Autor Tópico: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!  (Lida 30749 vezes)

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #50 em: 13 de Novembro de 2015, 09:04 »
Meu caro, sem experiência própria alguma, repetirei o que li em vários sítios: o Xenon aquece imenso e poderia até derreter as óticas.

Depende da potência do Xénon que colocas!!

Na minha SYM anterior tive Xénon durante mais de 1 ano e nunca aconteceu nada!  _anjo_

iurachor

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #51 em: 13 de Novembro de 2015, 09:34 »
Com a garantia a acabar da minha SYNFINA este tópico vem mesmo na altura certa .
Parabéns e obrigado por este tópico. scooter_ _convivio_ _palmas_ _convivio_

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #52 em: 13 de Novembro de 2015, 11:26 »
Estou  considerar três hipóteses:
- uma é, na tomada que liga à lâmpada, trocar as ligações dos médios e dos máximo, ou seja, inverterei a ordem de ligação dos LED. Penso que neste momento ligam primeiro os da frente e depois os de trás.
- A segunda é experimentar rodar a lâmpada 90 e 180 graus. Elas, neste momento, estão rodadas 90º em relação à posição de origem. A razão para essa mod foi ter lido num tópico sobre lâmpadas o companheiro Mercúrio a afirmar que a posição correta era esta (leds virados para cima/baixo e não esquerda/direita). Retirei o suporte plástico, fiz uma nova furação a 90º, e instalei.

- a terceira hipótese é, manualmente, jogar com a "quantidade de lâmpada" que está dentro da parte refletora da ótica, empurrando a lâmpada para a frente e trás. Isso alterará o ponto de incidência da luz e naturalmente a forma desta ser refletida, tentando focá-la mais.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2015, 13:56 por rodrigosa »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #53 em: 13 de Novembro de 2015, 12:01 »
Estou  considerar três hipóteses:
- uma é, na tomada que liga à lâmpada, trocar as ligações dos médios e dos máximo, ou seja, inverterei a ordem de ligação dos LED. Penso que neste momento ligam primeiro os da frente e depois dos de trás.
- A segunda é experimentar rodar a lâmpada 90 e 180 graus. Elas, neste momento, estão rodadas 90º em relação à posição de origem. A razão para essa mod foi ter lido num tópico sobre lâmpadas o companheiro Mercúrio a afirmar que a posição correta era esta (leds virados para cima/baixo e não esquerda/direita). Retirei o suporte plástico, fiz uma nova furação a 90º, e instalei.

- a terceira hipótese é, manualmente, jogar com a "quantidade de lâmpada" que está dentro da parte refletora da ótica, empurrando a lâmpada para a frente e trás. Isso alterará o ponto de incidência da luz e naturalmente a forma desta ser refletida, tentando focá-la mais.

se isto ajuda em alguma coisa...
nas minhas lâmpadas que não são do mesmo modelo das que mostras na foto, os leds ficam para cima e para baixo na óptica, mas não te consigo dizer se a luz fica mais bem distribuida ou não pois sempre fiz o teste com a carenagem/ópticas fora da mota...


psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #54 em: 13 de Novembro de 2015, 13:20 »
se isto ajuda em alguma coisa...
nas minhas lâmpadas que não são do mesmo modelo das que mostras na foto, os leds ficam para cima e para baixo na óptica, mas não te consigo dizer se a luz fica mais bem distribuida ou não pois sempre fiz o teste com a carenagem/ópticas fora da mota...

Os LED's que montei também eram para cima e para baixo mas em médios acendiam as luzes de baixo o que fazia com que o foco fosse para cima quando deveria ser ao contrário...

Não sei digo eu!

afg

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #55 em: 13 de Novembro de 2015, 14:19 »
Boas ,

Julgo que será necessário alterar a posição do encaixe da lâmpada de modo a que os Led`s fiquem noutro ângulo, como já referido num post do companheiro Mercúrio . Rodando os led`s, aquele buraco na luz de médios deverá desaparecer ou ficar muito mais reduzido ao ponto de ficar quase imperceptível . O ideal é tentar rodar a lâmpada até encontrar o ponto certo e depois fazer nova furação no suporte antes de fixar na ótica .

Poderá ser necessário, depois disso tudo bem afinado, regular a altura das óticas para evitar o encandeamento aos condutores que vêm de frente . Num dos tópicos do companheiro Mercúrio  _pol_ vem uma forma de afinar a altura correta das óticas .

Espero ter ajudado e que tudo corra pelo melhor , com persistência chega-se lá . O que já deu para perceber é que tem muita luz a sair dessa máquina e que fica muito bem essa cor conjugada com os mínimos .

Boas curvas,
 scooter_

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #56 em: 13 de Novembro de 2015, 19:40 »
Ora bem, quanto às resistências temos boas notícias e más notícias. Como não te posso dar a escolher, começarei pelas boas:
FUNCIONA!!!!!!!




Montei as duas resistências, cada uma em paralelo com cada um dos médios, usando os ligadores vampiro. Vi vários vídeos de malta que fez esta operação em carros e todos aconselhavam a montar uma por farol. Saltei a etapa de experimentar se uma seria suficiente e montei as duas. Como elas aquecem muito (e aquecem mesmo) arrumei a espaguete de fios de forma a não bailarem muito e amarrei-as (literalmente, com arame, à falta de melhor solução imediata) àquelas peças metálicas que fixam as óticas.



Depois de tudo montado ligaram sem problemas e tudo funciona na perfeição... exceto...

Agora as más notícias! Na verdade, são más notícias para mim.
Cheira-me que as lâmpadas, as duas, o que é estranho, têm os leds de médios e máximos trocados. Passo a explicar: as lâmpadas têm 4 leds, dois numa face e dois na outra face. Os médios acedem um em cada face e os máximos acedem os 4, 2 em cada face. O problema parece ser que os que acendem os médios estão trocados e espalham muito a luz.
Foto dos médios



Se reparares tem um "buraco" no centro e a luz muito espalhada.
Agora os máximos



O buraco desapareceu. Ou seja, se eu acendesse apenas os segundos leds, com os primeiros apagados, teria uma luz mais focada. Confesso que fiquei um bocado desanimado, mas tenho que arranjar uma solução, claro.

Quantos ohms têm essas resistências?

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #57 em: 14 de Novembro de 2015, 00:20 »
São resistências de 50w e 6 ohm.

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #58 em: 16 de Novembro de 2015, 08:32 »
São resistências de 50w e 6 ohm.

Gracias  _pol_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #59 em: 24 de Novembro de 2015, 11:44 »
Boa! _pol_
Eu vou tentar montar hoje a solução das resistências e isso oferecerá um segundo caminho a quem quiser montar LED, mas como disse desde o início, não me agrada muito, por causa do aquecimento. Se o teu funcionar, prefiro ir por aí!  _convivio_

UPDATE!
Finalmente consegui umas horas com a GTS para testar a outra solução (sem as resistências de 6ohm 50W).

O resultado ficou aquém do esperado e de forma resumida são estas as conclusões:

1) É possível enganar o relé que controla a iluminação? SIM
2) O que se ganha com isso?

Na solução com resistências, desperdiçamos cerca de 68W.
Na minha solução e depois de várias tentativas e reprogramações la consegui estabilizar o funcionamento do conjunto a consumir/desperdiçar 30W. Um resultado substancialmente melhor mas mesmo assim muito acima da minha estimativa inicial que rondava os 3W.
Para já não vejo como melhorar muito mais esta marca, por isso acho que por enquanto a solução resistência continua a ser a mais simples e com a melhor relação custo/beneficio.

Ainda tenho mais alguns truques na manga... se entretanto conseguir algo significativo faço novo update.





psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #60 em: 24 de Novembro de 2015, 11:56 »
UPDATE!
Finalmente consegui umas horas com a GTS para testar a outra solução (sem as resistências de 6ohm 50W).

O resultado ficou aquém do esperado e de forma resumida são estas as conclusões:

1) É possível enganar o relé que controla a iluminação? SIM
2) O que se ganha com isso?

Na solução com resistências, desperdiçamos cerca de 68W.
Na minha solução e depois de várias tentativas e reprogramações la consegui estabilizar o funcionamento do conjunto a consumir/desperdiçar 30W. Um resultado substancialmente melhor mas mesmo assim muito acima da minha estimativa inicial que rondava os 3W.
Para já não vejo como melhorar muito mais esta marca, por isso acho que por enquanto a solução resistência continua a ser a mais simples e com a melhor relação custo/beneficio.

Ainda tenho mais alguns truques na manga... se entretanto conseguir algo significativo faço novo update.


Muito obrigado pelo teu UPDATE!!

Aguardo mais novidades!  _palmas_

Vaskissimo

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #61 em: 20 de Abril de 2016, 18:06 »
Amigo eu ja instalei as minhas , segui todos os passos aqui no forum para uma boa colocação...encontrei foi um lugar muito ventilado sem ter carnagem a incomodar , por cima do para choques frontal se olhares para cima como quem vai trocar as lampadas com os dedos veras a forqueta da roda em cima existe uma placa ( a meio) em alumino eu coloquei ai , ficou 5* parece que nasceu para levar com aquilo!


psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #62 em: 21 de Abril de 2016, 10:07 »
As minhas lâmpadas de LED também já cá cantam!  _Rolley_ _Rolley_

Acabei por montar com as resistências e usei a estrutura de aluminio do chassis para agarrar as resistências e ao mesmo tempo servir de dissipador de calor!  _lol_

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #63 em: 04 de Abril de 2017, 23:04 »
Sera que este tópico que encontrei lá fora num fórum da SYM seja uma maneira de dar a volta ao sistema da troca das lâmpadas por leds? Ou nada tem Haver?

http://symforum.com/index.php?topic=11510.msg34211#msg34211

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #64 em: 05 de Abril de 2017, 01:38 »
Sim, essa é uma solução. Mas também é uma alteração da parte electrica da GTS e seus componentes...
o que se pode comprometer ao retirar o tal relé manhoso que equipa a GTS... não faço ideia nunca estudei o circuito da mota tão a fundo.

No meu caso tenho a GTS e a Maxsym com LEDs, mas em qualquer uma das duas consigo reverter para a config. original com 1h de trabalho +- e sem deixar marcas. As borrachas que fecham as opticas foram substituidas por outras similares para não danificar as originais. Onde foi necessário derivar ligações não cravei terminais auto-desnudantes nem descarnei fios para fazer a ligação... deu trabalho mas consegui arranjar fichas iguais á que a SYM utiliza no fabrico das cablagens... e portanto até os fios estão intactos (mas isto são manias minhas _lol_ )

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #65 em: 05 de Abril de 2017, 07:56 »
Sim, essa é uma solução. Mas também é uma alteração da parte electrica da GTS e seus componentes...
o que se pode comprometer ao retirar o tal relé manhoso que equipa a GTS... não faço ideia nunca estudei o circuito da mota tão a fundo.

No meu caso tenho a GTS e a Maxsym com LEDs, mas em qualquer uma das duas consigo reverter para a config. original com 1h de trabalho +- e sem deixar marcas. As borrachas que fecham as opticas foram substituidas por outras similares para não danificar as originais. Onde foi necessário derivar ligações não cravei terminais auto-desnudantes nem descarnei fios para fazer a ligação... deu trabalho mas consegui arranjar fichas iguais á que a SYM utiliza no fabrico das cablagens... e portanto até os fios estão intactos (mas isto são manias minhas _lol_ )

Então piedade acredito que tenhas feito um, belo trabalho, mas pelo que percebo tens as tais resistencias a mesma para compensar certo?

Eu pelo que percebi nesse link que te enviei o rele original mantêm-se lá leva é com dois desses um por lampada para enganar o original, não é isso que dizem, ou percebi mal?

Outra dúvida piedade, ajuda-me também a ver se seria possivel ou não, pelo que percebo pelo que tenho lido no forum, como os leds dão menos consumo de watts o rele percebe isso e desliga, então e no caso da SYM 125 gts que não vêem com as lampadas de nevoeiro, se colocarmos lá umas em led tb com a ligação as outras isso iria compensar mais um pouco os watts a menos ou não?

Ou seja ao ligar os medios ligava tb o local onde era suposto estar as luzes de nevoeiro mas neste caso não eram de nevoeira mas mais um reforço de luz, conforme alguns membros acrescentam luzes a frente, aqui aproveitava-se o local que as nossas 125i não trazem de origem.

Se disse asneiras perdoa-me que de eletronica entendo pouco ou quase nada  :o

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #66 em: 06 de Abril de 2017, 17:45 »
Citar
... mas pelo que percebo tens as tais resistencias a mesma para compensar certo?...

Sim, as resitências estão lá a desperdiçar energia só para que o relé não desligue passado uns segundos.

Citar
Eu pelo que percebi nesse link que te enviei o rele original mantêm-se lá leva é com dois desses um por lampada para enganar o original, não é isso que dizem, ou percebi mal?

Não. No link, a intervenção passa por remover o relé original que eles designam por ECU, sendo este substituido pelos dois relés comprados no ebay.

Citar
Outra dúvida piedade, ajuda-me também a ver se seria possivel ou não, pelo que percebo pelo que tenho lido no forum, como os leds dão menos consumo de watts o rele percebe isso e desliga, então e no caso da SYM 125 gts que não vêem com as lampadas de nevoeiro, se colocarmos lá umas em led tb com a ligação as outras isso iria compensar mais um pouco os watts a menos ou não?
Ou seja ao ligar os medios ligava tb o local onde era suposto estar as luzes de nevoeiro mas neste caso não eram de nevoeira mas mais um reforço de luz, conforme alguns membros acrescentam luzes a frente, aqui aproveitava-se o local que as nossas 125i não trazem de origem.

sim, se estiverem em paralelo somas as potências. O problema com essas ópticas de nevoeiro é que só vem com as ópticas ... o suporte para a lâmpada não está lá, vai ser necessário arranjar uns ou então alguma coisa compativel com a óptica....

Desde que alterei a minha já surgiram lampadas novas com mais potência. Com um pouco de sorte uma dessas lampadas mais fortes já terá um consumo suficiente
para trabalhar com o relé de origem sem que para isso seja necessário andar com mais bricolage.

Citar
Se disse asneiras perdoa-me que de eletronica entendo pouco ou quase nada  :o

à-vontade , asneiras o que é isso ????  :)

Abraço

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #67 em: 06 de Abril de 2017, 20:21 »

[sim, se estiverem em paralelo somas as potências. O problema com essas ópticas de nevoeiro é que só vem com as ópticas ... o suporte para a lâmpada não está lá, vai ser necessário arranjar uns ou então alguma coisa compativel com a óptica....]

A minha traz os encaixes da optica e os fios com a ficha, a ficha que supostamente que iria buscar a corrente é que não vem.




[ Desde que alterei a minha já surgiram lampadas novas com mais potência. Com um pouco de sorte uma dessas lampadas mais fortes já terá um consumo suficiente
para trabalhar com o relé de origem sem que para isso seja necessário andar com mais bricolage. ]

Bem eu tinha comprado estas, ainda estou a espera que cheguem, está dentro do prazo ainda, mas agora que fui buscar o link reparei que diz que já não existe o vendedor, haver vamos se não enviou nada, o que vale é que o ebay repõe o dinheiro.
Será que caso elas venham que terei sorte com elas a nível da voltagem, apesar de já saber-mos que não vai ser o que mencionam?


http://www.ebay.com/itm/302193415133

[ à-vontade , asneiras o que é isso ????  :) ]

Obrigado, fico muito grato por estares sempre disponível em ajudar o pessoal nas duvidas que vão aparecendo.  _convivio_

Abraço

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #68 em: 07 de Abril de 2017, 08:19 »
Citar
A minha traz os encaixes da optica e os fios com a ficha, a ficha que supostamente que iria buscar a corrente é que não vem.

Grande sorte, ainda tentei encontrar  isso para completar as opticas da minha mas nada! não consegui encontrar em lado nenhum.

Citar
Bem eu tinha comprado estas, ainda estou a espera que cheguem, está dentro do prazo ainda, mas agora que fui buscar o link reparei que diz que já não existe o vendedor, haver vamos se não enviou nada, o que vale é que o ebay repõe o dinheiro.
Será que caso elas venham que terei sorte com elas a nível da voltagem, apesar de já saber-mos que não vai ser o que mencionam?

O valor de potência 160W que indicam no link do ebay parece-me muito bom para ser verdade... mas agora é esperar para ver.
De qq forma mesmo que seja substancialmente inferior ao indicado já deve ser o suficiente para que o relé da GTS funcione bem.

Abraço

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #69 em: 07 de Abril de 2017, 09:13 »
Grande sorte, ainda tentei encontrar  isso para completar as opticas da minha mas nada! não consegui encontrar em lado nenhum.

Abraço

Então na tua o que traz a tapar os encaixes das lampadas?

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #70 em: 07 de Abril de 2017, 15:25 »
tem umas peças plasticas cromadas +- com a forma daquilo que normalmente é um conjunto (lâmpada+suporte) e que encaixam no lugar da lâmpada para que olhando do lado de fora não se fique a ver um buraco no fundo da optica.

O problema é que não se encontra. Quer dizer, se  comprar uma optica nova as tantas até vem com isso...

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #71 em: 07 de Abril de 2017, 19:41 »
tem umas peças plasticas cromadas +- com a forma daquilo que normalmente é um conjunto (lâmpada+suporte) e que encaixam no lugar da lâmpada para que olhando do lado de fora não se fique a ver um buraco no fundo da optica.

O problema é que não se encontra. Quer dizer, se  comprar uma optica nova as tantas até vem com isso...

Mas também traz os fios como a minha ou não, ou será que tem o encaixe só?

Dá para tirar o encaixe, lá dentro tem tb o encaixe da lâmpada, na minha tem uma peça a imitar uma lâmpada cromada, mas por traz como podes ver na foto em cima tem os fios a sair de lá.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #72 em: 08 de Abril de 2017, 23:16 »
Mas também traz os fios como a minha ou não, ou será que tem o encaixe só?

Dá para tirar o encaixe, lá dentro tem tb o encaixe da lâmpada, na minha tem uma peça a imitar uma lâmpada cromada, mas por traz como podes ver na foto em cima tem os fios a sair de lá.

já não me lembro muito bem, mas uma coisa é certa dentro da optica so tem aquela peça que imita uma lampada cromada, ia jurar que no meu caso nem sequer os tais fios tem... mas agora fiquei com duvidas...


Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #73 em: 09 de Abril de 2017, 13:10 »
já não me lembro muito bem, mas uma coisa é certa dentro da optica so tem aquela peça que imita uma lampada cromada, ia jurar que no meu caso nem sequer os tais fios tem... mas agora fiquei com duvidas...

Na minha tb tem uma peça a imitar uma lâmpada cromada, nunca abri, mas quando a tempos desmontei a frente para ver o alarme que vinha, reparei que tinha os fios vindo de lá conforme podes ver na foto.

Não tras é o reso que ia ligar no botão onde vem na da 300cc, só tenho os intermitentes lá.