltam soldar três leds e depois e ver se funcionam e montar tudo de novo na moto, depois digo como correu

Cumprimentos.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2015, 23:19 por tome »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #15 em: 18 de Outubro de 2015, 12:59 »
Piedade, muito obrigado pela clara explicação.
Hoje removi os leds da segunda placa, não estou a querer descolar os tais tubos brancos onde apoiam os leds,
ate que enfim que consegui encaixar os leds sem remover os ditos tubos, só faltam soldar alguns e em principio depois e só montar tudo de novo.
Abraço.

Boas
Pois eu tb tentei descolar os tubos, parti logo os apois do primeiro e percebi que ia acontecer o mesmo nos outros.... por isso o alerta no DIY. Sem tirar o suporte nao e facil mas depois de lhe apanhar o geito e sempre a andar.
Tome quando acabar a sua coloque aqui uma foto sff para vermos como ficou.
Abraco

Offline tome

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 41
  • Marca: Sym
  • Modelo: 125 GTS I
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #16 em: 18 de Outubro de 2015, 18:57 »
Ora então depois de muita labuta la consegui finalizar a reparação dos leds,vamos la ver o tempo que irão durar.
Piedade,mais uma vez o meu obrigado.
Cumprimentos.





rodrigosa

  • Visitante
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #17 em: 18 de Outubro de 2015, 21:01 »
Ora então depois de muita labuta la consegui finalizar a reparação dos leds,vamos la ver o tempo que irão durar.
Piedade,mais uma vez o meu obrigado.
Cumprimentos.




É dos meus olhos ou isso está bem mais potente? A raiar a dispensa dos médios  _pol_

Offline tome

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 41
  • Marca: Sym
  • Modelo: 125 GTS I
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #18 em: 18 de Outubro de 2015, 21:23 »
Pois esta mesmo mais potente,vamos ver como eu disse numa mensagem anterior se não será potente demais.

rodrigosa

  • Visitante
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #19 em: 18 de Outubro de 2015, 21:37 »
Pois esta mesmo mais potente,vamos ver como eu disse numa mensagem anterior se não será potente demais.

Em termos de instalação não pode haver problema, em termos de aquecimento também não, tenho a certeza que não vai haver espiga. Quanto mais não seja pq eu tenho uns iguais  _Rolley_

Offline tome

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 41
  • Marca: Sym
  • Modelo: 125 GTS I
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #20 em: 18 de Outubro de 2015, 22:11 »
Eu refiro-me e se não incomodara os outros automobilistas? será permitido assim os leds?

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #21 em: 18 de Outubro de 2015, 22:24 »
São os de origem não são ?  _Rolley_

... eu nem percebo nada disto a mota já vinha assim  _lol_

e ainda bem ... enquanto o Sr. Policia se vai entretendo com o Tomé eu passo pelos pingos da Chuva com os meus que são mais fraquinhos ... acho!!!


Está excelente!!!!!! Parabéns!!!
« Última modificação: 18 de Outubro de 2015, 22:25 por piedade »

Offline tome

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 41
  • Marca: Sym
  • Modelo: 125 GTS I
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #22 em: 18 de Outubro de 2015, 22:27 »
Obrigado Piedade,

Vais velos quando eu lhe apontar os leds caiem que nem pardais. _lol_ _lol_ _lol_

rodrigosa

  • Visitante
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #23 em: 18 de Outubro de 2015, 23:14 »
Eu refiro-me e se não incomodara os outros automobilistas? será permitido assim os leds?

O piedade tem razão. A menos que o Xô Guarda tenha uma igual, não vai saber se é original ou deixado ser.  _policia_
E acho difícil que incomode os automobilistas. Diria impossível. Estou mortinho por fazer os meus, mas a porcaria das lâmpadas nunca mais chegam...  _thumbdown_
Ficaram impecáveis tome

Offline tome

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 41
  • Marca: Sym
  • Modelo: 125 GTS I
Re: [SYM] Remoção Parcial da Carenagem Frontal e Grupo Óptico da GTS125i
« Responder #24 em: 18 de Outubro de 2015, 23:20 »
Obrigado rodrigosa,
boa sorte para a sua modificação.
Cumprimentos.