Autor Tópico: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?  (Lida 17950 vezes)

Bruschy4

  • Visitante
Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« em: 08 de Outubro de 2015, 23:53 »
Olá a todos.
Depois de ter decidido tirar a carta depois de um ano e meio a andar de pcx, estava indeciso que Mota haveria de comprar. Estava na dúvida entre duas. Nc750x ou a Íntegra. Optei pela Nc750x por várias razoes. Pelo preço, pela falta de espaço da Íntegra e pela posição de conducao da íntegra que me deixa pouco espaço uma vez que sou muito alto.
Estou agora a espera que a Nc750x chegue às minhas mãos!
Mas agora estava a ler uma revistas espanholas de maxiscooters e estive a ver as prestações de algumas. E houve umas que me chamaram a atenção, nomeadamente a kymco superdink 300i. Custa apenas 4000€, da 146kmh de vel máxima e tem espaço para dois capacetes integrais.
E fiquei a pensar. Será que vale a pena gastar 8000€ na Nc750x? Não penso andar muitas vezes a mais de 146kmh, penso que a nível de conforto não sera melhor e só tem espaço para um capacete.
Qual a vossa opinião?

Marco46

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #1 em: 09 de Outubro de 2015, 11:01 »

Se o comparativo fosse entre duas motos, seria mais facil. Agora duas opçoes distintas é complicado.

Tens de ver que sao dois conceitos muitos diferentes, embor a Moto seja a escolha mais racional, pelas opçoes futuras (viagens, longas estiradas).

A Maxi para o dia a dia é a escolha mais racional, por todos os demais motivos ja aqui referidos. Mas depois ao fds queres pegar e ires fazer uma viagem, e ai é que vais notar as limitaçoes.

Ha uma coisa que me faz confusao: Tirarem a carta e porem-se a conduzir Scooters  _pensador_



boas escolhas companheiro  _palmas_

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #2 em: 09 de Outubro de 2015, 12:48 »
Se o comparativo fosse entre duas motos, seria mais facil. Agora duas opçoes distintas é complicado.

Tens de ver que sao dois conceitos muitos diferentes, embor a Moto seja a escolha mais racional, pelas opçoes futuras (viagens, longas estiradas).

A Maxi para o dia a dia é a escolha mais racional, por todos os demais motivos ja aqui referidos. Mas depois ao fds queres pegar e ires fazer uma viagem, e ai é que vais notar as limitaçoes.

Ha uma coisa que me faz confusao: Tirarem a carta e porem-se a conduzir Scooters  _pensador_



boas escolhas companheiro  _palmas_


Mas qual é o problema de tirar a carta e continuar nas scooters? Se for uma mota com caixa automática já não há problema? Quanto à questão do Bruschy4 acho que a escolha depende do gosto pessoal e da importância que cada um dá ao fator "racional". Se o veículo for para usar todos os dias debaixo de todas as condições atmosféricas não duvido que a escolha mais económica e eficaz é uma scooter (facilidade de uso, baixa manutenção na maioria dos casos, não temos corrente para olear e limpar (acredita que custa tempo e dinheiro semanalmente), não levamos com os salpicos da água da estrada nas botas, etc). Quem prefere um comportamento mais dinâmico, mais emotivo e fazer "melhor figura" nos encontros motards então deve escolher a moto. Não esqueças que a diferença de preço entre a mota que vais ter e uma scooter 300\400 é quase o dobro! Se vale a pena ou não só tu podes dizer porque nem todos valorizamos o mesmo nem da mesma forma...

madds

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #3 em: 09 de Outubro de 2015, 13:30 »
Mencionas o espaço como desvantagem na honda nc. Eu prefiro o conceito scooter pelas vantagens implícitas: Espaço de arrumação e protecção aerodinâmica do condutor.

São conceitos diferentes e com utilizações diferentes.

Para mim é scooter sem sombra de duvida (nesta fase da minha vida). Mas também posso acrescentar que pelo design e estilo escolhia a honda nc. :) É linda!

Ninguém aqui te vai conseguir dar uma resposta 100% certa porque isto não passa de uma questão de gosto pessoal.

caramelo

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #4 em: 09 de Outubro de 2015, 14:09 »
Ha uma coisa que me faz confusao: Tirarem a carta e porem-se a conduzir Scooters 
Pois é que em PT é preciso tirar a carta porque a lei assim o exige...
Há partida quem conduz uma scooter 125cc também deveria poder conduzir outras cilindradas superiores, mas isto tem muito que se lhe diga  _Rolley_


Se o comparativo fosse entre duas motos, seria mais facil. Agora duas opçoes distintas é complicado.

Tens de ver que sao dois conceitos muitos diferentes, embor a Moto seja a escolha mais racional, pelas opçoes futuras (viagens, longas estiradas).

A Maxi para o dia a dia é a escolha mais racional, por todos os demais motivos ja aqui referidos. Mas depois ao fds queres pegar e ires fazer uma viagem, e ai é que vais notar as limitaçoes.

Ha uma coisa que me faz confusao: Tirarem a carta e porem-se a conduzir Scooters  _pensador_



boas escolhas companheiro  _palmas_

El_Bento

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #5 em: 09 de Outubro de 2015, 14:19 »
Cada um dos estilos - mota e scooter - tem vantagens e desvantagens, decorrentes não só do próprio conceito mas também do gosto e necessidades de cada um.

O que eu não concordo é com o conceito de que tirar a carta implica obrigatoriamente a transposição apenas para "mota a sério"! Não é só uma questão de gosto, mas também de necessidade racional de cada uma, até porque há motas e motas, e scooters e scooters...

Eu pessoalmente, quando tirar a carta provavelmente vou manter-me nas maxiscooters! Porquê? Porque durante a semana utilizo todos os dias no percurso casa-trabalho-casa e outros pequenos percursos, e ao fim-de-semana nem sempre tenho disponibilidade para passeios maiores (família c/ 2 piolhos...).
Se gostava de ter uma NC ou Versys? Claro! Uma MT-07 ou Kawa Z300? Claro!! Uma Integra? Claro!! E por aí fora... Mas sei que apesar de gostar muito de andar, a utilização que lhe vou (posso) dar aponta racionalmente para uma maxi, seja 300, 400 ou 500 cc...

Resumindo, gostos e necessidades são como a *#$&"... cada um tem a sua...

 _convivio_

Bruschy4

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #6 em: 09 de Outubro de 2015, 14:43 »
Obrigado a todos pelos conselhos.
Digo-vos então o seguinte:
Eu faço todos os dias cerca de 70km em via rápida e pretendo aos fins-de-semana fazer passeios grandes (300 a 500km).
Uma scooter 300cc ou 400cc serve para isto? Se dá 146km/h velocidade máxima presumo que sim...
O que acham?

marzvolta

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #7 em: 09 de Outubro de 2015, 15:14 »
Não te limites apenas à velocidade máxima.

A escolha de mota é uma coisa muito irracional.

Eu também sou encartado à sensivelmente um mês, começei a andar de scooter em Maio, ando a ver motas, porque quero mais...nao é o conforto que a scooter me dá que me vai impedir de comprar uma "mota a sério". é o gozo que vou retirar e o sorriso que me vai por na cara em poder fazer aquela ultrapassagem que não consigo fazer atualmente. na diversão que vou ter a curvar, a possibilidade de poder fazer um passeio mais longo, etc...

isto é a minha opinião claro!

madds

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #8 em: 09 de Outubro de 2015, 15:21 »
A velocidade que te interessa mais é mesmo a velocidade de cruzeiro. A mota até pode dar 146 de topo, mas vais fazer viagens a uma velocidade cruzeiro inferior, que é onde o motor se sente à vontade.
Não é recomendável andar sempre no máximo das rotações. Grande parte das motas com 300/400cc faz velocidades de cruzeiro entre os 110kms/h e 130kms/h.
Quanto mais alta a cilindrada menor o esforço para andar à mesma velocidade (e vai-se notar tambem nos consumos e desgaste).
 Todas as motas vão chegar ao mesmo destino, umas antes do que outras. Se pretendes fazer passeios com pernoita a meu ver o ideal é uma maxi pela capacidade de carga.

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #9 em: 09 de Outubro de 2015, 15:22 »
Claro que dá. Se até com as 125 dá. Claro que com as 125 não é a mesma coisa... Uma maxi 300/400 tem bastante conforto para viagens longas, mais que muitas motas, e basta passar por alguns DB de companheiros que fizeram a troca para se confirmar isso mesmo. A isto juntas a proteção aerodinâmica e a capacidade de carga da maioria das maxis e tens um compromisso difícil de superar.

No meu caso pessoal o coração ditaria uma intruder ou uma shadow. Se a carteira permitisse seria isso mais uma pequena scooter para o dia a dia. Como não dá, uma maxi com mais alguns cv será sem dúvida a minha opção

tparracho

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #10 em: 09 de Outubro de 2015, 15:28 »
Bruschy, há uma coisa que não percebi bem. Já tens a NC encomendada?

Em caso afirmativo, já não podes fazer grande coisa quanto a isso (julgo eu).

Mas se a dúvida te atormenta, vai experimentar umas quantas scooters de 300cc / 400cc e até mais e compara-as com a NC e outras motas.

Tu lá saberás o que mais valorizas.

Eu por exemplo passei de scooter para mota. Perdi espaço de carga? Não, porque uso uma topcase de 52l. Mas na scooter também já usava topcase, só não era tão grande.

Na minha opinião, a mota dá-te outro feeling de condução, absorve melhor as imperfeições das estradas. Mas por outro lado, perdi conforto aerodinamico e quando andas no meiode trânsito caótico, andar a por mudanças pode ser cansativo.

Basicamente, não há uma solução perfeita. Tens é que saber o que mais valorizas.

Eu tenho quase a certeza que um dia ainda vou voltar às maxis, mas para já estou contente com a minha NC.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2015, 15:29 por tparracho »

Bruschy4

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #11 em: 09 de Outubro de 2015, 15:48 »
tparracho, ainda não está encomendada. Fiquei de ir á Honda na segunda feira para avaliarem a minha pcx e ver se tratava de encomedar a nc750x. Mas parece que quanto mais leio e vejo as opiniões, com mais duvidas fico.
Em relação a pôr mudanças no meio do transito não seria problema uma vez que teria a nova caixa da nc, a DCT.
Uma vez que passaste de maxi para a NC diz-me o que farias na minha posição.
Faço casa-trabalho-casa todos os dias pela marginal de Cascais-Lisboa. São cerca de 65km diários. E quero aos fins-de-semana fazer viagens de 400/500km com passageiro.
Vi por exemplo que a Kymco downtown 300iabs faz facilmente a velocidade de cruzeiro de 140km/h. Esta mota servia para aquilo que pretendo?

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #12 em: 09 de Outubro de 2015, 16:09 »
tparracho, ainda não está encomendada. Fiquei de ir á Honda na segunda feira para avaliarem a minha pcx e ver se tratava de encomedar a nc750x. Mas parece que quanto mais leio e vejo as opiniões, com mais duvidas fico.
Em relação a pôr mudanças no meio do transito não seria problema uma vez que teria a nova caixa da nc, a DCT.
Uma vez que passaste de maxi para a NC diz-me o que farias na minha posição.
Faço casa-trabalho-casa todos os dias pela marginal de Cascais-Lisboa. São cerca de 65km diários. E quero aos fins-de-semana fazer viagens de 400/500km com passageiro.
Vi por exemplo que a Kymco downtown 300iabs faz facilmente a velocidade de cruzeiro de 140km/h. Esta mota servia para aquilo que pretendo?

Não faz não essas velocidades de cruzeiro, pelo menos não reais! A downtown 300 tal como todas as motos a rondarem os 30cv fazem velocidades de cruzeiro na ordem dos 120kmh e tudo o que for acima é desgaste desnecessário do motor. Com motos de 50cv ou mais já podes ir sim em velocidades de cruzeiro na ordem dos 140kmh e com força para puxar de forma mais ou menos linear até aos 160kmh com máximos de 180. Eu pessoalmente quer ande na scooter ou na moto vou nos 120kmh na autoestrada ou até menos porque não vejo necessidade de mais (mas isso sou eu!). Se tens dinheiro para a nc750x compra e mesmo que depois te venhas a arrepender não perdes tanto na revenda como noutras motos porque ela desvaloriza pouco. É verdade, fizeste pelo menos test-drive?

tparracho

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #13 em: 09 de Outubro de 2015, 16:33 »
Bruschy, testa as duas antes de decidires (ou até mais se for preciso).

É a melhor forma de tirares as dúvidas.

Pede especificamente para fazer assim um teste mais prolongado, para poderes sentir o conforto de cada uma, o feeling de condução, etc.

Se te impuserem testes de 15m, vai a outro lado. Para testares a NC com mais à vontade tens a Motodiana em Évora. Já para a Kymco, não te sei dizer, mas talvez a Lismotor.

raphha

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #14 em: 09 de Outubro de 2015, 16:34 »

Eu tenho quase a certeza que um dia ainda vou voltar às maxis, mas para já estou contente com a minha NC.

Nesse dia eu compro-te a NC  _lol_

tparracho

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #15 em: 09 de Outubro de 2015, 16:51 »
Nesse dia eu compro-te a NC  _lol_

 _lol_

Olha que eu faço muitos quilómetros por ano, neste momento já leva mais de 20.000 e ainda só fez um aninho  _careta_

fvillav

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #16 em: 09 de Outubro de 2015, 17:36 »
Penso que os companheiros já disseram o mais importante, testar as opções antes de decidir.

Eu recentemente troquei minha Majesty 400, de que gostava imenso principalmente pela arrumação e praticidade, por uma MT-09 Tracer. Perdi espaço de arrumação e alguma proteção aerodinâmica. Ganhei uma ciclística brutal capaz de proporcionar passeios longos com conforto.

A escolha foi mais emocional do que racional, lá está. Faço diariamente 30km entre 2ª circular e IC19 e alguns passeios longos nos finais de semana. Fazia isso com a Majesty, mas agora faço com muito mais diversão  _lool_ e chego menos cansado ao fim do passeio.




Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4349
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #17 em: 09 de Outubro de 2015, 20:35 »
Bem são coisas diferentes,eu a um ano tb saí de uma scooter e tenho uma moto,esta é mais divertida e nunca cansa,bem melhor para ultrapassar,já a scooter é bem mais prática no trânsito e no dia a dia,leva sempre mais qualquer coisa.
Se eu pudesse tinha uma de cada...
Cabe a cada Um ver a utilização que lhe vai dar ,experimentar e ver o que gosta mais

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

pjmartinho

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #18 em: 09 de Outubro de 2015, 20:43 »
A Downtown 300i é igual à 125i exceptuando, naturalmente, o motor e o facto de ter ABS de série, enquanto a 125i não tem (só como extra). Agora, espaço de arrumação debaixo do banco é bom, mas cuidado com a publicidade de que cabem 2 capacetes integrais debaixo do banco. Só cabem 2 integrais se o que ficar na frente for um capacete "liso", e por "liso", quero dizer sem arestas, sem deflectores de ventos, sem aberturas para entrar o ar (e respectivas "tampas"), etc etc.

Eu tenho um Caberg Duke que cabe bem no lugar de trás da bagageira, mas não consigo colocar o capacete do meu filho que é um LS2 F352 Junior no lugar da frente da bagageira pois o capacete tem uma forma que faz um ligeiro bico na parte de trás e isso, é o suficiente para não se conseguir fechar o banco.

Agora cabe perfeitamente um capacete integral, ou modular, atrás e um jet na parte da frente.

Quanto à parte ciclistica da questão, há por aqui pessoas mais bem informadas do que eu para opinar.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #19 em: 09 de Outubro de 2015, 21:50 »
Para mim valeu a pena por uma razão muito simples, sempre gostei mais de motas de caixa, portanto foi uma questão de paixão, apenas isso, comprei a cb500x sem ter feito um teste drive, apenas por ter lido e ouvido quase tudo sobre ela.

Até agora ainda não me arrependi e também fiz viagens de dias inteiros de mais de 500 kms numa 125.

O que importa é que te sintas feliz de cada vez que pões o dedo no botão start.

Abraço

mepim

  • Visitante
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #20 em: 10 de Outubro de 2015, 12:23 »
Eu estive exatamente com a mesma dúvida, mota (MT-09 Tracer) ou Maximota (TMax)? O coração levava-me claramente para a Tracer, a razão para a TMax, faço cerca de 100kms por dia no meio de bastante trânsito, ando sempre com carga atrás e sou bastante comodista, aqui a TMax dá uma "tareia" na Tracer, não te preocupas com mudanças, tens protecção aerodinâmica, conforto e espaço de arrumação debaixo do banco.

Ao fim de semana também adorava fazer umas vadiagens mas tenho dois pirralhos em casa então essas vadiagens são feitas de enlatado.

Resumindo, acho as Maxiscooters (ou Maximotas como Integra e TMax) uma escolha para quem faz muitos kms em trabalho mais acertada, as Motas a sério são sem dúvida mais divertidas mas falta-lhes aquilo que mencionei em cima, embora a NC com DCT resolva o problema das mudanças.

Como já mencionei noutros tópicos para mim tinha as duas e usava de acordo com a vontade :)

Agora só mais um acrescento, não compares NC com Maxis de 300cc porque não tem nada a ver


Sent from my iPhone using Tapatalk

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 664
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #21 em: 11 de Outubro de 2015, 01:05 »
Olá a todos.
Depois de ter decidido tirar a carta depois de um ano e meio a andar de pcx, estava indeciso que Mota haveria de comprar. Estava na dúvida entre duas. Nc750x ou a Íntegra. Optei pela Nc750x por várias razoes. Pelo preço, pela falta de espaço da Íntegra e pela posição de conducao da íntegra que me deixa pouco espaço uma vez que sou muito alto.
Estou agora a espera que a Nc750x chegue às minhas mãos!
Mas agora estava a ler uma revistas espanholas de maxiscooters e estive a ver as prestações de algumas. E houve umas que me chamaram a atenção, nomeadamente a kymco superdink 300i. Custa apenas 4000€, da 146kmh de vel máxima e tem espaço para dois capacetes integrais.
E fiquei a pensar. Será que vale a pena gastar 8000€ na Nc750x? Não penso andar muitas vezes a mais de 146kmh, penso que a nível de conforto não sera melhor e só tem espaço para um capacete.
Qual a vossa opinião?
Não dá só 146 Km;dá um pouco mais! Bate quase,quase nos 160.  _Rolley_ _Rolley_ _lool_ _lool_
« Última modificação: 11 de Outubro de 2015, 01:07 por Xquim »
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #22 em: 11 de Outubro de 2015, 06:24 »
Segundo o grande trabalho efectuado pelo Sapiens a Kymco Downtown 300i chega aos 135 km/h. O site Alemão da Kymco indicava 130 km/h e sabemos que na Alemanha têm de assegurar de que é verdade.

Scooter_ Kymco DownTown 300i (2010) – 0-100m: 7,6seg / Vel. Máxima Real: 135Km/h

Podem confirmar aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,22317.0.html.

O que aparece no mostrador é outra questão. Quer o meu carro quer a minha moto indicam bastante mais do que a realidade GPS.

A questão não é propriamente secundária por causa das ultrapassagens em AE, especialmente em subidas. Se for a diferença entre 170 e 185, aí seria irrelevante. Mas a subir esses 135 passam rapidamente a 115 e fica-se numa situação de impasse em AE.

Já a partir dos 400cc as scooters começam realmente a ser polivalentes.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2015, 06:27 por pedroareias »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #23 em: 11 de Outubro de 2015, 11:19 »
Efectivamente, entre a realidade e aquilo que é apresentado pelo velocímetro, vai uma grande distância...em alguns casos (não direi se propositadamente ou por falta de acuidade do equipamento) chega a ser absurda, com diferenças que rondam os 20km/h a rolar simplesmente nos 130-140km/h.

Não é um exclusivo da marca A, B ou C...se bem que pela listagem acima indicada no link, se percebe que existem alguns desfasamentos maiores que outros. Isto a avaliar também pelo que os próprios proprietários dos vários modelos dizem conseguir...

Mas pronto...isto é desviar bastante do tema do tópico.

Quanto a mim e agora reportando-me mesmo ao tema, não é comparável a NC750X e a DownTown 300.  São tão diferentes, que a comparação seria arranjar à força pontos de confluência que justificassem uma ou outra.

Na minha opinião e de forma muito resumida, tudo depende daquilo que se pretende dos veículos  em causa, do tipo de mobilidade. São suficientemente diferentes e cada um tem bons argumentos para o pretendido.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Vale a pena uma mota em vez de uma scooter?
« Responder #24 em: 11 de Outubro de 2015, 12:25 »
Na minha opinião devemos escolher a montada consoante nosso programa. Nem todos nós precisamos de andar com portáteis, ou transportar sacos de cebolas :-D
Talvez a scooter tenha mais vantagens no lado prático, proteção, conforto, espaço carga, facilidade e a mota um lado mais emocional. Mas cada um vê as coisa à sua maneira e é assim mesmo que deve ser.
Quem não achar um compromisso entre estas duas vertentes pode sempre ter as duas opções.

Quanto ao erro de velocímetro sofremos disso em todos os modelos, uns mais que outros e, mesmo com o mesmo modelo poderá haver alguma diferença. Acho que marcar 150km e na realidade fazer 135km é uma enorme diferença e um abuso dos construtores, por ex.

O que geralmente não se repara é no erro do conta-kilometros, um erro de 2% são 2kms em cada 100km o que é uma forma fácil de diminuir artificialmente o fator consumo.

Temos de conviver com todos estes fatores e não fazer disto um drama nem !imitar as nossas escolhas por isso.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida