Autor Tópico: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?  (Lida 17908 vezes)

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #25 em: 11 de Outubro de 2015, 18:44 »
No outro dia ía atrás de uma DT a 160km/h em frente ao Ikea Loures A8, mas o que me impressionou foi as recuperações da mesma, acima dos 140... anda bem >:D
eu sou fã de scooters _pol_ mas se andares muito em vias rápidas não há nada como uma moto...

pjmartinho

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #26 em: 11 de Outubro de 2015, 19:12 »
Efectivamente, entre a realidade e aquilo que é apresentado pelo velocímetro, vai uma grande distância...em alguns casos (não direi se propositadamente ou por falta de acuidade do equipamento) chega a ser absurda, com diferenças que rondam os 20km/h a rolar simplesmente nos 130-140km/h.

Esta diferença é obrigatória. Se se pretender legalizar pneus de dimensões diferentes em qualquer veiculo, ou o fabricante passa a declaração de que o veículo pode também usar pneus de outras dimensões, ou o veículo tem de ir a uma inspeção especial onde são aprovadas/reprovadas as alterações das caracteristicas dos mesmos. Estes centros de inspecção são uma raridade no nosso país... há 2 ou 3 no país todo (um em Santarém, um outro lá para cima ao pé do Porto e o terceiro não me lembro onde fica).

Esta inspeção é muito comum nos jipes, onde agora existe a moda de montar pneus gigantescos nos mesmos e para os quais as marcas não passam nenhuma declaração de conformidade pelo que, quem quiser averbar esses pneus no seu jipe, tem de ir fazer uma inspeção dessas e, é obrigatório que o velocimetro marque mais velocidade do que a velocidade real - nem que para isso se tenha de alterar o sistema de medição de velocidade e conta kms, usando carretos diferentes - senão não aprovam a alteração.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #27 em: 11 de Outubro de 2015, 19:27 »
Repara que eu não disse que não tenham de marcar mais...na realidade é mais do que consensual essa existência de um diferencial entre o real e o lido, situação que não é de ontem ou de hoje. Aliás, este tema já tem tópico próprio no CPM!!

A questão está precisamente na diferença desse desfasamento, de modelos para modelos.

Tenho uma opinião muito cimentada quanto à questão das velocidades obtidas e sou um verdadeiro descrente daquilo que apresentam os velocímetros dos motociclos.

Uma diferença de 5-6% considero-a perfeitamente tolerável e se não me engano é essa a base dos construtores...mais que isso é estar a levar o desfasamento para a velha história do pescador que consegue sempre peixes maiores do que são na realidade...


cgomes

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #28 em: 11 de Outubro de 2015, 21:49 »
Bom . . .  que dizer.
Fazer abordagens aos kms/h que as sccoters dão é, na minha opinião, uma questão que só tem a ver com a "vaidade" de cada um.
Afinal há os limites de velocidade, os limites da prudência, etc., etc.. Queremos, com as nossas scooters, satisfazer as nossas mais prementes necessidades e acessóriamente dar umas voltas "pelo campo"? Então porquê a preocupação da velocidade? Queremos ter o gozo de fazer parte da paisagem ou de passar por ela a 160 km/h? Será que só temos rebates de consciência quando, por infortúnio, um companheiro nosso morre na estrada?
Não pretendo pregar moral a quem quer que seja e como verificam nem menciono as "motos" pois tenho para mim que este é um Fórum de scooters.
Passem bem e divirtam-se com o que têm na certeza que que tudo farão para chegarem ao vosso destino sem percalços. :)
« Última modificação: 11 de Outubro de 2015, 21:51 por cgomes »

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #29 em: 12 de Outubro de 2015, 11:53 »
Pois, mas o limite de velocidade em AE é de 120 km/h, embora até aos 140 km/h não existam consequências. Se tens uma scooter 300 (teoricamente chega aos 135 em plano) que com vento desfavorável, pendura e bagagem e uma subida (como a A1 a seguir à área de serviço de Santarém) não passa dos 100 km/h, então para mim não é segura nem polivalente.

Um Fiat Uno 45S chega teoricamente aos 145km/h, mas não é seguro em ultrapassagens nem em viagens carregado com vento desfavorável.

As mortes na AE não se devem à circulação a 120 km/h de motociclos.

Tenta pedir emprestado um Uno 45 ou um Panda 750, enche a bagageira e convida  4 amigos para irem dar um passeio. Tenta ultrapassar um pesado numa subida de montanha.

Vais mudar de opinião rapidamente. Fica óbvio que não se trata de "corridas" nem "vaidade". Trata-se de polivalência e segurança.

Poucos querem fazer corridas, e eu muito menos, mas pela tua perspectiva bastaria uma 50cc, porque é que tens uma 125 ?


Bom . . .  que dizer.
Fazer abordagens aos kms/h que as sccoters dão é, na minha opinião, uma questão que só tem a ver com a "vaidade" de cada um.
Afinal há os limites de velocidade, os limites da prudência, etc., etc.. Queremos, com as nossas scooters, satisfazer as nossas mais prementes necessidades e acessóriamente dar umas voltas "pelo campo"? Então porquê a preocupação da velocidade? Queremos ter o gozo de fazer parte da paisagem ou de passar por ela a 160 km/h? Será que só temos rebates de consciência quando, por infortúnio, um companheiro nosso morre na estrada?
Não pretendo pregar moral a quem quer que seja e como verificam nem menciono as "motos" pois tenho para mim que este é um Fórum de scooters.
Passem bem e divirtam-se com o que têm na certeza que que tudo farão para chegarem ao vosso destino sem percalços. :)
« Última modificação: 12 de Outubro de 2015, 12:00 por pedroareias »

Rodrigues

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #30 em: 12 de Outubro de 2015, 13:53 »
Bom . . .  que dizer.
Fazer abordagens aos kms/h que as sccoters dão é, na minha opinião, uma questão que só tem a ver com a "vaidade" de cada um.
Afinal há os limites de velocidade, os limites da prudência, etc., etc.. Queremos, com as nossas scooters, satisfazer as nossas mais prementes necessidades e acessóriamente dar umas voltas "pelo campo"? Então porquê a preocupação da velocidade? Queremos ter o gozo de fazer parte da paisagem ou de passar por ela a 160 km/h? Será que só temos rebates de consciência quando, por infortúnio, um companheiro nosso morre na estrada?
Não pretendo pregar moral a quem quer que seja e como verificam nem menciono as "motos" pois tenho para mim que este é um Fórum de scooters.
Passem bem e divirtam-se com o que têm na certeza que que tudo farão para chegarem ao vosso destino sem percalços. :)

Já me sinto deslocado  _pensador_

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #31 em: 12 de Outubro de 2015, 14:47 »
Já me sinto deslocado  _pensador_
Pensava que isto era um forum de amantes de motas...
Já tive scooter, depois mota, novamente scooter e agora mota outra vez...onde é que está o problema? Ando á procura da satifação e neste momento a NC é a que melhor me satisfaz, mas isso não quer dizer que não goste de scooters...

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #32 em: 12 de Outubro de 2015, 17:00 »
Acho que entenderam o cgomes porque realmente isto é um fórum de scooters caso contrário não tinha o nome que tem...Acho que com isso não significa que se sintam deslocados porque pelo que me pareceu até agora há liberdade para qualquer um participar independentemente do veículo que possuam (mesmo que andem a pé). Eu por exemplo estou inscrito no fórum cbr500r e não tenho nenhuma nem nunca tive mas gosto de partilhar as minhas opiniões com motociclistas de todo o mundo sobre um modelo que muito aprecio. Também entendo o companheiro cgomes quando se refere às velocidades porque quem anda na estrada diariamente e faz contas à vida nos gastos de combustível, não quer saber minimamente se a scooter dá 160kmh ou 140kmh, o que quer fazer é respeitar as leis da estrada para evitar multas e chegar a casa vivo.   

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #33 em: 12 de Outubro de 2015, 18:13 »
O mais maravilhoso do mundo das scooters é que existem modelos para quase todas as escolhas: rápidos, lentos, seguros, confortáveis, excitantes, bonitos, etc.
Basta perder algum tempo nestes fórum e saímos daqui com informação para poder escolher melhor ( assim a carteira o permita)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Bruschy4

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #34 em: 14 de Outubro de 2015, 15:10 »
E já está! Fui ontem à Honda e está comprada a NC750X DCT cinzenta!
Agora é esperar que chegue e começar a andar! :)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #35 em: 14 de Outubro de 2015, 17:13 »
Nesse caso e agora que está escolhida, desejo-te as maiores felicidades.   _pol_ _pol_ _pol_

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #36 em: 14 de Outubro de 2015, 18:27 »
Ei pá mas se foi a versão com DCT sempre foi uma scooter que compraste!  _careta_ _careta_ _careta Essa moto da Honda vende que é uma coisa louca! Muitos dizem que não anda, que é cara para a potência que tem mas a verdade é que continua a vender que se farta não apenas cá como noutras partes do mundo. Parabéns pela compra e que sejas muito feliz aos comandos da máquina!

raphha

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #37 em: 14 de Outubro de 2015, 18:39 »
E já está! Fui ontem à Honda e está comprada a NC750X DCT cinzenta!
Agora é esperar que chegue e começar a andar! :)

Afinal sempre foi a minha opinião que seguiste!!  _lool_  _lol_

Mais um DB para seguir atentamente!! Boa sorte com a montada!!!   _convivio_ _convivio_ _convivio_

Offline artman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 131
  • Localidade: Almada
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC750XD
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #38 em: 14 de Outubro de 2015, 19:54 »
E já está! Fui ontem à Honda e está comprada a NC750X DCT cinzenta!
Agora é esperar que chegue e começar a andar! :)

Tu compraste ontem e eu comprei antes de ontem...Só que a minha vai ser branca.  Passo de uma Downtown 125i branca para uma NC750x DCT branca...

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Kymco Downtown 125i: 16/08/2013: 4040Km > 20700Km
Honda Nc750x: 22/10/2015: 0 km

Spritmonitor.de" border="0

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #39 em: 14 de Outubro de 2015, 20:25 »
Dct só vi no stand e gostei ,deve ser interessante.
Boa sorte e felicidades

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

cgomes

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #40 em: 21 de Outubro de 2015, 15:03 »
Bom . . .  que dizer.
Fazer abordagens aos kms/h que as sccoters dão é, na minha opinião, uma questão que só tem a ver com a "vaidade" de cada um.
Afinal há os limites de velocidade, os limites da prudência, etc., etc.. Queremos, com as nossas scooters, satisfazer as nossas mais prementes necessidades e acessóriamente dar umas voltas "pelo campo"? Então porquê a preocupação da velocidade? Queremos ter o gozo de fazer parte da paisagem ou de passar por ela a 160 km/h? Será que só temos rebates de consciência quando, por infortúnio, um companheiro nosso morre na estrada?
Não pretendo pregar moral a quem quer que seja e como verificam nem menciono as "motos" pois tenho para mim que este é um Fórum de scooters.
Passem bem e divirtam-se com o que têm na certeza que que tudo farão para chegarem ao vosso destino sem percalços. :)

Desculpem.
Não pretendi ferir sensibilidades. Quando refiro "vaidades" quero significar que cada um de nós terá certamente "orgulho saudável" na sua escolha.
Quanto ao pormenor "motos" confesso que é uma pequena provocação, mas está muito longe da minha forma de estar na vida ser selectivo em relação às escolhas de cada pessoa. Parece-me saudável saber conviver com as diferenças de opinião e eu não fiz nenhum apelo à exclusão pelo que ninguém tem que se sentir excluído.
Reitero as minhas desculpas.
Feliz Natal  scooter_