Autor Tópico: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!  (Lida 30751 vezes)

psyvenon

  • Visitante
Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« em: 17 de Setembro de 2015, 19:44 »
Boas tardes,

Adquiri recentemente a novo SYM GTS 125 ABS com Start & Stop.

Quando tentei montar as lâmpadas de LED para os médios acontecia algo estranho pois em andamento as luzes desligavam ao fim de poucos segundos... Pensámos que o problema estivesse relacionado com a potência dos LED e trocámos por Xénon e qual o meu espanto quando os Xénon nem sequer ligam também...

Segundo o meu mecânico esta mota tem uma electrónica fora do normal pois os médios vão ligar a um relé ao invés da tradicional ligação.

Relembro que esta mota acende os dois médios em vez de um só.

Alguém já passou pelo mesmo?

Abraço

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #1 em: 17 de Setembro de 2015, 23:39 »
Meu caro, obrigado por abrires este tópico, pois estive mesmo para encomendar uns LED hoje  :P
Depois surgiu-me um bom negócio para umas Osram Night Racer 90, e vou esperar duas semanas por elas. Montaste HS1 ou H4?

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #2 em: 17 de Setembro de 2015, 23:43 »
Boas amigos

Acho que este topico vos ajuda em qualquer duvida dos leds  _pol_ _pol_

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,18818.0.html

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #3 em: 18 de Setembro de 2015, 09:11 »
As lâmpadas de facto são HS1 mas o encaixe é igual às H4..

Os LED's vieram em H4.. A mota, estando apenas com a ignição ligada, os LED's não desligavam... Quando ligava a mota desligavam ao fim de uns segundos...

Troquei por uns farois Xénon HS1 e estes nem sequer ligam!

Aparentemente está relacionado com o tal circuito protector (relé)... Estas ligações não são as ligações tradicionais pois tal como referi, esta mota acende as duas luzes para médio ao invés de uma!

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #4 em: 18 de Setembro de 2015, 10:38 »
O companheiro Mercurio fez-me esta sugestão:

http://www.ebay.com/itm/80W-7600LM-KIT-H4-HB2-9003-Hi-Lo-HID-White-6000K-Car-CREE-LED-Headlight-Bulbs-x2-/281781827096

Diz que está muito contente com uns LED que comprou a este fornecedor, depois de ter experimentado vários.

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #5 em: 18 de Setembro de 2015, 10:46 »
O problema não está relacionado com a qualidade de LED ou de Xénon...

Está relacionado com o facto de em ambos os casos as lampadas se desligam devido ao relé que a mota tem!!

Só quero saber como contornar esta questão...

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #6 em: 18 de Setembro de 2015, 11:36 »
O problema não está relacionado com a qualidade de LED ou de Xénon...

Está relacionado com o facto de em ambos os casos as lampadas se desligam devido ao relé que a mota tem!!

Só quero saber como contornar esta questão...

Nesse caso penso que a unica solução é mudares de relé por um compativel para leds, digo eu _pol_

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #7 em: 18 de Setembro de 2015, 11:52 »
Nesse caso penso que a unica solução é mudares de relé por um compativel para leds, digo eu _pol_

Não é assim tão simples... Aquele relé está lá e é feito para suportar toda a corrente da mota assim como as suas ligações...

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #8 em: 31 de Outubro de 2015, 13:42 »
Não é assim tão simples... Aquele relé está lá e é feito para suportar toda a corrente da mota assim como as suas ligações...

Caríssimo, acabei por encomendar uns LED H4, montei-os hoje é tenho exatamente o mesmo problema: ficam ligados um segundo, nos médios, e desligam. Se forem os máximos não desligam. Chegaste a conseguir resolver o problema? Como?
Obrigado!

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #9 em: 02 de Novembro de 2015, 09:45 »
Caríssimo, acabei por encomendar uns LED H4, montei-os hoje é tenho exatamente o mesmo problema: ficam ligados um segundo, nos médios, e desligam. Se forem os máximos não desligam. Chegaste a conseguir resolver o problema? Como?
Obrigado!

Pois é...

O problema está no relé que foi colocado...

É que a nova SYM acende os médios nos dois faróis!

Também estou à espera de solução!

afg

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #10 em: 02 de Novembro de 2015, 12:07 »
Boas companheiros ,

Não conheço a parte elétrica desse modelo mas é estranho as luzes desligarem-se quando ligam a moto está ligada e não desligarem-se quando está desligada . O que pode estar a acontecer é esse relé ser do mesmo tipo que o dos piscas  _pensador_ e necessitar de um determinado valor de resistência para ativá-lo .

Outra questão pode ter a ver com a potência dos Led`s , é superior à das lâmpadas originais ? Não deverá ser porque ultrapassa a corrente que o relé debita . Uma  maneira de contornar o problema poderá passar por ligar apenas uma das lâmpadas de led`s no relé de origem e instalar outro relé em paralelo para alimentar o outro led .

O ideal seria ver o tipo de relé de origem e saber como funciona  _pol_ .

Boas curvas ,
 scooter_

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #11 em: 02 de Novembro de 2015, 12:13 »
Boas companheiros ,

Não conheço a parte elétrica desse modelo mas é estranho as luzes desligarem-se quando ligam a moto está ligada e não desligarem-se quando está desligada . O que pode estar a acontecer é esse relé ser do mesmo tipo que o dos piscas  _pensador_ e necessitar de um determinado valor de resistência para ativá-lo .

Outra questão pode ter a ver com a potência dos Led`s , é superior à das lâmpadas originais ? Não deverá ser porque ultrapassa a corrente que o relé debita . Uma  maneira de contornar o problema poderá passar por ligar apenas uma das lâmpadas de led`s no relé de origem e instalar outro relé em paralelo para alimentar o outro led .

O ideal seria ver o tipo de relé de origem e saber como funciona  _pol_ .

Boas curvas ,
 scooter_

A minha primeira tentativa foi com umas lâmpadas LED com potencia superior às originais e dava esse problema...

Como na potência das lâmpadas originais só havia Xénon, fui experimentar o Xénon e foi exactamente a mesma coisa!!

A solução que dizes invalida mexer nas ligações eléctricas e isso traz problemas a nível de garantias... O mais fácil até seria ligar tudo antes do relé e eliminar o mesmo! Mas não se pode fazer...  _Zang_

Nunes

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #12 em: 02 de Novembro de 2015, 13:13 »
Eu vi uma Sym Gts com LEDs e ligavam logo ao rodar da chave para a posição ON. Ou seja, nunca conseguias ligar só os mínimos (obrigatório por lei) e tinhas de ligar o motor sempre com os médios ligados com os desgaste óbvio.

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #13 em: 02 de Novembro de 2015, 13:14 »
Eu vi uma Sym Gts com LEDs e ligavam logo ao rodar da chave para a posição ON. Ou seja, nunca conseguias ligar só os mínimos (obrigatório por lei) e tinhas de ligar o motor sempre com os médios ligados com os desgaste óbvio.

Isso significa que aldrabaram o sistema eléctrico!  >:D

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #14 em: 02 de Novembro de 2015, 13:49 »
Isso significa que aldrabaram o sistema eléctrico!  >:D
Pois, devem ter feito um bypass e tinham as luzes ligadas diretamente à caixa de fusíveis (ou mesmo à bateria, o que seria incrível)  _confuso_

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #15 em: 02 de Novembro de 2015, 13:51 »
Pois, devem ter feito um bypass e tinham as luzes ligadas diretamente à caixa de fusíveis (ou mesmo à bateria, o que seria incrível)  _confuso_

Aposto ligadas à bateria  scooter_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #16 em: 02 de Novembro de 2015, 14:23 »
Caros,
Deparei-me exactamente com o mesmo problema.

Tenho umas lâmpadas de LED em que o fabricante anuncia uma potência de 30W e uma gama de tensão de operação bastante alargada  de 8 a 36 volts salvo erro.

No meu caso o problema acontece tanto com o motor a trabalhar como desligado. Ligo o médio ou máximo e passado 2 segundos o relé comuta desligando as lâmpadas.

Este relé é um relé de protecção/segurança que depois de fazer alguns testes julgo apenas estar envolvido na parte de iluminação (excluindo piscas) pois uma vez removido a mota continua a funcionar normalmente e os piscas também.
 
O relé é o componente azul 33800-VS1-1210 que se encontra a fixo por trás da carenagem/óptica do lado esquerdo se estivermos a observar de frente para a mota.

As lâmpadas LED possuem um controlador interno que regula automaticamente a alimentação ao LED dependendo da tensão presente na entrada o que do ponto de vista da saída do relé de protecção se traduz em:
- Corrente mais elevada com uma tensão baixa;
- Corrente  menor com a tensão mais elevada;

Não tenho os apontamentos aqui comigo, mas no meu caso conclui que a corrente consumida pela lâmpada de LED quando comparada com a da lâmpada HS1 era significativamente inferior... menos 0.6A

Acho! Que o relé desliga porque a corrente consumida é muito baixa. Aliás, se fizerem o teste sem lâmpadas nenhumas ligadas vão ouvir o rele a desligar passado os tais 2 segundos.
Se ligarem uma lâmpada led e mantiverem na outra óptica uma HS1 vão ver que funciona bem.

As lâmpadas LED dos colegas são de maior potência e muito provavelmente por essa razão conseguem que elas funcionem bem com o motor desligado... o consumo estará mais próximo da HS1 mas quando ligam o motor e fazendo fé no valor lido no voltímetro no computador de bordo a tensão de carga sobe para os 14Volt e isso provoca uma diminuição da corrente absorvida pelas lâmpadas... Passando abaixo do limiar do relé e este desliga...
 

Uma solução possível passa por colocar uma resistência de potência em paralelo para aumentar o consumo, mas eu queria ver se conseguia arranjar forma de contornar o problema sem andar a colocar essa resistência apenas a gerar calor... era muito mais simpático se para além de conseguir melhor iluminação com a lâmpada LED pudesse ainda ganhar alguma coisa ao nível do consumo de bateria...





 

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #17 em: 02 de Novembro de 2015, 14:34 »
Caros,
Deparei-me exactamente com o mesmo problema.

Tenho umas lâmpadas de LED em que o fabricante anuncia uma potência de 30W e uma gama de tensão de operação bastante alargada  de 8 a 36 volts salvo erro.

No meu caso o problema acontece tanto com o motor a trabalhar como desligado. Ligo o médio ou máximo e passado 2 segundos o relé comuta desligando as lâmpadas.

Este relé é um relé de protecção/segurança que depois de fazer alguns testes julgo apenas estar envolvido na parte de iluminação (excluindo piscas) pois uma vez removido a mota continua a funcionar normalmente e os piscas também.
 
O relé é o componente azul 33800-VS1-1210 que se encontra a fixo por trás da carenagem/óptica do lado esquerdo se estivermos a observar de frente para a mota.

As lâmpadas LED possuem um controlador interno que regula automaticamente a alimentação ao LED dependendo da tensão presente na entrada o que do ponto de vista da saída do relé de protecção se traduz em:
- Corrente mais elevada com uma tensão baixa;
- Corrente  menor com a tensão mais elevada;

Não tenho os apontamentos aqui comigo, mas no meu caso conclui que a corrente consumida pela lâmpada de LED quando comparada com a da lâmpada HS1 era significativamente inferior... menos 0.6A

Acho! Que o relé desliga porque a corrente consumida é muito baixa. Aliás, se fizerem o teste sem lâmpadas nenhumas ligadas vão ouvir o rele a desligar passado os tais 2 segundos.
Se ligarem uma lâmpada led e mantiverem na outra óptica uma HS1 vão ver que funciona bem.

As lâmpadas LED dos colegas são de maior potência e muito provavelmente por essa razão conseguem que elas funcionem bem com o motor desligado... o consumo estará mais próximo da HS1 mas quando ligam o motor e fazendo fé no valor lido no voltímetro no computador de bordo a tensão de carga sobe para os 14Volt e isso provoca uma diminuição da corrente absorvida pelas lâmpadas... Passando abaixo do limiar do relé e este desliga...
 

Uma solução possível passa por colocar uma resistência de potência em paralelo para aumentar o consumo, mas eu queria ver se conseguia arranjar forma de contornar o problema sem andar a colocar essa resistência apenas a gerar calor... era muito mais simpático se para além de conseguir melhor iluminação com a lâmpada LED pudesse ainda ganhar alguma coisa ao nível do consumo de bateria...

Excelente explicação...

O meu historial foi o seguinte...

Inicialmente montei um kit de lâmpadas LED com o encaixe H4 pois eram em tudo idênticos ao encaixe HS1... NADA!!
Depois foi o teste com as lâmpadas LED HS1.. NADA!!
Depois foi com Xénon HS1.. NADA!!

Cada vez mais me convenço que terá que ser arranjada uma solução que envolva uma resistência!!

E sim, o relé está lá para proteger o circuito de alimentação!!

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #18 em: 02 de Novembro de 2015, 15:07 »
Caros,
Deparei-me exactamente com o mesmo problema.

Tenho umas lâmpadas de LED em que o fabricante anuncia uma potência de 30W e uma gama de tensão de operação bastante alargada  de 8 a 36 volts salvo erro.

No meu caso o problema acontece tanto com o motor a trabalhar como desligado. Ligo o médio ou máximo e passado 2 segundos o relé comuta desligando as lâmpadas.

Este relé é um relé de protecção/segurança que depois de fazer alguns testes julgo apenas estar envolvido na parte de iluminação (excluindo piscas) pois uma vez removido a mota continua a funcionar normalmente e os piscas também.
 
O relé é o componente azul 33800-VS1-1210 que se encontra a fixo por trás da carenagem/óptica do lado esquerdo se estivermos a observar de frente para a mota.

As lâmpadas LED possuem um controlador interno que regula automaticamente a alimentação ao LED dependendo da tensão presente na entrada o que do ponto de vista da saída do relé de protecção se traduz em:
- Corrente mais elevada com uma tensão baixa;
- Corrente  menor com a tensão mais elevada;

Não tenho os apontamentos aqui comigo, mas no meu caso conclui que a corrente consumida pela lâmpada de LED quando comparada com a da lâmpada HS1 era significativamente inferior... menos 0.6A

Acho! Que o relé desliga porque a corrente consumida é muito baixa. Aliás, se fizerem o teste sem lâmpadas nenhumas ligadas vão ouvir o rele a desligar passado os tais 2 segundos.
Se ligarem uma lâmpada led e mantiverem na outra óptica uma HS1 vão ver que funciona bem.

As lâmpadas LED dos colegas são de maior potência e muito provavelmente por essa razão conseguem que elas funcionem bem com o motor desligado... o consumo estará mais próximo da HS1 mas quando ligam o motor e fazendo fé no valor lido no voltímetro no computador de bordo a tensão de carga sobe para os 14Volt e isso provoca uma diminuição da corrente absorvida pelas lâmpadas... Passando abaixo do limiar do relé e este desliga...
 

Uma solução possível passa por colocar uma resistência de potência em paralelo para aumentar o consumo, mas eu queria ver se conseguia arranjar forma de contornar o problema sem andar a colocar essa resistência apenas a gerar calor... era muito mais simpático se para além de conseguir melhor iluminação com a lâmpada LED pudesse ainda ganhar alguma coisa ao nível do consumo de bateria...

É isso mesmo piedade!
Estou a encomendar, neste momento, isto:
http://www.ledsbylord.com/carro-mota/?p=loja&cat=Resist%EAncias_40
Em princípio mandarei via a de 50W / 6ohm
Assim que tiver novidades, aviso!

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #19 em: 02 de Novembro de 2015, 15:09 »
É isso mesmo piedade!
Estou a encomendar, neste momento, isto:
http://www.ledsbylord.com/carro-mota/?p=loja&cat=Resist%EAncias_40
Em princípio mandarei via a de 50W / 6ohm
Assim que tiver novidades, aviso!

Quando é que chega isso?

Mal chegue e consigas montar quero feedback!!  ;D

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #20 em: 02 de Novembro de 2015, 17:39 »
isso mesmo,

ja fiz alguns testes assim:




só que as resistências que tinha aqui na caixa da ferramenta só dão 5W  _Rolley_ tinha de desligar antes de fazer fogueira...
No caso das vossas lampadas led com mais potência até diria que uma resistência de 10ohm seria suficiente.

Rodrigosa, cuidado com o local onde vais prender as resistências isso vai aquecer bastante.

Eu de qq forma antes de partir para essa opção ainda quero tentar fazer uma carga electrónica a ver se resulta e assim evitava a instalação do aquecedor dentro da carenagem... se bem que agora no inverno ... podia servir de "saufage"  _lol_ _lol_ _lol_

psyvenon

  • Visitante
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #21 em: 02 de Novembro de 2015, 18:06 »
Parece muito bem!! :D

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #22 em: 02 de Novembro de 2015, 19:09 »
Mais uma coisa que me ocorreu agora....

Essa resistência de 50W "as is" não deve conseguir dissipar mais de 20W a 25ºC  e no cenário que se apresenta ela vai ter de dissipar a volta de 33W, portanto fazia testes assim mas para a montagem final colocava num dissipador para ficar com uma margem de segurança... além de que ganho no tempo de vida da resistência se ela estiver a trabalhar mais ao fresco :P



Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #23 em: 03 de Novembro de 2015, 22:20 »

O relé é este no link abaixo:
http://www.chingtsang.com/parts_electrical_of_motorcycle_ATV_scooter_moped.html

A função é regular ( control unit ligthing ou head light control unit ) a tensão fornecida ás lâmpadas em função da corrente.
Este tipo "relés" podem ser retirados quando se montam led´s, pela simples razão que os led´s não " fundem" com a variação da tensão em causa.
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Montagem de LED/Xenon na nova GTS HELP!!
« Responder #24 em: 03 de Novembro de 2015, 22:47 »
Companheiro Rodrigosa,

Se a sua GTS for o mesmo modelo da minha então o relé em questão será com certeza como o da foto seguinte.