Autor Tópico: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.  (Lida 15450 vezes)

Forty two

  • Visitante
Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« em: 18 de Setembro de 2015, 16:55 »
Caros amigos,

Estou na dúvida entre a Xctng 400 e a SYM maxi 600.

Gostava de poder contar com a vossa ajuda, eu sei que a comparação devia ser entre motos com a mesma cilindrada, no entanto o negócio pode passar por uma 600 de serviço ou uma 400 nova.
Esqueçam o pormenor do iuc, seguros consumos. O que pretendo saber é principais problemas e virtudes de cada uma delas.

Já me disseram que a 600 gasta quase tanto óleo como gasolina, que a suspensão traseira pode dar problemas e que a Xctng não oferece grande protecção aerodinâmica. (Vidro -lindo- pequeno).

Como ainda não posso postar, gostava de aproveitar este post.

Tks e AXE já sei que para ti a Kynco é sempre melhor.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2015, 17:36 por José Luís Ferreira »

Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: dúvida entre a Xctng 400 e a SYM maxi 600.
« Responder #1 em: 20 de Setembro de 2015, 15:58 »
Depende da utilização que lhe vais dar e se dás prioridade ao conforto ou à velocidade e manobralidade?

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk


Forty two

  • Visitante
Re: dúvida entre a Xctng 400 e a SYM maxi 600.
« Responder #2 em: 20 de Setembro de 2015, 16:46 »
 Depreendo pela tua resposta

Conforto- SYM
Velocidade-Kynco

Será? A 600 não temais velocidade que a 400?
Como tem mais 8 cv e mais 36kg não andaram mais ou menos o mesmo ou até mais a SYM?

Para mim a kynco é de longe uma das mais bonitas scooters do mercado, mas a SYM parece mais confortável e eu já com 46 aninhos começo a olhar para sofás

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: dúvida entre a Xctng 400 e a SYM maxi 600.
« Responder #3 em: 20 de Setembro de 2015, 16:51 »
(....)
Será? A 600 não temais velocidade que a 400?
Como tem mais 8 cv e mais 36kg não andaram mais ou menos o mesmo ou até mais a SYM?
(....)

Para se ter uma ideia e como guia informativo que é, passa por aqui meu caro.  _pol_

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,22317.0.html

São ambas óptimas máquinas, se bem que diferentes o suficiente para o que nelas se procura...

Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: dúvida entre a Xctng 400 e a SYM maxi 600.
« Responder #4 em: 20 de Setembro de 2015, 17:32 »
A sym acho que anda mais, mas o poder de arranque da kymco é diferente, aliado a sua leveza torna-se bastante manobravel.

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk


Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #5 em: 20 de Setembro de 2015, 17:38 »
Cá pelo nosso país há um estigma a Kymco, na terra de nostros hermanos é a marca mais vendida, tvz queira dizer alguma coisa...

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk


Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #6 em: 20 de Setembro de 2015, 17:54 »
De qualquer maneira não compres nem te decidas sem antes fazeres um teste drive a ambas, independente das opiniões do pessoal...

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk


Marco46

  • Visitante
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #7 em: 21 de Setembro de 2015, 12:30 »

Isto de comparar o incomparável...................  _pensador_

na minha óptica é assim: SEM RODEIOS

Se queres andar com estilo, teres um objecto de desejo, se gostas de adrenalina, então a escolha recai sempre na Xciting. Se queres ser mais um entre muitos e teres algo enfadonho e monótono, então a Sym é a opção certa para ti.


abraço e opta pela opçao certa  _Rolley_



saudações

 _convivio_



joaomsraposo

  • Visitante
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #8 em: 21 de Setembro de 2015, 13:19 »
Isto de comparar o incomparável...................  _pensador_

na minha óptica é assim: SEM RODEIOS

Se queres andar com estilo, teres um objecto de desejo, se gostas de adrenalina, então a escolha recai sempre na Xciting. Se queres ser mais um entre muitos e teres algo enfadonho e monótono, então a Sym é a opção certa para ti.


abraço e opta pela opçao certa  _Rolley_



saudações

 _convivio_

Marco46 se o importador quisesse arriscar e ao mesmo tempo implementar as vendas da Kymco  era comercializar a Kymco xciting 400 em amarelo, simplesmente LINDA(S)!!!!!!!    >:D



« Última modificação: 21 de Setembro de 2015, 13:27 por joaomsraposo »

Marco46

  • Visitante
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #9 em: 21 de Setembro de 2015, 14:46 »
Podes pedir tanto a amarela como a laranja\vermnelha que se vendem em espanha e nao em Portugal. Pagas é mais e ficas certamente muito tempo à espera.

Essa amarela é um  _confuso_ _confuso_



« Última modificação: 21 de Setembro de 2015, 17:14 por Marco46 »

Offline Pedro Alexandre Silva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 524
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400 I
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #10 em: 21 de Setembro de 2015, 15:03 »
Caro companheiro Forty Two, esta tua duvida é legitima devido ao facto que estas a falar de 2 maxis scooters completamente diferentes.

Como já foi aqui escrito, se queres velocidade podes optar pela kymco, se queres conforto opta pela Sym.

Eu não posso falar muito porque sou suspeito, visto ter uma Maxsym 400 I, e independente do que digam dela, eu adoro.

O concelho que te posso dar é o seguinte, tenta fazer um test-drive das 2, só assim é que podes ter a certeza da qual te vai sentir com mais confiança e confortável a conduzir.

Sei que a minha ajuda não foi muita mas é a possível.

Abraço e boa escolha da nova montada, de certeza que vai ser a mais acertada.
Racing is life..
Anything that happens before or after is just waiting

Offline Calipolense

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 557
  • Localidade: Vila Viçosa
  • CPM - 4254
  • Marca: HONDA
  • Modelo: SW-T600 ABS
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #11 em: 21 de Setembro de 2015, 16:36 »
Olá Forty Two

Vou-te deixar alguns dados, retirados de duas revistas da especialidade espanholas, já deste ano.
Se tiveres paciência compara as colunas respeitantes às duas scooters que, neste momento são objecto da tua análise.
Partindo, sempre, do princípio de que gostos não se discutem, o mesmo não se pode dizer quando passamos para os dados técnicos. Aqui ou sabemos do que falamos, porque temos experiência, ou então estamos a entrar no tal tIpo de opinião que já começa a ser habitual neste fórum, e que eu já não comento.
Repara principalmente nos dados das prestações das duas scooters e depois podes ter uma opinião mais correcta sobre elas e ao mesmo tempo parece-me que essa leitura vai desmistificar algumas opiniões que circulam por aqui.

Porque que me parece que pode ser interessante, as 10 mais vendidas em Espanha e referente ao período de Janeiro a Abril deste ano, no sector de mais de 125, são as seguintes:
Yamaha TMAX 530 (687),
Yamaha XMAX 400 (441),
Kymco Super Dink 300i (425),
Honda Scoopy SH 300i (375),
Yamaha X-MAX 250 (371),
Kawasaki J300 (289), Kymco XCITING 400i (289),
Honda FORZA 300 (264),
Suzuki BURGMAN UH 300 (257),
Suzuki AN 400 BURGMAN (247).

O quadro das vendidas com +50 segue em foto.

Gostaria ainda de salientar a agressividade do importado Kymco, em Espanha, que oferece, durante um ano, um seguro contra todos os riscos.





Carlos Carvalho
Com a Sym desde 2011 até Março de 2016
Sym 600 desde 2 de Maio de 2014 até 1 de Abril de 2016
Honda SW-T600 a partir de 1 de Abril de 2016...

Marco46

  • Visitante
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #12 em: 21 de Setembro de 2015, 18:11 »
Companheiro,

disponibilizo aqui as Specs para nao dizerem que falamos sem sabermos ou do que nao sabemos!!

KYMCO XCiting 400i

General information

Model:   Kymco Xciting 400
Category: MaxyScooter
Rating:   66 out of 100.
Engine and transmission
Displacement:   398.00 ccm (24.29 cubic inches)
Engine type:   Single cylinder, four-stroke
Power:   34.80 HP (25.4 kW))
Torque:   37.00 Nm (3.8 kgf-m or 27.3 ft.lbs)
Fuel system:   Injection
Fuel control:   DOHC
Ignition:   Electric
Cooling system:   Liquid
Gearbox:   Automatic
Transmission type,
final drive:   Belt
Driveline:   CVT
Chassis, suspension, brakes and wheels
Frame type:   Steel
Front suspension:   Telescopic forks
Rear suspension:   Adjustable hydraulic shocks
Front tyre:   120/70-15
Rear tyre:   150/70-14
Front brakes:   Double disc. Optional ABS
Rear brakes:   Single disc. Optional ABS
Physical measures and capacities
Dry weight:   210.0 kg (463.0 pounds)
Power/weight ratio:   0.1657 HP/kg
Seat height:   768 mm (30.2 inches) If adjustable, lowest setting.
Wheelbase:   1,570 mm (61.8 inches)
Fuel capacity:   12.00 litres (3.17 gallons)
Other specifications
Starter:   Electric
Light:   LED headlights
Carrying capacity:   Underseat storage for full face Helmet.
Color options:   Yellow/black

Xciting 400i which is a sporty scooter designed for those who want an efficient, spacious and fast two wheel partner.
The scooter’s frame features a dual under-bone design which makes gives you better stability at high speeds, reduces vibration and also improves handling.
The 2013 Kymco Xciting 400i rides on 120/70-15" front and 150/70-14" rear tyres. The stopping power is handled by dual front discs and single rear disc brakes.
n 2012, KYMCO announces brand new Xciting equipped with 400cc engine to the world. Xciting 400 has inherited from the previous generation Xciting sports appearance, and more evolution. The most important feature of new generation Xciting is safety. For safety, we developed Dual under-bone design on Xciting 400 frame to reduce vibration and to improve handling. Make you more comfortable while riding. We also developed the Floating disc with radial caliper on the Xciting 400 brake system from big bike design. Further upgrade safety factor of the Xciting 400. These two main designs are providing you more enjoy riding pleasure and also feeling safe and protected.

The 400cc engine is XCITING another amazing features. We are pleased to announces new power engine by KYMCO, a brand-new 4-stroke, liquid-cooled, 399 c.c. EFI engine, with a best performance of 26.5 kw at 7,500 rpm elaborately fine-tuned to raise 37 Nm at 6,000 rpm. Being powered by KYMCO, the engine is then fine-tuned with over 40 years of scooter manufacturing experience and given the latest technologies for the best result In the eyes of our designers, the Xciting 400i must be built collaboratively with safe and high-tech features, making sure it is worry-free for customers in any riding condition. Designers in KYMCO hope to create a scooter with ultimate riding joy while daily convenience is not compromised, in other words, ride daily in ultimate joy?? The brand-new KYMCO Xciting 400i is the ultimate answer for people who love city life. Try it and ready for exhilarating riding experience.

The 2013 Kymco Xciting 400i goes head to head with the Yamaha X-MAX 400. The 2013 versions is a huge evolution over the previous generation and comes with a sharp style, first class ergonomics and a lively new engine.

Compared to the old generation the 2013 model is 20 kg lighter so you can expect to a better acceleration. For the faster acceleration we also have to give credit to the all-new engine that cranks out significantly more power than the old unit. The new unit is also pretty efficient and with a full fuel tank (12.5 liters) you should be able to ride about 300 kilometers without refueling.

As far as the stopping power is concerned, the Xciting 400i rewards you with a crisp response from its disc brakes which are also assisted by a modern ABS system.
The 2013 model is not only more technologically advanced than the previous version, but is also a bit cheaper as it can be yours for no less than € 5.999.

P.S - quanto à condução da kymco, felizmente ja a pilotei e digo-te que ficas logo apaixonado.

Saudações companheiro

 _convivio_
« Última modificação: 21 de Setembro de 2015, 18:16 por Marco46 »

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #13 em: 21 de Setembro de 2015, 18:26 »
Marco: de acordo com os factores de conversão 25.4 kW são, aproximadamente:

34.1 Cavalos-Vapor [hp]

34.5 Cavalos-DIN [PS]

Fiquei desconfiado com o teu número e de facto não é o oficial (mas sim 26.5 kW) como podes ver neste link: http://www.kymco.de/roller-motorroller-50ccm-700ccm/luxury/xciting-400i-abs/features.html

Ou seja

35.5 hp


ou

36.0 ps

Marco46

  • Visitante
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #14 em: 21 de Setembro de 2015, 18:57 »


Os nºs nao sao meus, sao o que estão na review.

Mas no texto da review já têm esse valor e no site em PT tb têm o mesmo.

Citar
Potência
26,5 kW (36,1 CV) a 7.500 rpm



saudaçoes


Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #15 em: 21 de Setembro de 2015, 19:11 »
Basiei-me nestes dados para a minha afirmação anterior Kymco a marca mais vendida em Espanha, tvz tenham entendido mal, nunca quis dizer que a xciting 400 era a scooters mais vendida em Espanha...

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk


Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #16 em: 21 de Setembro de 2015, 19:11 »
Não sendo comprador, acho que a SYM e a Kymco são difamadas pelas revistas e alguns sites.

Não vejo que a Kymco seja pior do que uma Honda. Em acabamentos até me parece melhor.

As revistas utilizam a distorção dos factos para vender o que mais lhes convém. Já assisti a revistas online mudarem a pontuação (número de estrelas), texto, etc de um dia para o outro.

Às vezes dizem 100 cavalos e são 96. Outras vezes dizem 100 cavalos e são 79.1 KW ou seja 107 cavalos. O leitor aceita impávido e sereno. Se está escrito é verdade.

Nos carros é a mesma coisa. Tenho um golf de 2015 e tem muitos defeitos de acabamento, é perro a desenvolver, a vmax no gps fica abaixo 10km/h do que a marca diz, o consumo é mais 2 litros do que anunciam (e mais do que a revistas dizem).

As revistas dão 5 estrelas ao golf e 2 ou 3 a um Peugeot ou Citroen. A verdade é outra...


Os nºs nao sao meus, sao o que estão na review.

Mas no texto da review já têm esse valor e no site em PT tb têm o mesmo.



saudaçoes

Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #17 em: 21 de Setembro de 2015, 19:17 »
Já agora o valor de cv no site Kymco.pt é de 36,1 cv às 7500rpm.

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk


Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #18 em: 21 de Setembro de 2015, 19:24 »
Acho que em vez de esclarecermos o Forty two só o estamos a baralhar mais com o "puxar a brasa a sua sardinha" ...

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk


Offline Calipolense

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 557
  • Localidade: Vila Viçosa
  • CPM - 4254
  • Marca: HONDA
  • Modelo: SW-T600 ABS
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #19 em: 22 de Setembro de 2015, 00:44 »
Sem querer ser aborrecido gostava de afirmar que eu não tenho o atrevimento de pôr em causa os conhecimentos que cada um pode ter sobre determinados modelos e que cada marca disponibiliza aos interessados. A falta de comparativos entre modelos, nas revistas portuguesas, é que podem dar origem a correntes de opinião que por vezes são contrariadas nalgumas revistas, como por exemplo naquelas que eu acabei de referenciar. Refiro-me ao comparativo entre as prestações da Kymco 400 e da Sym 600, pois uma leitura atenta não permite concluir que a primeira é adrenalina e a segunda é um pastelão  _pensador_, pois em todos os momentos a Sym é superior. Claro que não ponho em causa a qualidade e as prestações da Kymco. O meu objectivo foi apenas o de dar mais uma ajuda, ao Forty two, numa  escolha que será sempre difícil.
Carlos Carvalho
Com a Sym desde 2011 até Março de 2016
Sym 600 desde 2 de Maio de 2014 até 1 de Abril de 2016
Honda SW-T600 a partir de 1 de Abril de 2016...

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #20 em: 22 de Setembro de 2015, 09:52 »
Isto é mais do mesmo!
Só mesmo sentar nas montadas e levar as ditas a passear é que se tem a percepção real da coisa. As vezes até mais que uma vez porque se quer ter a certeza do que queremos e do investimento que vamos fazer.

Os números de certa maneira teóricos das marcas publicaram e as revistas estão lá para ajudar mas é sempre de dar mais relevância aos empíricos vindos de testes do que aos anunciados.

E de que vale isso! Pois vale o que vale e cada vez menos!

Nos comparativos aqui postados a Sym 600 ultrapassa com alguma diferença a Kymco 400 mas certamente não será a mesma coisa.

Talvez um pouco off tópico mas para realçar o que valem estes número hoje em dia!?!?

Como postados pelos companheiro sobre a VW que eu também tenho um, vejam que as informações não valem mesmo nada.
O senhores da VW deram-se ao trabalho de fazer software ou melhor firmware para as ECU neste caso para quando os carros diesel fossem ao bancos de testes o motor tivesse outro comportamento e as emissões ficassem muito abaixo das reais! Isto é enganar deliberadamente o consumidor! E principalmente as autoridades! Isto é escandaloso!
Espero que desta vez levem uma lição a sério das autoridade competentes, só ontem levaram 15 mil milhões no lombo e ainda não começou... Para que ninguém se esqueça.

Deve servir também para haver legislação sobre os números anunciados e dos teste publicados que está uma salganhada que ninguém se entende e cada um pública o que quer sem controlo ou responsabilidade.

No final de tudo não se esqueçam, isto de andar de duas rodas é sempre sobre a experiência que se tem e não sobre numeros ao redor das máquinas!!!

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 22 de Setembro de 2015, 18:50 por cross »

TMaxer

  • Visitante
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #21 em: 22 de Setembro de 2015, 10:47 »
I
Espero que desta vez levem uma lição a sério das autoridade competentes, só ontem levaram 15 milhões no lombo e ainda não começou... Para que ninguém se esqueça.



Cross... Acho que foram "biliões"  _confuso_



Em relação a esta questão de numero, a potencia é um numero apetecível, mas sozinho não define um veiculo... há outras que são tão ou mais importantes: peso, dimensões, alinhamentos, angulos de direcao, tamanho dos pneus...


O melhor neste caso, dada a disparidade entre as maquinas, é ir dar uma volta  _pol_

Marco46

  • Visitante
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #22 em: 22 de Setembro de 2015, 13:15 »

a multa pode ir ate aos 16 mil milhoes, deu hoje nas noticias de manhã.

Fonix é preciso ser mesmo...sei lá, nem consigo adjectivar!!!  corrupção ao mais alto nivel. deviam ficar proibidos de vender nestes Paises.


Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #23 em: 22 de Setembro de 2015, 18:49 »
Cross... Acho que foram "biliões"  _confuso_

Sim :P
Faltou os "mil" antes dos milhões... Senão era peanuts!
Eheheh .... vou editar...

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 22 de Setembro de 2015, 18:50 por cross »

Offline Calipolense

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 557
  • Localidade: Vila Viçosa
  • CPM - 4254
  • Marca: HONDA
  • Modelo: SW-T600 ABS
Re: Dúvida entre a Xciting 400 e a SYM maxim 600.
« Responder #24 em: 22 de Setembro de 2015, 22:37 »
Apesar dos últimos posts estarem fora do tópico não posso deixar de escrever o seguinte: efectivamente o poder andar nas motas que são objecto do nosso interesse é fundamental para podermos tomar uma decisão, mas se os test-drives são enormemente limitativos, então o que fazemos? Se perguntamos a proprietários das mesmas, estes limitam-se a afirmar que as suas são as melhores porque foram objecto de uma análise pormenorizada (?), então em que ficamos? Podemos basear-nos nas informações veiculadas pelas revistas da especialidade, mas se estas, conforme alguns afirmam, são tendenciosas e vão ao encontro de quem os financia, o que fazemos? O que sabemos é que temos de tomar uma decisão, pois temos uma compra pendente. Esta é a ajuda que o Forty two está a pedir. E esta continua a ser a minha opinião: em primeiro lugar o gosto (não se discute); em segundo as prestações (o cronómetro não engana); em terceiro, a cilindrada e a cavalagem. Posto isto, a minha conclusão sobre a escolha, talvez tendenciosa, é a seguinte: a Maxsym 600i ABS EXECUTIVE.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2015, 23:06 por Calipolense »
Carlos Carvalho
Com a Sym desde 2011 até Março de 2016
Sym 600 desde 2 de Maio de 2014 até 1 de Abril de 2016
Honda SW-T600 a partir de 1 de Abril de 2016...