Autor Tópico: Ajuda e Conselhos para um Rookie  (Lida 19775 vezes)

rcsf

  • Visitante
Ajuda e Conselhos para um Rookie
« em: 08 de Outubro de 2015, 11:51 »
Bom dia
Neste momento tenho 2 carros (Mitsubishi Lancer Sportback e Colt) mas também tenho 2 filhos e ordenado a mingar. Pelo que estamos a pensar entrar no mundo nas scooters para o dia a dia e o carro para levar os putos e passeios nas folgas. No entanto, tanto eu como a minha esposa nunca conduzimos scooters e a última vez que andamos de mota foi no tempo das FAMEL com os nossos pais. Pelo que somos totalmente rookies. Por causa dos miudos temos horarios desfazados (o carro do dia a dia faz 20000km e o outro não chega aos 10000km) por isso a scooter seria para essencialmente para poupar dinheiro porque as outras vantagens não se aplicam, tenho estacionamento em ambos os empregos. Como utilizamos muitas vezes a VCI, acho importante ser que ser uma 125cc.

Dúvidas: Nem sequer sabemos como funciona, acelerar e travar e outros pormenores de condução, para o equilibrio acho que não há problema pois andamos os 2 de bicicleta, por isso há é que andar devagar e ir ganhando experiencia.
Seguro só contra terceiros, verdade?
Revisões mais vezes mas mais baratas?
Acho que preciso de comprar material para além do capacete obrigatório, luvas e um casaco decente para chuva miudinha e prevenir baixa por quedas.
Outro dúvida: não fazemos ideia do que é assento muito alto ou não. As nossas medidas são; 1.73m 85kg e 1.59m 65kg.
Tendo em conta isso, a minha ideia iniciar era ir para uma PCX nova, no entanto se calhar será melhor arranjar uma 50cc barata, 250€+/-, para treinarmos e no próximo ano passamos então para a PCX.
(Falei em novo porque pela experiencia que tenho dos carros novo é novo e uma PCX nova 2750 e não conpensa para poupar 1500€ comprar uma com 4 anos ou parcecido).

Obrigado por todos os contributos na ajuda das indecisões

tparracho

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #1 em: 08 de Outubro de 2015, 12:11 »
Companheiro, vou tentar sintetizar os valores para que possas fazer a devida análise se poupas ou não.

As 125, por norma gastam entre os 2l/100km e os 3l/100km. Depende de vários factores, como por exemplo as acelerações, o tipo de trajecto que percorres, etc.

O IUC é de 5€ e alguns cêntimos (é normal que vá aumentando uns pós de ano para ano).

O seguro contra terceiros normalmente situa-se entre os 80 e os 100€. Vai depender da seguradora, do teu historial, etc. Existem seguros contra todos os riscos, mas por ser um motociclo, estes costumam ser muito caros (a rondar os 400€, embora haja alguns companheiros que conseguiram valores melhores).

Em equipamento razoável, podes contar com cerca de 150€ para capacete, 100€ para blusão, 30 ou 40€ para luvas e os indispensáveis impermeáveis (calças e casaco que deverá ser um ou dois tamanhas acima do teu para vestires por cima do casaco da mota). Os impermeáveis podes comprar numa decathlon que ficam mais em conta.

Relativamente à falta de experiência, de facto é aconselhável pelo menos ambientares-te a andar de mota antes de te aventurares. Há por aqui vários companheiros que simplesmente compraram e ao levarem a scooter do stand para casa essa foi logo a grande aventura (eu incluo-me nesse lote), mas se ouvires a razão, é aconselhável primeiro experimentares dar umas voltas numa emprestada ou até mesmo nas scooters de teste dos stands de preferência em locais pouco movimentados para conheceres as funcionalidades base de acelerador/travão e curvar.

Isto é muito mais simples do que pode parecer, e se já andas de bicicleta, pelo menos o equilíbrio é algo que já tens. O peso da mota, deixa de ser importante assim que a mesma estiver em movimento, no entanto, se tentares curvar a muito baixa velocidade, aí o peso é prejudicial, pelo que é importante treinares as curvas.

Em relação à altura do assento, para a tua altura, a PCX não apresenta nenhum problema. Já para a altura da tua esposa, é provável que ela necessite de se sentar à ponta do banco para conseguir chegar com os pés ao chão.

Espero ter ajudado.

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #2 em: 08 de Outubro de 2015, 12:22 »
Boas rcsf

Conduzir uma scooter 125 é muito fácil, claro que como em tudo existe um período de adaptação (conhecer o veiculo que se conduz).
As scooters são aceleras (mudanças automáticas). Travar também é simples, por norma uso os dois travões, a intensidade com que os pressiono vai depender muito da travagem que tiver que fazer.
O seguro contra terceiros, tens um parceiro do CPM, que o faz por cerca de 65 €. Seguro contra todos os riscos, ou terceiros + roubo, fica extremamente caro poderá ir dos 300 aos 400 €.
As scooters actuais tem consumos bastante baixos, após rodagem e 1ª revisão as 1000 km. As restantes revisões dependem da marca, poderão ser de 3000 em 3000 km, outras de 5000 em 5000 kms. Pela minha experiência, duas revisões que fiz, os valores não ultrapassaram os 40 €.

O equipamento será sempre necessário a aquisição de um capacete, um blusão e umas luvas (estes elementos são fundamentais)

A PCX é uma scooter muito ágil e fácil de conduzir, pelo que não vejo necessidade de adquirires uma 50 cc para treinar.

Tanto para a tua altura como da outra pessoa e PCX é perfeitamente ideal. Facilmente chegam ao chão.

É uma scooter muito estável, com uma boa resposta de travagem.

Podes encontrar aqui no forum vários tópicos sobre a PCX que contém todo o tipo de informação acerca dela.

Também fui em tempos rookie em scooters, sendo que já não andava de mota a cerca de 20 anos, comprei um KYMCO Downtown 125  (maxiscooter - pelas sua dimensões), que é bem maior que a PCX. Inicialmente tive algumas dificuldades, não conhecia bem a mota, não sabia até que ponto me poderia inclinar para curvar... devagarinho, com muito cuidado e atenção, fui desenvolvendo as minhas aptidões e reflexos.

Abraço
« Última modificação: 08 de Outubro de 2015, 12:26 por Nuno Robin »

tparracho

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #3 em: 08 de Outubro de 2015, 12:34 »
Pois, faltaram as revisões  _martelada_

Como o Nuno disse e bem, estas por norma são espaçadas da seguinte forma:

1ª - aos 1.000km (até esta quilometragem, é a rodagem, que convém ser feita com alguns cuidados)
2ª - depende da marca e modelo, mas por norma são aos 3000km, ou aos 5000km ou aos 6000km.
3ª e restantes são em intervalos regulares da quilometragem anterior.

Os preços variam do tipo de intervenção que seja necessária, por exemplo quando for necessário mudar a correia, que pode ser aos 20.000km (por norma), essa será uma revisão mais dispendiosa, devendo superar os 100€.

pmjgomes

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #4 em: 08 de Outubro de 2015, 12:37 »
Viva companheiro,

A minha história é parecida à tua, sem incluir ainda os filhos  ;D

Tinha dois carros e já estava complicado suportar os mesmos com os preços dos seguros, IUC's, combustível, revisões, etc.
Vendi um dos carros e fui fazer uns test drives em stands para sentir o feeling do que é andar de mota hoje em dia, pois como tu apenas o tinha feito há uns bons 20 anos atrás  :)
Testei a PCX, gostei do feeling da condução e achei que seria uma opção excelente para cidade e vias rápidas, mas para o caso de ter de ir para auto-estrada e para passar a ponte 25 de abril com pendura deixou-me inseguro.
Assim fui testar uma scooter de maior porte e andei na que acabei por adquirir, a Sym GTS Evo 125  _pol_

Devo dizer que estou contente com a opção, é muito confortável, dinâmica e para andar com pendura é excelente mesmo na travessia da ponte 25 de abril com aqueles ventos laterais horríveis - mais, é muito boa também para aprendizagem e adaptação do que é hoje em dia andar de mota.

A minha primeira viagem do stand para casa foi penosa, fui abordado pelo caminho por um companheiro que me alertou para acender os médios (ia com mínimos...) e isso fez-me logo sentir que este mundo é fantástico e muito diferente neste aspecto do mundo do automobilista - entreajuda  _palmas_

Depois, foi andar em parques de estacionamento praticamente vazios para apurar a técnica de controlo de velociade, equilíbrio, travagem, espaços, com e sem pendura e essencialmente ganhar um pouco mais de confiança.
A seguir fui-me atirando para zonas com trânsito moderado para sentir o que é partilhar a estrada com mais pessoas  8)

Hoje, depois de 300Km já andados (não é nada de especial, mas...) sinto que foi uma excelente opção para transporte no dia-a-dia para o percurso casa->trabalho sem chuva, pois ainda não me sinto confortável para conduzir nessas condições.

Espero que este testemunho te ajude, alguma pergunta que tenhas manda vir  _mau_

Abraço  _pt_

JViegas

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #5 em: 08 de Outubro de 2015, 12:40 »
Olá e bem vindo ao CPM

Da minha pequena experiência neste mundo das duas rodas (à cerca de 20 anos que não conduzia), também tinha um dilema parecido: ou comprava mais um carro ou uma mota/scooter.

Como tinha carta de condução optei por uma 300, no entanto uma 125 chega para aquilo que vocês pretendem: deslocações diárias, todo o ano e a dois.

Antes de indicar um modelo qualquer o que vos recomendo é experimentar, os modelos que mais vos apelam à vista ou à praticabilidade.

O test drive é fundamental para saber como se sentem a conduzir. Eu também passei por um processo de adaptação, uma vez que experimentei vários modelos (50, 125 e finalmente 300) até chegar à FORZA.

No entanto e apesar de ter passado 20 anos sem conduzir uma scooter, posso dizer que me adaptei bem. Ainda sou rookie mas o facto de ter experimentado diferentes modelos fez-me ter consciência daquilo em que me estava a meter.

Se a vossa experiencia é nula, recomendo sempre uma ou duas aulinhas para adquirirem as noções básicas de funcionamento de uma scooter.

Não conhecem ninguém que ande em 2 rodas e esteja disposto a emprestar?

Comprar em 1ª ou 2ª mão depende sempre de dois fatores (para mim):
1º O dinheiro disponível
2º Comprar em 2ª mão apenas em stand quando não existem conhecimentos mecânicos ou não possamos ter alguém entendido na matéria que nos possa aconselhar.

Posto isto quero ainda alertar-vos para o seguinte:
Vão comprar para breve a scooter? A época das chuvas está a chegar é necessário ter atenção a duas questões, que para mim são essenciais: equipamento pessoal e segurança.

Segurança: existem no mercado modelos mais recentes que já têm ABS. Dada a vossa inexistente experiência com scooters, recomendo vivamente a compra de um modelo com ABS.

Equipamento pessoal: é imprescindível a compra de material adequado à circulação motociclista bem como impermeável. O frio é também um grande inimigo. Pessoalmente prefiro a chuva ao frio. Mais uma vez depende da vossa carteira e daquilo que estão dispostos a gastar.
Existem alternativas quando a falta de €€€€ se sente, existindo a opção de se comprar algo "adaptado": eu por exemplo como tenho um casaco para "todo o ano", no Inverno costumo vestir um casaco impermeável por cima que comprei numa superfície comercial dedicada ao desporto.

Relativamente ao seguro é sempre bom um contra todos os riscos ou então pelo menos contra roubos. Eu pessoalmente não consegui um seguro contra roubos que me fosse possível pagar, (mais de 400 € anuais) e tenho apenas seguro contra terceiros.

Boas escolhas, tendo em conta que eu apenas dei a minha opinião pessoal e a experiência de andar a conduzir à cerca de um ano, faça chuva ou faça sol.

« Última modificação: 08 de Outubro de 2015, 12:43 por JViegas »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #6 em: 08 de Outubro de 2015, 12:46 »
Olá companheiro, faço minhas as palavras ajuizadas com colegas. Eu pertenço ao grupo de quem andou de mota, esteve décadas afastado e foi buscar a pcx ao stand, levei-a para casa e, depois do nervosismo da estreia, corre tudo bem.
Quem anda de bicicleta tem o fundamental que é saber equilibrar um veículo de duas rodas, na pcx não precisas de pedalar ( o que dá uma sensação de impotência de inicio :) ), mas basta rodares o punho direito e ela anda, como é automática não há mudanças para meter, e, em muitos casos, só desacelerando o motor reduz a velocidade para ajustar ao transito.
Garanto-te uma total surpresa com a facilidade que é, tivemos aqui companheiros que pegaram de origem numa Forza e já é mais pesadita ;)
Recomendava-te que procurasses uma pcx usada e estimada, que pode andar por um pouco menos dos 2000€, para te habituares e avaliares se é isso que queres, perdes menos valor em caso de troca futura num espaço de ano ou ano e meio.
Faço VCI todos os dias com a pcx na roda dos 90/100 Km/h sem problemas, quando existem filas é vê-la passar entre a filas de carros no pára-arranca   _lool_ (evita fazer berma porque está suja e a policia implica muito, andar entre filas também é proibido mas normalmente ninguém implica e já há muita gente que facilita)
Após um ano de uso avalias se não queres subir uns degraus ( mais tens que por de lado mais carcanhol  :-? )
Se tiveres feito já a decisão de usar esse meio de transporte essencialmente em meio citadino, então atira-te para uma nova que vai compensar o investimento, foi o que eu fiz, para a cidade = pcx, para estrada (com familia) = carro. Neste cenário uma mota maior seria desnecessária, cara e colocaria mais entraves nas filças de transito que a pcx.
Espero ter ajudado.
Ah, e o preço é sempre negociável ;) procura bons negócios seja em desconto seja em oferta de material
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

rcsf

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #7 em: 08 de Outubro de 2015, 13:04 »
Primeiro obrigado pelas muitas dicas.
Atenção a moto é para ser usada alternamente com a minha esposa e poucas vezes com pendura. Porque eu saio de casa quando ela chega e ela saí quando eu chego. Por isso é a que a mota será para fazer 15000km/ano porque cada viagem nossa é de cerca 13-16kmx2
Seguro está decidido: terceiros pois roubo não me parece pois fica em estacionamento fechado e vigiado (hospital) e moro em moradia.
Acho que vou falar no stand da Honda para ver se eles deixam-me a mim e à minha esposa experimentar a mota deles e assim se cairmos, já não fico a arder na carteira.
Mais uma vez obrigadão.
Que mais marcas que me aconselham a visitar para além da Honda, eu valorizo muito fiabilidade e poupança e estou habituado a ela nos vários Mitsubishi que tenho desde há 20A

JViegas

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #8 em: 08 de Outubro de 2015, 14:20 »
Podes sempre ler os imensos DB de diferentes modelos/marcas que por aqui andam e tirar conclusões.

Existem marcas que devido à sua presença no mundo das duas rodas, conseguem ter uma boa estrutura e representatividade no mercado Português.
Existem ainda marcas recentes que estão a dar provas de fiabilidade e longevidade dos seus modelos.
Qual é a melhor marca?
É assunto para umas centenas de posts.

No teu caso concreto: Honda. Terás que considerar o que essa marca te oferece: o modelo em si (o que o destaca dos sues diretos concorrentes), manutenção e assistência.
Por isso destaco o que atrás escrevi:
É importantíssimo experimentares, testares, manter o espírito aberto tendo em consideração o seguinte:
Vais comprar uma scooter para uso diário.
- Deves ter em conta as manutenções (intervalos e custos);
- Custos consumo;
- Segurança (ABS, pneus, sistema de travagem - a Honda tem o combinado, mas não sei se existe na PCX).

Todas as marcas são fiáveis consoante dois compromissos que deves ter em atenção:
1º O profissionalismo do stand onde te diriges;
2º A assistência que a marca dá, no serviço pós venda.

Além disso é a estimação que dás à máquina: respeitando as manutenções, cumprindo com as recomendações da marca quanto à rodagem (se a máquina for nova), etc.



Nuno Robin

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #9 em: 08 de Outubro de 2015, 15:04 »
Uma outra marca que podes experimentar dentro da gama que pretendes, poderá ser a novíssima YAMAHA N-MAX (esta já vem de série com ABS).
Um pequeno pormenor que ainda não se falou aqui, tanto a PCX como na N-Max vem de série com um para brisas bastante curto, o que normalmente acontece é o pessoal colocar um para brisas maior, para melhor protecção do peito a chuva e vento.

Tem em conta que é pratica comum o stand oferecer pelo menos um capacete. Mais ofertas irão depender do teu poder de negociação e da disponibilidade da loja...





http://www.yamaha-motor.eu/pt/produtos/scooters/cidade/nmax.aspx

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #10 em: 08 de Outubro de 2015, 15:17 »
A pcx tem o sistema de travagem combinado que distribui a travagem entre as rodas e, para poupar  _anjo_ tem o sistema start/stop que pára o motor quando a mota está parada ( só nos semáforos, porque se resto nada pára a pcx  scooter_ )
Mas, apesar da pcx ser campeã de vendas por quase todo o lado, recomendo que consideres outras opções, quanto mais experimentares mais segura será a escolha ;)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #11 em: 08 de Outubro de 2015, 23:41 »
Sendo mulher e medindo 1.57 digo-te já que o ideal sera uma Scooter com uma altura de banco de 760 ou 765 mm. Outra coisa a ter em conta para quem  não tem experiência é o peso . Algo que vá muito além dos 130 quilos já é  pesado. Falo isto porque comecei numa Sym Gts usada de 163 quilos e para mim era um pesadelo.
Depois de adquirir experiência a conversa é outra.
Portanto estão no caminho certo . PCX ou NMax são ideais.
Novo ou usado? Isso agora é com vocês.  Se calhar usado, e se o bichinho ficar para o ano e já com mais experiência  escolher algo sem receios. _pol_

Marco46

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #12 em: 09 de Outubro de 2015, 11:15 »

No mercado de 2ª Mão, tens tantas e tao boas opções, que a dificuldade vai ser mesmo escolher o modelo certo.

Considera mediante o trajecto diario a efectuar, se mais AE, mais nacional. Se estas numa de poupar, considera sempre o tempo entre revisoes.

Conduzir scooters nao tem nada de dificil, requer apenas atenção e pratica somente!

De resto boa sorte pois é precisa e muita para algumas marcas e modelos!



saudaçoes

 _convivio_
« Última modificação: 09 de Outubro de 2015, 12:18 por Marco46 »

Nunes

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #13 em: 09 de Outubro de 2015, 11:48 »
Eu também pertenço ao mundo das bicicletas, a única coisa que tens de ter cuidado é que as manetes de travão estão trocadas em relação às bicicletas: a manete direita trava o travão da frente e a manete esquerda o de trás.

Não percas tempo e dinheiro com 50cc, eu "mandei-me" para uma Sym GTS 125. Quanto maior for a mota mais estável e sentimento de segurança vais sentir.

Depois há a questão da cilindrada, as 125 dão pouco mais de 100 km/h o que é curto para andar em auto-estrada.

Se fazes muitos kms, vê o plano de revisões. Há marcas com intervalo de revisões muito curto, o que faz com tenhas de "andar" frequentemente na oficina.

Em relação a custos, há a ideia que as motas tem custos reduzidos. Eu acho que não é verdade. Por exemplo, o preço das pastilhas de travão e pneus estão ao nível dos carros com a diferença que nas motas gastam-se mais depressa. Depois vais precisar de equipamento, tenta comprar coisas boas de início. Por exemplo, se comprares umas luvas "mais ou menos", quando vier o frio a sério vais ter de comprar outras.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #14 em: 09 de Outubro de 2015, 13:56 »
Bom dia
Neste momento tenho 2 carros (Mitsubishi Lancer Sportback e Colt) mas também tenho 2 filhos e ordenado a mingar. Pelo que estamos a pensar entrar no mundo nas scooters para o dia a dia e o carro para levar os putos e passeios nas folgas. No entanto, tanto eu como a minha esposa nunca conduzimos scooters e a última vez que andamos de mota foi no tempo das FAMEL com os nossos pais. Pelo que somos totalmente rookies. Por causa dos miudos temos horarios desfazados (o carro do dia a dia faz 20000km e o outro não chega aos 10000km) por isso a scooter seria para essencialmente para poupar dinheiro porque as outras vantagens não se aplicam, tenho estacionamento em ambos os empregos. Como utilizamos muitas vezes a VCI, acho importante ser que ser uma 125cc.

Dúvidas: Nem sequer sabemos como funciona, acelerar e travar e outros pormenores de condução, para o equilibrio acho que não há problema pois andamos os 2 de bicicleta, por isso há é que andar devagar e ir ganhando experiencia.
Seguro só contra terceiros, verdade?
Revisões mais vezes mas mais baratas?
Acho que preciso de comprar material para além do capacete obrigatório, luvas e um casaco decente para chuva miudinha e prevenir baixa por quedas.
Outro dúvida: não fazemos ideia do que é assento muito alto ou não. As nossas medidas são; 1.73m 85kg e 1.59m 65kg.
Tendo em conta isso, a minha ideia iniciar era ir para uma PCX nova, no entanto se calhar será melhor arranjar uma 50cc barata, 250€+/-, para treinarmos e no próximo ano passamos então para a PCX.
(Falei em novo porque pela experiencia que tenho dos carros novo é novo e uma PCX nova 2750 e não conpensa para poupar 1500€ comprar uma com 4 anos ou parcecido).

Obrigado por todos os contributos na ajuda das indecisões

Companheiro, além do que já foi dito posso reforçar a ideia que comprar um outro veiculo para poupar dinheiro pode não ser tão linear quanto possa parecer.
Não deduzi que irias vender algum dos veículos que tens mas, ao comprar um motociclo, é acresceres mais um veiculo ao teu parque. Conta com mais um IUC (para uma 125 é um valor residual) e o seguro, (caso seja Honda tens protocolo com bons valores) material de segurança e revisões mais frequentes, algumas peças de desgaste a um preço parvo e não é um veiculo tão polivalente como um ligeiro.
Agora em posse de todos estes elementos se concluires que ganhas em tempo de deslocação, estacionamento e facilidade, e continuares a apostar em duas rodas já tens aí boas opções.
Faz os testes que entenderes nos modelos que te interessarem, os stands possuem exemplares para isso, e avança.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

rcsf

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #15 em: 09 de Outubro de 2015, 18:49 »
Respondendo algumas dúvidas: vou vender o colt e comprar a mota porque o lancer é que carro grande para viagens e passeios em familia.
As viagens da mota serão de cerca 16km 2xdia, metade AE e metade cidade (circunvalação).
Não estou a pensar em arriscar em marcas pouco conhecidas, prefiro pagar um pouco mais e não ter stress com peças e/ou fiabilidade.
Tive a ver na net e por enquanto as opções estão em:
Honda PCX
Yamaha Smax
Sym GTS
Daelim S3
Quanto às revisões é um pormenor importante, alguém sabe os intervalos de cada uma? É pq tenho pouco tempo para andar sp a ficar sem a mota para revisões.
Há um pormenor as duas últimas são mais pesadas 30kg e tenho q ver se a minha esposa aguenta.
Aconselham-me outra marca?
« Última modificação: 09 de Outubro de 2015, 19:20 por rcsf »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #16 em: 09 de Outubro de 2015, 20:30 »
Assim de repente, de marcas com garantia de qualidade , a Honda PCX ou a Yamaha Nmax, para a tua esposa, no primeiro caso é um valor seguro, campeão de vendas por todo o lado, no segundo é a recente pretendente desta faria de marcado das citadinas.
Mas acima de tudo sugiro que a tua esposa experimente como se sente em cada uma, como chega com os pés ao chão (fundamental uma vez que os nossos pés são as outras duas rodas :) ) e como lida com o peso da mota. A pcx tem pneus ligeiramente mais finos pelo a torna um pouco mais manobrável com menos força
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Nunes

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #17 em: 10 de Outubro de 2015, 16:47 »
A Honda PCX não é comparável com a Sym GTS. É a mesma coisa que comparares o Colt com o Lancer...

Ideias (com base na tua lista):

Honda Forza
Yamaha X-MAX
Sym GTS
Daelim S3

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #18 em: 10 de Outubro de 2015, 21:30 »
Companheiro temos uma situação muito semelhante: 2 carros; 2 filhos; hospital; 17 km x 2.
No meu caso mantive as 2 viaturas.
Comecei por adquirir uma PCX,  mas depois por questões de conforto,  autonomia e segurança,  troquei para uma Forza 125.
Pegando nas tuas questões:
1 - falta de experiência. Podes sempre alugar uma scooter e tirar umas aulas numa escola de condução.  Se estivesses aqui mais a sul sugeria-vos frequentar o Curso da Escola de Pilotagem da Honda, usando as motos deles.
2 - novo ou usado. Pela garantia e pelas inovações tecnológicas,  apostava no novo. Pensava na opção de aquisição a prestações caso os euros fossem problema,  vendo também aqui as taxas de juros mais baixas ou promoções das marcas.
3 - segurança. ABS é recomendável,  até porque têm pouca experiência. No caso de optarem pela PCX e porque vamos entrar no período das chuvas, recomendo que troquem à partida de pneus para uns  city grip por exemplo
4 - testar. Pelas vossas diferenças visitem varios stands e as várias marcas para encontrar um modelo que seja utilizável por ambos em segurança.
5 - penduras.  Se os vossos filhos são penduras ocasionais ou não, previnam quedas e dêem-lhes mais segurança colocando uma topcase.
6 - evolução. Porque andar de moto é viciante ao fim de algum tempo poderão querer subir a fasquia um pouco mais. Porque não investir em algo que vos dê mais prazer, segurança,  conforto e autonomia: Forza 125 ou uma X-Max

Boas escolhas.

Enviado do meu GT-N5110 através de Tapatalk


rcsf

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #19 em: 14 de Outubro de 2015, 21:47 »
Fui à Yamaha e o vendedor tinha tanto jeito como eu a vender tremoços.
Mas a moto é muito bonita e na cor bronze fica divinal. Testar nem pensar, como não tenho experiencia inventou mil e um desculpas, depois não sabia e não tinha um capacete fechado para experimentar se entrava debaixo do banco. Outro pormenor diz que a media de consumo é 3,5l disse logo que era muito em relação à PCX, não seria 2,5l, discordou.
Acho que vou ver a PCX e fico-me entre estas duas pois a Daelim comparada nem pensar e a SYM tb não conheço qualidade e fiabilidade do material, porque o preço é +/- a mesma coisa.
Tenho é que conseguir testá-las mas agora não vou dizer que sou rookie se cair temos pena. Acho eu...

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #20 em: 14 de Outubro de 2015, 21:50 »
Média de 3.5.??? Nao me parece. Se fosse uma Gts Evo ainda acreditava.
Mas porque é que ele disse isso? Não quererá vender ou também vende a Pcx?

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #21 em: 14 de Outubro de 2015, 22:53 »

Fui à Yamaha e o vendedor tinha tanto jeito como eu a vender tremoços.

Ta tudo dito 😆


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

rcsf

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #22 em: 15 de Outubro de 2015, 00:31 »
Só tinha Yamaha e Sym

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #23 em: 15 de Outubro de 2015, 01:22 »
Então realmente está muito mal informado.  _reg_

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Ajuda e Conselhos para um Rookie
« Responder #24 em: 15 de Outubro de 2015, 02:55 »
Talvez puxando um reboque...