Autor Tópico: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!  (Lida 31205 vezes)

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #25 em: 03 de Novembro de 2015, 23:00 »
O relé é este no link abaixo:
http://www.chingtsang.com/parts_electrical_of_motorcycle_ATV_scooter_moped.html

A função é regular ( control unit ligthing ou head light control unit ) a tensão fornecida ás lâmpadas em função da corrente.
Este tipo "relés" podem ser retirados quando se montam led´s, pela simples razão que os led´s não " fundem" com a variação da tensão em causa.

O problema é que este relé controla toda a iluminação, aparentemente.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #26 em: 03 de Novembro de 2015, 23:02 »
tudo menos os piscas

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #27 em: 03 de Novembro de 2015, 23:06 »
Companheiro Rodrigosa,

Se a sua GTS for o mesmo modelo da minha então o relé em questão será com certeza como o da foto seguinte.




É esse todo. Um azul lindo  _fcp_

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #28 em: 04 de Novembro de 2015, 09:24 »
O relé é este no link abaixo:
http://www.chingtsang.com/parts_electrical_of_motorcycle_ATV_scooter_moped.html

A função é regular ( control unit ligthing ou head light control unit ) a tensão fornecida ás lâmpadas em função da corrente.
Este tipo "relés" podem ser retirados quando se montam led´s, pela simples razão que os led´s não " fundem" com a variação da tensão em causa.

Não se pode chegar e simplesmente remover uma peça que vem de origem! Ela está lá por alguma razão para não falar em termos de garantia...

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #29 em: 05 de Novembro de 2015, 17:07 »
Não se pode chegar e simplesmente remover uma peça que vem de origem! Ela está lá por alguma razão para não falar em termos de garantia...


A simples remoção/troca das lâmpadas originais por led´s ou xenon compromete a garantia... _reg_
Os led´s de minimos das GTS fundem com muita frequência, normalmente na garantia levam uma ou mais peças destas!!
Será que o regulador só protege as lâmpadas de halógeneo ( médios/máximos)?... _pensador_
Se o regulador só proteger os med/max que diferença faz para a restante instalação que os novos led´s sejam alimentados a montante do regulador... _pensador_
Desejo um bom estudo/trabalho sobre este assunto, interessa a muitos companheiros... _Rolley_
Agora vou andar de  scooter_ ~~~~
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #30 em: 05 de Novembro de 2015, 22:52 »

A simples remoção/troca das lâmpadas originais por led´s ou xenon compromete a garantia... _reg_
Os led´s de minimos das GTS fundem com muita frequência, normalmente na garantia levam uma ou mais peças destas!!
Será que o regulador só protege as lâmpadas de halógeneo ( médios/máximos)?... _pensador_
Se o regulador só proteger os med/max que diferença faz para a restante instalação que os novos led´s sejam alimentados a montante do regulador... _pensador_
Desejo um bom estudo/trabalho sobre este assunto, interessa a muitos companheiros... _Rolley_
Agora vou andar de  scooter_ ~~~~

Os leds de mínimos possuem uma placa com as suas próprias protecções, sobretensão, regulação, filtragem e inversão de polaridade. Até já comentei em outro tópico ter ficado surpreendido com a qualidade.
Nessa placa os leds estão agrupados 2 a 2 totalizando 5 ramos, o único ponto que acho menos bom é que optaram por utilizar uma fonte de corrente comum para os 5 ramos o que faz com que uma avaria de 1 dos ramos de facto coloque em sobrecarga os restantes... Um efeito que no limite será... Uma bola de neve. 


Sobre o relé e até prova em contrário acho que este é um relé de protecção. Protecção da restante instalação da mota a montante do mesmo. Não acredito que a SYM colocasse um relé electrónico que certamente será bastante caro para proteger lâmpadas de meia dúzia de euros. Deve estar la para evitar precisamente estas bricolages e eventuais curtos ou erros durante a troca de lâmpadas... Esta para já é a minha opinião sobre a função deste nosso "amigo".

Dito isto para mim a solução bypass está fora de questão.

Abraço
Piedade

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #31 em: 06 de Novembro de 2015, 09:56 »
Os leds de mínimos possuem uma placa com as suas próprias protecções, sobretensão, regulação, filtragem e inversão de polaridade. Até já comentei em outro tópico ter ficado surpreendido com a qualidade.
Nessa placa os leds estão agrupados 2 a 2 totalizando 5 ramos, o único ponto que acho menos bom é que optaram por utilizar uma fonte de corrente comum para os 5 ramos o que faz com que uma avaria de 1 dos ramos de facto coloque em sobrecarga os restantes... Um efeito que no limite será... Uma bola de neve. 


Sobre o relé e até prova em contrário acho que este é um relé de protecção. Protecção da restante instalação da mota a montante do mesmo. Não acredito que a SYM colocasse um relé electrónico que certamente será bastante caro para proteger lâmpadas de meia dúzia de euros. Deve estar la para evitar precisamente estas bricolages e eventuais curtos ou erros durante a troca de lâmpadas... Esta para já é a minha opinião sobre a função deste nosso "amigo".

Dito isto para mim a solução bypass está fora de questão.

Abraço
Piedade

+1

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #32 em: 10 de Novembro de 2015, 22:09 »
Excelente explicação...

O meu historial foi o seguinte...

Inicialmente montei um kit de lâmpadas LED com o encaixe H4 pois eram em tudo idênticos ao encaixe HS1... NADA!!
Depois foi o teste com as lâmpadas LED HS1.. NADA!!
Depois foi com Xénon HS1.. NADA!!

Cada vez mais me convenço que terá que ser arranjada uma solução que envolva uma resistência!!

E sim, o relé está lá para proteger o circuito de alimentação!!


Companheiros,

Ponto de situação:

Infelizmente só tenho forma de mexer na GTS ao fim de semana e este apesar de não ter resistido ao magnifico evento organizado pelo NunoMM (Almoçarada em Folgosinho)   _convivio_ no Domingo ainda fui fazer mais uns testes na mota e parece-me que o calcanhar de aquiles do "relé azul" é mesmo a tal temporização de 1 a 2 segundos antes de desligar.
Agora estou mais confiante e tenho uns 80% de certeza que vou conseguir enganar o artista.

Acabei de construir o circuito electrónico a intercalar entre o relé e as lâmpadas LED. Ainda durante a semana conto preparar o software de controlo e se for para Norte no prox. fim de semana já faço o teste e dou novidades!!
O circuito a intercalar não altera ou anula a capacidade de protecção do "relé azul", apenas fará com que este "julgue" que se encontra ligado a lâmpadas mais potentes. Por outro lado estou a apontar para que este circuito não consuma/desperdice mais de 5W, ao contrário da solução resistência que andará na ordem de 30W. 

O nosso companheiro Rodrigosa está também a trabalhar neste assunto mais precisamente na solução com resistências e deve ter boas notícias para nós em breve.

Abraço
Piedade

« Última modificação: 10 de Novembro de 2015, 22:29 por piedade »

El_Bento

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #33 em: 11 de Novembro de 2015, 09:21 »
Quem sabe, sabe... _pol_

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #34 em: 11 de Novembro de 2015, 10:14 »

Companheiros,

Ponto de situação:

Infelizmente só tenho forma de mexer na GTS ao fim de semana e este apesar de não ter resistido ao magnifico evento organizado pelo NunoMM (Almoçarada em Folgosinho)   _convivio_ no Domingo ainda fui fazer mais uns testes na mota e parece-me que o calcanhar de aquiles do "relé azul" é mesmo a tal temporização de 1 a 2 segundos antes de desligar.
Agora estou mais confiante e tenho uns 80% de certeza que vou conseguir enganar o artista.

Acabei de construir o circuito electrónico a intercalar entre o relé e as lâmpadas LED. Ainda durante a semana conto preparar o software de controlo e se for para Norte no prox. fim de semana já faço o teste e dou novidades!!
O circuito a intercalar não altera ou anula a capacidade de protecção do "relé azul", apenas fará com que este "julgue" que se encontra ligado a lâmpadas mais potentes. Por outro lado estou a apontar para que este circuito não consuma/desperdice mais de 5W, ao contrário da solução resistência que andará na ordem de 30W. 

O nosso companheiro Rodrigosa está também a trabalhar neste assunto mais precisamente na solução com resistências e deve ter boas notícias para nós em breve.

Abraço
Piedade

Maravilha!!!

Aguardo ansiosamente por novidades!!!  _convivio_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #35 em: 12 de Novembro de 2015, 00:06 »
Tudo pronto para o teste, só falta ir ao Porto  :))


Com os parâmetros config. no software o consumo introduzido por isto será cerca de 3W a 14V, mota a trabalhar (pior cenário).
Vamos lá ver se o relé gosta  _pensador_



Abraço

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #36 em: 12 de Novembro de 2015, 09:15 »
Tudo pronto para o teste, só falta ir ao Porto  :))


Com os parâmetros config. no software o consumo introduzido por isto será cerca de 3W a 14V, mota a trabalhar (pior cenário).
Vamos lá ver se o relé gosta  _pensador_



Abraço

Podes explicar de uma forma mais simples em que é que consiste a tua solução?

É uma placa com circuito é o que?

É que tu sendo meu vizinho (eu moro perto de Odivelas) depois quero uma solução igual!!  _careta_

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #37 em: 12 de Novembro de 2015, 10:43 »
Tudo pronto para o teste, só falta ir ao Porto  :))


Com os parâmetros config. no software o consumo introduzido por isto será cerca de 3W a 14V, mota a trabalhar (pior cenário).
Vamos lá ver se o relé gosta  _pensador_



Abraço

Boa! _pol_
Eu vou tentar montar hoje a solução das resistências e isso oferecerá um segundo caminho a quem quiser montar LED, mas como disse desde o início, não me agrada muito, por causa do aquecimento. Se o teu funcionar, prefiro ir por aí!  _convivio_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #38 em: 12 de Novembro de 2015, 11:06 »
Podes explicar de uma forma mais simples em que é que consiste a tua solução?

É uma placa com circuito é o que?

É que tu sendo meu vizinho (eu moro perto de Odivelas) depois quero uma solução igual!!  _careta_

* É um circuito electrónico.
* Liga entre o relé da mota e as lampadas de med./máx.
* Vai ter o aspecto parecido com  um relé e mais ou menos da mesma dimensão.
* Estou a tentar arranjar conectores iguais aos que são utilizados na mota para não cortar, soldar, ou cravar fios sobre a  cablagem original (seria apenas o intercalar de um novo componente na instalação já existente... tenho sempre aquela ideia que um dia posso querer voltar ao setup original... enfim... manias  :))).

Neste momento aquilo que tenho ainda é um conjunto de peças "interligadas com arames e presas com molas da roupa em cima da mesa", se correr bem o teste então sim invisto mais algum tempo a tornar aquilo em algo replicável.

Abraço
Piedade

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #39 em: 12 de Novembro de 2015, 11:15 »
Boa! _pol_
Eu vou tentar montar hoje a solução das resistências e isso oferecerá um segundo caminho a quem quiser montar LED, mas como disse desde o início, não me agrada muito, por causa do aquecimento. Se o teu funcionar, prefiro ir por aí!  _convivio_

Boas Companheiro, fico em pulgas para saber dos desenvolvimentos.

A minha  busca por esta solução tem ainda um objectivo escondido ;D (até agora...)

Esquecendo a questão da temperatura, se conseguir por isto a funcionar com a energia que poupo, posso aventurar-me a instalar as luzes de nevoeiro naquelas opticas que só estão a fazer feitio ...   _pensador_


psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #40 em: 12 de Novembro de 2015, 11:16 »
Boas Companheiro, fico em pulgas para saber dos desenvolvimentos.

A minha  busca por esta solução tem ainda um objectivo escondido ;D (até agora...)

Esquecendo a questão da temperatura, se conseguir por isto a funcionar com a energia que poupo, posso aventurar-me a instalar as luzes de nevoeiro naquelas opticas que só estão a fazer feitio ...   _pensador_

Olha que isso é mesmo para faróis de nevoeiro!!!

Se vires no manual elas estão preparadas para isso!!!  _Zang_

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #41 em: 12 de Novembro de 2015, 11:17 »
Boas Companheiro, fico em pulgas para saber dos desenvolvimentos.

A minha  busca por esta solução tem ainda um objectivo escondido ;D (até agora...)

Esquecendo a questão da temperatura, se conseguir por isto a funcionar com a energia que poupo, posso aventurar-me a instalar as luzes de nevoeiro naquelas opticas que só estão a fazer feitio ...   _pensador_

... e que já têm a grande maioria da instalação elétrica montada (faltando o interruptor). Também pensei nisso  _pol_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #42 em: 12 de Novembro de 2015, 18:03 »
Já foi para o forno!

52x32x85


Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #43 em: 12 de Novembro de 2015, 19:46 »
e aqui esta ele!



uma vez validado é so fazer o enchimento da caixa com "resina"

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #44 em: 12 de Novembro de 2015, 21:15 »
Já foi para o forno!

52x32x85



Tu NÃO tens uma impressora 3D  _confuso_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #45 em: 12 de Novembro de 2015, 21:58 »
Tu NÃO tens uma impressora 3D  _confuso_

Nopes! Não tenho, mas tenho acesso a uma  _Rolley_

a primeira caixa parece-me um bocado frágil na patilha de fixação, estive a ajustar medidas e a reforçar, a versão final para a placa actual será assim, mais "magrinha":




mas agora me lembro... coisas importantes!
Como vai a instalação das resistências? Novidades?

Abraço
Piedade



rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #46 em: 13 de Novembro de 2015, 00:30 »
Nopes! Não tenho, mas tenho acesso a uma  _Rolley_

a primeira caixa parece-me um bocado frágil na patilha de fixação, estive a ajustar medidas e a reforçar, a versão final para a placa actual será assim, mais "magrinha":




mas agora me lembro... coisas importantes!
Como vai a instalação das resistências? Novidades?

Abraço
Piedade

Ora bem, quanto às resistências temos boas notícias e más notícias. Como não te posso dar a escolher, começarei pelas boas:
FUNCIONA!!!!!!!




Montei as duas resistências, cada uma em paralelo com cada um dos médios, usando os ligadores vampiro. Vi vários vídeos de malta que fez esta operação em carros e todos aconselhavam a montar uma por farol. Saltei a etapa de experimentar se uma seria suficiente e montei as duas. Como elas aquecem muito (e aquecem mesmo) arrumei a espaguete de fios de forma a não bailarem muito e amarrei-as (literalmente, com arame, à falta de melhor solução imediata) àquelas peças metálicas que fixam as óticas.



Depois de tudo montado ligaram sem problemas e tudo funciona na perfeição... exceto...

Agora as más notícias! Na verdade, são más notícias para mim.
Cheira-me que as lâmpadas, as duas, o que é estranho, têm os leds de médios e máximos trocados. Passo a explicar: as lâmpadas têm 4 leds, dois numa face e dois na outra face. Os médios acedem um em cada face e os máximos acedem os 4, 2 em cada face. O problema parece ser que os que acendem os médios estão trocados e espalham muito a luz.
Foto dos médios



Se reparares tem um "buraco" no centro e a luz muito espalhada.
Agora os máximos



O buraco desapareceu. Ou seja, se eu acendesse apenas os segundos leds, com os primeiros apagados, teria uma luz mais focada. Confesso que fiquei um bocado desanimado, mas tenho que arranjar uma solução, claro. 

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #47 em: 13 de Novembro de 2015, 08:07 »
Que maravilha....

Eu quando montei os LED's também fiquei desanimado porque fiquei com a sensação que também estavam montados ao contrário!!! LOL  _Zang_

Acho que vou ficar mesmo pelo Xénon!!!  _Rolley_ _policia_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #48 em: 13 de Novembro de 2015, 08:34 »
Ora bem, quanto às resistências temos boas notícias e más notícias. Como não te posso dar a escolher, começarei pelas boas:
FUNCIONA!!!!!!!

Está BRUTALLLLL!!!!!
Parabéns!







Gosto especialmente desta segunda foto vista de perfíl a transição perfeita entre a luz de med/máximo e os leds de mínimos (daylight)  _palmas_
acabou a transição amarelado para branco frio  _thumbdown_ 
 


Montei as duas resistências, cada uma em paralelo com cada um dos médios, usando os ligadores vampiro. Vi vários vídeos de malta que fez esta operação em carros e todos aconselhavam a montar uma por farol. Saltei a etapa de experimentar se uma seria suficiente e montei as duas. Como elas aquecem muito (e aquecem mesmo) arrumei a espaguete de fios de forma a não bailarem muito e amarrei-as (literalmente, com arame, à falta de melhor solução imediata) àquelas peças metálicas que fixam as óticas.




 pois, agora é uma questão de ficares atento ao comportamento disso e se o calor não afecta nada nesse lugar. Depois com a mota em andamento a temperatura de funcionamento também vai baixar  _pol_
 



Depois de tudo montado ligaram sem problemas e tudo funciona na perfeição... exceto...

Agora as más notícias! Na verdade, são más notícias para mim.
Cheira-me que as lâmpadas, as duas, o que é estranho, têm os leds de médios e máximos trocados. Passo a explicar: as lâmpadas têm 4 leds, dois numa face e dois na outra face. Os médios acedem um em cada face e os máximos acedem os 4, 2 em cada face. O problema parece ser que os que acendem os médios estão trocados e espalham muito a luz.
Foto dos médios



Se reparares tem um "buraco" no centro e a luz muito espalhada.


pois se isto são os médios, se fores para a rua assim a parte de cima da óptica esta a mandar a luz para a estratosfera! Vais certamente causar problemas com quem se cruza contigo na estrada.
 


Agora os máximos



O buraco desapareceu. Ou seja, se eu acendesse apenas os segundos leds, com os primeiros apagados, teria uma luz mais focada. Confesso que fiquei um bocado desanimado, mas tenho que arranjar uma solução, claro.



 _pensador_  com as duas lâmpadas iguais imagino que não seja erro de fabrico. Creio que as ópticas tem afinação, não será necessário afinares a óptica para assim corrigir esse padrão de distribuição da luz?


Neste momento só posso dizer que fizeste ai um excelente trabalho.
Agora é uma questão de limar essas arestas, mas está quase!

Obrigado pelas fotos, um abraço
Piedade
 

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #49 em: 13 de Novembro de 2015, 08:58 »
Que maravilha....

Eu quando montei os LED's também fiquei desanimado porque fiquei com a sensação que também estavam montados ao contrário!!! LOL  _Zang_

Acho que vou ficar mesmo pelo Xénon!!!  _Rolley_ _policia_

Meu caro, sem experiência própria alguma, repetirei o que li em vários sítios: o Xenon aquece imenso e poderia até derreter as óticas.