Autor Tópico: Qual a media de consumo das 125cc?  (Lida 40302 vezes)

Milfont

  • Visitante
Qual a media de consumo das 125cc?
« em: 01 de Outubro de 2015, 12:01 »
Bons dias!
Ando com vontade de mudar de moto, desta vez para uma que me possibilite a circulaçao em auto-estradas.
Como o preço e mais elevado e existe a possibilidade de me meter em prestaçoes tenho que ter atençao aos consumos; por isso peço a vossa opiniao. Quais sao os gastos de uma 125cc em media? Atualmente gasto cerca de 2.8L./100km na minha Yamaha YE50 Zest e quase 1L. de oleo por cada 1000km e nao queria ir muito alem disso na minha proxima escolha.
Obrigado pela ajuda!
Comprimentos, M.M.

interceptor

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #1 em: 01 de Outubro de 2015, 12:23 »
Na decisão não deves equacionar apenas os consumos mas também o custo do plano de manutenção.

Milfont

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #2 em: 01 de Outubro de 2015, 12:50 »
Boas!

Na decisão não deves equacionar apenas os consumos mas também o custo do plano de manutenção.

O plano de manutençao varia muito de moto para moto? No caso devo comprar uma 125cc ja com algum uso e com alguns anos. Tendo em conta o valor que pretendo gastar na aquisiçao tambem devo estar um pouco limitado, ainda que de em troca a minha 50cc ou a venda.
Comprimentos,M.M.

madds

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #3 em: 01 de Outubro de 2015, 13:10 »
Da minha pouca experiência acho  não podes calcular o consumo de um colega e pensares que o teu é igual. Pode variar muito em máquinas iguais. Como disse e muito bem o colega interceptor, tem mais impacto
o valor de revisões/pneus/etc que propriamente o consumo médio. Assim de contas por alto, numa revisão podes gastar 100/120 euros + 90/140 euros para 2 pneus, etc.

E pensa também que ao mudares de uma 50 para uma 125 a tua forma de condução vai mudar no seu todo (velocidade, tipo de viagens, tipo de estrada, etc...)

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #4 em: 01 de Outubro de 2015, 14:33 »
Acrescentando ao que os companheiros já disseram tens de ter atenção aos outros custos.
Relativamente ao consumo duma 125 dificilmente ultrapassará os 3lts em condução normal.
Na manutenção diferem bastante. Há mudanças de óleo a 3, 4, 5, 6k km e revisões pelo mesmo plano e ainda aos 12k. Também tens mudança correia aos 10, 12, 18 ou 24k km.
O consumo não é tudo, é apenas o ponto mais imediato e fácil de ver "custos"  scooter_
« Última modificação: 01 de Outubro de 2015, 18:18 por fastnet »
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Milfont

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #5 em: 01 de Outubro de 2015, 15:12 »
Boas!

Acrescentando ao que os companheiros já disseram tens de ter atenção aos outros custos.
Relativamente ao consumo duma 125 dificilmente ultrapassará os 3lts em condução normal.
Na manutenção diferem bastante. Há mudanças de óleo a 3, 4, 5, 6k km e revisões pelo mesmo plano e ainda aos 12k. Também tens mudança correia aos 10, 12, 18, 24k km.
O consumo não é tudo, é apenas o ponto mais imediato e fácil de ver "custos"  scooter_

Que medida e o "K"? e em que e utilizada? k=1000?
O oleo ate vai que nao vai pois na minha 50cc meto mais a cada 1000km +/-, ja a correia, precisa assim tanta mudança? qual e o seu custo?
Ha que ver tambem que 125cc ja pagam imposto de circulaçao, certo? qual e a media de um imposto para essas scooters? E seus seguros?
Talvez seja mais facil perguntar em media quanto sera o custo total de uma scooter 125cc alem da gasolina.
Na minha 50cc estou a gastar cerca de 120/ano em travoes(4 mudanças) + 60 em oleo e 85 em pneus; alem claro de eventuais reparaçoes.
Se calhar tenho que ponderar outra equaçao... Tenho visto 125cc's novas por cerca de 1800euros enquanto uma usada e sem garantia alguma nunca pagarei menos que 500
e se quiser algo em condiçoes ainda tenho que colocar a minha 50cc por cima. Corro ainda o risco de ter que gastar mais alguns euros com ela e ai ja dobra o preço e entra a duvida:
sera que compensa o gasto ou ficarei mais aliviado com as facilidades de uma nova? E quais sao as garantias habituais de uma scooter 125cc razoavel nova dentro das mais baratas?
Sem querer mas ja fugindo ao titulo do topico, semestralmente por exemplo; por quanto ficaria o seguro+imposto+manutençao da respectiva?
E atendendo a baixos preços de aquisiçao e sustento mais barato; que marcas e modelos me aconselhariam a comprar nova?
Desculpem ser tao chato. Quero mesmo fazer um upgrade e nao tenho experiencia alguma com motos e em termos de gastos so sei sobre a minha 50cc com a experiencia de quase 3 meses
e preciso mesmo saber o que terei que enfrentar antes de me meter em despesas. Nao querendo perder muito tempo com pesquisas conto com a vossa ajuda mis experiente.
Desde ja obrigado a todos!
Comprimentos, M.M.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2015, 15:14 por Milfont »

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #6 em: 01 de Outubro de 2015, 18:01 »
Não sei até que ponto te consigo ajudar, mas cá vai.
K=1000 certo
Dou-te como exemplo o que gastava com a minha PCX, anualmente e para cerca de 12000 km percorridos:
seguro: 70 euros; manutenção cerca de 90 euros; mudei pneus por opção/segurança 100 euros; travões: 30 euros (uma vez)

Os euros são tramados quando se trata dos nossos sonhos.

Dizes que a opção é puderes usar a autoestrada. Porque pretendes viagens longas ou para encurtar distancias. Aqui tens que pensar em custos (portagens) conforto (ossos, músculos e nádegas) e velocidade de ponta (os enlatados são tramados com quem anda mais devagar).

Segunda mão ou nova. Aqui ao euros costumam ser determinantes. Uma nova tens sempre 2 anos de garantia da marca. Uma em segunda mão vai depender de a quem comprares: particular (garantia zero); stand (normalmente 1 ano de garantia). Mas novo é sempre novo, sobretudo nas características e no desempenho. Há stands que te dão igualmente facilidades de pagamento na aquisição de viaturas em segunda mão. Há motos em segunda mão em excelente estado e outras já mais "rotas/rodadas" - conhecer o historial ou usar um vendedor que te dê garantias para mim seria importante. Habitualmente, motas em bom estado, são vendidas a preços somente um pouco mais abaixo do que o custo de novas.

Mas como alguns companheiros já disseram: cada mota é diferente em termos de custos com manutenções, consumos, etc. Vai "chafurdando" nos fóruns e questionando o pessoal que encontrares na rua e visitando stands para ires formando uma opinião. A tua condução, tipo de estrada e distancias percorridas também irão ter um peso importante nos custos finais.

Vai vendo marcas, modelos, características e desempenhos - tenta enquadrar estes aspetos nas tuas necessidades e possibilidades.

 scooter_

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #7 em: 01 de Outubro de 2015, 18:14 »
Já que fui eu a dar a resposta anterior deixa ver se acrescento mais alguma coisa que te possa esclarecer.

Tens um motor a 2tempos, certo? Motores a 4 tempos não acrescentam óleo à gasolina, apenas tem de mudar óleo segundo o plano de manutenção (tal como um automóvel)

1k = 1000km

Não posso generalizar para outras marcas mas uma revisão "normal" para 125 (óleo, verificações e re-apertos) custa entre 40-50euros, entre 4k e 6k km

O custo total anual varia consoante o numero de kilometros que fazes. Se fizeres mais kilometros gastas mais gasolina e terás mais revisões a fazer, além do restante material de desgaste como pneus, travões, lâmpadas, correia, roletes, embraiagem, ... Cabe a ti fazeres essas contas.

O valor duma correia pode ser entre 30 e 80euros.

O IUC não chega a 6 euros/ano.

Dependendo da tua zona/idade/anos carta o seguro responsabilidade civil para 125cc anda entre 60 e 100 euros/ano

Resumindo e de forma muito sintética, relativamente a uma 50cc a 125cc não tem um custo de utilização significativamente maior. Consumo igual, preço mão-obra igual, peças iguais ou semelhantes, iuc residual. Não sei se pagas seguro da 50cc...

Acredito é que os valores possam subir por andares mais kilometros do que com a 50cc...
« Última modificação: 01 de Outubro de 2015, 18:15 por fastnet »
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #8 em: 01 de Outubro de 2015, 19:18 »
Tens a Honda Vision ou a Yamaha Delight que estando na categoria das 125 cc. Uma tem 110cc e a outra 114cc. Logo não pagam imposto e são bem poupadinhas.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #9 em: 01 de Outubro de 2015, 19:51 »
Honda pcx 125 2015, consumo misto cidade, estrada, via rápida: 2,24 l/100km, custo nova: 3.050 (negociável), mudança óleo 8k
Recomendo  _pol_
Às vezes aparecem bons negócios em 2ª mão de quem quer fazer upgrade
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Milfont

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #10 em: 01 de Outubro de 2015, 21:26 »
Boas!
Grandpa, obrigado pelas informaçoes e valores; de igual forma ao fastnet, CarlaLopes e pcxcool.
De facto quando se trata de euros nossos sonhos sao tramados.
Quanto ao seguro, pago sim. Algo como 100/ano por ter escolhido pagamentos trimestrais(aquele seguro exclusivo CPM ainda existe? niguem me atende os telefones e estou a tentar ha dias! dara para a minha 50cc tambem?)
Portagens nao sao um problema e nem entra na minha contabilidade pois nao costumo ir para longe.
IUC barato :) pensava em algo como 15/20.
Bem, se o seguro de uma 125cc mais recente e de igual valor ao que pago na minha 50cc velha e ainda sobra para o IUC, manutençao nem e algo por ai alem, travoes e pneus ao mesmo preço como gasolina e oleo mais barato, nao vejo porque nao fazer logo um upgrade.
pcxcool, 3000 ja e um pouco puxado para min.
A partir de quanto se adquire uma 125 nova?
Outra questao a ter em consideraçao e se nao estarei a querer dar um passo muito grande. So ando de moto ha 3 meses e esta 50cc e a minha 1ª. Ainda que tenha uma vasta experiencia em bicicleta, nao e exactamente o mesmo e dai a querer andar mais depressa e ja em autoestradas tem muito que se lhe diga. Nao sera um pouco de imprudencia minha?
Obrigado a todos!
Comprimentos, M.M. 

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #11 em: 02 de Outubro de 2015, 00:05 »
Ja arranjas nova para aí apartir dos 1800 euros.
Vê Kymco, sym, honda.

Milfont

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #12 em: 02 de Outubro de 2015, 08:44 »
Bons dias!
Tens a Honda Vision ou a Yamaha Delight que estando na categoria das 125 cc. Uma tem 110cc e a outra 114cc. Logo não pagam imposto e são bem poupadinhas.

Vou dar uma olhada a esses modelos...

Ja arranjas nova para aí apartir dos 1800 euros.
Vê Kymco, sym, honda.

Esse e o meu valor pretendido. Ate os 2000 ainda vai.
E depois de a comprar, alem de seguro e IUC, nao tem tambem despesas de legalzaçao? Como e isso?
Obrigado!
Comprimentos, M.M.

Marco46

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #13 em: 02 de Outubro de 2015, 22:21 »


Poupadinhas, fiaveis e de manutenção barata tens a Kymco Agility 125 e a Pcx, e fazem AE. encontras a bons preços estimadas. São espigaditas o suficiente para irem em AE. A kymco nao esta tao inflacionada em 2º mão. ;)

A minha Mae tem uma Vision 110, nao dá mais de 90 e em AE é um ai jesus!! mas em cidade é um mimo.


saudações





Milfont

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #14 em: 03 de Outubro de 2015, 14:45 »
Boas tardes!
Marco46, obrigado! Mais duas a ter em consideraçao.
Entretanto surge me outra curiosidade devido a limitaçao da Vision. Qual e a media da velocidade maxima das 125cc?
Comprimentos, M.M.

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #15 em: 03 de Outubro de 2015, 21:23 »
Boas tardes!
Marco46, obrigado! Mais duas a ter em consideraçao.
Entretanto surge me outra curiosidade devido a limitaçao da Vision. Qual e a media da velocidade maxima das 125cc?
Comprimentos, M.M.

Dificilmente acima dos 110kmh em condições ideais (plano e sem vento contra). A pcx por exemplo em subidas ingremes fica-se pelos 90 e picos. Há outras 125 que andam um bocadinho mais mas sinceramente nesta cilindrada não convém contar com velocidades reais acima dos 100kmh nem sequer colocar como hipótese fazer muita autoestrada numa base diária até porque nessas condições vão gastar mais que uma 250cc sem duvida alguma!

Milfont

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #16 em: 04 de Outubro de 2015, 14:47 »
Boas tardes!
Ja andei a ver algumas pcx, parecem me muito boas motos :)
E por volta de 1800/2000 ja se arranja algo com uns 4 aninhos e pouco mais de 10000km.
Hei de estudar os outros modelos aqui referidos. Uma moto que faça 90/100km/h e gaste ate 2.8 para min esta mt bom :)
Obrigado a todos!
Comprimentos, M.M.

cgomes

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #17 em: 04 de Outubro de 2015, 16:21 »
Bom dia
Compras, com toda a certeza, uma máquina razoável dentro do teu orçamento.
Passei de 50cc para 125cc e naturalmente há diferenças no que respeita aos custos de manutenção mas essa é uma questão óbvia.
Se queres algo com alguma consistência procura uma Burgman 125 nos usados. scooter_
« Última modificação: 04 de Outubro de 2015, 16:21 por cgomes »

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #18 em: 05 de Outubro de 2015, 00:06 »
Boas companheiro.

No standvirtual tens lá algumas máquinas interessantes: Daelim S3 125, Piaggio X7 125, Burgman 125 e uma PCX com vidro, topcase e suspensão não original atrás.

Não te metas em chinesas sff e muito sinceramente se queres fazer por vezes AE vai para uma maxi não para as citadinas o vento lateral é terrível tens lá uma Burgman de stand a bom preço e garantia (em principio), tens a X7 e aqui sou suspeito.  _careta_

Se fores para uma PCX trata de comprar uma já com upgrades pois se assim não for o espaço de carga é baixo nas de primeira série e proteção de vento não há e as suspensões de trás também não são grande coisa agora a mecânica é excelente.

É assim escolha á muita é preciso é saber o que queres realmente agora uma maxi faz cidade na boa e ainda consegues passear a minha X7 este ano foi a Faro 650 km e à Vidigueira 440 km e está cá não gastou nem óleo nem água e não avariou.

Espero ter ajudado e alguma coisa que possa ajudar apita estás à vontade.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Milfont

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #19 em: 05 de Outubro de 2015, 12:41 »
Bons dias!
Ja reparei que a esse preço e ate um pouco menos talvez se arranje algo em boas condiçoes com facilidade.
Estive a estudar algumas e diga-se, gostei da pcx, da agility, da evo, da vision e mais uma ou duas; ate mesmo uma john...? mais para o estilo goldwing embora eu nao me veja a dirigir aquilo na cidade; mas a burgman! Pode ser um maquinao, mas tambem a acho feia como o raio! Continuarei estudando o assunto e vendo as oportunidades.
Surge me outra questao: a partir de quantos kilometros e/ou anos de vida uma moto dessse tipo em condiçoes normais(sem acidentes e com tratos necessarios) começa a dar problemas?
Obrigado a todos!
Comprimentos, M.M.

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #20 em: 05 de Outubro de 2015, 14:26 »
Bons dias!
Ja reparei que a esse preço e ate um pouco menos talvez se arranje algo em boas condiçoes com facilidade.
Estive a estudar algumas e diga-se, gostei da pcx, da agility, da evo, da vision e mais uma ou duas; ate mesmo uma john...? mais para o estilo goldwing embora eu nao me veja a dirigir aquilo na cidade; mas a burgman! Pode ser um maquinao, mas tambem a acho feia como o raio! Continuarei estudando o assunto e vendo as oportunidades.
Surge me outra questao: a partir de quantos kilometros e/ou anos de vida uma moto dessse tipo em condiçoes normais(sem acidentes e com tratos necessarios) começa a dar problemas?
Obrigado a todos!
Comprimentos, M.M.

Problemas podem dar com menos de 1 ano ou com mais de 20...é tudo relativo e depende da manutenção mas por exemplo em relação à pcx podes ver muitas acima dos 50 000km sem problemas de motor. Amortecedores, pastilhas e rolamentos da direção podem já ter falhado mas nada muito caro ou difícil de trocar. Regra geral sei que as motos minimamente bem construídas envelhecem melhor que os carros desde que sejam minimamente bem tratadas. Tive uma cbf500 com 10 anos e mais de 60000km que nunca me deixou ficar mal e pegava sempre à primeira e a minha escola de condução tinha uma van van 125 com uma porrada de anos e quilómetros e que também era sempre a andar.

madds

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #21 em: 05 de Outubro de 2015, 14:30 »
Isso de a partir de quantos kms é que elas dão problemas é subjectivo. É tipo um casamento. Se tratares bem da relação ela vai durar e fluir bem. Se fores descuidado (ou ela)  pode durar pouco tempo.
Acima de tudo é preciso tratar bem as motas para que elas correspondam.
Ao comprar usada e não saber como foi tratada,  é uma questão de ter sorte com a compra e depois de a termos, continuar a estimar. Tens colegas aqui no fórum com 20.000 e outros com 120.000 rodados.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


Milfont

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #22 em: 08 de Outubro de 2015, 12:31 »
Bons dia!
Obrigado FARMOBOY83 e madd pelas opinioes e sujestoes!
Terei certamente consideraçao ao cuidado a ter com as motos.
A pcx ainda e a minha opçao numero 1 e fico feliz por saber que elas fazem tantos kilometros sem dar problemas. Assim ainda tenho tempo de a pagar ate ela me dar algum problema mais serio, visto que ja se arranjam algumas em torno dos 1800€ com menos de 20000km e eu so faço uns 1000km/mes.
Continuarei no entanto a ver algo mais em conta tambem, a estudar suas mais valias e desvantagens. Tenho visto algumas engraçaditas a partir dos 1200€.
Comprimentos, M.M.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #23 em: 08 de Outubro de 2015, 23:47 »
Opinião pessoal.  Não compres as ditas Jonway.

Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Qual a media de consumo das 125cc?
« Responder #24 em: 09 de Outubro de 2015, 08:34 »
Já que vais fazer um upgrade, vai para as maxiscooters naote fiques pelas citadinas, ficas com mais mota, conforto e segurança para uns passeios maiores e  com os mesmos consumos.

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk