Autor Tópico: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio  (Lida 12461 vezes)

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« em: 10 de Outubro de 2015, 10:51 »
Oh não, mais um tema do Mercúrio...

Recentemente troquei a bateria convencional de uma mota por uma bateria de lítio.
Fiquei de tal forma impressionado com os resultados que aproveitei uma promoção e troquei a bateria da Xmax.

A nova bateria pesa 387 gramas. Sim, 387!!!
A original pesava 4 quilos. Quando a recebi no correio julgava que a caixa vinha vazia!
A bateria tem a mesma "área", ou seja a mesma largura e comprimento. A altura é muito menor e vem com uns espaçadores para compensar.


O poder de arranque da bateria original (o termo técnico é CCA, cold cranking amps) é de 135 o da bateria de lítio é de 180.
No topo da bateria há um botão e uma escalda de LEDs que permite fazer um teste à carga da bateria.
Esta função na Xmax é  inútil. O display fica justamente atrás do suporte metálico que fixa a bateria e esta está atrás de uma tampa que necessita ferramentas para ser tirada.
Quem tenha uma scooter com acesso fácil à bateria, debaixo do banco, por exemplo, esta é uma função preciosa para teste imediato à carga da bateria.

Esta bateria carrega completamente (de 20% carga até 90%) em 6 minutos-sim, seis!
Os restantes 10% levam mais 6 minutos.
Esta bateria é portanto perfeita para quem usa a scooter em trajectos curtos que não conseguem compensar a descarga de arranque sofrida por uma bateria convencional.

Qualquer carregador de baterias serve para as de lítio, apenas há que ter atenção nos carregadores inteligentes se activam a função de recuperação de baterias porque neste caso usam uma tensão de cerca de 18V.

Estas baterias não necessitam de nenhuma alteração na scooter para serem instaladas. No entanto recomendo testarem com um voltímetro qual é a tensão de carregamento que dá a vossa montada.
Põem o motor a trabalhar, ligam o voltímetro à bateria e dêem uns golpes de acelerador.
A tensão tem de ser entre os 14V e 15V

A capacidade destas baterias é um tema polémico e complexo: a fórmula usada para baterias de chumbo/ácido não serve para estas por isso alguns fabricantes usam o valor "equivalente".
No meu caso, a que meti na Xmax 'e de 5Ah, a de chumbo era de 9Ah.
No entanto, nas baterias de chumbo apenas se consegue usar cerca de 40% da carga total antes da tensão cair e nas de lítio consegue-se usar 80% por isso, mesmo com menos capacidade teórica esta bateria de lítio fica a ganhar.

Para já fico por aqui, vêm mais uns posts a caminho com Pin Ups, fotos e teste de longa duração.
Entretanto continuo maravilhado com o poder de arranque desta nova bateria nas motas onde fiz o upgrade.
Se estão a pensar trocar de bateria, esta parece-me uma excelente opção.
Muito menos peso, melhor arranque.

Ah! O preço??  €42 entregue em casa!





Offline aferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 640
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: X ADV
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #1 em: 10 de Outubro de 2015, 11:00 »
mais um excelente post e partilha !!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

para "nabos" como eu que nao percebo nada destas coisas,é sempre uma grande ajuda  _pol_

obrigado  _convivio_
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #2 em: 10 de Outubro de 2015, 11:27 »
Obrigado pela partilha, companheiro Mercurio.

Já tinha lido sobre estas baterias, mas sempre sem nunca dedicar muita atenção.
A bateria que tenho na Forza, quando sentir que está a dar as últimas (isto claro, se me der chance de me aperceber disso), será eventualmente trocada por uma destas.

O tempo de carga é impressionante (poucos minutos)....  em termos de duração, não exigirá constantes cargas? Ou pelo contrário aguenta-se semanas ou mesmo meses com uma só carga total?


Edit: Pretendia escrever: meses ou anos...  ;)
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, 11:38 por Sapiens21 »

TMaxer

  • Visitante
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #3 em: 10 de Outubro de 2015, 11:55 »
Confirmo o post do Mercurio  _pol_

As baterias sao levissimas, quando comparadas com as normais.




Nao uso na T, mas ja uso ha algum tempo nos Karts e para alem das dimensões mais pequenas e menor peso, mandam um "estalo" na altura de dar ao starter que nada tem a ver com as tradicionais (12v 7.2 )  _pol_ _pol_



Como nao ha bela sem senão... o preco é 2x ou 3x mais do que as tradicionais   _Zang_

TMaxer

  • Visitante
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #4 em: 10 de Outubro de 2015, 12:01 »


Ah! O preço??  €42 entregue em casa!



 _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_


Tinha-me passado esta parte... podes partilhar o link???? vou ja comprar uma!!!

Offline NetGom

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2015
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Pinhal Novo
  • Marca: Honda
  • Modelo: S Wing 125 ABS CBF 600 SA
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #5 em: 10 de Outubro de 2015, 12:04 »
Viva Alex,

 _pensador_  _pensador_  _pensador_Tu não páras, esses neurónios não te dão sossego ......

excelente partilha,  _pol_  _pol_, desconhecia estas baterias, conhecia sim! as de gel, usava no Jipe quando fazia TT.

com esta só o que poupas no peso, consegues por a Xma a dar mais 30 kmh,  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_, também quero uma a

SW vai ficar desalmada,  _lol_  _lol_, brincadeira ......

Abraço e fica bem
Luís Gomes

 

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #6 em: 10 de Outubro de 2015, 12:20 »
Sapiens21
Estas baterias têm um ritmo de auto-descarga negligênciavel.
Podem ficar meses paradas que não descarregam.
No entanto, há scooters que alimentam permanentemente o relógio ou qq outro acessório por isso se vais estacionar a mota muito tempo é melhor desligar o negativo (cabo preto) da bateria.
Durante esse tempo todo ( o fabricante anuncia 3 anos!) não é necessária qq carga ou manutenção de nenhum tipo.

TMaxter

http://www.bateriasdelitio.eu/shopcontent.asp?type=modelos-medidas-y-equivalencias-de-baterias-de-litio-para-moto-y-scooter

Procura a equipendente à tua e repara nas dimensões.
Podes mandar vir uma com mais capacidade com a mesma relação largura/comprimento

Quando ouvires o motor de arranque da tua TMax alimentado a lítio vais sorrir!!
Já sabes, verifica 1º a tensão de carga.

« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, 12:20 por Mercurio »

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #7 em: 10 de Outubro de 2015, 12:21 »
Boas, as baterias de lítio nem tudo são rosas.
O que as torna cada vez mais fiáveis são os sistemas de controlo que trazem. São instáveis por natureza.
As vantagens já for enumeradas.
Estas baterias também são ou pelo menos eram feitas de várias células mais pequenas seja em série para aumentar a voltagem ou em paralelo para aumentar a capacidade. Nas células de lítio se a tensão descer abaixo dos 3v morreu nunca mais vai carregar e se passar dos 4,2v vai explodir de certeza. Estes sistemas de controlo tem essa função de desligar completamente para evitar estes caso.

Vejam como exemplo as baterias dos laptops e telemóveis.

Cuidado com o vulgo chinês onde por vezes estes sistemas não são os melhores não passam muitos controlos de qualidade como testes antes se as colocarem no mercado.

Por exemplo no mundo do RC (drones etc...) normalmente baterias para estas máquinas não trazem o circuito protector estando o controlo nos carregadores que são específicos e claro com um drone no ar ninguém quer que a máquina desligue e caia a pique portanto deixa se que a carga baixe até limites que a bateria não possa voltar a ser carregada mas claro a bateria sempre é mais barata que o drone!!!

As novas baterias de gel desenvolvidas para o os sistemas start and stop tb estão cada vez melhores e apresentam uma boa opção.
Num futuro próximo a indústria não vai poder fechar mais os olhos ao lítio e vai adoptar as baterias para por agora estão "...em testes. €€€"

Boas escolhas e melhores curvas!







Sent from my Moto G using Tapatalk


Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #8 em: 10 de Outubro de 2015, 12:52 »
Caro Cross

Aplaudo o teu espírito de partilha mas recomendo-te informares-te melhor antes de confundires quem vem aqui à procura de informação.

As baterias de lítio para fins automobilísticos nada têm que ver com as que vêm no telefones, laptops ou drones.

As primeiras são LiFePo4 , Lítio-fosfato de ferro as segundas são LiCoO2, lítio-oxido de cobalto.
A bateria que recomendei ao TMaxer, por exemplo, tem circuitos internos de nivelamento de células e protecção.

Não me parece produtivo esmiuçar a tecnologia destas novas baterias por isso não me estendi no 1º post.

Esquece as baterias dos telefones, estas são outra coisa completamente diferente.
É verdade que, como qq outra bateria se a tensão baixa de um certo ponto, no caso que apresentei ao TMaxer 2V, a bateria fica irremediavelmente estragada.
Se compararmos aos 10V das convencionais, não está nada mau...

O único senão que estas novas baterias têm é não funcionarem bem a temperaturas muito baixas.
Nesse caso, a 0º ou menos, tem de se ligar a chave da mota e, por exemplo, os máximos.
A corrente gerada rapidamente (uns 10 segundos) aquece as placas internas da bateria e recupera 100% o seu poder de arranque.

Como fiz nos LEDs, experimentei 1º antes de fazer qq post.
Convido-te a fazeres o mesmo e a publicares os teus comentários e resultados.
Por agora, tal como os LEDs, estou rendido.

Saúde e roda com cuidado!

Online marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #9 em: 10 de Outubro de 2015, 20:13 »
Não conheço essa marca mas conheço a química LiFePo4. Tenho-as na minha mota eléctrica ha mais de 5 anos com cerca de 60 000km percorridos. Apesar de lhes chamar-mos baterias de lítio esta quimica tem apenas 3% deste metal na sua constituição. Permitem elevadíssimas potencias de descarga e são muito duráveis, ha marcas que anunciam 8000 ciclos  com retenção de 70% da sua capacidade original.

As especificações variam consoante os fabricantes, mas em geral, estas células são de 3,2v, logo para ter uma bateria de 12v são necessárias 4 células ligadas em série. A tensão mínima de trabalho são 2,5v, a tensão máxima   de carga 3,65v. Nenhum destes limites deve ser ultrapassado, por isso a bateria deve ter um sistema electrónico mais conhecido por bms que protege individualmente cada célula, também garante que as células se mantenham niveladas e terminem a carga ao mesmo tempo. Mas se isto não acontecer, nada explode ou incendeia... o pior que pode acontecer é célula inchar, liberta gás pela válvula de segurança e perde alguma capacidade de carga... nada muito grave e só acontece em casos extremos. 
 

Com tempo frio elas perdem potencia de descarga, mas continuam com melhor desempenho que as baterias de chumbo. Podem descarregar a -35°, mas muito importante, não podem carregar abaixo de 0° ( temperatura da célula, não a temperatura ambiente). Não gostam de calor extremo, temperaturas acima dos 40° provocam degradação prematura.

Já construi uma bateria destas de 12V para um familiar a partir de células de uma bicicleta avariada, foi instalada numa Virago 250. Tenho conhecimento de um pack de A123 de 20ah que andou/ anda em testes num camião. 

Estas baterias são o futuro para substituir não só as baterias de chumbo mas também o deposito de combustível.

A marca de topo é esta: http://www.a123systems.com/
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, 20:19 por marcopns »
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #10 em: 10 de Outubro de 2015, 20:40 »
Muito boa explicação com conhecimento ao longo dos anos com esta tecnologia, companheiro marcopns.  _palmas_

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #11 em: 10 de Outubro de 2015, 20:48 »
Excelente post, marcopns.

Também  não sei exactamente qual o fabricante das celulas individuais que compõem esta bateria no entanto parece-me um producto francamente bom.
Quem queira pode adquirir uma Shorai que recorrem as mencionadas a123.
Comprei as minhas 3 baterias ao balcào em Espanha e todas elas vêm com garantia de 5 anos.
A ideia era abrir uma mas acabei por a por na scooter.
Para teres um ideia, uma destas baterias com apenas  5.2Ah consegue facilmente fazer arrancar um Ford Focus TDCI
Obviamente, a diferença de peso e volume para a bateria do carro é abismal.

Estas baterias, neste momento, custam o mesmo que as (obsuletas?) baterias de chumbo.
Por mim estou decidido.
Vou tirar umas fotos e por por aqui assim como o resultado de uns testes que irei fazer.
Se estão a pensar trocar de bateria, não hesitem
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, 21:01 por Mercurio »

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #12 em: 10 de Outubro de 2015, 21:40 »
Olá Mercurio.
Mais um excelente post.
Eu à pouco tempo tive de trocar a bateria da minha V-Strom e andei a ver estas baterias. Mas como nada percebo neste campo e ainda custam o dobro do que custa as normais, apostei na normal. Acredito que com o tempo venha a compensar a de litio (a nivel de preço) mas a anterior durou 5 anos (os dois primeiros nas mãos do anterior dono) pelo que se a nova durar o mesmo espero já ter outra montada ::). Além disso periodicamente ligo-lhes um carregador inteligente para lhe fazer a manutenção o que também ajuda a prolongar a vida.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #13 em: 10 de Outubro de 2015, 21:45 »
Companheiro,
Acho que levaste o sentido do meu post como uma depreciação as baterias de lítio mas não é nada desse sentido.  Como disse antes vai ser o futuro e não vai faltar muito para que os construtores vão adoptar as mesmas de serie nos seus veículos. Agora por motivos de lobby, custos e requerimentos de segurança não estão "mainstream"ainda mas lá chegarão.

O sentido do meu post foi no intuito de recomendar algum cuidado onde e o que se compra porque não é tudo igual. A tendência é ir ao eBay ou ao site chinês e lá vai disto! Ainda bem que existe restrições de transporte de baterias de lítio como nos aviões etc, que reduz a exposição ao material duvidoso.

Existe muito "inventor" de baterias seja alguns fabricantes do oriente como inventores caseiros que compram células e vamos lá criar uma "battery pack", sem os requerimentos necessários para a estabilidade do producto final.  :o

Sobre as diferentes baterias de lítio o comentário foi genérico e não direcionado a um determinado tipo de cátodo. Se as de fosfato de ferro são mais estáveis e seguras certamente mas é a mesma tecnologia e cuidados que devem ter são os mesmos.

Sobre o exemplo dos RC foi para para isso mesmo fazer entender o que são esses sistemas de segurança e controlos eletrónicos e as consequências das aventuras.

Sobre eu testar e vir aqui apresentar os resultados, se eventualmente decidir fazer-lo virei aqui a contar a minha experiência.  :))

Caro Cross

Aplaudo o teu espírito de partilha mas recomendo-te informares-te melhor antes de confundires quem vem aqui à procura de informação.

As baterias de lítio para fins automobilísticos nada têm que ver com as que vêm no telefones, laptops ou drones.

As primeiras são LiFePo4 , Lítio-fosfato de ferro as segundas são LiCoO2, lítio-oxido de cobalto.
A bateria que recomendei ao TMaxer, por exemplo, tem circuitos internos de nivelamento de células e protecção.

Não me parece produtivo esmiuçar a tecnologia destas novas baterias por isso não me estendi no 1º post.

Esquece as baterias dos telefones, estas são outra coisa completamente diferente.
É verdade que, como qq outra bateria se a tensão baixa de um certo ponto, no caso que apresentei ao TMaxer 2V, a bateria fica irremediavelmente estragada.
Se compararmos aos 10V das convencionais, não está nada mau...

O único senão que estas novas baterias têm é não funcionarem bem a temperaturas muito baixas.
Nesse caso, a 0º ou menos, tem de se ligar a chave da mota e, por exemplo, os máximos.
A corrente gerada rapidamente (uns 10 segundos) aquece as placas internas da bateria e recupera 100% o seu poder de arranque.

Como fiz nos LEDs, experimentei 1º antes de fazer qq post.
Convido-te a fazeres o mesmo e a publicares os teus comentários e resultados.
Por agora, tal como os LEDs, estou rendido.

Saúde e roda com cuidado!

Não estou a dizer que não tomaste os cuidados necessários mas é sempre arriscado fazer estes inventos!

As células depois de produzidas são testadas e as que apresentam as mesmas caraterísticas de cargas são agrupadas nesse momento. Portanto sempre que comprem células de lítio quaisquer que sejam comprem sempre as que vem embaladas juntas de fabrica para o que querem fazer.
 
Sobre estas células não explodirem é um erro sim elas podem e explodem e por incrível que parece a razão mais comum mais que carregamento excessivo ou temperaturas é mesmo o defeito de fabrico!

Sobre esta marca em particular conheço bem! Profissionalmente já me cruzei com eles e têm uma historia caricata.



Já construi uma bateria destas de 12V para um familiar a partir de células de uma bicicleta avariada, foi instalada numa Virago 250. Tenho conhecimento de um pack de A123 de 20ah que andou/ anda em testes num camião. 

A marca de topo é esta: http://www.a123systems.com/
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, 21:46 por cross »

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #14 em: 12 de Outubro de 2015, 10:10 »
A tecnologia das diferentes baterias de lítio não "é a mesma".
A diferença de umas para as outras é tanta como a diferença entre as de convencionais e as de lítio.

Como disse antes, comprei as 3 baterias ao balcão em Espanha e foi-me dado uma garantia de 5 anos, algo inimaginável numa bateria convencional.
Estas não são baterias "pimba", não foram feitas por curiosos nem são a primeira geração a chegar ao mercado.
Como qualquer outro produto, não é imune a falhas, no entanto repara: A quantos  membros aqui do fórum explodiu uma bateria de telemóvel/laptop/GPS etc?  E estamos a falar de baterias mais intestável que as LiFePo4.

Dentro da bateria há mais que umas placas e uns fios: Há sensores de temperatura, carga, circuitos niveladores de células , protecções etc. .

Estas baterias não são o futuro, são o presente.
Uma característica interessante é conseguirem combinar dois aspectos inconciliáveis nas baterias de chumbo que têm dois tipos distintos:
As de arranque e as de ciclo profundo.

As primeiras têm muitas placas finas em paralelo para terem uma resistência baixa e uma grande superfície em contacto com o electrólito.
Têm um bom poder de arranque mas são muito sensíveis ao estado de carga.


As de ciclo profundo tem placas grossas para descargas lentas e prolongadas. São usadas, por exemplo, em carrinhos de golf.

As que vêm nas nossas montadas são do 1º tipo e tem cerca de 200 ciclos de vida o que comparado aos 5000 das que comprei é simplesmente patético.

Nem tudo serão rosas, é certo, mas até ver não consigo argumentar contra estas novas baterias.
Mesmo que uma avarie, uma amostragem de 1 não quer dizer nada.
Para já tenho 3 baterias a "bombar".
Uma delas foi montada há quase um mês. Vou deixar andar até ao fim de semana que vem, parece que está bom tempo, e vou experimentar.
A anterior, uma Yuasa YTX-12BS ao fim de três semanas já não conseguia dar vida ao V2.
Esta é a bateria em questão:
https://youtu.be/7w5dIPkNlRw

Entretanto, cuidado com a chuva e boas curvas!
« Última modificação: 12 de Outubro de 2015, 10:26 por Mercurio »

TMaxer

  • Visitante
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #15 em: 12 de Outubro de 2015, 11:23 »
So uma pergunta Mercurio: este tipo de baterias necessitam de algum tipo especial de carregador?  _pol_

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #16 em: 12 de Outubro de 2015, 11:52 »
TMaxer, como disse no 1º post :"Qualquer carregador de baterias serve para as de lítio, apenas há que ter atenção nos carregadores inteligentes se activam a função de recuperação de baterias porque neste caso usam uma tensão de cerca de 18V."

Ainda estás no panorama mental das baterias de chumbo.
Supondo que não tens um alarme ou qq outro gadget a gastar corrente em repouso, estas baterias não necessitam qq tipo de manutenção. Podes parar a scooter meses sem qualquer problema.

Sei que tens bons conhecimentos de mecânica e electricidade por isso com um amperímetro mede a corrente que puxa a tua scooter com tudo desligado e diz qq coisa

Para saberes se podes usar um determinado carregador, mede a tensão durante o carregamento, tem de ser entre 14V a 15V

Tudo isto e muito mais vem nas instruções da bateria.
Entretanto podes ir ao FAQ do site que te mandei.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2015, 11:55 por Mercurio »

TMaxer

  • Visitante
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #17 em: 12 de Outubro de 2015, 19:38 »
Obrigado Mercurio  _pol_ _pol_


A minha duvida surgiu depois de ver alguma informação pouco precisa na net acerca desse assunto  _pensador_ _thumbdown_






« Última modificação: 18 de Outubro de 2015, 17:50 por TMaxer »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #18 em: 01 de Dezembro de 2015, 16:37 »
Ficam aqui uns links sobre as Shorai...

http://www.shoraidirect.com/en/search?q=lithium+iron

e a autopsia documentanda no forum "bikechatforums", realizada pelo seu membro AFF ao modelo LFX14A1  em  17:16 - 28 Jan 2015
http://www.bikechatforums.com/viewtopic.php?p=4058628






Offline jfreitas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 500
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #19 em: 01 de Dezembro de 2015, 22:25 »
Oh não, mais um tema do Mercúrio...

Recentemente troquei a bateria convencional de uma mota por uma bateria de lítio.
Fiquei de tal forma impressionado com os resultados que aproveitei uma promoção e troquei a bateria da Xmax.

A nova bateria pesa 387 gramas. Sim, 387!!!
A original pesava 4 quilos. Quando a recebi no correio julgava que a caixa vinha vazia!
A bateria tem a mesma "área", ou seja a mesma largura e comprimento. A altura é muito menor e vem com uns espaçadores para compensar.


O poder de arranque da bateria original (o termo técnico é CCA, cold cranking amps) é de 135 o da bateria de lítio é de 180.
No topo da bateria há um botão e uma escalda de LEDs que permite fazer um teste à carga da bateria.
Esta função na Xmax é  inútil. O display fica justamente atrás do suporte metálico que fixa a bateria e esta está atrás de uma tampa que necessita ferramentas para ser tirada.
Quem tenha uma scooter com acesso fácil à bateria, debaixo do banco, por exemplo, esta é uma função preciosa para teste imediato à carga da bateria.

Esta bateria carrega completamente (de 20% carga até 90%) em 6 minutos-sim, seis!
Os restantes 10% levam mais 6 minutos.
Esta bateria é portanto perfeita para quem usa a scooter em trajectos curtos que não conseguem compensar a descarga de arranque sofrida por uma bateria convencional.

Qualquer carregador de baterias serve para as de lítio, apenas há que ter atenção nos carregadores inteligentes se activam a função de recuperação de baterias porque neste caso usam uma tensão de cerca de 18V.

Estas baterias não necessitam de nenhuma alteração na scooter para serem instaladas. No entanto recomendo testarem com um voltímetro qual é a tensão de carregamento que dá a vossa montada.
Põem o motor a trabalhar, ligam o voltímetro à bateria e dêem uns golpes de acelerador.
A tensão tem de ser entre os 14V e 15V

A capacidade destas baterias é um tema polémico e complexo: a fórmula usada para baterias de chumbo/ácido não serve para estas por isso alguns fabricantes usam o valor "equivalente".
No meu caso, a que meti na Xmax 'e de 5Ah, a de chumbo era de 9Ah.
No entanto, nas baterias de chumbo apenas se consegue usar cerca de 40% da carga total antes da tensão cair e nas de lítio consegue-se usar 80% por isso, mesmo com menos capacidade teórica esta bateria de lítio fica a ganhar.

Para já fico por aqui, vêm mais uns posts a caminho com Pin Ups, fotos e teste de longa duração.
Entretanto continuo maravilhado com o poder de arranque desta nova bateria nas motas onde fiz o upgrade.
Se estão a pensar trocar de bateria, esta parece-me uma excelente opção.
Muito menos peso, melhor arranque.

Ah! O preço??  €42 entregue em casa!



gostei da tua exposição sobre a bateria

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #20 em: 04 de Dezembro de 2017, 16:16 »
Hoje de madrugada ia para colocar a bateria a trabalhar e dava sinal mas nada, lá tive de levar o boguinhas da maria.

Cheguei do trabalho, tentei outra vez a julgar que podia ser do frio mas nada, ou seja ela dá sinal no start mas a bateria desce aos 11,4vol e não tem força, tirei a bateria e abri a capa e para meu espanto as placas algumas não estão cobertas com o acido o que devia estar.

Alguem sabe onde posso comprar o acido sulfúrico 37% sou da zona de Odivelas?

Já tentei fazer uma pesquisa no google mas só me aparece disponível em Espanha.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #21 em: 04 de Dezembro de 2017, 17:20 »
Numa drogaria nao têm? Tipo Leroy?
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do ácido-chumbo: Baterias de lítio
« Responder #22 em: 05 de Dezembro de 2017, 19:27 »
Bem acrescentei agua destilada, dei uma carga fui colacar no sitio dei ao star e pegou logo.

Agora fiz o teste do consumo da bateria com a mota desligada e o cabo negativo desligado, e no multímetro aparece 00.04A  isto não é muito ou é normal?

Tentei pesquisar online o consuma das SYM 125i GTS mas não aparece essa informação, alguém com mais conhecimentos pode me dizer qual o consumo que devia ter?