Autor Tópico: YamahaYE50 Zest sem força  (Lida 3083 vezes)

Milfont

  • Visitante
YamahaYE50 Zest sem força
« em: 30 de Setembro de 2015, 21:41 »
Boas noites!
Sabem me dizer o porque e o que fazer com a situaçao que me apareceu hoje, por favor?
Aparentemente a moto estava a funcionar a 100%. So a tenho a  80 dias e veio sem bateria, pelo que pegava sempre pelo kicke e por norma a 1ª, uma ou outra vez a 3ª, exceptuando quando acabava a gasolina... Desde que meti bateria pega sempre a 1ª muito bem no start, e ando com ela todos os dias. Antes de ontem nao lhe toquei e quando fui liga-la ontem ao final da tarde nao pegou. Bem tentei por um bom minuto no start com intervalos de 3 segundos e nada, ate que no kicke pegou meio mal mas la ganhou vida, e hoje tornou a fazer me isso. Ao pegar parece sem força e ao fim de uns 5 ou 7 segundos a acelerar, gradualmente la volta ao normal, e note-se que lhe puz vela e cachimbo novos bem encaixado e preso e ai ficou boa de um problema similar.
Tirando o facto de estar diferente ao ligar nao notei nada ao andar com ela durante alguns kilometros. A principio fiz cerca de 1km e fui ao banco; ao voltar pegou no start normalmente. Dai fiz o percurso Alameda-Odivelas; sendo que parei para abastecer na Repsol da 2ª circular e por acaso ate puz uma gasolina que nunca me deu problemas e era habitual utiliza-la, mas que ultimamente nao e a que ponho(nao sei o nome da bomba em que meto agora, mas e uma gasolina 95 top deles que e mais barata, ali entre o jardim do alto de sao joao na penha de frança e o lidl). Ainda assim, fui dali a Odivelas tranquilamente; mas na volta subitamente destatou a perder força no arranque e subidas.  Nas subidas que fazia a 60 nas calmas agora faço a 25 e nos arranques tenho que esperar alguns 30 segundos a acelerar a fundo para que ela atinja gradualmente a velocidade a que ando e que atinjia por norma em 10 segundos no maximo.
Tambem e possivel que o oleo da transmissao esteja a acabar mas ainda nao deu sinal. No caso a luz acende quando acaba o oleo da combustao, da transmissao ou da sinal de qualquer dos dois tanques, os dois acabam +/- ao mesmo tempo? Quando a comprei nao sabia que levava oleo na transmissao e ainda andou bem uma semana quase ou mesmo a seco, e nem assim ela deu sinal de enfermidade. Ja no outro deposito ja andou quase a seco um dia inteiro e nem assim fez nada do genero. E isso ja la vao 2 meses.
Serao efeitos colaterais do mau trato que ja lhe dei, podera ter relaçao com a gasolina(meti lhe 3 litros hoje, e ainda la estavam mais uns 2 e tal da 95 top da outra bomba), falta de oleo ou estara ela a dar sinais de que quer a aposentadoria?
Desde ja muito obrigado pela atençao e ajuda.
Comprimentos, M.M.

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: YamahaYE50 Zest sem força
« Responder #1 em: 30 de Setembro de 2015, 22:22 »
Estranho teu relato. Não te fies na luz do  autolube pode estar a lâmpada fundida.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: YamahaYE50 Zest sem força
« Responder #2 em: 30 de Setembro de 2015, 23:23 »
Parece que o factor que mudou foi a Gasolina e depois os problemas começaram aí. Pode ter algum problema com impurezas etc...
É estranho realmente. Algo com a combustão deficiente, já que a vela foi revista e o ar e filtro!?



Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Milfont

  • Visitante
Re: YamahaYE50 Zest sem força
« Responder #3 em: 01 de Outubro de 2015, 11:15 »
Bons dias!

Estranho teu relato. Não te fies na luz do  autolube pode estar a lâmpada fundida.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_

Joao Santos, a luz tem estado a funcionar bem, ja por duas vezes deu sinal em quase 3 meses, e todos os terminais eletricos foram limpos; embora a hipotese nao se descarte.

Parece que o factor que mudou foi a Gasolina e depois os problemas começaram aí. Pode ter algum problema com impurezas etc...
É estranho realmente. Algo com a combustão deficiente, já que a vela foi revista e o ar e filtro!?



Sent from my Nexus 5 using Tapatalk



Cross, a filtro de ar nunca o limpei. Falta-me uma chave de boca para desapertar uma das 3 roscas que nao estou a conseguir com um alicate de pontas. Tenho que limpar aquilo o quanto antes.

Outro facto que nao mencionei foi que ela ja esteve a colar. Nao sei se era a correia, rolamentos ou algo pior, mas ao final de um dia puz lhe um oleo mineral que um funcionario do continente me disse ser mais apropriado para motos velhas, e na manha seguinte a roda traseira foi desmontada para por travoes e quando voltei a andar nela ja tinha descolado. Estranha-me e que ela acelerava e so depois de andar um pouco no gas e redusir colava, e agora e logo no arranque, sendo que a velocidade de ponta emora demorada continua a mesma.
Daqui a pouco vou lhe por mais oleo e dar uma volta com ela a ver se arranjo um mecanico que me empreste uma chave.
Tendo feito isso logo reporto os resultados. Obrigado pela atençao.
Comprimentos, M.M.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2015, 11:19 por Milfont »

Milfont

  • Visitante
Re: YamahaYE50 Zest sem força
« Responder #4 em: 02 de Outubro de 2015, 20:29 »
Boas!

Parece que o factor que mudou foi a Gasolina e depois os problemas começaram aí. Pode ter algum problema com impurezas etc...
É estranho realmente. Algo com a combustão deficiente, já que a vela foi revista e o ar e filtro!?



Sent from my Nexus 5 using Tapatalk



Limpei o filtro todoe montei-o bem montdo. Aproveitei para adicionar oleo. tinha ca uma garrafinha de 50cl com uma mistura de restos de oleos 2t semi-sintetico e mineral novos. Puz demais, ate transbordar na transmissao e o resto para queimar. O deposito ficou a  meio.
Pensando que ia resolver o caso a ate me iludido por ter melhorado logo no arranque; 20km depois parei para me aliviar, e ao ligar-a denovo quase nem se mexia acelerando ao maximo e quando vi tiha a roda traseira toda melada de oleo... Andei mais uns 2km ate que praticamente nem andava mesmo tendo que a empurrar e com custo depois de uma horinha parada la a consegui trazer para casa bem devagarinho. Nao faço ideia do que esteja acontecendo com ela que aparentava estar de boa saude e sem motivo aparente a nao ser a mistura de gasolinas, oleos e limpeza de filtro nada lhe fiz...
Ah, andei cerca de 1200m no maximo sem filtro de ar. Isso mata?
Amanha vai a mecanica fazer uma inspeçao e orçamento. Espero nao ter que meter baixa ou pedir a aposentadoria desta gaja.
Comprimentos, M.M.

Milfont

  • Visitante
Re: YamahaYE50 Zest sem força
« Responder #5 em: 04 de Outubro de 2015, 14:50 »
Boas!
O mecanco esta embronhando... Um dia o patrao chama o para o trabalho, outro tem mts motos em fila de espera, hj e dia de votar... e la se vai adiando meu orçamento.
Espero resolver isto em breve, mas no entanto ela vai ganhando força... Sera que a afoguei de oleo e ela engasgou, vomitou umpouco e esadigerindo o excesso?
comprimentos, M.M.